Geral Flashcards
Batalha de Poitiers
Conflito travado entre a Cristandade e o Islão, ou seja, entre os Francos liderados por Carlos Martel, e os Muçulmanos, liderados por Abderramão, o qual pôs fim à invasão islâmica na Europa Ocidental. Resultou na vitória dos católicos e a expulsão dos muçulmanos do território europeu.
Calvinismo
Na teoria da Predestinação Absoluta, Calvino afirmava que Deus, desde sempre, já sabia quem eram as pessoas que seriam salvas por eles, assim como as que não seriam. Portanto, para o calvinismo, Deus é o soberano de todas as coisas e nada acontece se não for conforme a sua vontade. *Seu pensamento serviu de base pro capitalismo,já que um dos indicativos de predestinação divina era o acúmulo de riquezas.
Luteranismo
É a doutrina protestante, vertente do Cristianismo, pregada por Martinho Lutero, que acredita que a salvação das pessoas consiste na sua fé, pregava a livre interpretação do texto bíblico, negação do celibato e adoração de imagens, realização de cultos em língua nacional e a subordinação da Igreja ao Estado.
Anglicanismo
A decisão do rei inglês rei Henrique VIII, de mudar a religião oficial do país, tornando oficial uma igreja criada especialmente para tal propósito, já que o divórcio não é aceito pela igreja católica. Ele deixou Catarina de Aragão com quem teve 5 filhas e apenas uma sobreviveu e casou-se com Ana Bolena, para ter seu herdeiro. Os ritos são similares ao do catolicismo, mas tem como chefe supremo o monarca inglês no lugar do papa. A imortal rainha Elizabeth é a representante de Estado e religiosa.
Islamismo
É uma religião surgida na Península Arábica, no começo do século VII, por meio do profeta Maomé. Quem segue é chamado de muçulmano, seu livro chama Alcorão e seu deus chama Allá. A lua e a estrela presente na bandeira de alguns países representa as fases da lua, que possuem relação com o islamismo. Os muçulmanos acreditam que três cidades são sagradas: Medina, Meca e Jerusalém. Meca possui a Caaba, uma construção sagrada. Medina é o local onde há uma mesquita que guarda o túmulo de Muhammad, e Jerusalém é o local onde o profeta foi transportado por um ser mítico, que, depois, levou-o ao sétimo céu para encontrar o próprio Allah. Os sunitas correspondem a 90% dos muçulmanos e são conhecidos por possuir uma interpretação mais flexível do Alcorão. Os xiitas, correspondem a 10% dos muçulmanos e defendem uma interpretação literal dos textos sagrados e uma aplicação mais rígida da Sharia (lei islâmica).
Mercantilismo
- Intervencionismo estatal (protecionismo- produtos do país tem vantagem competitiva no preço, por exemplo, em relação aos importados. O importado era mais caro)
- Metalismo: Bulionismo- extração do metal e armazenamento (Espanha nas Américas) X pirataria- Ingleses saqueavam navios (corsários eram piratas com aval do reino inglês)
- Balança comercial favorável: Modelo inglês- compra do produto e revenda mais cara X modelo francês- chama Colbertismo: compra do produto e transformação do mesmo para agregar valor (perfumes franceses).
- Os ingleses passam a ter esse pensamento na Rev. Industrial. Colonialismo
Lei Alves Branco (1844)
Permitia a taxação de importados em até 60%, deixando os produtos nacionais mais baratos e assim incentivando o desenvolvimento da indústria nacional.
Cinturões do Estados Unidos
Destacam o cinturão do trigo (wheat belt), do milho e soja (corn belt), e do algodão (cotton belt). Os EUA são grandes produtores de laranja e competem com o Brasil. Produzem também cana de açúcar. Os EUA são o maior exportador de alimento, mesmo com a política de segurança alimentar, onde a produção agrícola deve primeiro abastecer o país internamente para depois ser exportado.
O Brasil importa arroz, feijão e trigo, a base da alimentação brasileira. Qual a finalidade de exportar outros produtos e importar o básico?
O fato de que o Brasil exporta grande parte da sua produção agrícola, a fim de gerar um superávit comercial e, assim, pagar sua dívida externa. Ou seja, exportar em dólar, para com o dólar ganho pagar a dívida externa.
Mapa dos cinturões agrícolas do EUA

Lei de terras (1850)
Estabelece a compra como única forma de obtenção de terras públicas. Desta forma, inviabilizou os sistemas de posse ou doação para transformar uma terra em propriedade privada. Foi um marco pra concentração fundiária no Brasil, visto que apenas as pessoas com mais dinheiro tinham acesso a terra.
Plantation
latifundio, exportação, monocultura e mão de obra escrava
Criação das ligas camponesas em 1930
1º movimento social. Surgiu no nordeste por meio do partido comunista: lutam pela melhora da vida no campo e pela diminuição da concetração fundiária.
Estatuto da terra (1964)
Criado no governo militar. Norma legal da terra no Brasil: estabelcido o módulo rural, que é o mínimo necessário para uma família sobreviver. Os conceitos de minifúndio e latifúndio derivam desse princípio. Cada módulo rural deve cumprir uma função social ou econômica, caso contrário é considerada improdutiva. A reforma agrária é baseada na desapropriação dessas terras.
Infraestrutura da reforma agrária
O governo militar desenvolve infraestrutura para facilitar o acesso aos módulos rurais. A rodovia transamazônica (BR 230) foi fundamental nesse processo, já que facilitava o escoamento da produção local. Os militares desenvolveram a região para povoar o norte, já que temiam invasões. A transamazônica até hoje não foi concluída, não possui asfalto em grande parte do trajeto.
Lemas: “Integrar para não entregar” e “Terra sem pessoas para pessoas sem terra”
Módulo rural—> Módulo fiscal
Pedaço de terra mínimo para sobrevivência da família considerando a produtividade da terra, as condições econômicas e ambientais. Ou seja, cada módulo fiscal possi tamanhos diferentes.
Revolução verde
uso de alta tecnologia na agricultura. Teconolgia: maquinários, insumos agrícolas (agrotóxico) e alimentos transgênicos.
Vantagens: Aumento da produção, incorporação de terras antes improdutivas que agora são corrigidas com a tecnologia( cerrado tem o solo muito ácido e com o uso da calagem, agora ele é produtivo)
Desvantagem: Aumento da expropriação de terras, (expulsão das pessoas da terra): isso acontece porque não são todos os fazendeiros que tem poder de compra dessa tecnologia, tornando impossível sua permanência no mercado. Isso gera o aumento da concentração fundiária e desemprego estrutural junto com o êxodo rural e aumento dos empregos informais (o uso do maquinário tira trabalhadores). Degradação ambiental: muito uso de água, desmatamento, desgaste do solo pela monocultura, proliferação de pragas.
Expansão da fronteira agrícola em direção a amazônia e o cerrado( o limite entre as duas) , região centro-oeste e indo para norte.
EMBRAPA (1972): Empresa pública de pesquisas agrícolas (transgênia), é considerado um polo tecnólogico no Brasil. Ela dá apoio para pequenos e grandes produtores.
Criação da agroindústria e plantation moderno
Plantation moderno: latifúndio, monocultura, exportação e maquinário.
Agroindústria: Cidade + campo. União do comecial, indutrial e agrícola.
Regiões de conflito no campo
MATOPIBA ou região do bico do papagaio: Atuação da igreja católica com o grupo pastoral da terra, serve como mediarora. Agentes: posseiros, indígenas, grileiros, garimpeiros, sem terra, madeireiros e latinfundiários.
Região Raposa Serra do sol: terra de demarcação indígena no norte de Roraima, região produtora de arroz disputada por fazendeiros.
SOJA
Foi trazida por agricultores japoneses de modo experimental.
Fatores que tornaram a soja dominante:
- Valorização no mercado internacional: utilização na ração e no óleo de cozinha.
- Desenvolvimento da biotecnologia: a revolução verde possibilitou a transgenia, tornando a soja que é de clima temperado para o clima tropical por meio da EMBRAPA.
- O governo pssui interesse em exportar bastante para quitar a dívida externa em dólares.
- Brasiguaios: venderam a terra no Brasil para comprar terra no Paraguai e plantar soja em 1960 por meio do incentivo do governo paraguaio. É motivo de conflito entre os paraguaios sem terra e os brasileiros que tem terra no Paraguai, resutando em invasões. Esse conflito gerou o impeachment relâmpago de Fernando Lugo em 36h por acusações de incentivar esse movimento. O Paraguai foi suspenso do Mercosul por ter o impeachment considerado antidemocrático, já que tem uma cláusula no Protocolo de ushuaia sobre democracia.
CANA DE AÇUCAR
Ganha força em 1975 com o programa nacional pró alcool que incentivou a produção de cana para etanol. O contexto é o alto valor do petróleo e da gasolina, consequentemente.
Em 2008 teve uma crise de alimentos e alguns países culpam os EUA e o Brasil por usarem terras férteis com outras finalidades (produção de biocombustível como etanol com milho e soja, respectivamente e produção de ração) que não a alimentação.
Criação do zoneamento agroecológico da cana de açucar em 2009 que limita áreas específicas para produção, com áreas mais sustentáveis. Jair Bolsonaro revogou esse decreto, sendo possível o plantio de cana na Amazônia.
MILHO
- Usado para ração, óleo e outros produtos alimentícios.
- Concentra sua produção na região sul do país, mas é possível seu plantio na região centro oeste por causa da transgenia.
CAFÉ
- Vale do Paraíba (RJ) X Oeste paulista
- Plantation
- Esgotamento do Vale do Paraíba (RJ) e migração para o Oeste paulista. A terra roxa deu grande destaque ao café do oeste paulista.
- Mão de obra escrava e depois de imigrante
- A crise de 1929 fez com que a produção declinasse
- Levou a um grande desmatamento da mata atlântica e a erosão do solo
- O Brasil ainda é o maior exportador mundial
LARANJA E OUTRAS FRUTAS
O Brasil é um grande exportador, com sua produção concentrada em SP
O Vale do São Francisco possuí uma produção de frutas de altíssima qualidade com grande prestígio, com foco em manga e uva.







