HARDWARE & SOFTWARE Flashcards
Software também pode ser chamado de programa, aplicação, aplicativo ou sistema. Entretanto, várias bancas fazem distinção entre sistema e demais softwares, definindo sistema como aqueles softwares básicos, que são sistemas operacionais, e os demais softwares como aplicativos.
Obs.: Software = programa = aplicação = aplicativo
Software é a parte lógica de um sistema computacional. Quando digo “sistema computacional”, refiro-me a todo equipamento capaz de processar a informação.
Analogia 1: Os softwares são os pensamentos do computador!
HARDWARE E SOFTWARE
O hardware corresponde aos componentes físicos do computador, ou seja, são as peças e aparatos eletrônicos que, ao se conectarem, fazem o equipamento funcionar.
O software é a parte referente aos sistemas que executam as atividades, ou seja, são os programas e aplicativos que fazem com a máquina funcione.
É possível instalar mais de um sistema operacional em um mesmo computador, porém apenas um pode ser carregado de cada vez. Isso se chama DualBoot, quando há mais de um sistema operacional (podem ser vários) e você escolhe qual deles inicializar.
Ou seja, é possível instalar o Windows e o Linux no mesmo micro. Quando o micro for inicializado, o usuário escolhe qual deles será carregado.
Classificação dos Softwares quanto à Funcionalidade
- Sistema Operacional
- Pacotes de Escritório
- Navegadores da Internet
- Clientes de E-mail
- Webmail
- Utilitários
- Drivers
- Sistema Operacional: Também chamados por algumas bancas de ambientes operacionais ou ambientes operativos ou ainda softwares básicos, eles desempenham a função primordial de um sistema computacional: fazer o computador funcionar. Devem ser o primeiro software a ser instalado no computador, pois controlam todos os componentes de hardware, bem como todos os demais softwares que serão instalados e executados.
- Pacotes de Escritório: Também chamados de suítes de escritório, são um conjunto de aplicativos com funcionalidades de edição de texto, planilhas eletrônicas, apresentação de slides, bancos de dados, dentre outras, que auxiliam nas atividades diárias de um escritório comum e, por que não, de um órgão público também.
- Navegadores da Internet: Também conhecidos como browsers ou clientes web (algumas bancas gostam desse último nome), são softwares que permitem acessar páginas web na World Wide Web, a internet gráfica e visual. Esses aplicativos permitem acessar diversos serviços que hoje são desenvolvidos por meio de páginas web, como: webmail (Gmail, Outlook.com, Yahoo etc.); baixar
arquivos de um servidor para o micro do usuário (download); salvar um arquivo que está no
micro do usuário lá no servidor (upload); ouvir músicas; assistir a vídeos; acessar redes sociais, dentre tantos outros serviços. - Clientes de E-mail: Também chamados em prova como softwares de e-mail, são aplicativos (e não pessoas) instalados no micro do usuário, os quais exigem configuração de uma conta de e-mail cadastrado em um provedor. Eles permitem acessar, criar e enviar mensagens eletrônicas
ou e-mails, com ou sem arquivos anexos. Uma das características marcantes nos clientes
de e-mail é que permitem baixar as mensagens para uma pasta no disco rígido do micro do
usuário e, após baixadas, podem ser acessadas mesmo no modo off-line. - Webmail: É importante notar que, além dos clientes de e-mail, ainda temos outra forma de acessar as mensagens eletrônicas, que são os webmails. Os webmails são uma interface de acesso ao serviço de e-mail por meio de uma página web. Nesse caso, utiliza-se um navegador como software para acessá-lo.
- Utilitários: Os utilitários também são softwares que têm uma relação direta com o sistema operacional. Porém, seu papel é auxiliar na manutenção, na segurança e no gerenciamento do sistema operacional.
- Drivers: Os drivers são softwares usados para o sistema operacional se comunicar com os dispositivos de hardware, tais como impressoras, scanners, webcam etc. Os fabricantes de hardware produzem seus próprios drivers para serem instalados nos sistemas operacionais.
Entretanto, vários sistemas operacionais fabricam drivers genéricos para determinados dispositivos de hardware.
Há vários tipos de drivers:
* driver de impressora;
* driver de scanner;
* driver de webcam;
* driver de vídeo;
* driver de som.
Sistemas Operacionais x Fabricantes
CURIOSIDADE
Mainframe é um computador de grande porte dedicado ao processamento de grandes volumes de dados, com alto desempenho, performance, escalabilidade e segurança.
PRINCIPAIS PACOTES DE ESCRITÓRIO
Quero chamar sua atenção para o Google Docs e o MS Office Online. Esses dois são versões web de pacotes de escritório. Isso significa que eles não são instalados no micro do
usuário. Eles são acessados pela internet, via navegadores, ou seja, é necessário estar conectado à internet (on-line) para poder usá-lo. Uma curiosidade a ser dita: a Google disponibiliza
também recursos para usar o Google Docs off-line, embora esse não seja o foco das bancas
examinadoras. O Google Docs possui editor de texto, planilha eletrônica, apresentação de slides, edição gráfica e formulários e é compatível com os arquivos do MS Office.
PRINCIPAIS NAVEGADORES WEB
PRINCIPAIS SOFTWARES DE E-MAIL
PRINCIPAIS WEBMAILs
PRINCIPAIS UTILITÁRIOS
Classificação dos Softwares quanto à Licença de Uso
- Software Proprietário: São softwares que pertencem a uma instituição, a qual comercializa o direito de uso deles.
Exemplos de softwares proprietários são: MS Windows, MS Office, Photoshop, Adobe Professional, CorelDraw etc. - Shareware, Demo ou Trial: São softwares liberados para “degustação”, sem custo inicial.
Exemplos de softwares shareware: Antivírus Avira, WinRar etc. - Freeware: Esse tipo de software não cobra pela licença de uso, ou seja, ele é grátis.
- Software Beta: É um software que ainda está em fase de teste e é liberado aos usuários gratuitamente, no intuito de que estes reportem aos fabricantes eventuais defeitos (bugs), todavia sem responsabilizar-se pelos danos causados em decorrência de tais falhas.
Exemplo: Windows gratuitamente sob licença Beta temporária antes de ser comercializado. - Software de Domínio Público: Ele é um software cujos direitos autorais se expiraram devido ao prazo de validade de sua patente ter se encerrado e seu fabricante não ter interesse em renová-la. Nesse caso, o software torna-se público e seu código passa a pertencer a todos, podendo ser utilizado como fonte para a criação de outros
softwares, inclusive comerciais.
Exemplo: BSD. - Software Livre:
* GPL é a licença que rege a maioria dos Softwares Livre;
* O Software Livre deve ter seu código-fonte aberto;
* Sua licença de uso não deve ser cobra;
* Pode ser: usado para qualquer finalidade, estudado, modificado e redistribuído;
* Seus direitos autorais são protegidos pela COPYLEFT, uma cláusula da GPL que impede
que ele se torne comercial ou proprietário.
Exemplos: Linux, Android, LibreOffice, Lotus Symphony, Mozilla Firefox, Mozilla ThunderBird, Google Chrome, Opera.
Tipos de Hardware quanto à Funcionalidade
- Mainframe
- Computadores Pessoais (PC — Personal Computers): computadores desktops, PC all-in-one.
- Computadores Portáteis: Notebooks, netbooks e ultrabooks.
- Tablets
- Smartphones
Classificação de Hardware quanto ao Processamento
- Dispositivos de Entrada: teclado, mouse, leitor óptico, microfone, webcam, scanner.
- Dispositivos de Saída: monitor/vídeo, caixa de som, impressora, datashow/projetor.
- Dispositivos de Entrada e Saída: disco rígido interno ou externo, dispositivo de conexão bluetooth, drive de disquete, drive ou gravadora de DVD, impressora multifuncional (aquela que faz tudo, até imprime!), modem, monitor touchscreen, pen drive, placa de rede com ou sem fio, SSD – Disco de estado sólido.
Considere uma situação em que um engenheiro de sistemas está projetando um novo computador. Para maximizar a eficiência do processamento e garantir a melhor comunicação entre os componentes internos, ele deve entender profundamente a função de cada componente e como eles se integram. Considerando essa premissa, a configuração ideal envolveria a correta associação entre a CPU, a memória RAM e outros componentes críticos para
A) otimizar a sinergia entre a CPU e a memória RAM, facilitando o acesso rápido aos dados e instruções necessárias para o processamento.
B) aumentar a capacidade de armazenamento interno, melhorando o desempenho em operações de leitura e gravação.
C) expandir a memória ROM, assegurando maior rapidez no processo de boot e no carregamento do sistema operacional.
D) amplificar a velocidade de rotação do disco rígido, impactando diretamente na velocidade de inicialização dos programas.
E) incrementar a velocidade do clock da CPU, resultando em uma melhoria direta na execução de todas as operações do sistema.
LETRA A.
Entre os periféricos de saída de dados empregados na configuração de microcomputadores, um funciona como uma impressora, projetada para imprimir trabalhos de qualidade em grandes dimensões, como por exemplo, mapas cartográficos, projetos de engenharia, gráficos e plantas arquitetônicas, podendo utilizar diversos tipos de papel como papel comum, fotográfico, película, vegetal, autoadesivos, lonas e tecidos especiais. É um tipo de equipamento diferente das impressoras domésticas, pois costuma ter um tamanho razoavelmente grande e não se encaixa em qualquer ambiente, seja de trabalho ou mesmo em casa, sobretudo por causa de sua função. São periféricos muito utilizadas em birôs de impressão e utilizam programas específicos que aceitam arquivos convencionais de imagem como TIF, DWG, EPS, entre outros.
Esses periféricos são conhecidos como:
A) scanners
B) inkjets
C) ploiters
D) switches
LETRA C.
As tarefas criadas usando a ferramenta “Tarefas” podem ser ordenadas por
A) Minha ordem; Arquivadas; Marcadas com estrela recentemente.
B) Minha ordem; Data; Marcadas com estrela recentemente.
C) Arquivadas; Data; Marcadas com estrela recentemente.
D) Em lista; Data; Marcadas com estrela recentemente.
E) Minha ordem; Arquivadas; Em lista.
LETRA B.
Assinale a alternativa que corretamente apresenta o software livre que executa um Ambiente Virtual de Aprendizagem para gerenciamento de ensino e aprendizado on-line.
A) Moodle.
B) Google Classroom.
C) Zoom.
D) Dropbox.
E) Microsoft Teams.
LETRA A.
A arquitetura de computador conta com muitos periféricos para que o usuário possa usar a maior quantidade possíveis de recursos. O periférico de entrada que pode ser usado em um computador é o(a):
A) Projetor.
B) Alto-falante.
C) Câmera web.
D) Impressora.
E) Monitor.
LETRA C.
Entre os periféricos de saída de dados empregados na configuração de microcomputadores, um funciona como uma impressora, projetada para imprimir trabalhos de qualidade em grandes dimensões, como por exemplo, mapas cartográficos, projetos de engenharia, gráficos e plantas arquitetônicas, podendo utilizar diversos tipos de papel como papel comum, fotográfico, película, vegetal, autoadesivos, lonas e tecidos especiais. É um tipo de equipamento diferente das impressoras domésticas, pois costuma ter um tamanho razoavelmente grande e não se encaixa em qualquer ambiente, seja de trabalho ou mesmo em casa, sobretudo por causa de sua função. São periféricos muito utilizadas em birôs de impressão e utilizam programas específicos que aceitam arquivos convencionais de imagem como TIF, DWG, EPS, entre outros.
Esses periféricos são conhecidos como:
A) scanners
B) inkjets
C) ploiters
D) switches
LETRA C.
As tarefas criadas usando a ferramenta “Tarefas” podem ser ordenadas por
A) Minha ordem; Arquivadas; Marcadas com estrela recentemente.
B) Minha ordem; Data; Marcadas com estrela recentemente.
C) Arquivadas; Data; Marcadas com estrela recentemente.
D) Em lista; Data; Marcadas com estrela recentemente.
E) Minha ordem; Arquivadas; Em lista.
LETRA B.
O usuário de computador abre o conteúdo de um CD antigo e percebe que há somente um arquivo com extensão “.avi”. O que ele visualizará ao abrir o arquivo é
A) um documento Excel.
B) uma imagem.
C) um documento Word.
D) um vídeo.
LETRA D.
Considere um sistema de armazenamento de dados em uma instituição policial que necessita de alta capacidade, confiabilidade e acesso rápido aos dados. Entre os dispositivos de armazenamento disponíveis, é necessário escolher aquele que melhor atenda a esses requisitos. O dispositivo de armazenamento mais adequado para essa instituição é o(a)
A) pendrive, devido à sua portabilidade e custo-benefício.
B) CD-ROM, pela alta durabilidade e grande capacidade de armazenamento.
C) cartão de memória SD, pelo seu uso prático em dispositivos móveis.
D) SSD, por sua alta velocidade de leitura/escrita e confiabilidade.
E) fita magnética, pela alta capacidade e baixo custo de manutenção.
LETRA D.
Em um ambiente computacional avançado, a eficiência do armazenamento, o gerenciamento de memória e a interação com periféricos são aspectos cruciais para o desempenho do sistema. Considere um profissional de TI encarregado de otimizar o desempenho de um servidor corporativo. Nesse contexto, analise a seguinte situação.
O profissional está avaliando diferentes tipos de dispositivos de armazenamento para implementação no servidor, levando em consideração fatores como velocidade, confiabilidade e capacidade. Além disso, ele precisa otimizar o uso da memória, escolhendo a tecnologia mais adequada para atender às demandas do sistema operacional e das aplicações em execução. Por fim, a interação eficiente com periféricos é fundamental para garantir a integração perfeita de dispositivos externos.
Considerando a complexidade do cenário descrito, assinale a alternativa que representa a melhor escolha para otimizar o desempenho do servidor em relação a dispositivos de armazenamento, de memórias e de periféricos.
A) Utilizar um disco rígido magnético (HDD) de alta capacidade para armazenamento, memória DDR3 e conectividade USB 2.0 para periféricos.
B) Optar por um SSD NVMe de última geração para armazenamento, memória DDR4 e adotar interfaces USB 3.1 para periféricos.
C) Implementar um sistema de armazenamento em nuvem, memória cache extremamente rápida e periféricos sem fio para maior flexibilidade.
D) Escolher um disco híbrido (SSHD) para armazenamento, memória ECC para garantir a integridade dos dados e periféricos Thunderbolt para alta taxa de transferência.
LETRA B.
No Windows, para mover arquivos ou pastas, inclusive do Acesso Rápido, basta selecioná-los, clicá-los com o botão direito do mouse e selecionar a opção Cortar ou utilizar o atalho CTRL + X, navegar até o novo local e utilizar o atalho CTRL + V para colá-los.
ERRADO.
O erro está em afirmar que você consegue fazer isso com os itens que aparecem no acesso rápido, o que não é possível. O restante da afirmativa está correto.
Em qualquer versão do Windows, o comando CTRL + ALT + DELETE abre o módulo gerenciador de tarefas.
ERRADO.
Embora o gerenciador de tarefas seja uma das opções mais comuns ao pressionar CTRL+ALT+DELETE, não é a única. A função exata desse atalho pode variar dependendo da versão do Windows.
Ctrl + Atl + Del: tem várias opções que, dentre elas está gerenciador de tarefas.
Ctrl + Shift + Esc : abre somente o gerenciador de tarefas
ERRADO.
O comando WINDOWS + L bloqueia a tela do computador e não realiza captura de tela.
Já o comando WINDOWS + SHIFT + S faz uma captura de tela (printscreen), permitindo selecionar a área que você deseja capturar.
CERTO.
Criar uma pasta, copiar e excluir arquivos são, de fato, operações básicas que podem ser realizadas através do Windows Explorer. Esse aplicativo é a interface gráfica do sistema operacional Windows, onde os usuários podem gerenciar arquivos e pastas de maneira intuitiva.
CERTO.
Machine learning, ou aprendizado de máquina, é um ramo da inteligência artificial (IA) que se concentra no desenvolvimento de algoritmos e modelos estatísticos que permitem aos computadores aprender 1 a partir de dados, sem serem explicitamente programados. Em vez de seguir instruções rígidas, os sistemas de machine learning identificam padrões, fazem previsões e tomam decisões com base nos dados que recebem.
Como funciona:
Coleta de dados: O primeiro passo é reunir um conjunto de dados relevante para o problema que se deseja resolver.
Treinamento do modelo: Os dados são usados para treinar um modelo de machine learning, que ajusta seus parâmetros para melhor se adequar aos dados.
Avaliação do modelo: O modelo é testado com novos dados para verificar sua precisão e desempenho.
Implantação do modelo: Uma vez treinado e avaliado, o modelo pode ser implantado para realizar tarefas específicas, como classificar imagens, prever vendas ou recomendar produtos.
Tipos de aprendizado de máquina:
Aprendizado supervisionado: O modelo é treinado com dados rotulados, ou seja, dados que já possuem a resposta correta. O objetivo é que o modelo aprenda a prever a resposta para novos dados não rotulados.
Aprendizado não supervisionado: O modelo é treinado com dados não rotulados, e o objetivo é que ele encontre padrões e estruturas nos dados.
Aprendizado por reforço: O modelo aprende por tentativa e erro, recebendo recompensas por ações corretas e punições por ações incorretas.
Aplicações do machine learning:
O machine learning tem uma ampla gama de aplicações em diversos setores, incluindo:
Reconhecimento de imagem e voz: Identificação de objetos em imagens, transcrição de fala em texto.
Processamento de linguagem natural: Análise de texto, tradução automática, chatbots.
Sistemas de recomendação: Sugestão de produtos, filmes, músicas.
Detecção de fraudes: Identificação de transações financeiras suspeitas.
Medicina: Diagnóstico de doenças, desenvolvimento de novos medicamentos.
Veículos autônomos: Navegação e tomada de decisões em tempo real.
Importância do machine learning:
O machine learning está transformando a forma como interagimos com a tecnologia e resolvemos problemas complexos. Ele permite automatizar tarefas, tomar decisões mais informadas e criar soluções inovadoras para diversos desafios.
ERRADO.
Pois se você quiser selecionar um programa como padrão, o arquivo sempre será aberto naquele determinado programa.
A respeito da representação numérica em base binária, considere os números A = 10101 e B = 1110 e analise as afirmativas a seguir.
I. O número B possui LSB menor do que o do número A.
II. Ao subtrairmos B de A, temos como resultado a representação binária 111.
III. A soma dos dois números tem representação binária igual a 100101.
Assinale
A) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
B) se somente a afirmativa II estiver correta.
C) se somente a afirmativa I estiver correta.
D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
LETRA A.
Para transformar de binário para decimal é necessário que multiplique cada dígito ao número binário pela potência correspondente de dois:
A = 10101:
1x24 + 0x23 + 1x22 + 0x21 + 1x20
Agora basta resolver as potências:
1x16 + 0x8 + 1x4 + 0x2 + 1x1 = 16 + 0 + 4 + 0 + 1 = 21.
B = 1110:
1x23 + 1x22 + 1x21 + 0x20
1x8 + 1x4 + 1x2 + 0x1 = 8 + 4 + 2 + 0 = 14.
A afirmação I está CORRETA, pois LSB(Less Significant Bit) é o dígito de menor peso ou bit considerado menos significativo e o MSB (Most Significant Bit) é o bito mais significativo.
Conforme é possível verificar o valor do LSB nas imagens acima temos que o número B possui LSB menor do que o do número A.
A afirmação II está CORRETA, pois 111 em binário é igual a 7 e 21 (A) - 14(B) é igual a 7, portanto, a afirmação está correta.
1x22 + 1x21 + 1x20
1x4 + 1x2 + 1x1 = 4 + 2 + 1 = 7.
A afirmação III está INCORRETA, pois 100101 em binário é igual a 37, se somar 21 (A) + 14(B) o resultado vai ser 35, que em binário é igual a 100011.