Grécia Flashcards
Seu marco inicial é a invenção da escrita, datada de aproximadamente 4 000 anos antes de Cristo, e seu final se deu com a queda do Império Romano do Ocidente em 476 d.C.
O período conhecido como História Antiga é o mais extenso da tradicional cronologia histórica.
Nesse período, enquadram-se o surgimento de grandes
civilizações – como a egípcia –, o início da história do povo hebreu e a constituição dos grupos que habitavam a região conhecida como Mesopotâmia.
O período conhecido como História Antiga é o mais extenso da tradicional cronologia histórica.
Como o comércio se tornou a principal atividade econômica dos povos de origem indo-europeia?
A localização geográfica e o solo pouco fértil transformaram o comércio na principal atividade econômica desses grupos.
A expansão comercial grega, a partir do século VIII a.C.,
levou à colonização de vários pontos ao longo do Mediterrâneo, chegando até ao sul da Itália, região conhecida como Magna Grécia. Por que isso ocorreu foi necessário?
Isso ocorreu por causa de um vasto movimento de expansão, o que levou à fundação de cidades gregas na costa do Mediterrâneo, solucionando a demanda de terras por parte dos mais pobres e estabelecendo-se
novos vínculos comerciais.
O que eram genos e no que se baseavam?
Genos eram comunidades agrícolas autossuficientes.
Na chamada comunidade gentílica, a propriedade era comunal e a política era comandada pelo pater, geralmente, o homem mais velho.
No que consiste o Período Homérico?
O período homérico (1150 a.C. a 800 a.C.) refere-se ao período da história da Grécia Antiga cujo início tem lugar a partir da suposta invasão dórica e do final da Civilização Micênica no século XI a.C. e cujo fim é marcado pela ascensão das células das cidades-estados gregas, no século IX a.C., pela literatura épica de Homero e pelos primeiros registros escritos a utilizarem o alfabeto grego, no século VIII a.C..
O que pôs fim à divisão interna dos genos?
O crescimento demográfico da comunidade gentílica levou à disputa de terras e à consequente união de vários genos, visando à formação de alianças defensivas.
O que sucedeu com o fim da divisão interna dos genos?
A propriedade da terra deixou de ser comunal, surgindo, desse modo, uma elite proprietária de terras no interior do mundo grego. Além disso, as condições do território – marcado por acidentes geográficos – bem como as constantes disputas entre povos de culturas diferentes (dórios, jônios e eólios), levaram ao isolamento desses grupos e à posterior formação das cidades-estado.
Poder político exercido por pequeno grupo de proprietários que se revezavam no controle político.
Oligarquia
Período Arcaico
Período das primeiras manifestações da arte grega e de surgimento das cidades-estado.
Período das primeiras manifestações da arte grega e de surgimento das cidades-estado.
Período Arcaico
A unificação em cidade-estado, no século X a.C.,
proporcionou a formação uma monarquia, na qual o poder era concentrado nas mãos do chamado ______, proprietário mais poderoso, que exercia a função de rei.
Basileu
A deposição do último basileu, entretanto, levou à formação de um regime oligárquico, baseado no ______, órgão que controlava a política.
Arcontado Os arcontes (em grego, o responsável por um “arquê”, cargo), eram escolhidos para ocuparem mandatos anuais. Ainda assim, vale ressaltar que Atenas, àquela época, seguia uma forma aristocrática de governo.
Após a expansão ateniense pelo sul da Itália e pelo Mar
Negro, entre os séculos VIII a.C. e VI a.C., uma grave crise social mergulhou Atenas em violência. Buscou-se, assim,a organização jurídica. Nesse contexto, estacaram-se as figuras de dois grandes legisladores: Dracon e Sólon. Como cada um contribui nesse processo?
Dracon transformou em registro escrito o conjunto de leis baseado na tradição oral ateniense, reafirmando o poder da elite, os eupátridas, que, em geral, ocupavam cargos no Arcontado.
Sólon aboliu a escravidão por dívidas, enfatizou o direito de qualquer pessoa prestar queixa, mesmo em nome de terceiros, de modo a corrigir uma injustiça, e propôs uma divisão censitária da sociedade, ou seja, de acordo com a renda de cada indivíduo.
Ao invés de sanarem os problemas atenienses, as medidas tomadas por Sólon agravaram os problemas sociais, proporcionando o surgimento das tiranias. Quem foi o responsável pela implantação da democracia depois disso?
Foi somente em 510 a.C. que Clístenes retirou do poder o último tirano e instalou em Atenas as condições para a implantação da democracia.