Hanseníase Flashcards
Conceito
é uma doença infecciosa granulomatosa crônica que acomete principalmente pele (queratinócito) e os nervos periféricos (células de schwann)
Agente Etiológico
- Mycobacterium lepra/Bacilo de Hansen
- Parasita intracellar OBRIGATÓRIO
- Apresenta alta afinidade por células cutâneas e por nervos periféricos
- Alta infectividade (FACILMENTE TRANSMISSÍVEL), mas baixa patogenicidade (porém poucas pessoas tem probabilidade de desenvolver a doença, vai depender da imunidade, se baixa maior o risco de contrair a doença e a desenvolver)
RESERVATÓRIO
O homem é reconhecido como única fonte de infecção
DISTRIBUIÇÃO E MORBIDADE
é endêmica nos países subdesenolvidos e em desenvolvimento. (Índia em primeiro e Brasil em segundo)
OMS e Hanseníase
propõe uma meta para eliminar a hanseníase como problema de saúde pública, isto é, atingir uma prevalência de menos de 1 caso/10000 hab/ano.
Brasil e hanseníase
é uma doença de notificação compulsória, ou seja, só libera o tratamento depois de sua notificação.
TRANSMISSÃO
De indivíduo para indivíduo, por germes eliminados por gotículas da fala eque são inalados por outras pessoas penetrando o organismo pela mucosa nasal. Outra possibilidade é o contato direto com solução de continuidade na pele (pele lesada). No entanto, é necessário um contato íntimo e prolongado, como a convivência de familiares na mesma residência.
INCUBAÇÃO
2 a 7 anos, em média. Quando o paciente acaba de ser diagnosticado com a doença, convoca-se quem conviveu com ele nos últimos 5 anos.
EVOLUÇÃO
Depende: Bacilo, Imunidade e Doença. As manifestações clínicas são variáveis e dependem da situação da imunidade do hospedeiro.
Exame Clínico
- Anamnese com investgação familiar e epidemiológica
- Exame dermatológico: perde de sensibilidade
- Exame neurológico: neurites, incapacidades e deformidades
- Diagnóstico dos estados reacionais
Alteração da sensibilidade
Primeiro perde a Sensibilidade Térmica (teste do algodão com eter), depois a sensibilidade dolorosa (teste da agulha) e por último, a sensibilidade tátil.
Teste da Histamina
é realizado em crianças ou em pacientes que não tem capacidade de responder verbalmente os testes de sensibilidade. Injeta-se histamina subcutâneo, a reação normal é formar um halo eritematoso, depois um halo eritematoso reflexo e por fim uma pápula. Na presença de hanseníase, NÃO haverá a formação do HALO ERITEMATOSO REFLEXO.
Teste da pilocarpina
é realizado em crianças ou é realizado em crianças ou em pacientes que não tem capacidade de responder verbalmente de cor negra. Injeta-se pilocarpina subcutânea. O esperado é a saída de sudorese no local, paciente com hanseníase não terá.
DIAGNÓSTICO
Baciloscopia positiva ou baciloscopia negativa com histopatológico POSITIVO
REAÇÃO DE MITSUDA
injeta-se na derme do antebraço o antígeno e espera 1 mês, se formar uma pápula maior que 0.5cm significa que o paciente tem imunidade. Esse teste ajuda na classificação da forma clínica.