Heráclito e Parmênides Flashcards
Filósofo que diz que o princípio motor do movimento é a tensão de forças contrárias entre si.
Heráclito
Para ele o princípio do devir ou da transformação contínua visa compreender a ordenação cosmológica do mundo.
Heráclito
V/F
Para Parmênides, o Ser e a Verdade coincidem, porque é impossível a Verdade residir naquilo que Não-é: somente o Ser pode ser pensado e dito.
Verdadeiro
V/F
Pode-se afirmar com segurança que Parmênides rejeita a experiência como fonte da verdade, pois, para ele, o Ser não pode ser percebido pelos sentidos.
Verdadeiro
V/F
Parmênides é nitidamente um pensador empirista, pois afirma que a verdade só pode ser acessada por meio dos sentidos.
Falso, o filósofo negava que a sensibilidade pudesse ser uma fonte autêntica de saber e dizia que somente pela razão pode o homem alcançar o conhecimento e a verdade.
O nome do filósofo que tinha por hábito transmitir seus conhecimentos na forma de jogos de palavras e charadas para promover reflexões e que era muito conhecido como ‘’O obscuro’’ é:
Heráclito de Éfeso
V/F
Heráclito de Éfeso diz que das coisas surge a unidade e, da unidade, todas as coisas
Verdadeiro
Para Heráclito de Éfeso, um determinado elemento tinha a capacidade de ser um agente transformador, o qual seria capaz de purificar e também de fazer parte do espírito dos homens. Esse agente transformador é o:
Fogo
V/F
Segundo Heráclito, a realidade do Ser é a imobilidade, uma vez que a luta entre os opostos neutraliza qualquer possibilidade de movimento.
Falso
V/F
Heráclito concebe o mundo como um eterno devir, isto é, em estado de perene movimento. Nesse sentido, a imobilidade apresenta-se como uma ilusão.
Verdadeiro
V/F
Para Heráclito, a guerra (pólemos) é o princípio regulador da harmonia do mundo.
Verdadeiro
V/F
Para Heráclito, as sensações por si só não são garantias de conhecimento.
Verdadeiro
V/F
A oposição é a confirmação de que a realidade é o eterno fluxo de mudanças, e da tensão dos contrários nasce a harmonia e a unidade do mundo.
Verdadeiro
“Um homem não toma banho em um mesmo rio duas vezes, pois, no dia seguinte, o rio e o homem não serão os mesmos”. Tal formulação da questão da mudança foi registrada pelo pensador grego pré-socrático:
Heráclito.
V/F
As doutrinas de Heráclito e de Parmênides estão em perfeito acordo sobre a imutabilidade do ser.
Falso