Hipotireoidismo, nódulos tireoidianos e câncer de tireoide (incompleto) Flashcards
A classificação de Bethesda é feita com base na PAAF de nódulos tireoidianos e é dividida em 6. O que caracteriza o nódulo classificado como Bethesda I? Qual a conduta?
Bethesda I: material insatisfatório.
Conduta: repetir PAAF.
A classificação de Bethesda é feita com base na PAAF de nódulos tireoidianos e é dividida em 6. O que caracteriza o nódulo classificado como Bethesda II? Qual a conduta?
Bethesda II: nódulo benigno.
Conduta: acompanhamento clínico e ultrassonográfico.
A classificação de Bethesda é feita com base na PAAF de nódulos tireoidianos e é dividida em 6. O que caracteriza o nódulo classificado como Bethesda III? Qual a conduta?
Bethesda III: atipia de significado indeterminado.
Conduta: repetir PAAF em 3 meses; se continuar Bethesda III, considerar cirurgia.
A classificação de Bethesda é feita com base na PAAF de nódulos tireoidianos e é dividida em 6. O que caracteriza o nódulo classificado como Bethesda IV? Qual a conduta?
Bethesda IV: presença de células foliculares.
Conduta: cirurgia para diferenciação entre adenoma folicular e carcinoma folicular. Se for neoplasia maligna: totalizar a tireoidectomia.
A classificação de Bethesda é feita com base na PAAF de nódulos tireoidianos e é dividida em 6. O que caracteriza o nódulo classificado como Bethesda V? Qual a conduta?
Bethesda V: nódulo suspeito.
Conduta: cirurgia.
A classificação de Bethesda é feita com base na PAAF de nódulos tireoidianos e é dividida em 6. O que caracteriza o nódulo classificado como BethesdaVI? Qual a conduta?
Bethesda VI: nódulo maligno.
Conduta: cirurgia.
A partir de qual valor de TSH TODAS as pacientes GESTANTES devem ser tratadas com reposição hormonal?
TSH >= 4 mU/L.
Nas GESTANTES com TSH entre 2,6 e 4,0 mU/L, em que situações deve-se considerar reposição hormonal com levotiroxina (2)?
- Anti-TPO positivo + história de abortamento
- Anti-TPO positivo + preferência da paciente por ser tratada
A tireoidite pós parto pode ocorrer em até quanto tempo após o parto ou abortamento? Quais são os fatores de risco para essa complicação (2)?
- Até 1 ano após o parto/abortamento.
- São fatores de risco: positividade de autoanticorpos, como anti-TPO e anti-tireoglobulina, e histórico de doenças autoimunes.
Quais são 3 achados importantes da PAAF que sugerem carcinoma papilífero de tireoide?
- Núcleos em VIDRO FOSCO (orphan Annie cells)
- Fendas intranucleares
- Corpos psamomatosos