Geral Flashcards
Onanismo e Fetichismo
R: O onanismo é a forma de prazer sexual tendo como principal fonte a automasturbação; já quando o indivíduo tem prazer com peças íntimas ou com determinadas partes do corpo do parceiro (a)fala-se em fetichismo.
O abuso sexual é a prática de ato sexual com pessoa incapaz de opor resistência ou pessoa inconsciente, sendo as crianças e os adolescentes as maiores vítimas.
CERTO ou ERRADO?
CERTO
Lesões puntiformes em região antecubital direita; pupilas extremamente mióticas; rebaixamento do nível de consciência; redução da frequência respiratória e redução da temperatura corpórea.
São sinais que indicam que a pessoa é usuária de ________
heroína
lesões puntiformes são as produzidas por agulhas hipodérmicas (de injeção), instrumentos perfurantes. Região antecubital é a região anterior da dobra (prega) entre o braço e o antebraço (onde é costume a aplicação de injeções endovenosas). Rebaixamento do nível de consciência e redução da da frequência respiratória falam a favor de depressão do sistema nervoso. Portanto: temos um quadro de usuário de droga injetável, depressora do sistema nervoso (droga psicoléptica, como a heroína ou a morfina).
LEMBRAR: heroína é droga DEPRESSORA/PSICOLÉPTICA.
Um cadáver de homem adulto, exumado, apresentava redução do peso, pele dura, seca, enrugada e de tonalidade enegrecida; A sua face conservava, de maneira vaga, os traços fsionômicos mostrados em vida.
O fenômeno transformativo caracterizado pela descrição é de
MUMIFICAÇÃO
Coágulos, de maneira geral, denotam mortes lentas OU súbitas?
LENTAS
Sinergismo
Sinergismo: potencializador de efeito tóxico- várias substancias
Sinergismo: Ocorre quando o efeito de dois ou mais agentes químicos combinados, é maior do que a soma dos efeitos individuais.
Considerando as lesões produzidas por projéteis de arma de fogo, não é raro encontrar eventos em que um único projétil é capaz de transfxar várias partes do corpo, determinando vários orifícios de entrada e saída. Essa condição é denominada trajeto em
CHULEIO
Não confundir lesão em chuleio com lesão em Sedenho. Aquela ocorre qnd o projétil entra em varias partes do corpo. Já a lesão em sedenho caracteriza o projetil que passa por debaixo da pele, sem todavia, penetrar dentro do corpo.
Quais são as 3 fases do enforcamento?
- 1ª fase: constrição do feixe vásculo-nervoso do pescoço à zumbidos, calor, perda rápida de consciência;
- 2ª fase: respiratório, obstrução das vias aéreas à convulsões, paralisia do pneumogástrico;
- 3ª fase: apneia, parda cardíaca, morte.
complexo de Édipo
Complexo de Édipo é um dos conceitos fundamentais de Freud, na Psicanálise. Este conceito refere-se a uma fase no desenvolvimento infantil em que existe uma “disputa” entre a criança e o progenitor do mesmo sexo pelo amor do progenitor do sexo oposto.
A prova de galeno, quando positiva, permite negar OU afirmar o nascimento com vida.
Afirmar.
Se boiou, respirou.
A cauda de escoriação é uma característica das feridas _______ e indica a direção da saída do instrumento responsável pela lesão.
incisas
ferida em sedenho
Uma ferida que passe por baixo da pele, mas que não entra na cavidade abaixo da pele, seja na cabeça, não entrando na caixa craniana, ou no peito, não entrando na cavidade torácica, atingindo só a pele mesmo, essa ferida leva o nome de ferida em sedenho. Por baixo da pele e fora das cavidades.
As feridas em sedenho resultam da ação subcutânea dos instrumentos pérfuro-contundentes nos tiros oblíquos.
Com relação às lesões provocadas por ação elétrica, se a corrente passa pelo TRONCO ENCEFÁLICO a pessoa morre por parada respiratória ________
se a corrente passa pelo TROCO a pessoa morre por parada respiratória __________
CENTRAL
PERIFÉRICA (asfixia)
cogumelo de espuma eliminado pelos orifícios da face, consiste em sinal externo de __________
AFOGAMENTO, que se caracteriza por ser uma mistura de água, ar e muco, geralmente de cor branca, encontrada na boca e na narina
Máscara equimótica de Morestin
para que uma pessoa respire, a pessoa faz movimentos de tórax, se um peso age em cima do tórax, dificulta o movimento do tórax. Quando há uma compressão do tórax o esterno fica comprimindo o coração contra a coluna, daí ele não consegue se expandir normalmente. Ele consegue mandar o sangue, mas não consegue recebê-lo porque está comprimido, daí o sangue começa a se acumular na cabeça. Nesse momento, ele em gotículas começa a extravasar em forma de petéquias. Daí, dependendo do tempo em que ele ficar submetido a essa compressão, já que o sangue não consegue voltar, depois de um tempo, aquelas petéquias viram sugilações. De repente, a face e o pescoço estão totalmente tomadas por uma máscara, como se fosse uma equimose única, mas não é isso, é como se fosse milhares e milhares de petéquias resultantes do extravasamento de sangue. Essa é a máscara de Morestin.