GERAL Flashcards
Conforme a Lei n. 11.697/2008, entre outras atribuições, cabe aos juízes de direito inspecionar os serviços cartorários e nomear, por portaria do juízo do qual seja titular ou substituto em exercício pleno, o cargo e as funções comissionadas do cartório pelo qual é responsável.
ERRADO.
os Juízes de Direito possuem competência para indicar à nomeação os cargos e funções comissionadas da respectiva Secretaria, mas não para efetivamente realizar a nomeação. Art. 45. Aos Juízes de Direito cabe, além de processar e julgar os feitos de sua competência:
IV – indicar à nomeação o cargo e as funções comissionadas da respectiva Secretaria.
Conforme a Lei n. 11.697/2008, entre outras atribuições, cabe aos juízes de direito inspecionar os serviços cartorários e informar, semestralmente, ao corregedor o resultado das inspeções.
certo.
Trata-se de uma das competências atribuída aos Juízes de Direito, conforme previ-
são do artigo 45:
Art. 45. Aos Juízes de Direito cabe, além de processar e julgar os feitos de sua competência:
I – inspecionar os serviços cartorários, informando, semestralmente, ao Corregedor o resultado das inspeções;
Conforme a Lei n. 11.697/2008, entre outras atribuições, cabe aos juízes de direito inspecionar os serviços cartorários e aplicar as penalidades previstas em lei aos servidores que lhes sejam subordinados, desde que não excedam noventa dias.
errado.
O prazo máximo da penalidade é de 30 dias de suspensão, e não 90 dias, como afirmado pela questão. Art. 45. Aos Juízes de Direito cabe, além de processar e julgar os feitos de sua competência:
II – aplicar aos servidores que lhes sejam subordinados penalidades disciplinares que não excedam a 30 (trinta) dias de suspensão;
Acerca da organização judiciária do DF e dos territórios, julgue o item a seguir.
Um quinto dos cargos de desembargador devem ser preenchidos por membros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e por advogados em efetivo exercício da profissão.
certo.
Art. 55. O provimento de cargo de Desembargador far-se-á por promoção de Juiz de Direito do Distrito Federal, por antiguidade e merecimento alternadamente, reservado 1/5 (um quinto) de lugares, que será preenchido por membros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e advogados em efetivo exercício da profissão.
Ação de indenização por acidente de trabalho ajuizada por servidor contra o DF deverá ser processada e julgada por uma das varas de fazenda pública.
errado.
As ações de indenização por acidente de trabalho estão dentre as exceções à competência da Vara da Fazenda Pública, sendo julgadas, por isso mesmo, pela Justiça Especializada.
Art. 26. Compete ao Juiz da Vara da Fazenda Pública processar e julgar:
I – os feitos em que o Distrito Federal ou entidades de sua administração descentralizada, inclusive empresas públicas e sociedades de economia mista de que participe, forem autores, réus, assistentes, litisconsortes, intervenientes ou opoentes, excetuados os de falência e acidentes de trabalho;
O TJDFT tem competência originária para processar e julgar o governador e o vice-
-governador do DF em crimes comuns e de responsabilidade.
errado.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios tem competência para processar e julgar, nos crimes comuns e de responsabilidade, os Governadores dos Territórios e o Vice Governador do Distrito Federal, mas não o Governador do DF.
Aqueles que são legitimados para propor ação direta de inconstitucionalidade podem também ajuizar ação declaratória de constitucionalidade.
errado.
não são as mesmas as autoridades que podem propor a ADI e a ADC.
Podem propor a ação direta de inconstitucionalidade:
I – o Governador do Distrito Federal;
II – a Mesa da Câmara Legislativa do Distrito Federal;
III – o Procurador-Geral de Justiça;
IV – a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Distrito Federal;
V – as entidades sindicais ou de classe, de atuação no Distrito Federal, demonstrando que a pretensão por elas deduzida guarda relação de pertinência direta com os seus objetivos institucionais;
VI – os partidos políticos com representação na Câmara Legislativa.
Podem propor a ação declaratória de constitucionalidade:
I – o Governador do Distrito Federal;
II – a Mesa da Câmara Legislativa do Distrito Federal;
III – o Procurador-Geral de Justiça.
É atribuição do presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) a supervisão e o exercício do poder disciplinar em relação aos serviços forenses, sem prejuízo do que é deferido às autoridades de menor hierarquia.
errado.
A competência em questão trata-se de uma atribuição elencada pela norma ao Corregedor, e não ao Presidente do TJDFT.
Art. 12. São atribuições do Corregedor:
I – supervisionar e exercer o poder disciplinar, relativamente aos serviços forenses, sem prejuízo do que é deferido às autoridades de menor hierarquia;
Além dos cartórios dos diversos juízos, também são ofícios judiciais os serviços de distribuição, de contadoria-partidoria e os depósitos públicos.
certo.
De acordo com o artigo 65 da Lei n. 11.697/2008, “são Ofícios Judiciais os Cartó-
rios dos diversos Juízos, os Serviços de Contadoria-Partidoria, de Distribuição e os Depósitos Públicos”.
é correto afirmar que compete ao TJDFT processar e julgar originariamente os habeas corpus quando o constrangimento apontado provier de ato do governador do DF.
errado. Art. 8 o Compete ao Tribunal de Justiça: I – processar e julgar originariamente: d) os habeas corpus, quando o constrangimento apontado provier de ato de qualquer das autoridades indicadas na alínea c deste inciso, exceto o Governador do Distrito Federal;
No que se refere à Lei de Organização Judiciária do TJDFT e às suas disposições, é correto afirmar que essa lei, editada pelo Poder Legislativo da União, possui conteúdo normativo com status de lei federal, ainda que regule matérias próprias do TJDFT.
errado.
A Lei n. 11.697/2008 não é uma lei federal, mas sim uma norma cujos efeitos são limitados ao Distrito Federal e aos Territórios. Art. 1º Esta Lei organiza a Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e regula o funcionamento dos seus serviços auxiliares, dos seus servidores e da estrutura dos serviços notariais e de registro.
cabe aos juízes de direito inspecionar os serviços cartorários e nomear, em procedimento próprio que ficará arquivado na própria serventia, com cópia para a corregedoria, o cargo e as funções comissionadas do cartório pelo qual é responsável.
errado.
Os Juízes de Direito não possuem competência para a realização das nomeações aos cargos de confiança e funções comissionadas, mas sim, nos termos da Lei n. 11.697/2008, para a indicação daqueles que devem ser nomeados. Art. 45. Aos Juízes de Direito cabe, além de processar e julgar os feitos de sua competência:
IV – indicar à nomeação o cargo e as funções comissionadas da respectiva Secretaria.
correto afirmar que, em relação aos crimes comuns, inclusive os de natureza eleitoral, compete ao TJDFT processar e julgar originariamente o vice-governador do DF e os secretários dos governos do DF e dos territórios.
errado.
A competência do Tribunal de Justiça não alcança, ao contrário do que afirmado, as matérias relacionadas com a Justiça Eleitoral. Art. 8o
Compete ao Tribunal de Justiça:
I – processar e julgar originariamente:
a) nos crimes comuns e de responsabilidade, os Governadores dos Territórios, o Vice-
-Governador do Distrito Federal e os Secretários dos Governos do Distrito Federal e dos Territórios, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral;