Gestão de pessoas Flashcards
O que é um modelo de gestão?
Os modelos de gestão representam um conjunto de características centrais que envolve as formas de estruturação, organização e funcionamento das organizações.
O que é a gestão da produção?
é a forma como são organizados os processos de produção e distribuição de bens e serviços.
Quais as três dimensões, apontadas pelo autor, que compõem os modelos de gestão organizacional?
gestão da produção, organização do trabalho e relações de emprego.
Como é a gestão de produção do sistema sociotécnico sueco?
Mais descentralizada e flexível; e apresenta uma produção de baixos volumes e de alta qualidade, voltada para mercados específicos (não objetiva a produção em larga escala).
Como é a organização do trabalho do sistema sociotécnico sueco?
É utilizado o formato de grupo autônomo (maior participação dos empregados e fortalecimento da democracia); e o modelo de organização de “células de manufatura”; além disso, a organização do trabalho é mista e instituída formalmente.
Como são as relações de trabalho do sistema sociotécnico sueco?
- Equipes suecas são concebidas como estruturas funcionais de trabalho, formalmente organizadas, nas quais seus membros realizam diversas tarefas, com níveis diferentes de qualificação e sem haver expectativa de que desenvolvam habilidades que os permitam atuar em todas as tarefas da equipe. Funciona sem linha de montagem.
- Relação formal, mediadas por contratos
O que são as organizações do trabalho?
Se estrutura com base no grau de especialização das tarefas, a aplicação do conhecimento e a forma de supervisão do trabalho. Ou seja, é a forma como as pessoas são consideradas em cada um dos modelos de gestão.
O que são as relações de trabalho?
Políticas e práticas que governam o relacionamento de indivíduos e grupos envolvidos na produção.
Como é a gestão de produção da produção enxuta japonesa?
- Produção em grande quantidade de produtos de baixo custo, alta qualidade e variedade.
- Necessidade de garantir um fluxo produtivo suave e contínuo e busca permanente por melhorias.
- A redução dos tempos de parada de equipamentos e a flexibilidade de adaptações na linha de produção estão associadas à introdução do princípio do just-intime (os insumos são entregues diretamente na linha de montagem).
o que é o just-in-time?
É um sistema de administração da produção onde vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo (produção por demanda). a maior vantagem em se utilizar este conceito é a redução de custos da cadeia produtiva como um todo, pois o objetivo principal do Just in time é reduzir ou mesmo eliminar todo estoque e desperdícios nas diferentes etapas de produção.
Como é a organização do trabalho da produção enxuta japonesa?
• Os grupos de trabalho assumem o formato de círculos de qualidade e são constituídos por trabalhadores de linha, geralmente liderados por um supervisor. Têm como função buscar soluções que reduzam custos e aumentem a produtividade, a moral e a motivação. • Flexibilidade das relações e busca da melhoria contínua (treinamentos constantes).
Como são as relações de trabalho da produção enxuta japonesa?
• Relações formais, mas negociáveis. • Os trabalhadores participam do processo produtivo, mas não têm autonomia para tomar decisões gerenciais. • Investimento em grupos de trabalho, comissões internas e relações amistosas com representantes das categorias de profissionais (sindicatos). • Relações flexíveis, austeras e enxutas (modelo forte e resistente a crises).
Como é a gestão de produção da especialização flexível italiana?
• Flexibilidade na produção e na intensidade do uso de tecnologia durante o processo produtivo. • A estrutura existente se vincula a novas estruturas por meio de parcerias (clusters). Articulação de polos produtivos visando suprir toda demanda. • Produção em pequenos lotes de uma grande variedade de produtos baseada no uso intensivo de tecnologia.
Como é a organização do trabalho da especialização flexível italiana?
• Reorganização de aspectos do ambiente externo da organização e no modo de produção. • Existência de processos de aprendizagem e transferência de conhecimento entre empresas. • Especialização flexível
Como são as relações de trabalho da especialização flexível italiana?
• Desenvolvimento de redes entre produtores que buscavam eficiência via especialização e flexibilidade por meio da colaboração • Forte presença sindical, garantindo aspectos mais gerais do contrato de trabalho ao mesmo tempo em que apoiavam a flexibilização nas formas de utilização do trabalhador.