Gestão Ambiental Flashcards
PPCerrado
-Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado
- PPCerrado 3ª fase_2016-2020
- A presente versão do PPCerrado traz a sua ampliação para as demais áreas do governo federal bem como novas iniciativas consideradas fundamentais para levar à redução do desmatamento no bioma.
- o PPCerrado engloba tanto o compromisso nacional voluntário de redução (em 40%) das emissões provenientes do desmatamento do cerrado, quanto outras ações, descritas no Plano Operacional do PPCerrado, e que terão suas emissões computadas dentro dos esforços dos planos setoriais de Agricultura e Siderurgia. Isso tem o objetivo de evitar dupla contagem na redução de emissões.
Amazônia Legal (1953)
Nasce em 1953, com a criação da SPVEA.
Divite MT, GO e MA.
Atualmente: Amazônia Legal = Norte + MT + Maior parte do MA.
SUDAM (1966) - contexto
- Com a entrada do regime militar –> novo momento para ocupação da Amazônia
- projeto geopolítico justificado na DSN;
- rede de infraestrutura, fluxos de capital e populacionais;
- a criação da SUDAM (1966) e da SUFRAMA (1967) representam um marco na consolidação definitiva da região no cenário produtivo nacional e definem, assim, um modelo peculiar de ocupação do espaço que se projeta nos dias atuais.
SUFRAMA - ZFM (1967)
Governo Castelo Branco loco cria a Zona Franca de Manaus (ZFM) para tentar dinamizar a economia amazônica e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), uma autarquia federal para administrar a ZFM.
SUDAM (1966) - características
-a SUDAM foi uma autarquia federal criada pelo governo Castello Branco com o objetivo de dinamizar a economia regional. a Sudam criou incentivos fiscais para atrais investidores privados (nacionais e internacionais), como no caso da Zona Franca de Manaus. A Sudam é uma tentativa de reproduzir o modelo da Sudene.
PPCaatinga
Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Caatinga
PAS
O Plano Amazônia Sustentável (PAS) propõe um conjunto de diretrizes para orientar o desenvolvimento sustentável da Amazônia com valorização da diversidade sociocultural e ecológica e redução das desigualdades regionais. Lançado em maio de 2008, pelo presidente
SEMA (1973)
O governo Médici criou a Secretaria Especial para o Meio Ambiente (SEMA). Foi ma resposta à Conf. de Estocolmo com objetivo de amenizara péssima imagem internacional deixada pelo país, por conta da ênfase do governo militar no desenvolvimento, Na prática, a SEMANA não faz nada, pois a postura brasileira prioriza o desenvolvimento a qualquer custo, em detrimento do meio ambiente.
SISNAMA (1981)
Figueiredo aprovou a lei que criou o Sistema Nacional do Meio Ambiente com o objetivo de estabelecer padrões que tornassem possível o desenvolvimento sustentável, através de mecanismos e instrumentos capazes de conferir ao meio ambiente uma maior proteção. A lei estabelece o PNMA e cria o CONAMA.
CONAMA (1981)
Conselho Nacional do Meio Ambiente- é órgão responsável por deliberação e consulta sobre políticas nacionais de meio ambiente. o Conama inclui representantes da sociedade civil.
Ibama (1989)
Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, uma autarquia federal que será vinculada ao MMA a partir de 1992.
MMA- 1992
Criado no governo Color.
Lei de Crimes Ambientais (1998)
São considerados crimes ambientais as agressões ao meio ambiente e seus componentes que ultrapassem os limites estabelecidos por lei.
SNUC (2000)
FHC –> Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, para coordenar as áreas de proteção ambiental nos níveis federal, estadual e municipal. o SNUC é a tentativa de organização das unidades de conservação do Brasil.
- Unidades de proteção integral
- unidades de uso sustentável
Zoneamento Agroecológico da Cana (ZAE) - 2009
O Brasil quer transformar o álcool em uma commodity e, para isso, tem que quebrar resistências ao etanol brasileiro. Uma dessas resistências é a crítica de que o Brasil, para plantar cana e produzir etanol, causa danos ambientais. Uma das estratégias do governo brasileiro foi a elaboração (2009), pela Embrapa, do Zoneamento Agroecológico da Cana de Açúcar.
- Define áreas ideias para cultivo de cana
- proibição do cultivo da cana na Amazônia e no pantanal