Guerra Fria, JK, Jânio Quadros, Anos Rebeldes, Anos de Chumbo Flashcards
contexto mundial da Guerra Fria
Com EUA e URSS tidos como os grandes vencedores da segunda guerra mundial, o mundo ficou dividido em dois blocos, cada um influenciado pelas 2 potencias. A bipolariação do mundo durou até o final da decada de 80 e manteve o mundo sobre tensão, apesar de não ocorrerem confrontos armados, apenas um conflito de ordem política, tecnologia, social e ideologica, o que levou o periodo a ser chamado de guerra fria.
processo de independência dos países africanos e
asiáticos durante a Guerra Fria
- surgimento do movimento nacionalista nas colonias
- fragilidade das antigas potencias imperialistas, devastadas pelas guerras mundiais e com problemas sociais e economicos
- apoio dos eua e urss aos movimentos nacionalistas visando aumentar suas areas de influencia
- as lutas anticoloniais iniciaram-se em 1946 com a independencia das filipinas se completaram em 1975, com a libertação de moçambique e angola
- um dos principais lideres da descolonizacao da india foi mahatma gandhi, que pregava uma luta pacifica com a inglaterra
- embora independentes, apos decadas de exploração, muitos paises continuaram a depender financeiramente de suas ex-metropoles
contexto do Brasil na Guerra Fria
- com o termino da segunda guerra mundial, terminou tambem o governo ditatorial de vargas. nesta epoca formaram-se duas correntes politicas no brasi: nacionalistas e conservadores
- os nacionalistas apoiaram o governo democratico de vargas, jk e jango.
- em 1954 diante da possibilidade de ser deposto pelos conservadores e haver uma ditadura militar, vargas cometeu suicidio.
- em 1964 finalmete os conservadores conseguiram tomar o poder à força, instaurando uma ditadura militar no brasil, que durou mais de 20 anos.
nacionalistas
grupo formado pelos industriais e militares nacionalistas, parte da classe media e lideres operários, estudantis e intelectuais. Tinha como proposta proteger industrias nacionais, proibição da entrada de capital estrangeiro em setores do petroleo, energia e comunicação, politica intervencionista do estado na economia, reforma agraria e negociações com grupos sindicais e grupos populares. seus partidos eram ptb (partido trabalhista brasileiro) e parte do psb (partido social democratico)
conservadores
grupo formado pela elite rural, banqueiros, burguesia industrial, comerciantes e alguns setores militares. tinha como proposta abertura total da economia às empresas estrangeiras, defendiam os latufundios, restringiam e reprimiam atos sindicais e populares e nao interviriam na economia do pais. seus partidos erm a und (uniao democratica nacional) e parte do psd.
governo jk
Juscelino Kubitschek de Oliveira foi eleito presidente do Brasil nas eleições de 1955, tendo João Goulart (Jango) como vice-presidente. Assumiu o governo no dia 31 de janeiro de 1956, ficando no poder até 31 de janeiro de 1961, quando passou o cargo para Jânio Quadros.
plano de metas
No começo de seu governo, JK apresentou ao povo brasileiro o seu Plano de Metas, cujo lema era “cinqüenta anos em cinco”. Pretendia desenvolver o país cinqüenta anos em apenas cinco de governo. O plano consistia no investimento em áreas prioritárias para o desenvolvimento econômico, principalmente, infra-estrutura (rodovias, hidrelétricas, aeroportos) e indústria.
Desenvolvimento industrial
Foi na área do desenvolvimento industrial que JK teve maior êxito. Abrindo a economia para o capital internacional, atraiu o investimento de grandes empresas. Foi no governo JK que entraram no país grandes montadoras de automóveis como, por exemplo, Ford, Volkswagen, Willys e GM (General Motors). Estas indústrias instalaram suas filiais na região sudeste do Brasil, principalmente, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e ABC (Santo André, São Caetano e São Bernardo). As oportunidades de empregos aumentaram muito nesta região, atraindo trabalhadores de todo Brasil. Este fato fez aumentar o êxodo rural (saída do homem do campo para as cidades) e a migração de nordestinos e nortistas de suas regiões para as grandes cidades do Sudeste.
Construção de Brasília: a nova capital
Além do desenvolvimento do Sudeste, a região Centro-Oeste também cresceu e atraiu um grande número de migrantes nordestinos. A grande obra de JK foi a construção de Brasília, a nova capital do Brasil. Com a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, JK pretendia desenvolver a região central do país e afastar o centro das decisões políticas de uma região densamente povoada. Com capital oriundo de empréstimos internacionais, JK conseguiu finalizar e inaugurar Brasília, em 21 de abril de 1960.
Balanço do governo JK
A política econômica desenvolvimentista de Juscelino apresentou pontos positivos e negativos para o nosso país. A entrada de multinacionais gerou empregos, porém, deixou nosso país mais dependente do capital externo. O investimento na industrialização deixou de lado a zona rural, prejudicando o trabalhador do campo e a produção agrícola. O país ganhou uma nova capital, porém a dívida externa, contraída para esta obra, aumentou significativamente. A migração e o êxodo rural descontrolados fez aumentar a pobreza, a miséria e a violência nas grandes capitais do sudeste do país.
Primeiros sinais da crise economica
O governo fez muitos emprestimos, p o plano de metas, aumentando a divida externa brasileira e a dependencia do pais em relaco ao capital internacional e emitiu grande qntd do papel moeda o que aumentou a inflacao, o dinheiro brasileiro perdeu valor e os precos subiram, criando dificuldade p classe baixa. nas cidades devido a perda do poder aquisitivo, mtas categorias profissionais procuraram revitalizar seus sindicatos, pedindo aumento de salario e diminuicao de precos, todos se mobilizaram. juscelino procurou demobilizar os manifestantes, pedindo um pouco de sacrificio, mas continuaram c greve, entao juscelino negociou c os grevistas que desagradou aos conservadores, q queriam ordem e controle da pop.
eleicao do janio
Jânio da Silva Quadros foi eleito presidente do Brasil, através do voto direito, nas eleições presidenciais de 1960. Jânio, que já havia sido vereador, prefeito e governador do estado de São Paulo, fez uma campanha eleitoral baseada na identificação com as massas. Passou a ideia de um cidadão simples (homem do povo) que tinha como objetivo moralizar o país. Como símbolo da campanha usou uma vassoura, pois dizia que ia varrer tudo que havia de errado no Brasil (principalmente a corrupção).
Jânio afirmava também, durante a campanha, que não tinha vínculo com os políticos tradicionais e com as forças poderosas do país. Faria, se fosse eleito, um governo voltado para os interesses populares. Apostou mais na imagem do que no conteúdo, já que não explicava a maneira pela qual iria resolver os principais problemas nacionais.
A campanha foi bem sucedida e Jânio venceu as eleições de 1960 com cerca de seis milhões de votos.
governo de janio
Jânio governou apenas sete meses, pois renunciou em 25 de agosto de 1961. Durante este breve período, tomou medidas polêmicas de pouca importância, sofreu duras críticas e não conseguiu estabelecer uma relação harmônica com o Congresso Nacional.
contexto da renúncia de
Jânio Quadros
Jânio da Silva Quadros, o homem da vassoura não passava de um louco demagogo, até sua expressão facial era a de um demente, mesmo assim, conseguiu enganar milhões de brasileiros, que o viam como o salvador da pátria, e eleger-se presidente com milhões de votos. Renunciou ao mandato após 7 meses no poder, embarcou de navio p/a Inglaterra prometendo informar os motivos da renúncia quando retornasse. Alguns meses depois voltou e através de uma rede de televisão “explicou” o motivo da renúncia, falou, falou, enrolou o máximo que pode e terminou culpando as FORÇAS OCULTAS pelo o ocorrido. Anos depois, finalmente, a sociedade brasileira descobriu o porque da ren´´uncia. O insano queria mesmo é ser ditador, para governar sem oposição, Na sua mente deturpada (inclusive pelo álcool) imaginou que se renunciasse, o povo e principalmente as forças armadas, não iriam concordar com seu ato, ficaria o dito pelo não dito e êle reassumiria a presidência com amplos poderes, Se deu mal, voltou para a Inglaterra onde permaneceu bastante tempo, com certeza sobrevivendo com o dinheiro obtido com a venda de “um terreninho que possuia na Vila Maria”, em São Paulo. Jânio Quadros foi um desastre p/o país, sua renúncia deu origem a uma crise política que iria culminar com o golpe de estado de 1964
Revolução Cubana
A Revolução Cubana foi um movimento popular, que derrubou o governo do presidente Fulgêncio Batista, em janeiro de 1959. Com o processo revolucionário foi implantado em Cuba o sistema socialista, com o governo sendo liderado por Fidel Castro.