Historia Flashcards

1
Q

Tratado de Madrid

A

(1750) redefiniu as fronteiras entre as Américas Portuguesa e Espanhola, anulando o Tratado de Tordesilhas: Portugal garantia o controle da maior parte da Bacia Amazônica, enquanto que a Espanha controlava a maior parte da baixa do Prata.doa a colônia de sacramento para a espanha (depois volta pra portugal).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Tratado de petrópolis

A

Tratado entre o Brasil e a Bolívia em q o Br compra a posse do Acre.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Conferência de Teerã

A

Encontro dos aliados da 2ª Guerra (rússia, eua e inglaterra) para combinar o ataque final à Alemanha nazista.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que foi o dia D

A

Dia q os aliados invadiram a França para liberta-la do domínio nazista, pressionando Hitler.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

OTAN

A

Aliança entre países da Europa e da América do Norte pós 2ª Guerra, cooperam segurança e defesa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Plano Marshall

A

Plano criado pelos EUA para ajudar os países europeus devastados da segunda guerra e impedir o avanço socialista

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que foi o Pacto de Varsóvia

A

Aliança criada entre a União Soviética e seus países satélites. Era contrária ideologicamente a OTAN.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Características da China imperial

A

Agrária, monarquia, nacionalista, governo fraco, explorada pelas potencias estrangeiras (richa com o Japão principalmente)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

1ª Revolução Chinesa

A

Com a insatisfação com o império, fazem a revolução para proclamar a república

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

2ª Revolução Chinesa

A

A república era fraca, algumas potencias ainda tinham influência. Após a guerra sino-japonesa e a 2ª guerra, com o Japão derrotado e o governo chinês em recuperação, o partido comunista chinês, liderado por Mao-Tse-Tung e com apoio dos camponeses (maioria da populção), toma o governo e implanta o comunismo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Crise do Séc. XIV

A

Fome/má gestão agrícola + Peste Negra + Guerra dos 100 anos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Guerra dos 100 anos

A

O rei francês morre e a Inglaterra deseja o trono, foram batalhas sucessivas entre os países. Joana D’arc lutou pelo exército francês, vencedor.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Guerra Civil Americana

A

Também chamada de Guerra de Secessão, engloba, principalmente, o embate NortexSul pela abolição da escravidão. Enquanto o Sul tinha as plantations e usava mão de obra escrava, o Norte queria abolição (vencedor). O Sul deseja a separação do Norte, fato impedido pelo atual presidente da época Abraham Lincoln.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Qual é o principal motivo da criação do simbolismo da morte de Tiradentes pelo governo

A

O governo republicano, instaurado recentemente, valorizava a figura de Tiradentes como forma de fortalecer o ideal republicano

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Revoluções inglesas

A

Henrique VIII TUDOR rei e lider religioso da Ing (cria o anglicanismo), dinastia acaba com a morte da filha Elizabeth I (rainha virgem). Entra Jaime I (pai de carlos) que diminuiu a ação do parlamento.
- Guerra civil (rev puritana): parlamento(burgueses) contra Carlos I STUART (rei decapitado) e sua tendência absolutista.
Oliver Cromwell (lider do exército parlamentar) é “coroado” pelo parlamento, governa para os burgueses, deixando de lado os civis e camponeses. Governa até a morte, passa a governar Carlos II e Jaime II (filhos de Carlos I).
- Rev Gloriosa (sem derramamento de sangue): Jaime II dá indícios de voltar ao absolutismo, parlamento fica com medo e o pressiona até deixar o trono e fugir. Guilherme de Orange casa c sua filha e se torna rei, proclamando a “Declaração dos direitos” (passa o poder do rei ao parlamento).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Massacre da praça da paz

A

Civis e estudantes (principalmente) se manifestaram a favor da liberdade, da democracia e contra a corrupção do partido comunista chinês. Como forma de repressão, os soldados ingleses passaram em cima das pessoas com tanques de guerra e atirando, massacre sanguento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Tratado de Lisboa

A

1681 foi um acordo entre Portugal e Espanha que reconheceu a posse portuguesa da Colônia de Sacramento, no Rio da Prata. Atualmente, esta colônia corresponde ao Uruguai.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

União Ibérica

A

União Ibérica foi o período entre 1580 e 1640 em que os reinos de Portugal e Espanha estiveram unidos devido à morte do rei Dom Sebastião

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

Bendeiras de prospecção

A

Expedições que tinham como principal objetivo encontrar metais e pedras preciosas.

20
Q

Sertanismo de contrato

A

Expedições com objetivo de combater tribos indígenas e quilombos. contratação de pessoas para capturar

21
Q

Bandeiras

A

Expedições de iniciativas particulares com objetivos diversos.

22
Q

Entradas

A

Expedições patrocinadas pela Coroa ou por governadores com objetivos diversos, entre eles a expansão do território.

23
Q

Tratado de Methuen

A

Panos e Vinhos: foi um acordo comercial e militar entre Portugal e Inglaterra, em 1703, baseado na troca dos vinhos portugueses pela produção têxtil inglesa. No contexto militar, o tratado garantiu o apoio inglês a Portugal durante o conflito com a Espanha na Guerra de Sucessão Espanhola

24
Q

Tratado de Badajoz

A

Tratado de Badajoz foi o último a ser assinado e praticamente definiu os limites territoriais brasileiros. A única alteração, desde aquela época, foi a anexação do Acre.

25
o papel rio Tietê na história brasileira
Durante a ação dos bandeirantes, principalmente, o Rio Tietê foi utilizado para a penetração no interior das capitanias, em um processo conhecido como interiorização colonial.
26
cortina de ferro
divisão ideológica da Europa durante a guerra fria.
27
Expressão usada para diferenciar os grupos de países após a 2ª Guerra
Desenvolvidos e subdesenvolvidos
28
Revolta de beckman
Revolta maranhense durante o período colonial, eram contra o pacto colonial com Portugal (dificuldade de vender e de comprar), o alto valor dos escravos africanos/proibição da escravidão indígena pelos jesuítas e a companhia de comércio (era pra regular as relações comerciais, mas não cumpriu com o que prometeu).
29
Guerra dos emboabas
Bandeirantes paulistas x emboabas (outros portugueses e estrangeiros, eram maioria e tinham o apoio de Portugal) Disputavam a exploração do ouro nas Minas Gerais. Capão da traição: os bandeirantes se entregaram pela promessa de que receberiam perdão e resolução das suas questões, mas mais de 300 foram mortos pelo governo.
30
Revolta dos mascates
Senhores de engenho (Olinda) x Mascates (comerciantes portugueses - Recife). Os mascates cobravam impostos e emprestavam dinheiro aos senhores, que por sua vez tinham poder político e se recusavam a pagar. Com isso, Recife quis a separação de Olinda, desejo atendido por Portugal que transformou Recife em vila. Os senhores se revoltaram e atacaram Recife, matando o capitão-mor. A guerra só foi cessada com a chegada de tropas portuguesas para estabelecer a paz.
31
Paralelo 38
linha imaginária que dividiu a Coréia (norte-sul)
32
o Brasil teve um momento de aproximação formal com Cuba. Esse momento foi
a condecoração de Ernesto “Che” Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul por Jânio Quadros.
33
Resuma a revolução cubana
Cuba, dominada pelos interesses eua (apoiavam a ditadura de Fungêncio Batista), tinha ressentimento pelo imperialismo americano. Fidel Castro, juntamente com CHe GUevara, e com o apoio da população, derrubaram Fungêncio e implantaram o socialismo (reforma agrária, nacionalização de empresas estrangeiras em cuba, invest em educação e saúde) Eua fica insatisfeito, fato que leva a sucessivos problemas, CUba vira palco de um dos maiores conflitos da guerra fria.
34
Guerra da Coréia
A península coreana, dominada pelo imperialismo japonês, vivia péssimas condições. Japão perde a 2 guerra e perde a posse de territórios, que serão agora divididos entre os aliados. No contexto da Guerra Fria, Coreia do Norte rica em minério (URSS) invade a Coreia do Sul rica em solos agricultáveis(EUA). A CS, apoiada pelos eua e pela onu invadem a CN, Massacres que mataram mais de 3 milhões de pessoas. PAZ DE PARMUJAN: tratado de trégua entre as coreias, mas até hoje a guerra não foi findada 100%).
35
Primavera dos Povos
conjunto de revoltas que ocorreram na Europa entre 1848 e 1849. Também conhecida por Revolução de 1848. Influenciado por ideias nacionalistas, marxistas e liberais Foi marcado por conflitos entre (proletários x burgueses), crises econômicas e regimes autocráticos
36
Concílio de Trento
Foi a reação da Igreja contra as reformas religiosas, visavam moralizar o clero católico, conquistar fiéis e territórios (cia de Jesus) e proibir livros (index)
37
Mães da praça de maio
Mães argentinas manifestando contra o desaparecimento de seus filhos perseguidos pela ditadura.
38
Perestroika e Glasnost
Perestroika (Reestruturação), pretendia reformular o sistema político-econômico da URSS, tornando-o mais aberto ao mercado internacional, Gorbatchov também lançou como elemento-chave o plano da Glasnost (Transparência), que consistia em procedimentos para tornar mais ágil, transparente e eficaz a política e a economia da URSS
39
Características da Balaiada
Revolta regencial liderada pelas camadas populares no Maranhão. Lutavam contra a pobreza da região, a falta de autonomia politica, a escravidão e a violência policial. Foi uma revolta violenta, tomaram Caxias, mas lá foi reprimida pelo q será chamado Duque de Caxias.
40
Guerra de Canudos
Revolta durante a República Velha, contra as condições socioeconômicas do Nordeste e a instauração da república, pois queriam de volta a monarquia. Antônio Conselheiro, líder religioso na Bahia, juntou seguidores, todos foram duramente reprimidos.
41
Noite da agonia
Noite em que D. Pedro I reprimiu a elite queria uma constituição, dissolvendo a assembleia constituinte e matando muitas pessoas. Em 1824 ele mesmo outorga uma constituição.
42
Noite das garrafadas
A elite portuguesa no BR dá uma festa para D Pedro I, que já estava para abdicar com toda a insatisfação da população, então os brasileiros foram à festa" e arremeçaram as garrafas neles.
43
Quais povos habitavam as américas antes da chegada dos espanhóis
Povos maias, incas e astecas
44
Como Hernan Cortes conseguiu dominar o imperio asteca
Ele foi se aliando aos "inimigos" do imperio asteca (povos escravizados pelos astecas, expulsos da civilização etc). Com a ajuda desses povos, Hernan Cortes toma o império
45
O que foi a Noite triste na América espanhola
batalha travada entre os astecas e os espanhóis (liderados por hernan cortes), os astecas vencem
46
qual foi a importância de maria leopoldina
Imperatriz do Brasil e esposa de D. Pedro I, teve um papel fundamental na Independência do Brasil, sendo considerada uma coautora do processo. Ela atuou como conselheira de D. Pedro I, influenciando-o a permanecer no Brasil e a se posicionar pela independência.
47