Geologia 10° ano Flashcards
Princípios do raciocínio geológico
Catastrofismo
Uniformitarismo
Atualismo
Gradualismo uniformitarista
Teoria da tectônica de placas
Defende que a litosfera está dividida em placas litosféricas que se movimentam constantemente entre si devido a distribuição desigual do calor interno da Terra. As interações entre as placas ocorrem principalmente nos seus limites. Os limites podem ser: transformantes/conservativos, divergentes/construtivos ou convergentes/destrutivos.
Catastrofismo
Defende que as alterações que ocorreram na superfície da Terra, ao longo do tempo, resultaram de catástrofes de caráter rápido e intenso.
Uniformitarismo
Defende que os acontecimentos geológicos resultam de processos lentos e graduais que podem ser verificados atualmente (atualismo) e, por isso, o presente é a chave do passado.
Ambas as perspectivas, Catastrofismo e Uniformitarismo, são usadas para explicar as transformações que acontecem na superfície terrestre.
Plataforma continental
Região dos continentes coberta pelo mar, desde a linha de costa até o talude continental.
Talude continental
Desde a plataforma continental até os fundos oceânicos, situados entre 3 e 5 quilômetros abaixo do nível do mar.
Fossas oceânicas
São depressões profundas nos fundos oceânicos. São os locais mais profundos dos oceanos e estão relacionadas com zonas de convergência (onde ocorre subducção de uma placa oceânica relativamente a uma outra placa, continental ou oceânica)
Planície abissal
São regiões mais ou menos planas cortadas por cadeias montanhosas, as dorsais oceânicas.
Dorsais oceânicas
São cadeias montanhosas cuja zona central apresenta uma fratura, o rifte. Os riftes estão associados aos limites divergentes.
Tipos de limites tectônicos
Limite transformativo/conservativo limite divergente/construtivo
limite convergente/destrutivo