Geral Flashcards
No ano de ___Frutuoso Barbosa volta decidido a conquistar a Paraíba, mas desiste após perder um filho em combate.
1582
No ano ____Expedição comandada pelo governador geral Dom Luis de Brito, que foi prejudicada por ventos desfavoráveis e eles nem chegaram às terras paraibanas.
1575
No ano de ____A expedição chega a Paraíba e captura cinco navios de traficantes franceses, solicitando mais tropas de Pernambuco e da Bahia para assegurar os interesses portugueses na região.
1584
No ano de ____Dom Fernão da Silva, comandante da expedição, teve sua tropa surpreendida por indígenas e teve que recuar para Pernambuco.
1574
No ano de ____Ainda sob forte domínio “de fato” dos franceses, foi concedida, por dez anos, ao capitão Frutuoso Barbosa a Capitania da Paraíba, desmembrada de Olinda.
1579
Na época da conquista da Paraíba (segunda metade do século_________) chegaram outros silvícolas, dessa vez pertencentes à tribo Tabajaras, também de origem Tupi-Guarani, mas logo tornaram-se inimigos dos Potiguaras, fixando-se na várzea do Rio Paraíba.
Século 16 (XVI)
Quais os estados que formaram a confederação do equador de 1824?
Ceará, paraíba, Piauí, Rio grande do norte
Dom João, ficou no Brasil entre 1808 - 1821. Foi embora e deixou seu filho como príncipe regente. Em que ano Dom Pedro primeiro declarou a independência do Brasil?
E até que ano durou o seu império?
Independência em 1822
Reinou ate 1831
Quem liderava a confederação do equador formada em 1824?
Manoel Carvalho Andrade
O movimento popular ocorrido entre dezembro de 1.851 e fevereiro de 1.852, que envolveu vilas e cidades de cinco províncias do Nordeste, ficou conhecido como a Revolta do Ronco da Abelha.
Os incidentes foram provocados por dois decretos imperiais, de junho de 1.851, que são: A) Decretos 796 e 797.
B) Decretos 797 e 798.
C) Decretos 798 e 799.
D) Decretos 795 e 796
Decretos 797 e 798
A Força Policial da Paraíba teve outra importante participação em acontecimento histórico. Foi a pacificação do movimento que ficou conhecido como a Revolta de Quebra Quilo. Essa Revolta se deu no ano de:
A) 1874.
B) 1849.
C) 1834.
D) 1865.
Alternativa (A) 1874
A alternativa A está correta, pois a Revolta de Quebra Quilo iniciado na Paraíba, ocorreu em 31 de outubro de 1874. O movimento se opunha às mudanças introduzidas pelos novos padrões de pesos e medidas do sistema internacional, recém introduzidas no Brasil
Um projeto de extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) resgatará a memória (…) [de] um movimento contra o absolutismo português e a crise econômica que atingia o Nordeste na época. O levante começou em Pernambuco, mas foi expandido para outros estados da região, inclusive a Paraíba. Cinco lideranças paraibanas que se destacaram na revolução acabaram sendo perseguidas e mortas pelas tropas imperiais. Ao todo, segundo o projeto, 117 paraibanos foram presos.
O texto descreve um acontecimento associado à participação da Paraíba na
A) Insurreição Pernambucana, em 1645.
B) Guerra dos Mascates, em 1710
C) Conjuração dos Alfaiates, em 1798.
D) Revolução Pernambucana de 1817.
E) Confederação do Equador de 1824
Revolução pernambucana 1817 (D)
Em 1.930 um grupo armado, sediado na cidade de Princesa, no alto sertão paraibano, tentou conturbar a ordem pública no interior do Estado. Os acontecimentos mais marcantes desse confronto foram:
I. O desastre da Água Branca, em que cerca de 200 (duzentos) policiais foram mortos em uma emboscada.
II. A tomada, pela Polícia, das cidades de Teixeira, Imaculada e Tavares. III. Cerco de Tavares, que se achava ocupada pela Polícia e foi cercada por grupos de cangaceiros, durante 18 dias.
Estão corretas as afirmações:
A) I e II.
B) I, II e III.
C) lI e III.
D) I e III.
Em 1930, um grupo armado, sediado na cidade de Princesa, no alto sertão paraibano, chefiado pelo Deputado Estadual José Pereira, tentou conturbar a ordem pública no interior do Estado. Os objetivos do movimento, como os dos rebeldes de Monteiro em 1912, era provocar uma intervenção federal na Paraíba. A consequência imediata seria a deposição do Presidente João Pessoa, que havia rompido relações políticas com Washington Luiz, depois dos acontecimentos que resultaram no famoso “NEGO”, do verbo negar. Mas uma vez a Força Pública foi acionada, e um grande efetivo foi mobilizado para enfrenta r os rebeldes sertanejos, que recebiam ajuda do Governo Federal. Foram mais de quatro meses de violentos combates, em que foram registradas muitas mortes de ambos os lados. Foi criado um Batalhão Provisório, na Força Pública, só para reforçar o contingente empregado na luta. Os acontecimentos mais marcantes desses confrontos foram; O desastre da Água Branca, em que cerca de duzentos policiais foram mortos em uma emboscada; a tomada, pela Polícia , das cidades de Teixeira, Imaculada e Tavares, que haviam sido ocupadas pelos grupos liderados por José Pereira e o cerco de Tavares, que se achava ocupada pela Polícia e foi cercada por grupos de cangaceiros, durante 18 dias. Princesa foi cercada e a intervenção pretendida por José Pereira não foi alcançada. A alternativa B) está correta. Portanto, todas as afirmações são verdadeiras.
a Paraíba teve relevância na revolução de 1930. Entre outras razões, isso se deve ao fato de que um acontecimento diretamente ligado ao estado, por envolver uma de suas principais lideranças políticas, transformou-se no estopim que acendeu o pavio revolucionário. Esse episódio foi
A) o assassinato de João Pessoa.
B) o exílio de José Américo.
C) a deposição de Washington Luís.
D) a queda da oligarquia Dantas.
E) a Revolta dos Malês.
A resposta A) está certa, pois no dia 26 de julho de 1930 era assassinado, em Recife, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, então governador do estado da Paraíba. Sua morte serviu como estopim para a Revolução de 30, golpe de estado liderado por Getúlio Vargas.
As ligas camponesas nasceram em 1950 em um período de mudanças, elas foram amplamente apoiadas pela igreja católica, sistema judiciário, secretaria de segurança publica, e dos latifundiários locais.
Resposta (CORRETO)