Geografia da população mundial Flashcards
1
Q
Dê um panorama da situação demográfica do Japão.
A
- Em 2023, a população japonesa decresceu pelo 14° ano consecutivo.
- De 2022 para 2023, houve a maior queda histórica: 800 mil habitantes.
- Por outro lado, a população de imigrantes cresceu 10%. A maior comunidade imigrante no Japão é a vietnamita;
- .A preocupação c/ o sistema previdenciário e de saúde;
- O Japão é o país com a população mais idosa do mundo, atrás de Mônaco.
- A principal causa é a baixa taxa de natalidade (1,25), muito abaixo da taxa de reposição (2,1).
- Outros fatores incluem as desigualdades de gênero no trabalho doméstico; o aumento do custo de vida no país; alta demanda do trabalho e pouco tempo para se dedicar à criação de filhos.
- O governo decidiu simplificar o processo de atribuição de vistos para trabalhadores qualificados; estuda aliviar a dívida estudantil sob a condição de que as pessoas tenham filhos; quer aumentar os gastos do governo para promover a natalidade para cerca de 4% do PIB, promovendo apoio financeiro à educação dos filhos, horários de trabalhos flexíveis ou licenças para os pais.
2
Q
Como tá a demografia na China?
A
- A população da China encolheu pela primeira vez em 61 anos, em 2022 em relação a 2021. Houve mais mortes que nascimentos.
- A população continua sendo composta por mais homens que mulheres, resultado da política de filho único, que durou oficialmente até 2016, quando foi liberado ter dois filhos por casal.
- A taxa de natalidade vem caindo há anos, e hoje é estimada em 1,18 filhos por mulher, bem abaixo da taxa de reposição (2,1).
- Em 2021, o país começou a permitir que os casais tivessem até três filhos, numa tentativa de aumentar a taxa de natalidade e desacelerar o envelhecimento populacional. Junto a isso, o país aumentou a idade mínima para aposentadoria. Tal medida não reverteu a crise demográfica: os filhos da política do filho único têm que cuidar de pais e sogros em idade avançada e agora não estão dispostos a criar três filhos devido ao alto custo financeiro. Nem benefícios fiscais, subsídios e licenças maternidade mais longas funcionaram para encorajar os casais a terem filhos. Em outubro de 2022, o presidente chinês Xi Jinping disse que o aumento das taxas de natalidade seria prioridade.
- Entre 1980 e 2015, vigorou a política do filho único, para frear um boom populacional que impediria o crescimento econômico e a melhora da qualidade de vida.
- A ONU estima que a população chinesa pode decair para menos de 800 de milhões de habitantes até o final do século.
- Problemas: com o tempo, a escassez de trabalhadores mais jovens e produtivos tornará a manufatura chinesa menos competitiva. Uma saída seria passar de uma economia de trabalho intensivo para uma de inovação e tecnologia. Problema da pressão previdenciária, ainda que o sistema chinês não seja tão “generoso” quanto o do Ocidente.
3
Q
Como está a demografia na Índia?
A
- A Índia já é o país mais populoso do mundo, com 1,4 bi de pessoas, tendo superado a China em 2023. É um dos países com maior densidade demográfica do mundo.
- A Índia está na 3ª fase da transição demográfica, em que se inicia o envelhecimento da população, após 2ª fase de intenso crescimento vegetativo. Em 2020, a Índia teve, pela primeira vez, taxa de fecundidade abaixo da de reposição (2,1). Crescimento vem apresentando taxas decrescentes desde meados dos anos 1990.
- Uma em cada cinco pessoas com menos de 25 anos no mundo é da Índia — e 47% dos indianos têm menos de 25 anos. Esta geração de jovens indianos pode ser importante fonte de consumo e mão de obra na economia de bens de conhecimento e online.
- Distribuição geográfica. O Norte da Índia, parte mais rural do país, concentra a maior parte da população e do ritmo de crescimento. A fecundidade em Uttar Pradesh, por exemplo, gira em torno de 3 filhos por mulher e tem população maior que a do Brasil. O Sul é mais urbanizado, o que impacta também na fecundidade, que já está abaixo do nível de reposição. O Sudeste indiano é a região de menor crescimento.
4
Q
Como está a demografia dos EUA?
A
- menor taxa histórica de crescimento populacional em 2021 (0,1%);
-desde meados de 2010, os nascimentos e a migração internacional líquida têm diminuído, ao mesmo tempo que as mortes aumentam. - O baixo crescimento demográfico atual é conjuntural, mas um decrescimento estrutural pode ocorrer na segunda metade do século XXI. A queda da fecundidade já é uma realidade.
- Os EUA são o segundo país mais poluidor do mundo e uma redução do crescimento demográfico é uma boa notícia para o meio ambiente.