genetica Flashcards
Pleiotropia:
Pleiotropia: quando um par de genes alelos determinam o aparecimento de várias características
Epistasia
Epistasia: quando um par de alelos presente em um gene inibe a ação de alelos em outro par. (ex: epistasia dominante é a plumagem em galinhas; epistasia recessiva é a pelagem de camundongos).
Genes alelos
Genes alelos: genes que ocupam o mesmo locus gênico em cromossomos homólogos.
gene
Um gene é uma unidade de informação genética localizada no DNA. Ele é um segmento de DNA que contém as instruções para a síntese de proteínas ou RNA, e, portanto, determina características específicas dos organismos.
alelo
Um alelo é uma das várias formas diferentes de um gene que podem existir no mesmo locus (local) em cromossomos homólogos. Os alelos representam variações de um mesmo gene.
Euploidia
Euploidia: alteração cromossômica numérica, que pode ser diminuição ou aumento. Todo o genoma é afetado, e não apenas um ou mais cromossomos. Não ocorre em humanos e, quando ocorre, é incompatível e o feto acaba sofrendo um aborto, porém é muito comum na natureza.
Aneuploidia:
Aneuploidia: alteração cromossômica numérica, com aumento ou diminuição de cromossomos (ex: Síndrome de Down).
Codominância:
Codominância: quando heterozigotos expressam ambos os alelos de um gene ao mesmo tempo, causando um fenótipo intermediário (ex: cor de flores; sistema ABO).
alelos multiplos
enquanto a maioria dos genes tem apenas dois alelos (um dominante e um recessivo), os alelos múltiplos implicam que há mais de dois alelos para um gene específico. ex sistema ABO, alelo a,b,i
inativação cromossômica
A inativação cromossômica é o processo pelo qual um dos dois cromossomos X nas células das fêmeas é compactado e se torna inativo. Isso ocorre para equilibrar a quantidade de produtos dos genes ligados ao cromossomo X entre machos e fêmeas, uma vez que os machos possuem apenas um cromossomo X e uma cópia do cromossomo Y, enquanto as fêmeas possuem dois cromossomos X.
dominancia incompleta
heterozigoto fica com o meio termo dos homozigotos
homoplasmia e heteroplasmia
homo: mitocondrias todas iguais
hetero: mitocondrias diferentes, devido a mudaçoes po radicais lives, gerando doenças mitocondrioplast
irradiação adaptativa
irradiação adaptativa é um fenômeno evolutivo onde novas espécies surgem de um ancestral comum. Inicia-se com a colonização de novos ambientes, levando à adaptação às condições locais. Esse processo resulta em rápida especiação, com grupos se diversificando em diferentes nichos ecológicos.
genes ligados
2 genes que estão no mesmo par de homologos, ou seja, nao se segregam independentemente, pois há permutação
como ocorre tecnica do dna recombinante na bacteria
corta o dna com enzima de restrição, cola ele por ligação de hidrogênio no dna do plasmídeo da bacteria, cola com DNA ligase as ligaçoes fosfosiesters.