Gêneros textuais Flashcards
Com base nos seus conhecimentos comente acerca dos gêneros textuais e como são utilizados no enem:
São muitos, podem falar sobre os mesmos temas, entretanto, a intenção do autor é diferente. Pois os gêneros como a notícia e reportagem têm a intenção de informar, já as charges têm a intenção de fazer críticas em tom de humor e assim por diante.
Como se dividem a base de qualquer gênero textual?
Em intenção do autor, que diz respeito a se ele pretende criticar, dar opinião ou anunciar algo. Público alvo, é o grupo de pessoas que o texto busca atingir, tal qual uma campanha publicitária que possui o objetivo de mudar o comportamento dos motoristas no
trânsito. Contexto, o assunto a qual se trata.
No enem, qual o ponto mais traiçoeiro na hora de responder as questões?
Pois muitas vezes as alternativas sobre o contexto vão estar corretas, mas não serão as alternativas certas pois deve se referir à intenção do autor ou o público alvo.
O que é o gênero textual notícia e reportagem e qual a diferença entre eles?
São textos que têm como finalidade informar, não há como característica a opinião apesar de a reportagem a possuir em alguns casos. A grande diferença entre eles não é o tamanho, apesar de a reportagem ser em muitos casos maior que a notícia, mas sim o fato de que as notícias informam sobre algo novo e são curtas pois possuem ainda poucas informações, assim como o jornal nacional, porém as reportagens fazem menção a uma notícia que já ocorreu e está sendo aprofundada, com entrevistas e outras coisas, assim como o fantástico.
Disserte sobre o gênero editorial.
O gênero editorial é uma ramificação dos textos jornalísticos que discute um tema polêmico da semana relacionado a uma notícia anterior, sua intenção não é necessariamente a de informar, mas também de trazer uma opinião. Essa opinião diz respeito ao jornal em si, não ao autor do texto. É identificável pois traz marcas de parcialidade e opinião.
Discorra sobre o gênero de carta do leito e de carta aberta.
Carta do leitor é parecido com o editorial, pois é um texto voltado para a opinião e também traz alguma informação. É escrito por um consumidor do jornal ou revista. Sua intenção depende do ponto de vista, nesse sentido, quando se trata do cliente é o de criticar ou elogiar, da empresa, o de fazer publicidade com base na opinião.
Carta aberta é geralmente uma crítica, é direcionado a algo, entretanto, pode ser lido por todos, com foco em gerar o debate social sobre o tema.
Qual a principal semelhança entre o editorial e carta do leitor?
Ambos são tidos como textos híbridos por estarem entre notícia e argumentação.
Fale sobre o gênero anúncio publicitário.
Faz uso da função conativa da linguagem. Tem o objetivo de persuadir, convencer, usando de meios como verbos no imperativo, uso de imagens, humor e vocativos. O público alvo varia, contudo, tenta convencer a todos de que possam precisar do seu produto.
Fale sobre o gênero anúncio publicitário.
Faz uso da função conativa da linguagem. Tem o objetivo de persuadir, convencer, usando de meios como verbos no imperativo, uso de imagens, humor e vocativos. O público alvo varia, contudo, tenta convencer a todos de que possam precisar do seu produto.
Discorra sobre os gêneros instrucionais.
Têm função de orientar o leitor, é equivalente à injunção. Dentre eles existem os tutoriais, as bulas de remédio, receitas e manuais. Não são propaganda. Geralmente possuem uma parte descritiva, como nas receitas falando sobre os ingrediente, e possuem uma parte injuntiva, em que se fala sobre o modo de preparo.
O que é injunção?
É um modelo linguistico que tem o objetivo de se relacionar com o leitor para instruí-lo, usando de ferramentas como vocativos, verbos no imperativo e função conativa da linguagem. Pois são coisas que falam diretamente com o leitor.
Discorra sobres os gêneros humorísticos: Charge,Tirinha e Anedota.
Os gêneros humorísticos têm o objetivo de provocar o humor, principalmente, por quebra de expectativa, mas também por falhas de comunicação ou contrastes bizarros.
Charge: Tem foco em criticas e também pode prestar homenagens, porém ela é implícita e utiliza o humor para criticar política e sociedade, sendo a tirinha mais diretas na mensagem. Charges geralmente têm poucos quadros.
Tirinhas: Seu foco não é as críticas, mas também podem fazê-las, o seu objetivo é mais o humor. Costumam ter mais quadros que charges.
Anedota: É sinônimo de piada, contam histórias que tem como únivo objetivo o riso.