HCA. 10. M2 Flashcards
Qual foi o sistema político implementado pelos latinos que fundaram Roma em 753 a.C.?
A República, proclamada em 510 a.C., era um sistema político com um governo de representação popular, baseado no Senado, nos magistrados e no exército.
Quais elementos culturais e científicos foram retirados da Grécia por parte dos Romanos?
Da Grécia, os Romanos retiraram a filosofia, a arte e as ciências, assim como a racionalidade.
Quais foram os três períodos históricos da Roma Antiga? Caracteriza-os
- Monárquico (753-509 a.C) : Etruscos - durante esta tempo Roma adquiriu aspeto de cidade: construiu-se templos, drenagens de pântano e sistemas de esgoto. Teve diferentes reis sendo o último Tarquínio, o soberbo. Ele foi disposto em 509 a.C., para substituir os patricios colocaram no poder os magistrados (cônsules).
- Republicano (507-27 a.C) ascensão de Júlio César período de instabilidade:
*Patrícios tinham poder e controlavam instituições politicas.
*Antigo poder do rei agora em 2 cônsules. Auxiliar conselho (100 cidadãos) e o Senado, que estava
responsável pelas finanças
*Cônsules: chefes de república tinham atribuições jurídicas e religiosas
*Senado: 300 senadores (geralmente patricios) eleitos por magistrados. Responsáveis por fazer leis e
decisões políticas
*Magistrado: responsabilidade: funções executivas e judiciárias
*Assembleia popular: patricios e plebeus destinava-se a rotação de leis e eleição de cônsules
*Conselho plebeu: composto só por plebeus. Responsável por decisões decretas do povo (plebiscitos) - Imperial (27 a.C - 476 d.C) ascensão de Otávio César Augusto
Quem foi Otávio César Augusto e porque é que o seu império é considerado a “Idade de Ouro” da civilização romana?
Otávio César Augusto, sobrinho-neto e filho adotivo de Júlio César, foi o primeiro imperador de Roma e o líder de um período de grande expansão territorial, otimismo, progresso e estabilidade, conhecido como a “Idade de Ouro” da civilização romana. Ele assumiu poder absoluto sobre todas as instituições e incrementou as atividades artísticas e culturais.
Quais foram as principais medidas tomadas por Otávio César Augusto para o desenvolvimento do Império?
Ele conduziu várias obras públicas, impulsionou a economia, implementou medidas sociais, reforçou os poderes políticos, realizou expansões militares, promoveu a cultura e reformou a religião.
Como Otávio César Augusto influenciou o desenvolvimento urbano de Roma?
Ele promoveu a construção de estradas, pontes, equipamentos públicos e desenvolveu uma rede de esgotos e abastecimento de água.
Quais eram as principais tipologias arquitetónicas distribuídas pela cidade de Roma sob o comando de Otávio Augusto e quais funções desempenhavam?
As principais tipologias arquitetónicas distribuídas pela cidade eram os templos e as basílicas, que desempenhavam atividades religiosas, comerciais e judiciais; as termas, banhos, teatro e circo, destinados à higiene e diversões; e os monumentos comemorativos e decorativos, como estátuas, Arcos de Triunfo e colunas triunfais.
Qual é o traçado regulador característico que os Romanos impunham às cidades do Império espalhadas pelas províncias?
O traçado regulador característico que os Romanos impunham é a malha ortogonal hipodâmica, da qual emergiam as vias principais, o cardo e o decumano.
Quais foram algumas das principais reformas administrativas e militares implementadas durante o período do Império Romano?
Do lado administrativo, os poderes do imperador foram reforçados, o aparelho administrativo foi reformado tanto a nível central como provincial, e os poderes do Senado e das magistraturas foram reduzidos. Militarmente, a extensão do Império foi aumentada, a ordem e disciplina dentro das legiões foram restabelecidas, e a Pax Romana foi estabelecida através da pacificação das províncias.
Quem eram os únicos que podiam aceder ao Cursus Honorum na antiga Roma e quais eram os fatores que determinavam essa admissão?
Apenas os patrícios podiam aceder ao Cursus Honorum. A admissão dependia da idade do indivíduo, da sua capacidade económica (preferencialmente reconhecida), da sua estrutura pessoal (adequação ao cargo que ocupariam) e da sua capacidade de incutir e transmitir respeito.
Quais eram os tipos de funções desempenhadas no Senado Romano e como eram classificadas?
As funções desempenhadas no Senado Romano eram classificadas em duas categorias: ordinárias e extraordinárias. As funções ordinárias eram relacionadas com o dia a dia e incluíam decisões sobre política externa, guerra, paz, justiça, finanças públicas, funções religiosas ou públicas e festividades. As funções extraordinárias eram específicas e incluíam intervenção no governo das províncias conquistadas, suspensão dos tribunais, gestão de questões relacionadas com o exército, e preparação de leis (que depois eram votadas numa assembleia de cidadãos).
Quais eram as funções de cada cargo desempenhado na Roma Antiga?
- os cônsules (militar e política) ,encarregados de comandar o exército, convocar o Senado e presidiar a cultos públicos;
- os pretores (tribunais) que exerciam funções judiciárias;
- os questores (económica), encarregados da administração das finanças;
- os censores (fiscalização) ,a quem cabia o recenseamento dos cidadãos e a fiscalização da sua conduta moral pública;
- os senadores, magistrados pertencentes ao Senado e a quem, além das funções já referidas, também competia designar os cônsules.
Quais são as duas variantes do latim que emergiram durante o império Romano e como se diferenciam?
As duas variantes do latim que emergiram durante o império Romano são o latim erudito e o latim do limes. O latim erudito era uma língua de elite e sofisticada, falada por intelectuais e mais tarde adotada pela igreja católica. O latim do limes, por outro lado, era falado no limite da fronteira entre o império Romano e as tribos nómadas não conquistadas.
Quais eram as principais formas de lazer na Roma antiga durante a “pax romana”?
Durante a “pax romana”, os romanos usufruíam de atividades de lazer como os Jogos de Circo, lutas de gladiadores, visitas ao fórum, basílica, termas e templo. Além disso, organizavam banquetes e salões culturais em suas residências, conhecidas como domus ou villae.
Qual foi o novo regime estabelecido por Otávio em 31 a.C. e quais foram os títulos e poderes que ele assumiu?
Em 31 a.C., Otávio estabeleceu um novo regime, o principado, onde passou a exercer um poder absoluto e imperial. Foi-lhe concedido o título de Augusto, assumiu o supremo comando militar como imperador, centralizou em si os poderes do Senado e adquiriu total autoridade sobre a religião, tornando-se o pontifex maximus.