Historia Do Brasil: Republica Oligarquica Flashcards
•Economia durante a República Oligárquica
Convênio de Taubaté e seu objetivo na política econômica da República Oligárquica
Convênio de Taubaté: Foi uma política de valorização do Café, estabelecendo um preço mínimo pra saca do produto e garantindo a compra e estocagem do excedente pelo Governo Federal, visando proteger os interesses dos cafeicultores.
•Economia durante a República Oligárquica
Primeira Guerra Mundial influenciou a economia brasileira durante a República Oligárquica e seus efeitos
A primeira guerra mundial favoreceu um aumento nas exportações de produtos primários, estimulando tb o desenvolvimento industrial e a substituição de importações. Isso contribuiu para o crescimento da importância da burguesia industrial no cenário nacional.
•Economia durante a República Oligárquica
O papel da “Semana de Arte Moderna (1922” no contexto da República Oligárquica e como ela refletiu as mudanças sociais e culturas da época
Semana da Arte Moderna de 1922 foi:
Uma resposta dos artistas brasileiros as mudanças sociais e culturais do período pós Primeira Guerra Mundial. O movimento modernista refletiu as transformações na sociedade na cultura brasileira, buscando uma identidade própria e rompendo com tradições acadêmicas.
•Economia durante a República Oligárquica
“Currais eleitorais “ e funcionamento na prática durante as eleições da República Oligárquica
“Currais eleitorais” eram áreas de influência e controle político dos coronéis, onde eles exerciam seu poder em formas absoluta. Nessas regiões, todos acompanhavam as determinações políticas do coronéis e eram obrigadas a votar nos candidatos indicados por eles, consolidando mais o (voto de cabresto).
•Revoltas
•Principais revoltas durante a República Oligárquica e suas causas
Principais revoltas foram: Revolta da vacina (1904)- motivada pela: imposição da vacinação obrigatória no Rio de Janeiro,
E a,
Revolta da Chibata(1910)- que resultou da: reação dos marinheiros aos castigos corporais da Marinha.
•Revoltas:
Revolta da Vacina e Revolta da Chibata e seus principais eventos e consequências
Revolta da Vacina: uma reação popular a imposição da vacinação obrigatória no Rio de Janeiro, levando o governo a suspender a medida e declarar estado de sítio.
Revolta da Chibata: resultou da resistência dos marinheiros aos castigos físicos na Marinha, levando o presidente a ceder às exigências e encerrar os castigos.
•Política dos governadores:
Política dos governadores e garantia o apoio das oligarquias estatuais ao Governo Ferderal
Política dos governadores: foi uma estratégia utilizada para garantir o apoio das oligarquias estaduais ao Governo Federal. Em troca do apoio das oligarquias locais, o Governo Federal garantia sua permanência no poder nos Estados, formando uma base de sustentação política sólida.
•Política dos governadores:
Papel dos coronéis na política dos governadores e contribuíram para a manutenção do poder político das Oligarquias Locais:
Os Coronéis desempenhavam papel fundamental na politica dos governadores, agindo como intermediários entre o poder central e as bases locais. Eles garantam a fidelidade do eleitorado e organizavam as eleições em troca de favores politicos e econômicos.
•Política dos governadores:
“Voto de Cabresto”, coronéis utilizavam esse método pra controlar as eleições em suas regiões
“Voto de Cabresto”: era uma prática em que os eleitores eram controlados pelos coronéis, que os conduziam como se fossem animais com um cabresto. Os eleitores eram obrigados a votar nos candidatos indicados pelos coronéis, sobre ameaça de represálias ou em troca de benefícios.
•Principais características da República Oligárquica
Exclusão do Voto durante a República Oligárquica e quem tava impedindo de votar
•Principais características da República Oligárquica
Como funcionava o voto aberto durante esse Período e sua relação com a compra de votos
•Principais características da República Oligárquica
Papel dos coronéis na República Oligárquica e exerciam seu poder político e “militar”
•Principais características da República Oligárquica
Fraudes eleitorais durante a república Oligárquica e coronéis manipulavam as eleições