GERAL Flashcards
Quais são as vantagens do estabelecimento de cultura de células em meio líquido?
A cultura de células em meio líquido é realizada quando se faz cultura de células isoladas para a produção de protoplastos, quando pretendemos fazer uma cultura em que os nutrientes cheguem facilmente a todas as células e quando pretendemos cultivar células em suspensão para produção de metabolitos secundários.
Quais são as vantagens do estabelecimento de cultura de células em meio sólido?
A cultura de células em meio sólido é realizada quando pretendemos obter a multiplicação de calli/callus clorofilino, quando queremos produzir plantas por micropropagação e quando pretendemos fazer enraizamento de plantas micropropagadas.
O que se entende pelo processo de indução de desdiferenciação?
O processo de indução de desdiferenciação refere-se à capacidade de uma célula já diferenciada retornar a um estágio indiferenciado, sendo capaz de originar novos tipos de células. O processo de desdiferenciação é utilizado na organogênese indireta, para a indução de formação de calli/callus, uma massa indiferenciada de células, que pode ser utilizado posteriormente como fonte de células para regeneração de tecidos, desenvolvimento de embriões somáticos ou para a produção de sementes artificiais.
Como se dá o processo de esterilização da cenoura?
Em primeiro passo deve-se lavar a cenoura com detergente e água. Depois coloca-se a cenoura em uma proveta com lixívia por 20 minutos. Após os 20 minutos em lixivia, a cenoura é passada por água esterilizada 2 vezes. Depois é colocada em etanol 70% por 15 minutos e passa-se novamente por água esterilizada 2 vezes. Coloca-se a cenoura em água oxigenada por 20 minutos e por fim passa-se a cenoura por água esterilizada 2 vezes.
Após o processo de esterilização, a cenoura fica sem coloração. Por que isso acontece e o que se deve fazer?
Após o processo de esterilização a cenoura perde seus pigmentos devido ao processo de lixiviação. Isso ocorre porque a lixivia, que geralmente contêm substâncias alcalinas como o hidróxido de sódio (NaOH), pode reagir com os fosfolipídios que compõem a membrana celular, comprometendo a estrutura da membrana e, dessa forma, removendo os pigmentos que estão localizados na membrana celular. O tecido que foi morto devido à lixiviação e não apresenta pigmentação deve ser retirado do material vegetal. No caso da cenoura, as bordas foram cortadas para que ficasse apenas a parte saudável para multiplicação
Por que são utilizados diferentes métodos de esterilização nos materiais vegetais?
Diferentes métodos de esterilização são empregados nos materiais vegetais devido à diversidade entre espécies e tecidos vegetais. A variação na resistência, composição e estrutura dos tecidos demanda abordagens específicas para garantir a eficácia da esterilização. A escolha dos métodos considera não apenas as diferenças entre plantas, mas também a presença de diversos tecidos em uma mesma planta. Além disso, a sensibilidade a agentes químicos e a proteção externa, como cutículas, influenciam na seleção do método mais apropriado. A consideração desses fatores é essencial para assegurar a eliminação de microrganismos indesejados sem comprometer a viabilidade e a integridade dos tecidos
Qual é a ordem de adição dos componentes do meio de cultura?
Macronutrientes são adicionados sequencialmente, seguidos dos micronutrientes, vitaminas, fontes de carbono, fitorreguladores e agar.
Explique a ação das citocininas em métodos de multiplicação de plantas.
As citocininas, em maiores concentrações, inibem o alongamento das plantas e aumentam sua multiplicação. Dessa forma, se em dois meios com citocininas e auxinas, um deles apresentar maior taxa de multiplicação, porém menor taxa de alongamento, isso significa que o meio com maior taxa de multiplicação e menor taxa de alongamento possui uma relação citocininas/auxinas mais elevada do que o outro meio que teve mais alongamento e menos multiplicação.
Por que o meio de cultura utilizado para germinação de sementes de girassol é composto apenas por água e agar?
Pois as sementes já possuem todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Se colocássemos as sementes em meio suplementado com os macronutrientes, micronutrientes, vitaminas, fontes de carbono e fitorreguladores, as sementes não se desenvolveriam pelo excesso de nutrientes. O excesso de nutrientes acabam sendo tóxicos para a planta e levam à morte.
Como é realizado o processo de esterilização de sementes?
O processo de esterilização das sementes deve ser um tratamento leve, pois as sementes podem conter fissuras que permitam a passagem de agentes químicos para seu interior, matando o embrião. Inicialmente as sementes são lavadas com água e detergente. Em seguida são colocadas sob agitação com lixívia + 20 gotas de tween 80 para cada 100mL de lixívia. As sementes ficam sob agitação por 15 minutos. Após este processo, as sementes devem ser passadas por água estéril até ficarem completamente limpas.
No processo de organogéne direta utilizando folhas de tabaco, por que foram realizados cortes nas folhas?
Os cortes nas folhas foram realizados com o objetivo de estimular a proliferação celular e promover a formação direta de órgãos a partir das células indiferenciadas presentes nas regiões cortadas. Os cortes nas folhas criam “feridas” nas quais ocorrem respostas fisiológicas da planta, incluindo a ativação de células meristemáticas, que serve como estímulo para a formação direta de órgãos
Quais meios de cultura foram utilizados para organogénese direta?
Foram utilizados dois meios. O primeiro foi suplementado com BAP, uma citocinina sintética, e NAA, uma auxina sintética. O segundo meio foi suplementado com Cinetina, uma citocinina natural, e NAA, uma auxina sintética.
Qual meio de cultura foi utilizado para desdiferenciação/organogénese indireta?
Para indução da desdiferenciação foi utilizado meio de cultura suplementado com 2,4D, uma auxina sintética.
Qual foi o meio utilizado para micropropagação?
O meio para micropropagação foi suplementado com BAP, uma citocinina sintética, e IBA, uma auxina sintética.
Porque são necessárias repicagens periódicas para micropropagação?
As repicagens periódicas, ou seja, o transplante frequente das plantas para novos meios de cultura, pode ajudar a evitar uma fase lag muito extensa, impedindo a produção excessiva de auxinas que podem induzir a produção de etileno. O acúmulo elevado de etileno pode ser tóxico para as plantas, prejudicando o desenvolvimento.