Hipotálamo Flashcards
Qual a localização do hipotálamo
Se dispõe nas paredes do terceiro ventrículo, abaixo do sulco hipotalâmico, que o separa do tálamo. Lateralmente é limitado pelo subtálamo, anteriormente pela lâmina terminal e posteriormente pelo mesencéfalo.
Quais formações anatômicas do hipotálamo são visíveis na face inferior do cérebro?
O quiasma óptico, o tubérculo cinério, o infundibulo e os corpos mamilares
Do que o hipotálamo é constituído?
Constituído fundamentalmente de substância cinzenta que se agrupa em núcleos, às vezes de difícil individualização.
Como o feixe de fibras do fórnix divido o hipotálamo?
Uma área medial: situada entre o fórnix e as paredes do terceiro ventrículo, é rica em substância cinzenta, nela se localizam os principais núcleos.
Área lateral: situada lateralmente ao fórnix. Contem fibras longitudinais. É percorrida pelo feixe prosencefálico medial
Quais são as conexões do hipotálamo com o sistema límbico?
- Hipocampo: liga-se pelo fórnix aos núcleos mamilares do hipotálamo, de onde os impulsos nervosos seguem para o núcleo anterior do tálamo através do fascículo mamilotalâmico, fazendo parte do circuito de papez, dos núcleos os impulsos nervosos chegam tb à formação reticular do mesencéfalo pelo fascículo tegmentar.
- corpo amigdaloide: fibras do corpo do núcleo amigdaloide chegam ao hipotálamo principalmente através de sua estria terminal.
- área septal: liga-se ao hipotálamo através de fibras que percorrem o feixe prosencefálico medial.
Do que o hipotálamo é parte?
Do diencéfalo
Quais as conexões do hipotálamo com a área pré-frontal?
A área pré-frontal mantém conexões com o hipotálamo direta ou através do núcleo dorsomedial do tálamo.
Quais são as conexões do hipotálamo com as funções viscerais?
Como controlador das funções viscerais, ele mantém conexões aferentes e eferentes com os neurônios da medula e do tronco encefálico relacionado com essas funções.
Como se dão as conexões viscerais aferentes do hipotálamo?
Ele recebe informações sobre a atividade das vísceras, através de suas conexões diretas com o núcleo do trato solitário (fibras solitário-hipotalâmicas). Esse núcleo recebe toda a sensibilidade, tanto geral como especial (gustação) que era no sistema nervoso pelos nervos facial, glossofaringeo e vago.
Como se dão as conexões viscerais eferentes do hipotálamo?
Ele controla o sistema nervosos autônomo agindo direta ou indiretamente sobre os neurônios pré-ganglionares dos sistemas simpatico e parassimpático. As conexões diretas se fazem através de fibras, que de vários núcleos do hipotálamo, terminam seja nos núcleos da coluna eferente visceral geral do tronco encefálico, seja na coluna lateral da medula. As conexões indiretas se fazem através da formação reticular e tratos reticuloespinhais.
Quais são as conexões do hipotálamo com a hipófise?
O hipotálamo tem apenas conexões aferentes com hipófise, que são feitas através dos tratos hipotálamo-hipofisário e tubero-infundibular.
Como é o trato hipotálamo-hipofisário?
É formado por fibras que se originam nos neurônios grandes (magnocelulares) dos núcleos supra-óptico e paraventricular e terminam na neurohipófise. As fibras desse trato, que constituem os principais componentes estruturais da neuro-hipófise, são ricas em neurossecreção, transportando os hormônios vasopressina e ocitocina.
Como é o trato túbero-infundibular (túbero-hipofisária)?
É constituído de fibras que se originam em neurônios pequenos (parvicelulares) do núcleo arqueado e em áreas vizinhas do hipotálamo tuberal e terminam na eminência mediana e na haste infundibular.
Essas fibras transportam hormônios que ativam ou inibem as secreções dos hormônios da adeno-hipófise.
Como são as conexões sensoriais com o hipotálamo?
Diversas modalidades sensoriais tem acesso ao hipotálamo por vias indiretas, nem sempre bem conhecidas. Por exemplo, o hipotálamo recebe informações sensoriais das áreas erógenas, como os mamilos e órgãos genitais, importantes para o fenômeno da ereção.
Quais são as funções do hipotálamo?
- centraliza o controle da homeostase. Para isso tem um papel regulador sobre o sistema nervoso autônomo e o sistema endócrinos, integrando-os com comportamentos vinculados às necessidades do dia a dia.
- controla vários processos motivacionais importante para a sobrevivência do indivíduo e da espécie, como fome, sede e o sexo. Processos motivacionais são impulsos internos que levam a realização de comportamentos específicos e de ajustes corporais.