Glossário Flashcards
Abordagem de testar primeiro
Uma abordagem de desenvolvimento de software na qual os casos de teste são modelados e implementados antes do componente ou sistema associado ser desenvolvido.
Abordagem de teste
A implementação da estratégia de teste para um projeto específico. Tipicamente inclui as decisões tomadas baseando-se na meta do projeto (teste) e na avaliação de risco realizada, nos pontos de partida relativos ao processo de teste, nas técnicas de projeto de teste a serem aplicadas, nos critérios de saída e nos tipos de teste a serem executados.
Acurácia
Capacidade do produto de software em fornecer os resultados ou efeitos, corretos ou acordado com o grau necessário de precisão.
Adequação
Capacidade que um produto de software tem de fornecer um conjunto apropriado de funções para tarefas específicas e para objetivos do usuário.
Alfa teste
Teste operacional simulado ou real por usuários, clientes em potencial, ou uma equipe de teste independente no site do desenvolvedor, mas fora da organização de desenvolvimento. O teste alfa é frequentemente empregado para software comercial de prateleira como uma forma interna de teste de aceite.
Ambiente de teste
Ambiente que contém hardware, instrumentação, simuladores, ferramentas de software e outros elementos de suporte necessários à realização de um teste.
Análise de causa-raiz
Uma técnica de análise destinada a identificar as causas básicas dos defeitos.
Análise de risco
O processo de avaliar os riscos identificados de um projeto ou produto para determinar seu nível de risco, geralmente estimando seu impacto e a probabilidade de sua ocorrência (probabilidade).
Análise de teste
O processo de analisar a base do teste e definir os objetivos do teste.
Análise de valor limite
Uma técnica de modelagem de teste caixa-preta em que os casos de teste são projetados com base nos valores limite.
Análise estática
Análise dos artefatos de desenvolvimento de software, por exemplo, requisitos ou código, realizados sem a execução desses artefatos. A análise estática é geralmente realizada por meio de uma ferramenta de apoio.
Atributo de qualidade
Um recurso ou característica que afeta a qualidade de um item.
Auditoria
Uma avaliação independente de produtos ou processos de software para verificar a conformidade com padrões, diretrizes, especificações ou procedimentos, baseados em critérios objetivos, incluindo documentos que especifiquem: a forma ou o conteúdo dos produtos a serem produzidos, o processo pelo qual os produtos são produzidos e como a conformidade com padrões ou diretrizes deve ser medida.
Automação da execução de teste
O uso de software, por exemplo, ferramentas de captura/reprodução, para controlar a execução dos testes, comparar os resultados reais com os esperados, configurar as pré-condições de teste e outras funções de controle de teste e relatório
Automatização de teste
Utilização de software para desempenhar ou dar suporte às atividades de teste, por exemplo, gerenciamento de teste, modelagem de teste, execução de teste e verificação de resultados.
Base de teste
Todos os documentos dos quais os requisitos de um componente ou sistema podem ser deduzidos. A documentação na qual os casos de teste são baseados. Se um documento puder ser corrigido apenas por meio de um procedimento formal de alteração, a base será chamada de base de teste congelada.
Beta teste
Teste operacional por usuários, clientes em potencial ou existentes em um site externo que não estejam envolvidos de outra forma com os desenvolvedores, para determinar se um componente ou sistema satisfaz ou não as necessidades do usuário/cliente e se encaixa nos processos de negócios. O beta teste é frequentemente empregado como uma forma externa de teste de aceite para software comercial de prateleira, a fim de obter feedback do mercado.
Caminho
Uma sequência de arestas consecutivas em um gráfico
Carta de teste
Uma declaração com os objetivos do teste e possivelmente ideias sobre como testar. As cartas de teste são usadas em testes exploratórios.
Caso de teste
Um conjunto de valores de entrada, pré-condições e pós-condições de execução, e resultados esperados, desenvolvidos para um objetivo ou uma condição específica de teste, como o teste de um determinado caminho do programa ou para verificar a conformidade com um requisito específico.
Ciclo de vida do software
Período de tempo que começa quando um produto de software é concebido e termina quando o software não está mais disponível para uso. O ciclo de vida do software, normalmente inclui as fases de: conceito, requisitos, concepção, execução, teste, instalação e verificação, operação e manutenção e, às vezes, a fase de aposentadoria. Note que estas fases podem se sobrepor ou serem realizadas de forma iterativa.
Cobertura
O grau, expresso em porcentagem, para o qual um item específico de cobertura foi testado por um conjunto de testes.
Cobertura de decisão
A porcentagem de resultados de decisão que foram exercidos por um conjunto de testes. 100% de cobertura de decisão implica em 100% de cobertura de desvio e 100% de cobertura de sentença.
Compatibilidade
O grau em que um componente ou sistema pode trocar informações com outros componentes ou sistemas, ou executar suas funções requeridas ao compartilhar o mesmo ambiente de hardware ou software.
Complexidade
O grau em que um projeto ou código de um componente ou sistema é difícil de entender.
Condição de teste
Um item ou evento de um componente ou sistema que pode ser verificado por um ou mais casos de teste, por exemplo, uma função, uma transação, um recurso, um atributo de qualidade ou um elemento estrutural.
Confiabilidade
A capacidade do produto de software para executar suas funções sob condições estabelecidas por um período específico, ou para um número específico de operações.
Controle de qualidade
Um conjunto de atividades destinadas a avaliar a qualidade de um componente ou sistema.
Critério de aceite
Os critérios de saída que um componente ou sistema deve satisfazer para ser aceito por um usuário, cliente ou outra entidade autorizada.
Critério de cobertura
Os critérios para definir os itens de cobertura necessários para atingir um objetivo de teste
Critério de saída
O conjunto de condições genéricas e específicas, acordado com os stakeholders para permitir que um processo seja oficialmente concluído. O objetivo dos critérios de saída é impedir que uma tarefa seja considerada concluída quando ainda houver pendências na tarefa que não foram concluídas. Os critérios de saída são usados para relatar e planejar quando interromper o teste.
Critérios de entrada
O conjunto de condições para iniciar oficialmente uma tarefa definida.
Dados de teste
Dados que existem (por exemplo, em um banco de dados) antes da execução de um teste, e que afetam ou são afetados pelo componente ou sistema em teste.
Defeito
Uma imperfeição em um componente ou sistema que pode fazer com que ele falhe ao executar sua função requerida, por exemplo, uma sentença incorreta ou uma definição de dados. Um defeito, se encontrado durante a execução, pode causar uma falha do componente ou sistema.
Densidade de defeito
O número de defeitos identificados em um componente ou sistema dividido pelo tamanho desse componente ou sistema (expresso em termos de medida padrão, por exemplo, linhas de código, número de classes ou pontos de função).
Depuração
O processo de encontrar, analisar e remover as causas de falhas no software.
Descobrindo
Resultado de uma avaliação que identifica algum problema ou oportunidade importante.
Desenvolvimento ágil de software
Um grupo de metodologias de desenvolvimento de sistemas baseado no desenvolvimento interativo e incremental onde os requisitos e soluções evoluem através da colaboração entre equipes multifuncionais auto-organização.
Desenvolvimento orientado pelo comportamento
Uma abordagem colaborativa ao desenvolvimento, na qual a equipe está focada em fornecer o comportamento esperado de um componente ou sistema para o cliente, compondo a base para o teste.
Desenvolvimento orientado por teste
Modo de desenvolvimento de software no qual os casos de teste são desenvolvidos, e frequentemente automatizados, antes que o software seja desenvolvido para rodar esses casos de teste.
Desenvolvimento orientado por teste de aceite
Uma abordagem de teste baseada em colaboração que define testes de aceite na linguagem de domínio dos stakeholders
Disponibilidade
O grau em que um componente ou sistema está operacional e acessível quando requisitado para uso. Frequentemente expresso em porcentagem.
Efetividade
A capacidade de produzir um resultado pretendido.
Eficiência
(1) A capacidade do produto de software de fornecer um desempenho adequado, em relação à quantidade de recursos utilizados, e sob condições estabelecidas. (2) A capacidade de um processo para produzir o resultado pretendido, em relação à quantidade de recursos utilizados.
Entendibilidade
Capacidade que um produto de software tem de possibilitar ao usuário entender se ele é adequado para uso, e como pode ser utilizado em determinadas tarefas e condições.
Erro
Ação humana que produz um resultado incorreto.
Especificação de teste
Um documento que consiste em uma especificação do projeto de teste, do caso de teste ou do procedimento de teste.
Estimativa de teste
Aproximação calculada de um resultado relacionado com vários aspectos do teste (por exemplo, esforço despendido, data de conclusão, custos envolvidos, número de casos de teste, etc), que é utilizável mesmo se os dados de entrada sejam incompletos, incertos ou incompreensíveis.
Estratégia de teste
Uma descrição de alto nível dos níveis de teste a serem executados e os seus respectivos testes para uma organização ou programa (um ou mais projetos).
Execução de teste
Processo de executar um teste em um componente ou sistema produzindo resultados reais.
Experiência do usuário
Percepções e respostas de uma pessoa resultantes do uso ou uso antecipado de um produto de software
Falha
Desvio do componente ou sistema de sua entrega, serviço ou resultado esperado.
Falhou
O status de um resultado de teste se o resultado real não corresponder ao resultado esperado.
Ferramenta de execução de teste
Uma ferramenta de teste que executa testes em um item de teste designado e avalia os resultados em relação aos resultados esperados e pós-condições.
Ferramenta de gerenciamento de teste
Ferramenta que dá suporte ao gerenciamento de teste e que controla parte deste processo. Frequentemente possui várias funcionalidades, tais como, gerenciamento de testware, estabelecimento de um cronograma de testes, registro de resultados, rastreamento do progresso, gerenciamento de incidentes e relato de teste
Framework de teste de unidade
Ferramenta que proporciona um ambiente de teste de unidade ou de componente, em que um componente pode ser testado de forma isolada ou com comtroladores e simuladores adequados. Ele também fornece outros tipos de suporte para o desenvolvedor, tais como capacidade de depuração.
Funcionalidade
Capacidade que um produto de software possui de fornecer funções que atendam às necessidades declaradas e implícitas quando o software for usado sob condições específicas.
Garantia de qualidade
Parte do gerenciamento de qualidade que garante que os requisitos de qualidade sejam tendidos.
Gerenciamento de configuração
Disciplina que aplica o monitoramento e as direções técnicas e administrativas para identificar e documentar as características funcionais e físicas de um item de configuração, controlar as mudanças destas características, registrar e processar relatórios de implementação da mudança, e verificar a conformidade com os requisitos especificados.
Gerenciamento de defeito
O processo de reconhecimento, investigação, ação e eliminação de defeitos. Envolve registrar, classificar, e identificar o impacto dos defeitos.