Geoprocessamento Flashcards
Tipos de Espalhamento Espectral
Espalhamento Molecular ou Rayleigh
Espalhamento MIE
Espalhamento Não Seletivo
Espalhamento Molecular ou Raylegh
O espalhamento Rayleigh ocorre quando as partículas presentes na atmosfera são muito menores que os comprimentos de onda da radiação.
Este tipo de espalhamento afeta principalmente os pequenos comprimentos de onda e ocorrem predominantemente no topo da atmosfera.
Céu azul e Céu laranja
Espalhamento MIE
O espalhamento Mie ocorre quando as partículas presentes na atmosfera são do exato tamanho do comprimento de onda da radiação. Poeira, fumaça e vapor d’água são as causas comuns do espalhamento MIE que tende afetar os longos comprimentos de
onda. O espalhamento MIE ocorre nas porções mais baixas da atmosfera onde as grandes partículas são abundantes.
Espalhamento Não Seletivo
O espalhamento não-seletivo ocorre quando as partículas presentes na atmosfera são muito maiores que o comprimento de onda da radiação. Gotas d´água e grandes partículas de poeira podem causar este tipo de espalhamento.
Este tipo de espalhamento é causado por nevoeiro e nuvens, e causa o aparecimento da cor branca pois as luzes verde, vermelho e azul são espalhadas em quantidades aproximadamente iguais.
Datum
Conjunto de pontos e seus respectivos valores de coordenadas, que definem as condições iniciais para o estabelecimento de um sistema geodésico.
Geóide
O geoide é a forma adotada para a Terra e é sobre esta superfície que são realizados todas as medições.
Elipsóide
A forma matemática assumida para cálculos sobre o geoide é o elipsoide de revolução, gerado por uma elipse rotacionada em torno do eixo menor do geoide
Datum Planimétrico (horizontal)
é o ponto de referência geodésico inicial que representa a base dos levantamentos horizontais, um seja, é definido por um conjunto de parâmetros, e é um ponto de referência para todos os levantamentos cartográficos sobre uma determinada área.
Datum Altimétrico (vertical)
é a superfície formada pelo nível médio do mar, definida através de um marégrafo estável, à partir de longos períodos de observação para estabelecer a altitude zero. As altitude são calculadas partindo-se do Datum Altimétrico
Em SIG, são utilizados dados:
cadastrais; temáticos; de redes; de imagens e de modelos numéricos do terreno.
O NDVI é calculado a partir do uso de imagens obtidas:
nas faixas de comprimento de ondas correspondentes ao visível e ao infravermelho, sendo hoje muito usual em drones para monitoramento agrícola.
correspondem às imagens obtidas com comprimentos de onda superiores 10000 nm, o que requer o uso de sensores especiais, como os instalados nos satélites LANDSAT.
Imagens termais
A resolução radiométrica e a acurácia posicional são dois dos principais avanços observados nos produtos obtidos a partir do satélite…
LANDSAT 8
correspondem aos dados que apresentam geometria do tipo ponto, linha ou polígono. Sua entrada em SIG se dá por processos indiretos (a partir de imagens) ou diretos, coletados a partir de aparelhos GNSS (Global Navigation Satellite System).
Dados Vetoriais
apresenta como limite teórico a presença de partículas na atmosfera. Contudo, os sensores atuais já conseguem obter produtos com resolução melhor que 0,5 m.
A resolução espacial de sensores orbitais