História Flashcards
Qual o ancestral mais antigo do homem?
O australopiteco é o mais antigo ancestral do homem, com fósseis de até 2 milhões de anos. Mas o homem moderno, Homo sapiens, surgiu há apaenas 200 mil anos de idade, na África.
O que é o Paleolítico?
Período Paleolítico ou Idade da pedra lascada é o período inicial de produção de ferramentas rudimentares, que vai de 2,5 milhões a 10.000 a.C aproximadamente.
Revolução do Neolítico
Com o advento da agricultura e domesticação de animais, por volta de 10000 a.C, todos ficavam num mesmo local, originando as primeiras aldeias.
Idade dos metais
O desenvolvimento de técnicas de fundição de metais possibilitou o abandono progressivo dos instrumentos de pedra.
Pré-história
Sociedades anteriores ao domínio da escrita e que, por isso, não deixaram registros escritos que possam relatar suas histórias.
Idade antiga
Inicia em aproximadamente 4 mil anos a.C., com civilizações como Mesopotâmia, Egito, Fenícios, Hebreus e Pérsia. Já a Antiguidade Clássica foi o período de desenvolvimento de Grécia e Roma.
Idade média
Caracterizada pela relação íntima com a religião, especialmente a ascensão da Igreja Católica e das Cruzadas.
Idade moderna
Transição do feudalismo para os Estados Nacionais Modernos, sendo os primeiros deles Portugal e Espanha.
Idade contemporânea
Marcada pelo iluminismo, pelo desenvolvimento da ciência e definição dos campos científicos, mas também, e principalmente, pela eclosão da Primeira e da Segunda Guerra Mundial.
O que foi a expansão marítima?
Período compreendido entre os séculos XV e XVIII quando alguns povos europeus partiram para explorar o oceano que os rodeava.
Expansão marítima portugual
A expansão marítima portuguesa começou através das conquistas na costa da África e se expandiram para os arquipélagos próximos.
A mesopotâmia era cercada pelos rios?
Tigre e Eufrates
Os Mesopotâmicos eram politeístas?
Sim
O que é código de hamurabi?
Mais antigo código de direito conhecido e é baseado na “Lei de Talion”, cujo princípio mais famoso é “olho por olho dente por dente”.