Glossário EEG (2022) Flashcards
O que é a amplitude do EEG?
É a medida da magnitude dos sinais de EEG (geralmente em microvolt), muitas vezes expressa como a diferença entre os desvios máximo e mínimo (ou no EEG retificado da linha de base ao pico).
Ela descreve a diferença de potencial elétrico nos eletrodos.
Quais são os fatores que podem influenciar na amplitude do EEG, no tamanho das deflexões de saída?
O tamanho das deflexões de saída depende do método de derivação (da montagem), da distância dos eletrodos e pode ser distorcida por estruturas interpostas (particularmente o crânio).
A voltagem é sinônimo de amplitude do EEG e o tamanho visual das formas das ondas pode ser manipulado pelo ganho.
O que é arrasto fótico?
Atividade periódica deflagrada nas regiões posteriores, geralmente induzida pela estimulação fótica repetitiva, em frequências de 1-30Hz (resposta fisiológica).
O que são artefatos?
Potenciais elétricos fisiológicos oriundos de fontes extracerebrais presentes no traçado eletroencefalográfico (piscamentos, movimentos, ECG, contrações musculares, distorções por mal funcionamento, movimento, ruído elétrico do ambiente).
Como caracterizar uma assimetria?
Amplitude, frequência ou morfologia da atividade do EEG desiguais, em canais sobre áreas homólogas nos 2 hemisférios cerebrais. Deve ser considerada anormal se a diferença de amplitude excede 50% ou a diferença de frequência é ≥ a 1Hz no ritmo dominante posterior
Como caracterizar assincronia no EEG?
Ocorrência não concomitante de atividades no EEG sobre áreas cerebrais de um mesmo hemisfério ou regiões homólogas contralaterais.
De um exemplo de assincronia no EEG
Duas ondas de morfologia semelhante ocorrendo em eletrodos ou canais separados, mas não de forma simultânea, devido a um atraso entre os canais.
O que é atenuação no EEG?
Redução da amplitude da atividade do EEG. Pode ocorrer transitoriamente, em resposta a um processo fisiológico, como exemplo abertura ocular, ou outro estimulo, semelhante a estimulacao elétrica cerebral, ou mais permanentemente como resultado de atrofia cerebral ou isquemia.
O que é uma atividade delta monorrítmica?
Atividade delta, relativamente estereotipada (até 200microvolts) de predomínio nas regiões posrteiores (occipital, temporal e central)
Em que população a atividade delta monorrítmica pode ser normal?
Grafoelemento normal em bebes prematuros (24-34sem de idade gestacional)
O que é uma atividade delta rítmica frontal intermitente (Frontal intermittent rhythmic delta activity - FIRDA)?
Ondas bastante regulares aproximadamente sinusoidais ou em dente de serra, ocorrendo principalmente em surtos a 1,5-2,5Hz, síncronos, sobre as regiões frontais, bilateralmente (ocasionalmente unilateral).
A que estão comumente associada às FIRDAS?
Associadas à encefalopatia inespecífica, em pacientes ambulatoriais e responsivos.
Frequente em doenças cerebrovasculares
Qual é o sinônimo de FIRDAS?
Atividade delta rítmica generalizada breve a 2c/s com ocasional predomínio frontal.
O que é uma atividade delta rítmica temporal intermitente (Temporal intermittent rhythmic delta activity - TIRDA)?
Padrão caracterizado por surtos de atividade delta rítmica e intermitente (1-3,5Hz), frequentemente com morfologia de dente de serra e predomínio nas regiões temporais anteriores, geralmente ocorre durante a sonolência e o sono leve. Pode ser uni ou bilateral independente
Ao que está associada a presença de TIRDAs?
Associada à epilepsia do lobo temporal e quando unilateral é virtualmente indicativa de patologia ipsilateral