Geo. fís. - Solos Flashcards
Caracterize os horizontes dos solos (O, A , B, C)
Horizonte O : matéria organica decomposta ou em decomposição
Horizonte A : Rochas decompostas (minerais e fragmentos de rochas) e matéria organica mineralizada
Horizonte B : horizonte de acumulação dos componentes dos horizontes O e A trazidos pelo processo de lixiviação
Horizonte C : horizonte de transição entre a rocha matriz (R) e o solo. Formado por saprolito (rochas pouco alteradas e ainda em processo de decomposição).
Por que os solos brsileiros, em sua maioria, são profundos?
A elevada pluviosidade do clima tropical favorece o intemperismo químico, e , portanto, permite a decomposiçao das rochas e da matéria orgânica , consequentemente, permite o desenvolvimento dos solos, tornando-os mais profundos pelo processo de lixiviação, no qual as águas pluviais infiltram no solo, carregando matéria organica e minerais de camadas mais superficiais para as mais internas, o que gera solos mais desenvolvidos
Por que os solos do cerrado possuem um bom potencial agricola, mesmo sendo ácidos e pobre em nutrientes?
São solos profundos, devido ao fato de que a elevada pluviosidade do clima tropical favorece o intemperismo químico, e , portanto, permite a decomposiçao das rochas e , consequentemente, o desenvolvimento dos solos, tornando-os mais profundos pelo processo de lixiviação, no qual as águas pluviais infiltram no solo, carregando matéria organica e minerais de camadas mais superficiais para as mais internas. Esses solos profundos facilitam o erraizamento dos vegetais.
Além disso, há predominio de relevos aplainados, em detrimento dos íngrimes, o que resulta em uma baixa disposição à erosão e favorece a mecanização.
Ademais, a acidez pode ser facilmente corrigida mediante a técnica da calagem (corrige a acidez), gessagem agrícola (corrige a acidez e neutraliza a ação da alta concentração de Al) e a falta de nutriente pode ser compensada pela utilização de fertilizantes organicos e inorganicos
Por que os solos do cerrado são ácidos?
A alta pluviosidade, caracteristica do clima topical, promove grande lixiviação do solo, processo no qual matéria orgânica e inorgânica é levada, pela agua que infiltra no solo, de camadas mais superficiais para as mais profundas do solo. Nesse contexto, os minerais alcalinos e alcalinos terrosos se solubilizam na água da chuva e se concentram em horizontes mais profundos. Assim, predominam nas camadas mais acima minerais de caráter ácido e ions alumínio (Al +3 —> que dificulta a absorção de nutrientres pelas raizes)
Como ocorre o processo de Laterização?
O processo de laterização ocorre principalmente em climas tropicais, os quais são os quais são marcados por um período chuvoso em um período seco. Assim, durante o período chuvoso ocorre a lixiviação do solo, o que aumenta a concentração de ferro e alumínio nos horizontes mais superficiais. Já durante o período seco ocorre a oxidação dessas substâncias originando a laterita, formada por óxidos de ferro e óxido de alumínio. Dessa forma, o solo fica endurecido, dificultando seu uso. Nesse contexto, ao se desmatar uma área, o solo fica exposto e intensifica-se o processo de oxidação.
Explique o processo de arenização
Arenização é um processo de degradação do solo no qual são formados bancos de areia que diminuem a produtividade dos solos, dificultando o desenvolvimento de vida vegetal. Esse processo é típico do clima subtropical e ocorre em solos naturalmente arenosos. A formação dos bancos de areia ocorre com a atuação da erosão pluvial e principalmente da erosão eólica. Esse processo é agravado pelo uso intensivo do solo para agricultura e pecuária e, no Brasil, ocorre principalmente no sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul, região do Pampa. Uma forma de se evitar a deposição de areia pela erosão eólica é a construção de Muralhas verdes.
Diferencie desertificação de desertização
A desertificação consiste na degradação de áreas áridas e semi-áridas resultantes de vários fatores, como variações climáticas e as atividades humanas.
Já a desertização consiste na formação de desertos de maneira lenta e natural.