Geologia e métodos (10º) Flashcards
O que é um sistema?
É uma porção de espaço constituída por várias partes organizadas que interagem entre si e que estão, por isso, inter-relacionadas e interdependentes.
Como se classificam os sistemas?
Aberto (troca energia e matéria)
Fechado (troca energia mas não troca matéria)
Isolado (não troca energia nem matéria)
Como se classifica o sistema Terra? Justifique.
Sistema fechado - ocorrem trocas de energia mas as trocas de matéria são muito pouco significativas.
Quais os 4 subsistemas terrestres e o que os compõe?
Geosfera - parte da Terra no estado sólido, constituída por rochas, minerais e solos.
Atmosfera - camada gasosa que envolve a Terra (nitrogénio, oxigénio, dióxido de carbono, vapor de água e gases nobres).
Hidrosfera - água no estado sólido e líquido, exceto a que entra na constituição dos seres vivos.
Biosfera - compreende todos os seres vivos.
Por que se considera que os subsistemas terrestres se encontram num equilíbrio dinâmico?
Os diferentes subsistemas terrestres interagem, influenciando-se mutuamente, mas, apesar das interações (com trocas de matéria e energia), mantêm-se sem alterações internas significativas, em equilíbrio, através da regulação das mudanças. Qualquer perturbação num dos subsistemas tem implicações nos restantes e, consequentemente, no sistema Terra.
O que são rochas?
Massas sólidas naturais formadas por minerais. Fazem parte da geosfera e constituem a maior parte da massa sólida da Terra.
Quanto à origem, como se classificam as rochas?
Sedimentares
Magmáticas
Metamórficas
O que são rochas sedimentares?
Rochas que se formam a partir de matéria proveniente de outras rochas ou da atividade de outros seres vivos. Têm origem à superfície ou perto dela, por acumulação e consolidação de sedimentos.
Como se classificam as rochas sedimentares, quanto à origem dos seus sedimentos?
Detríticas (detritos resultantes da meteorização de outras rochas)
Quimiogénicas (precipitação química de substâncias transportadas em solução pela água)
Biogénicas (restos de organismos mortos)
Quais as fases da sedimentogénese?
Meteorização (transformações na constituição mineralógica, composição química e estrutura/textura das rochas, provocadas por fenómenos atmosféricos e biológicos)
Erosão (remoção dos materiais resultantes da meteorização)
Transporte (por ação do vento, chuvas, rios, …)
Sedimentação/deposição (por ação da gravidade, quando cessa a energia do agente transportador)
Quais as fases da diagénese?
Compactação (diminuição do espaço entre os sedimentos por aumento da pressão exercida pelas camadas superiores. Ocorre também a diminuição da quantidade de água - desidratação)
Cimentação (formação de um cimento que une os sedimentos por precipitação de iões em solução, tornando-os numa rocha consolidada)
Como se classificam as rochas magmáticas, quanto ao tipo de consolidação?
Plutónicas ou intrusivas - consolidação em profundidade, com arrefecimento lento do magma. Apresentam cristais desenvolvidos visíveis a olho nu.
Vulcânicas ou extrusivas - consolidação à superfície, com arrefecimento rápido do magma. Apresentam cristais de pequenas dimensões (os minerais têm pouco tempo para se organizar).
O que são rochas magmáticas?
Rochas que resultam da consolidação de magma que ascende devido a diferenças de densidade.
O que são rochas metamórficas?
Rochas que se formam em profundidade, a partir de rochas preexistentes, que sofrem transformações mineralógicas e texturais por alterações de temperatura e/ou pressão, mantendo-se no estado sólido.
Quais os tipos de metamorfismo que conhece?
Metamorfismo de contacto (ocorre perto de intrusões magmáticas, por influência das temperaturas elevadas. Ocorrem fenómenos de recristalização.)
Metamorfismo regional (atinge largas regiões, por conjugação do aumento da pressão e temperatura. Pode ocorrer associado a processos de orogenia - formação de cadeias montanhosas - ou em bacias sedimentares devido à pressão exercida pelas camadas superiores. Provoca compactação e reorientação dos minerais que constituiam a rocha original)
Quais os processos que podem ocorrer no ciclo das rochas?
Consolidação/solidificação (do magma, formação das rochas magmáticas)
Meteorização, erosão e transporte (formação de sedimentos)
Sedimentação e diagénese (formação de rochas sedimentares)
Metamorfismo (formação de rochas metamórficas)
Fusão (passagem de rochas no estado sólido para o estado líquido - magma)
O que é o ciclo das rochas ou ciclo litológico?
É o nome dado ao conjunto de fenómenos geológicos, verificados sobretudo na crosta terrestre, que consistem em movimentos mecânicos e alterações físico-químicas pelos quais, ao longo do tempo, rochas de um certo tipo se transformam em rochas de outro tipo, numa sequência ininterrupta.
O que defende o catastrofismo de Cuvier?
As grandes alterações ocorridas à superfície da Terra devem-se a catástrofes naturais - alterações bruscas e pontuais (localizadas no tempo).
O que defende o uniformitarismo? Quais os dois princípios associados a esta teoria?
Uniformitarismo - defende a superfície da Terra tem sido sempre alterada de forma lenta e gradual, tendo por agentes forças naturais conhecidas (chuva, neve, sedimentação, etc).
Gradualismo - os fenómenos geológicos processam-se de forma lenta e gradual.
Atualismo («o presente é a chave do passado») - os acontecimentos do passado resultam de fenómenos idênticos aos que se observam na atualidade.
O que defende o neocatastrofismo?
Reconhece os princípios do uniformitarismo como principal explicação para os fenómenos geológicos, mas consideram que determinados processos ocorrem devido a catástrofes naturais.
O que defende a Teoria da Deriva Continental?
Todos os continentes estiveram unidos num único grande continente - Pangeia -, rodeado por um único oceano - Pantalassa. A fragmentação da Pangeia em vários continentes menores e posteriores deslocações deram origem ao mapa-mundo atual.
Quais os argumentos usados por Wegener para defender a Teoria da Deriva Continental?
Argumentos morfológicos - a forma dos continentes (américa do sul e áfrica) sugere que estes “encaixam como peças de um puzzle”
Argumentos geológicos - ocorrência de formações rochosas antigas com litologias semelhantes em continentes diferentes, que atualmente estão separados
Argumentos paleoclimáticos - existência de marcas de depósitos glaciários em zonas onde atualmente existem climas tropicais (p.e. áfrica), sugerindo que estes terão ocupado uma posição mais próxima da Antártida.
Argumentos paleontológicos - ocorrência de fósseis das mesmas espécies (tipicamente não marinhas), em diferentes continentes que atualmente estão separados por oceanos.
Qual o nome que se dá à zona de transição entre os continentes e o fundo oceânico, de declive muito acentuado (até cerca de 2000m de profundidade)?
Talude continental
Qual o nome que se dá ao patamar que afunda suavemente a partir do limite da área emersa dos continentes e que não ultrapassa os 200m de profundidade?
Plataforma continental