Geopolitica Flashcards
Explique o conflito étnico existente na região da Caxemira.
A Caxemira é um território da India que possui maioria muçulmana, e, por isso, deseja se juntar ao Paquistão, que possui maioria também muçulmana. Entretanto, a India, que possui maioria hindu, não abre mão da região devido o interesse nas nascentes dos rios Ganges e indo lá presentes, surgindo assim um situação de tensão na região.
Como é o antecedente histórico da India?
A Índia era uma colônia britânica que conseguiu sua independência após a 2GM e se fragmentou em três territórios, a India (maioria Hindu), o Paquistão (maioria muçulmana) e o Ceilão (maioria budista). Vale lembrar da resistência pacífica liderada por Gandhi.
Quais são os fatores relevantes do oriente médio?
Liga por terra a Europa, África e Ásia, berço das três maiores religiões monoteístas do mundo (juadaismo, cristianismo e islamismo), grande reserva de petróleo, escassez de água e presença de muitos conflitos e grupos extremistas.
Quais são os países que possuem maioria xiita?
Ira, Iraque e Bahrein.
Quem são os xiitas e os sunitas?
São divisões na religião muçulmana. Os sunitas são moderados e são a maioria dessa população, acreditam que o califa (chefe de estado) pode ser eleito pelos próprios muçulmanos. Já os xiitas são uma minoria mais extremista, que defende que o califa deve ser um sucessor direto de maome.
O que foi o movimento sionista?
Foi o movimento de judeus de retorno para a Palestina após serem perseguidos e massacrados até o século XIX. Depois disso, surgem os conflitos dps judeus com muçulmanos na região.
O que é a questão palestina?
É um conflito na região da Palestina entre judeus (israelenses) e palestinos (muçulmanos) que lutam pelo território. Após a segunda guerra mundial, a ONU fez uma divisão na palestina em que os judeus tinham 57% do território e os palestinos 43%, o que fez estes revoltarem e iniciarem uma série de conflitos.
Como a questão palestina se encontra hoje?
Atualmente os israelenses (judeus) possuem um Estado reconhecido na ONU e são a maior potencial militar do mundo. Já os palestinos não consolidaram seu território. A região de Jerusalém é uma região que há interesse das duas partes, mas não há consenso internacional.
Quais são os principais conflitos árabes israelenses após a segunda guerra mundial?
Guerra de independência de Israel (1948) guerra dos seis dias (1967) e guerra do Yom Kippur (1973 - crise mundial do petróleo). Israel vence todas e aumenta seu território.