GTD Flashcards
Quais são os objetivos de GTD?
(1) capturar todas as coisas que devem ser feitas feitas ou que sejam úteis para você num sistema lógico e confiável;
(2) educar-se para tomar as decisões de todos os seus projetos para que você possa implementar ou renegociar as “próximas ações”; e
(3) organizar e coordenar todo esse conteúdo, reconhecendo seus vários níveis de compromissos consigo mesmo e com os outros, a qualquer momento.
O que é um estado de fluxo?
O estado de fluxo é uma forma de trabalhar, de fazer e de ser em que a mente fica completamente desobstruída e as ideias acontecem. É um estado que todos podem atingir, muito importante para lidar com eficácia com a complexidade da vida.
“Os alpinistas sociais anseiam ser aristocratas, mas seus esforços provam que não são. Os aristocratas não se esforçam, pois já estão lá. O balanço é o estado de chegada.
O que é um laço aberto?
Qualquer coisa que atrai sua atenção é um “laço aberto”, que gruda na sua mente se não for gerenciado de maneira adequada.
Como gerenciar os laços abertos ou compromissos?
- Primeiro, se alguma coisa estiver emperrada em sua mente, é porque esta não está clara como água. Caso você tenha alguma pendência, por qualquer motivo, ela deve ser apreendida por um sistema de ações confiável, ou o que chamo de ferramenta de captura, que você usará constantemente.
- Segundo, é preciso definir o seu compromisso e decidir o que você deve fazer, se for o caso, para cumpri-lo.
- Terceiro, uma vez que resolva quais ações você deve tomar, estabeleça um sistema organizado de lembretes, que deverão ser consultados com regularidade.
Geralmente, alguma coisa gruda na sua cabeça porque você quer que ela mude. E, ainda assim:
- Você não determinou exatamente o resultado que almeja;
- Você não definiu a ação física seguinte; e/ ou
- Você não incorporou o sistema de lembretes.
Essa preocupação constante e improdutiva com todas as coisas que precisamos fazer é o maior consumidor de nosso tempo e energia.
Quais os componentes básicos para fazer acontecer?
(1) definir o que feito significa (resultado desejado) e
2) definir como fazer (ação
Quais os tipos de controle necessários para fazer acontecer?
horizontal e vertical.
O controle horizontal mantém a coerência das atividades com que você se envolveu. Imagine sua mente perscrutando tudo ao seu redor, como um radar da polícia. Ela pode se deter em qualquer um dos muitos itens diferentes que atraem ou exigem sua atenção: as compras, o namorado da sua filha, a reunião do conselho, a mensagem de texto que você acabou de receber, a nova estratégia da empresa, o almoço atrasado,
O controle vertical, ao contrário, gerencia as ideias, o desenvolvimento e a coordenação de assuntos e projetos individuais. Seu radar interno, por exemplo, pode “estacionar” sobre suas próximas férias no momento em que você e o cônjuge conversam sobre o assunto durante o jantar.
Quais são os cincos passos para o GTD?
(1) capturamos para esvaziar a mente; (2) esclarecemos o que fazer com cada item; (3) organizamos os resultados, que devem apresentar as opções sobre as quais (4) refletimos e então escolhemos aquelas em que nos (5) engajamos.
Como capturar com sucesso?
- Todos os laços abertos devem ser capturados; 2. Você deve ter como capturá-los (escolha um tipo de caixa de entrada); 3. Você deve esvaziar regularmente suas caixas de entrada;
Como pode ser o processo de esclarecimento das tralhas?
- Não será mais necessário (lixo); 2. Nenhuma ação é necessária agora, mas talvez alguma seja útil no futuro (incubação);
- A informação é muito útil e com certeza será necessária adiante (referência); Essas três categorias podem ser gerenciadas, mas trataremos disso mais tarde.
Por enquanto, basta dizer que você precisa de uma lixeira e da tecla Delete, um arquivo de referência rápida (sistema tickler) ou um calendário.
Quais as definições necessárias sobre os temas que demandam ação?
- Com que projeto ou resultado você se comprometeu? 2. Qual é a próxima ação?
Quais as alternativas quando é necessário decidir sobre a próxima ação?
- Faça. Se a ação levar menos de dois minutos, ela deve ser feita no momento em que for definida.
- Delegue. Se a ação demorar mais que dois minutos, pergunte-se: “Eu sou a pessoa certa para fazer isso?” Se a resposta for não, delegue.
- Adie. Se a ação demorar mais de dois minutos minutos e você for a pessoa certa para se engajar nela, adie-a e a acompanhe em uma ou mais listas de “Próximas Ações”.
Quais são as listas que ajudam a organizar as demandas?
lista de projetos, uma lista de planos de projetos, uma lista de espera, um calendário e uma lista de próximas ações.
Se não necessitam ação, como organizar?
Lixo, Algum dia/ Talvez e Referência.
Definição de projeto:
Defino um projeto como qualquer resultado alcançado em um ano e que exige mais de uma ação.