GERAL PS1 Flashcards
O diagnóstico alérgico-cutâneo com tuberculina não possui capacidade para revelar infecções incipientes a partir de 3 a 8 semanas da exposição ao Mycobacterium.
FALSO
Pode revelar infecções incipientes a partir de 3 a 8 semanas da exposição ao Mycobacterium, alcançando boa sensibilidade e especificidade e sendo considerado pela OIE como técnica de referência.
Considerando a IN 5 de 2002, que aprova as Normas Técnicas para o controle da raiva dos herbívoros domésticos, julgue o seguinte item.
Ao laboratório deverão ser remetidas amostras do sistema nervoso central do animal suspeito, bem como 20% dos morcegos hematófagos capturados.
FALSO, apenas 10%
Considerando os métodos indiretos de diagnóstico da Brucelose Bovina e Bubalina, julgue o seguinte item.
O Teste do 2-Mercaptoetanol (2-ME) deve ser executada sempre em paralelo com a prova lenta em tubos.
É uma prova quantitativa seletiva que detecta somente a presença de IgG no soro (infecção crônica). Deve ser executada sempre em paralelo com a prova lenta em tubos.
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, julgue o seguinte item.
O primeiro teste para ingresso de animais em estabelecimento de criação certificado ou em certificação de livre de tuberculose deverá ser realizado durante os noventa dias que antecedem o embarque e o segundo teste até sessenta dias após o ingresso no estabelecimento de criação de destino, num intervalo mínimo de sessenta dias entre testes, sendo que os animais deverão permanecer isolados desde o ingresso no estabelecimento até o segundo resultado negativo.
Conforme o inciso II do art. 59 da IN10/2017, os prazos estão invertidos. O primeiro teste deverá ser realizado durante os sessenta dias que antecedem o embarque e o segundo teste até noventa dias após o ingresso no estabelecimento.
A porta de entrada mais importante é o trato digestivo, sendo que a infecção se inicia quando um animal suscetível ingere água e alimentos contaminados ou pelo hábito de lamber as crias recém-nascidas.
Verdadeiro
O tratamento específico para Estomatite Vesicular é realizado com Oseltamivir.
FALSO
A brucelose é considerada uma doença zoonótica causada pela bactéria Brucella bovis, caracterizada por infertilidade e aborto no final da gestação nas espécies bovina e bubalina.
FALSO. É Brucella abortus
A coleta de material de animais suspeitos de raiva será orientada por médico veterinário e efetuada por este ou por auxiliar que tenha recebido treinamento adequado e que esteja devidamente imunizado.
VERDADEIRO
onsiderando as características das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis, julgue o seguinte item.
No Brasil, são considerados materiais especificados de risco – MER em bovinos e bubalinos as seguintes estruturas: tonsilas (palatinas e linguais), íleo distal de bovinos e bubalinos (70 cm), encéfalo, medula espinhal e olhos.
VERDADEIRO
Considerando a etiologia da Tuberculose, julgue o seguinte item.
No ser humano, a infecção pelas micobactérias do complexo MAIS não tem importância clínica.
No ser humano, a infecção pelas micobactérias do complexo MAIS tem importância para os indivíduos com deficiência imunológica.
Considerando os métodos indiretos de diagnóstico da Brucelose Bovina e Bubalina, julgue o seguinte item.
O Teste de Soroaglutinação em Tubos (SAT) é uma prova padronizada frente a um soro padrão internacional, sendo o resultado expresso em unidades internacionais.
VERDADEIRO
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, julgue o seguinte item.
A comercialização de vacina fica condicionada à emissão de receita por médico veterinário oficial, a qual deverá ficar disponível, pelo período de um ano, no estabelecimento comercial, para fiscalização pelo serviço veterinário oficial.
FALSO
Veterinário cadastrado
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, julgue o seguinte item.
Em regiões onde as características geográficas restrinjam o manejo das explorações pecuárias a período limitado do ano, dificultando a vacinação contra brucelose das fêmeas até os oito meses de idade, será permitido realizar esquema diferenciado de vacinação contra brucelose, que consistirá na utilização da vacina B19, com comprovação anual.
Falso. Deve usar RB51
A eliminação do Mycobacterium bovis não ocorre antes do aparecimento dos sinais clínicos, visto que o agente é oriundo das lesões pulmões ou de outros tecidos, dependendo dos órgãos afetados.
Em um animal infectado, o M. bovis é eliminado pelo ar expirado, pelas fezes e urina, pelo leite e outros fluidos corporais, dependendo dos órgãos afetados. A eliminação do M. bovis tem início antes do aparecimento dos sinais clínicos.
O Teste do 2-Mercaptoetanol (2-ME) é uma prova qualitativa seletiva que detecta somente a presença de IgG no soro, que é a imunoglobulina indicativa de infecção crônica.
uma prova quantitativa seletiva que detecta somente a presença de IgG no soro, que é a imunoglobulina indicativa de infecção crônica.
A manutenção do certificado de estabelecimento de criação livre de tuberculose fica condicionada à realização e apresentação ao serviço veterinário oficial de testes de rebanho negativos para diagnóstico de tuberculose com intervalos máximos de seis meses.
12 MESES
O receptor responsável por adsorção do vírus da febre aftosa (VFA) a membranas celulares localiza-se na proteína VP4, bem como também possui o principal epítopo indutor de resposta humoral.
VP1
Considerando o diagnóstico laboratorial do vírus da raiva, julgue o seguinte item.
A imunofluorescência direta (IFD) apresenta resultados confiáveis quando realizados em amostras frescas, em 95-99% dos casos, no entanto o resultado é obtido somente após 48 horas da realização do teste.
O teste de IFD apresenta resultados confiáveis em poucas horas, quando realizados em amostras frescas, em 95-99% dos casos.
O morcego não hematófago Tadarida brasiliensis é o reservatório da variante 3 do vírus da raiva (RabV).
VARIANTE ANTIGÊNICA 4: Morcegos não hematófagos Tadarida brasiliensis
Após um período de incubação variável, seguido de replicação viral no tecido conjuntivo e muscular circunvizinhos no ponto de inoculação, o vírus da raiva (RabV) se dissemina rapidamente alcançando o SNC.
V
No Teste da Prega Caudal, a tuberculina (PPD) bovina será inoculada por via intradérmica na dosagem de 0,1 mL, dez a doze centímetros da base da cauda, na junção das peles pilosa e glabra, devendo a inoculação ser efetuada de um mesmo lado da prega caudal de todos os animais do estabelecimento de criação.
seis a dez centímetros da base da cauda. O resto tá certo
No Código Sanitário para os Animais Terrestre da OIE, o período de infecciosidade da raiva em carnívoros domésticos começa 5 dias antes do aparecimento dos primeiros sinais clínicos e termina com a morte do animal.
Falso.No Código Sanitário para os Animais Terrestre da OIE, o período de infecciosidade da raiva em carnívoros domésticos começa 15 dias antes do aparecimento dos primeiros sinais clínicos e termina com a morte do animal.
A apresentação ao serviço veterinário oficial de relatório de distribuição e utilização das tuberculinas, com periodicidade trimestral, é obrigatória, segundo condições definidas pelo DSA.
Falso. Periodicidade mensal
Para evolução no controle e erradicação da brucelose, nas UFs classe A, deverão ser adotadas medidas como saneamento obrigatório dos focos detectados e vigilância epidemiológica para detecção de focos.
V
Considerando a patogenia do vírus da raiva (RabV), julgue o seguinte item.
Partículas virais somente podem ser identificadas na saliva dias após a manifestação de sinais clínicos.
Partículas virais podem ser identificadas na saliva dias antes da manifestação de sinais clínicos.
Somente para o ser humano, as vacinas antirrábicas são indicadas para tratamento pós-exposição.
V
Considerando a epidemiologia da Tuberculose Bovina, julgue o seguinte item.
Frequentemente vacas com tuberculose genital transmitem a doença ao feto pela via transplacentária.
Falso