Guerra Fria, JK, Jânio Quadros, Anos Rebeldes, Anos de Chumbo Flashcards

1
Q

contexto mundial da Guerra Fria

A

Com EUA e URSS tidos como os grandes vencedores da segunda guerra mundial, o mundo ficou dividido em dois blocos, cada um influenciado pelas 2 potencias. A bipolariação do mundo durou até o final da decada de 80 e manteve o mundo sobre tensão, apesar de não ocorrerem confrontos armados, apenas um conflito de ordem política, tecnologia, social e ideologica, o que levou o periodo a ser chamado de guerra fria.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

processo de independência dos países africanos e

asiáticos durante a Guerra Fria

A
  • surgimento do movimento nacionalista nas colonias
  • fragilidade das antigas potencias imperialistas, devastadas pelas guerras mundiais e com problemas sociais e economicos
  • apoio dos eua e urss aos movimentos nacionalistas visando aumentar suas areas de influencia
  • as lutas anticoloniais iniciaram-se em 1946 com a independencia das filipinas se completaram em 1975, com a libertação de moçambique e angola
  • um dos principais lideres da descolonizacao da india foi mahatma gandhi, que pregava uma luta pacifica com a inglaterra
  • embora independentes, apos decadas de exploração, muitos paises continuaram a depender financeiramente de suas ex-metropoles
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

contexto do Brasil na Guerra Fria

A
  • com o termino da segunda guerra mundial, terminou tambem o governo ditatorial de vargas. nesta epoca formaram-se duas correntes politicas no brasi: nacionalistas e conservadores
  • os nacionalistas apoiaram o governo democratico de vargas, jk e jango.
  • em 1954 diante da possibilidade de ser deposto pelos conservadores e haver uma ditadura militar, vargas cometeu suicidio.
  • em 1964 finalmete os conservadores conseguiram tomar o poder à força, instaurando uma ditadura militar no brasil, que durou mais de 20 anos.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

nacionalistas

A

grupo formado pelos industriais e militares nacionalistas, parte da classe media e lideres operários, estudantis e intelectuais. Tinha como proposta proteger industrias nacionais, proibição da entrada de capital estrangeiro em setores do petroleo, energia e comunicação, politica intervencionista do estado na economia, reforma agraria e negociações com grupos sindicais e grupos populares. seus partidos eram ptb (partido trabalhista brasileiro) e parte do psb (partido social democratico)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

conservadores

A

grupo formado pela elite rural, banqueiros, burguesia industrial, comerciantes e alguns setores militares. tinha como proposta abertura total da economia às empresas estrangeiras, defendiam os latufundios, restringiam e reprimiam atos sindicais e populares e nao interviriam na economia do pais. seus partidos erm a und (uniao democratica nacional) e parte do psd.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

governo jk

A

Juscelino Kubitschek de Oliveira foi eleito presidente do Brasil nas eleições de 1955, tendo João Goulart (Jango) como vice-presidente. Assumiu o governo no dia 31 de janeiro de 1956, ficando no poder até 31 de janeiro de 1961, quando passou o cargo para Jânio Quadros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

plano de metas

A

No começo de seu governo, JK apresentou ao povo brasileiro o seu Plano de Metas, cujo lema era “cinqüenta anos em cinco”. Pretendia desenvolver o país cinqüenta anos em apenas cinco de governo. O plano consistia no investimento em áreas prioritárias para o desenvolvimento econômico, principalmente, infra-estrutura (rodovias, hidrelétricas, aeroportos) e indústria.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Desenvolvimento industrial

A

Foi na área do desenvolvimento industrial que JK teve maior êxito. Abrindo a economia para o capital internacional, atraiu o investimento de grandes empresas. Foi no governo JK que entraram no país grandes montadoras de automóveis como, por exemplo, Ford, Volkswagen, Willys e GM (General Motors). Estas indústrias instalaram suas filiais na região sudeste do Brasil, principalmente, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e ABC (Santo André, São Caetano e São Bernardo). As oportunidades de empregos aumentaram muito nesta região, atraindo trabalhadores de todo Brasil. Este fato fez aumentar o êxodo rural (saída do homem do campo para as cidades) e a migração de nordestinos e nortistas de suas regiões para as grandes cidades do Sudeste.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Construção de Brasília: a nova capital

A

Além do desenvolvimento do Sudeste, a região Centro-Oeste também cresceu e atraiu um grande número de migrantes nordestinos. A grande obra de JK foi a construção de Brasília, a nova capital do Brasil. Com a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, JK pretendia desenvolver a região central do país e afastar o centro das decisões políticas de uma região densamente povoada. Com capital oriundo de empréstimos internacionais, JK conseguiu finalizar e inaugurar Brasília, em 21 de abril de 1960.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Balanço do governo JK

A

A política econômica desenvolvimentista de Juscelino apresentou pontos positivos e negativos para o nosso país. A entrada de multinacionais gerou empregos, porém, deixou nosso país mais dependente do capital externo. O investimento na industrialização deixou de lado a zona rural, prejudicando o trabalhador do campo e a produção agrícola. O país ganhou uma nova capital, porém a dívida externa, contraída para esta obra, aumentou significativamente. A migração e o êxodo rural descontrolados fez aumentar a pobreza, a miséria e a violência nas grandes capitais do sudeste do país.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Primeiros sinais da crise economica

A

O governo fez muitos emprestimos, p o plano de metas, aumentando a divida externa brasileira e a dependencia do pais em relaco ao capital internacional e emitiu grande qntd do papel moeda o que aumentou a inflacao, o dinheiro brasileiro perdeu valor e os precos subiram, criando dificuldade p classe baixa. nas cidades devido a perda do poder aquisitivo, mtas categorias profissionais procuraram revitalizar seus sindicatos, pedindo aumento de salario e diminuicao de precos, todos se mobilizaram. juscelino procurou demobilizar os manifestantes, pedindo um pouco de sacrificio, mas continuaram c greve, entao juscelino negociou c os grevistas que desagradou aos conservadores, q queriam ordem e controle da pop.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

eleicao do janio

A

Jânio da Silva Quadros foi eleito presidente do Brasil, através do voto direito, nas eleições presidenciais de 1960. Jânio, que já havia sido vereador, prefeito e governador do estado de São Paulo, fez uma campanha eleitoral baseada na identificação com as massas. Passou a ideia de um cidadão simples (homem do povo) que tinha como objetivo moralizar o país. Como símbolo da campanha usou uma vassoura, pois dizia que ia varrer tudo que havia de errado no Brasil (principalmente a corrupção).

Jânio afirmava também, durante a campanha, que não tinha vínculo com os políticos tradicionais e com as forças poderosas do país. Faria, se fosse eleito, um governo voltado para os interesses populares. Apostou mais na imagem do que no conteúdo, já que não explicava a maneira pela qual iria resolver os principais problemas nacionais.

A campanha foi bem sucedida e Jânio venceu as eleições de 1960 com cerca de seis milhões de votos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

governo de janio

A

Jânio governou apenas sete meses, pois renunciou em 25 de agosto de 1961. Durante este breve período, tomou medidas polêmicas de pouca importância, sofreu duras críticas e não conseguiu estabelecer uma relação harmônica com o Congresso Nacional.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

contexto da renúncia de

Jânio Quadros

A

Jânio da Silva Quadros, o homem da vassoura não passava de um louco demagogo, até sua expressão facial era a de um demente, mesmo assim, conseguiu enganar milhões de brasileiros, que o viam como o salvador da pátria, e eleger-se presidente com milhões de votos. Renunciou ao mandato após 7 meses no poder, embarcou de navio p/a Inglaterra prometendo informar os motivos da renúncia quando retornasse. Alguns meses depois voltou e através de uma rede de televisão “explicou” o motivo da renúncia, falou, falou, enrolou o máximo que pode e terminou culpando as FORÇAS OCULTAS pelo o ocorrido. Anos depois, finalmente, a sociedade brasileira descobriu o porque da ren´´uncia. O insano queria mesmo é ser ditador, para governar sem oposição, Na sua mente deturpada (inclusive pelo álcool) imaginou que se renunciasse, o povo e principalmente as forças armadas, não iriam concordar com seu ato, ficaria o dito pelo não dito e êle reassumiria a presidência com amplos poderes, Se deu mal, voltou para a Inglaterra onde permaneceu bastante tempo, com certeza sobrevivendo com o dinheiro obtido com a venda de “um terreninho que possuia na Vila Maria”, em São Paulo. Jânio Quadros foi um desastre p/o país, sua renúncia deu origem a uma crise política que iria culminar com o golpe de estado de 1964

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Revolução Cubana

A

A Revolução Cubana foi um movimento popular, que derrubou o governo do presidente Fulgêncio Batista, em janeiro de 1959. Com o processo revolucionário foi implantado em Cuba o sistema socialista, com o governo sendo liderado por Fidel Castro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Causas da revolucao cubana`

A

Antes de 1959, Cuba era um país que vivia sob forte influência dos Estados Unidos. As indústrias de açúcar e muitos hotéis eram dominados por grandes empresários norte-americanos. Os Estados Unidos também influenciavam muito na política da ilha, apoiando sempre os presidentes pró-Estados Unidos. Do ponto de vista econômico, Cuba seguia o capitalismo com grande dependência dos Estados Unidos. Era uma ilha com grandes desigualdades sociais, pois grande parte da população vivia na pobreza. Todo este contexto gerava muita insatisfação nas camadas mais pobres da sociedade cubana, que era a maioria.

17
Q

A organização da revolução

A

Fidel Castro era o grande opositor do governo de Fulgêncio Batista. De princípios socialistas, planejava derrubar o governo e acabar com a corrupção e com a influência norte-americana na ilha. Conseguiu organizar um grupo de guerrilheiros enquanto estava exilado no México.

Em 1957, Fidel Castro e um grupo de cerca de 80 combatentes instalaram-se nas florestas de Sierra Maestra. Os combates com as forças do governo foram intensos e vários guerrilheiros morreram ou foram presos. Mesmo assim, Fidel Castro e Ernesto Che Guevara não desistiram e mesmo com um grupo pequeno continuaram a luta. Começaram a usar transmissões de rádio para divulgar as idéias revolucionárias e conseguir o apoio da população cubana

18
Q

O apoio popular

A

Com as mensagens revolucionárias, os guerrilheiros conseguiram o apoio de muitas pessoas. Isto ocorreu, pois havia muitos camponeses e operários desiludidos com o governo de Fulgêncio Batista e com as péssimas condições sociais (salários baixos, desemprego, falta de terras, analfabetismo, doenças). Muitos cubanos das cidades e do campo começaram a entrar na guerrilha, aumentando o número de combatentes e conquistando vitórias em várias cidades. O exército cubano estava registrando muitas baixas e o governo de Batista sentia o fortalecimento da guerrilha.

19
Q

A tomada do poder e a implantação do socialismo

A

No primeiro dia de janeiro de 1959, Fidel Castro e os revolucionários tomaram o poder em Cuba. Fulgêncio Batista e muitos integrantes do governo fugiram da ilha.

O governo de Fidel Castro tomou várias medidas em Cuba, como, por exemplo, nacionalização de bancos e empresas, reforma agrária, expropriação de grandes propriedades e reformas nos sistemas de educação e saúde. O Partido Comunista dominou a vida política na ilha, não dando espaço para qualquer partido de oposição.

Com estas medidas, Cuba tornou-se um país socialista, ganhando apoio da União Soviética dentro do contexto da Guerra Fria.

Até hoje os ideais revolucionários fazem parte de Cuba, que é considerado o único país que mantém o socialismo plenamente vivo. Com a piora no estado de saúde de Fidel Castro em 2007, Raul Castro, seu irmão, passou a governar oficialmente Cuba, em fevereiro de 2008.

20
Q

Contracultura

A

Surgida nos Estados Unidos na década de 1960, a contracultura pode ser entendida como um movimento de contestação de caráter social e cultural. Nasceu e ganhou força, principalmente entre os jovens desta década, seguindo pelas décadas posteriores até os dias atuais.

De um modo geral, podemos citar como características principais deste movimento, nas décadas de 1960 e 1970:

  • valorização da natureza;
  • vida comunitária;
  • luta pela paz (contra as guerras, conflitos e qualquer tipo de repressão);
  • vegetarianismo: busca de uma alimentação natural;
  • respeito às minorias raciais e culturais;
  • experiência com drogas psicodélicas,
  • liberdade nos relacionamentos sexuais e amorosos,
  • anticonsumismo
  • aproximação das práticas religiosas orientais, principalmente do budismo;
  • crítica aos meios de comunicação de massa como, por exemplo, a televisão;
  • discordância com os princípios do capitalismo e economia de mercado

Os precursores da revolução contracultural foram os chamados beatniks, cuja característica mais importante foi o inconformismo com a realidade do começo da década de 1960. Os líderes do movimento beatnik, que serviu de base para o movimento hippie, foram Jack Kerouac, Allen Ginsberg e William Burroughs.

Na segunda metade dos anos 60, Ken Kesey, Alan Watts, Timothy Leary e Norman Brown criaram a teoria e práxis contracultural, ganhando destaque e transformando-se nas lideranças do movimento.

Com relação ao mundo musical, podemos citar a cantora Janis Joplin como o símbolo deste movimento na década de 1960. As letras de suas canções e seu estilo fugiam do convencional, criticando, muitas vezes, o padrão musical estabelecido pela cultura de massa. Os músicos Jim Morrison e Jimi Rendrix também se encaixam neste contexto cultural.

Atualmente a contracultura ainda vive, porém esta preservada em pequenos grupos sociais e artísticos que contestam alguns parâmetros estabelecidos pelo mercado cultural, governos e movimentos tradicionalistas.

21
Q

Direitos Civis nos EUA

A

O mais conhecido e famoso deles através da história foi o Movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, entre 1955 e 1968, que consistia em conseguir reformas nos Estados Unidos visando a abolir a discriminação e a segregação racial no país. Com o aparecimento de movimentos negros como o Black Power e os Panteras Negras no meio dos anos 60, o clamor da sociedade negra por igualdade racial acabou aumentando seu pleito para a dignidade racial, igualdade econômica, auto-suficiência política e libertação da autoridade branca do país, eclipsando a razão inicial do movimento.

22
Q

Ditadura Militar no Brasi

A

Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.

23
Q

O golpe militar de 1964

A

A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961. O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência num clima político adverso. O governo de João Goulart (1961-1964) foi marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organização populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras como, por exemplo, os empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista. Vale lembrar, que neste período, o mundo vivia o auge da Guerra Fria.

Este estilo populista e de esquerda, chegou a gerar até mesmo preocupação nos EUA, que junto com as classes conservadoras brasileiras, temiam um golpe comunista.

Os partidos de oposição, como a União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Social Democrático (PSD), acusavam Jango de estar planejando um golpe de esquerda e de ser o responsável pela carestia e pelo desabastecimento que o Brasil enfrentava.

No dia 13 de março de 1964, João Goulart realiza um grande comício na Central do Brasil ( Rio de Janeiro ), onde defende as Reformas de Base. Neste plano, Jango prometia mudanças radicais na estrutura agrária, econômica e educacional do país.

Seis dias depois, em 19 de março, os conservadores organizam uma manifestação contra as intenções de João Goulart. Foi a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo.

O clima de crise política e as tensões sociais aumentavam a cada dia. No dia 31 de março de 1964, tropas de Minas Gerais e São Paulo saem às ruas. Para evitar uma guerra civil, Jango deixa o país refugiando-se no Uruguai. Os militares tomam o poder. Em 9 de abril, é decretado o Ato Institucional Número 1 (AI-1). Este, cassa mandatos políticos de opositores ao regime militar e tira a estabilidade de funcionários públicos.

24
Q

AI-5

A

O AI-5 (Ato Institucional número 5) foi o quinto decreto emitido pelo governo militar brasileiro (1964-1985). É considerado o mais duro golpe na democracia e deu poderes quase absolutos ao regime militar. Redigido pelo ministro da Justiça Luís Antônio da Gama e Silva, o AI-5 entrou em vigor em 13 de dezembro de 1968, durante o governo do então presidente Artur da Costa e Silva.

O AI-5 foi um represália ao discurso do deputado Márcio Moreira Alves, que pediu ao povo brasileiro que boicotasse as festividades de 7 de setembro de 1968, protestando assim contra o governo militar. A Câmara dos Deputados negou a licença para que o deputado fosse processado por este ato.

Determinações mais importantes do Ato Institucional Número 5:

  • Concedia poder ao Presidente da República para dar recesso a Câmara dos Deputados, Assembléias Legislativas (estaduais) e Câmara de vereadores (Municipais). No período de recesso, o poder executivo federal assumiria as funções destes poderes legislativos;
  • Concedia poder ao Presidente da República para intervir nos estados e municípios, sem respeitar as limitações constitucionais;
  • Concedia poder ao Presidente da República para suspender os direitos políticos, pelo período de 10 anos, de qualquer cidadão brasileiro;
  • Concedia poder ao Presidente da República para cassar mandatos de deputados federais, estaduais e vereadores;
  • Proibia manifestações populares de caráter político;
  • Suspendia o direito de habeas corpus (em casos de crime político, crimes contra ordem econômica, segurança nacional e economia popular).
  • Impunha a censura prévia para jornais, revistas, livros, peças de teatro e músicas.