Geoprocessamento Flashcards
Tipos de Espalhamento Espectral
Espalhamento Molecular ou Rayleigh
Espalhamento MIE
Espalhamento Não Seletivo
Espalhamento Molecular ou Raylegh
O espalhamento Rayleigh ocorre quando as partículas presentes na atmosfera são muito menores que os comprimentos de onda da radiação.
Este tipo de espalhamento afeta principalmente os pequenos comprimentos de onda e ocorrem predominantemente no topo da atmosfera.
Céu azul e Céu laranja
Espalhamento MIE
O espalhamento Mie ocorre quando as partículas presentes na atmosfera são do exato tamanho do comprimento de onda da radiação. Poeira, fumaça e vapor d’água são as causas comuns do espalhamento MIE que tende afetar os longos comprimentos de
onda. O espalhamento MIE ocorre nas porções mais baixas da atmosfera onde as grandes partículas são abundantes.
Espalhamento Não Seletivo
O espalhamento não-seletivo ocorre quando as partículas presentes na atmosfera são muito maiores que o comprimento de onda da radiação. Gotas d´água e grandes partículas de poeira podem causar este tipo de espalhamento.
Este tipo de espalhamento é causado por nevoeiro e nuvens, e causa o aparecimento da cor branca pois as luzes verde, vermelho e azul são espalhadas em quantidades aproximadamente iguais.
Datum
Conjunto de pontos e seus respectivos valores de coordenadas, que definem as condições iniciais para o estabelecimento de um sistema geodésico.
Geóide
O geoide é a forma adotada para a Terra e é sobre esta superfície que são realizados todas as medições.
Elipsóide
A forma matemática assumida para cálculos sobre o geoide é o elipsoide de revolução, gerado por uma elipse rotacionada em torno do eixo menor do geoide
Datum Planimétrico (horizontal)
é o ponto de referência geodésico inicial que representa a base dos levantamentos horizontais, um seja, é definido por um conjunto de parâmetros, e é um ponto de referência para todos os levantamentos cartográficos sobre uma determinada área.
Datum Altimétrico (vertical)
é a superfície formada pelo nível médio do mar, definida através de um marégrafo estável, à partir de longos períodos de observação para estabelecer a altitude zero. As altitude são calculadas partindo-se do Datum Altimétrico
Em SIG, são utilizados dados:
cadastrais; temáticos; de redes; de imagens e de modelos numéricos do terreno.
O NDVI é calculado a partir do uso de imagens obtidas:
nas faixas de comprimento de ondas correspondentes ao visível e ao infravermelho, sendo hoje muito usual em drones para monitoramento agrícola.
correspondem às imagens obtidas com comprimentos de onda superiores 10000 nm, o que requer o uso de sensores especiais, como os instalados nos satélites LANDSAT.
Imagens termais
A resolução radiométrica e a acurácia posicional são dois dos principais avanços observados nos produtos obtidos a partir do satélite…
LANDSAT 8
correspondem aos dados que apresentam geometria do tipo ponto, linha ou polígono. Sua entrada em SIG se dá por processos indiretos (a partir de imagens) ou diretos, coletados a partir de aparelhos GNSS (Global Navigation Satellite System).
Dados Vetoriais
apresenta como limite teórico a presença de partículas na atmosfera. Contudo, os sensores atuais já conseguem obter produtos com resolução melhor que 0,5 m.
A resolução espacial de sensores orbitais
reduz os problemas envolvidos nas operações de transformações geométricas, como o observado entre o Datum Córrego Alegre e o SAD69.
o SIRGAS2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas) é o único sistema geodésico de referência oficialmente adotado no Brasil.
Avalie V ou F
SIGs são classificados em função da quantidade e finalidade dos algoritmos implementados, podendo ser: SIGs para processamento de dados (SIG Vetorial), SIGs para tratamento de imagem (SIG Raster) e SIGs de uso misto (SIG Alfanumérico)
FALSO
Avalie V ou F
SIGs são ferramentas capazes de capturar, armazenar, consultar e manipular dados geoespaciais.
VERDADEIRO
Avalie V ou F
SIGs são sistemas que se utilizam das geotecnologias.
VERDADEIRO
Avalie V ou F
SIGs são programas que realizam a análise espacial e a gestão territorial
FALSO
permite calcular a ondulação geoidal, fornecendo os parâmetros para a conversão das altitudes elipsoidais em ortométricas no Brasil.
MAPGEO (2015)
o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) é um indicador sensível da quantidade e condição da vegetação.
QUAL A VARIAÇÃO DESSE ÍNDICE?
O NDVI varia de 1 a -1.
é muito utilizado no Brasil, como, por exemplo, na confecção das Cartas Topográficas que integram o Mapeamento Sistemático
sistema de Projeção UTM
O sistema de Projeção UTM é composto por
é composto por 60 projeções.
é a técnica que permite obter coordenadas precisas em um determinado sistema cartográfico a partir de endereços residenciais:
Geocodificação
V ou F
Sobre os diversos tipos de resolução, é correto afirmar que a resolução azimutal é típica dos sensores ativos, sendo função da razão entre a velocidade do sensor e da variação de uma certa frequência, conhecida por efeito Doppler;
Verdadeiro
V ou F
a resolução espacial é função direta da altitude e da orientação do sensor, seja ele passivo ou ativo;
Falso
Ao se modelar um problema a ser solucionado com auxílio de um Banco de Dados Geográficos, ou um SIG, durante a elaboração do Projeto Lógico, deve-se ter especial atenção
aos requisitos do usuário, ao domínio da aplicação e aos objetivos do sistema;
As elipses de Tissot são úteis para avaliação das características de uma projeção cartográfica e, normalmente, ficam definidas por seus dois eixos principais. Elipses com semieixos iguais a m0 = 0,80; m90 = 1,25 e m0 = 1,22; m90 = 1,48 são indicativas, respectivamente, de projeções:
equivalente e afilática