Hipersensibilidade Flashcards
Hipersensibilidade do tipo I (definição)
Reação alérgica ou imediata. Normalmente causada pela ativação de células Th2 produtoras de IL-4, IL-5 (recruta e ativa eosinófilos), e IL-13 e pela produção de anticorpos IgE, que ativam mastócitos e eosinófilos e induzem inflamação.
Hipersensibilidade do tipo II (definição)
Mediada por anticorpos. IgG e IgM específicos para antígenos da superfície celular ou da matriz extracelular podem causar lesão tecidual ativando o sistema complemento, recrutando células inflamatórias e interferindo nas funções celulares normais.
Hipersensibilidade do tipo III (definição e exemplo)
Mediada por imunocomplexos. Anticorpos IgM e IgG específicos para antígenos solúveis no sangue formam complexos com antígenos, podendo se depositar nas paredes dos vasos em vários tecidos, causando inflamação, trombose e lesão tecidual.
Exemplo: Lúpus.
Hipersensibilidade do tipo IV (definição e exemplo)
Mediada por células T. Lesão tecidual pode ser causada por linfócitos T que induzem inflamação ou matam diretamente as células-alvo.
Em muitas dessas doenças, o principal mecanismo envolve a ativação de células T auxiliares CD4+, as quais secretam citocinas que promovem inflamação e ativam leucócitos, principalmente neutrófilos e macrófagos.
Os linfócitos T citotóxicos contribuem para a lesão tecidual em algumas doenças.
Exemplo: Esclerose
O que é a reação tardia da Hipersensibilidade do tipo I?
Reação inflamatória devido ao TNF, recrutamento de eosinófilos, basófilos, linfócitos Th2, chegando tardiamente no local. Menos intensa e mais duradoura que a do tipo imediata.
Cite exemplos de Hipersensibilidade do tipo II
Anemia hemolítica, hipertireoidismo, febre reumática
Como funcionam os anti-histamínicos?
Competição pelos receptores de histamina (H1) das células, gerando bloqueio destes receptores.