Gasometria e Distúrbios Ácidos-Básicos Flashcards
O íon hidrogênio sem elétron na camada de valência (vulgo H+) tem o nome técnico de…
Hídrion
Pros íntimos é H+ mesmo (pronúncia “agá mais” kkk)
O pH é definido matematicamente por…
-log[H+]
No português: “o valor negativo do logaritmo da concentração do íon H+”
O valor normal do pH arterial humano é…
7,35-7,45
Detalhe: o pH “ótimo” é 7,38-7,42 (quando for interpretar gasometrias, se você quiser aumentar a sua sensibilidade diagnóstica, use este intervalo mais estreito - mas obviamente, isso diminuirá a importância clínica do seu diagnóstico ácido-básico)
O valor normal da PaCO2 arterial humana é…
35-45 mmHg
O valor normal do HCO3- (bicarbonato) arterial humano é…
22-26 mEq/L
Pode ser mmol/L também - não importa (o HCO3- é um ânion monovalente - não faz diferença entre mEq e mmol).
Complete a frase (falta o ???):
??? é a tendência de um processo metabólico ou respiratório fazer com que o sangue se torne mais ácido.
Acidose
Diferente de acidemia que é o nome que se dá quando o sangue está mais ácido (pH reduzido) que o normal. Nem toda acidose provoca acidemia.
Complete a frase (falta o ???):
??? é a tendência de um processo metabólico ou respiratório fazer com que o sangue se torne mais básico.
Alcalose
Diferente de alcalemia que é o nome que se dá quando o sangue está mais básico (pH elevado) que o normal. Nem toda alcalose provoca alcalemia.
Complete a frase (falta o ???):
??? é o nome que se dá quando o sangue está mais básico que o normal.
Alcalemia (pH elevado)
Diferente da alcalose, que é a tendência de um processo metabólico ou respiratório fazer com que o sangue se torne mais básico. *Na prática, pode falar “alcalose”, já que toda alcalose provoca “alcalemia” (pH alto).
Complete a frase (falta o ???):
??? é o nome que se dá quando o sangue está mais ácido que o normal.
Acidemia (pH reduzido)
Diferente da acidose, que é a tendência de um processo metabólico ou respiratório fazer com que o sangue se torne mais ácido. Na prática, pode falar “acidose”, já que toda alcalose provoca “acidemia” (pH baixo).
Verdadeiro ou falso?
O base excess (BE) alto significa que o paciente tem uma acidose respiratória crônica.
Do português “excesso de bases”.
Falso
O BE também pode estar elevado nas alcaloses metabólicas - não é uma exclusividade das acidoses respiratórias crônicas.
Verdadeiro ou falso?
O base excess (BE) alto significa que o paciente tem uma alcalose metabólica.
Do português “excesso de bases”.
Falso
O BE também pode estar elevado nas acidoses respiratórias crônicas - não é uma exclusividade das alcaloses metabólicas.
Quais são as três variáveis que são medidas diretamente pelo gasômetro (aparelho de gasometria) e não apenas calculdas?
Não estamos nos referindo a exames de bioquímica “extras” - tipo eletrólitos ou metemoglobina.
pH, pO2 e pCO2
O HCO3- (bicarbonato) e o BE (base excess) não são medidos, são apenas calculados através da fórmula de Henderson-Hasselbalch.
Quais são as duas variáveis que são apenas calculadas pelo gasômetro (aparelho de gasometria) e não são medidas diretamente?
Não estamos nos referindo a exames de bioquímica “extras” - tipo eletrólitos ou metemoglobina.
O HCO3- (bicarbonato) e o BE (base excess)
Eles não são medidos diretamente, mas apenas calculados através da fórmula de Henderson-Hasselbalch. O gasêmetro mede diretamente apenas o pH, PCO2 e PO2.
As acidoses desviam a curva de dissociação da hemoglobina para a…
**
Direita
As alcaloses desviam a curva de dissociação da hemoglobina para a…
Esquerda
Verdadeiro ou falso?
As acidoses prejudicam a resposta do corpo às catecolaminas, por isso podem ser etiologia isolada de choque circulatório.
Falso
É verdade que acidoses debilitam a resposta da musculatura vascular e cardíaca às catecolaminas (adrenalina/noradrenalina), mas não é causa primária de choque. Pode ser um mecanismo mantenedor/agravante, não causador, propriamente.
Verdadeiro ou falso?
No choque distributivo acompanhado de acidose metabólica, está sempre indicada a infusão de bicarbonato de sódio intravenoso.
Falso
A acidose metabólica contribui para a persistência de choque distributivo, por comprometer a resposta do corpo às catecolaminas. Porém apenas em casos de excessão o bicarbonato de sódio intravenoso deve ser administrado (por exemplo, choque refratário - em uso de noradrenalina + vasopressina - com pH < 7,20 e bicarbonato < 20 mEq/L). Lembrar que bicarbonato de sódio tem muitos efeitos colaterais, que geralmente excedem os potenciais benefícios da droga.
Qual é o efeito das acidoses sobre a contratilidade miocárdica?
Incremento ou redução?
Redução
Nas acidoses, há menor disponibilidade de receptores beta-1-adrenérgicos no miocardiócito e menor resposta celular à ação das catecolaminas.
Qual é o efeito das acidoses sobre a resistência vascular periférica?
Incremento ou redução?
Redução
Nas acidoses, há menor disponibilidade de receptores alfa-1-adrenérgicos na musculatura lisa vascular periférica e menor resposta celular à ação das catecolaminas.
Alcaloses respiratórias agudas ou infusão rápida de bicarbonato de sódio intravenoso podem provocar parestesia perioral e espasmo carpopedal (espasmo nas mãos) por redução da concentração plasmática de qual eletrólito?
Cálcio iônico
O consumo rápido de H+ circulante leva a liberação de resíduos eletronegativos das proteínas circulantes (em especial da albumina), que passam a ligar maior quantidade do cálcio iônico (circulante, biologicamente ativo), tornando esse íon menos disponível para suas funções orgânicas e provocando efeitos clínicos da hipocalcemia sintomática. Observação: o cálcio total permanece sem alteração.
A principal medida clínica para controlar sintomas de alcalose respiratória aguda por crise de ansiedade (transtorno conversivo e/ou pânico) é tranquilizar o paciente e, por vezes (no caso de pânico), administrar benzodiazepínico. Qual íon sérico está com sua concentração reduzida e tem seus níveis reestabelecidos com essa(s) medida(s), provocando resolução dos sintomas (parestesias, espasmo carpopedal)?
Cálcio iônico
O consumo rápido de H+ circulante leva a liberação de resíduos eletronegativos das proteínas circulantes (em especial da albumina), que passam a ligar maior quantidade do cálcio iônico (circulante, biologicamente ativo), tornando esse íon menos disponível para suas funções orgânicas e provocando efeitos clínicos da hipocalcemia sintomática. Controlar a hiperventilação em casos provocados por alcalose respiratória aguda é a forma mais eficaz e simples de reverter os sintomas da hipocalcemia. Fato curioso: uma medida famosa na mídia é respirar dentro de um saco, para provocar reinalação do CO2 e reduzir a eliminação de CO2 pela hiperventilação pulmonar (não há evidência clínica robusta de que esse método seja eficaz - mas procede, do ponto de vista fisiopatológico). Observação: o cálcio total permanece sem alteração.
As alcaloses tendem a induzir qual distúrbio do potássio?
Hipocalemia
## Footnote
A **menor disponibilidade de H+** no meio extracelular provoca a **saída de H+** do meio intracelular por difusão, o que gera uma carga negativa intracelular e induz a **entrada de potássio** para dentro das células (e consequente **hipoK**). Além disso, a menor atividade das células intercaladas tipo A (que secretam H+) **diminui a reabsorção renal** de potássio tubular, levando à **caliurese**. Observação importante: a hipocalemia também se comporta como **mecanismo mantenedor/perpetuador** da alcalose metabólica, por dificultar a secreção de H+ pelo rim (novamente, pelas células intercaldas tipo A).
As acidoses tendem a induzir qual distúrbio do potássio?
Hipercalemia
## Footnote
A **maior disponibilidade de H+** no meio extracelular provoca a **entrada de H+** no meio intracelular por difusão, o que gera uma carga positiva intracelular e induz a **saída de potássio** (que é um cátion, carregado positivamente) para fora das células (e consequente **hiperK**). Além disso, a maior atividade das células intercaladas tipo A (que secretam H+) **aumenta a reabsorção renal** de potássio tubular, **inibindo à caliurese**.
Complete a frase:
No tratamento da cetoacidose diabética (CAD), se o potássio sérico é 5,0 mEq/L, a reposição de potássio intravenoso está…
Escolha entre “indicada” ou “contraindicada”.
Indicada
A **reposição de potássio IV **deve ser realizada sempre que o potássio sérico for < 5,3 mEq/L. Além disso, se o potássio sérico for < 3,3 mEq/L, a infusão intravenosa de insulina está contraindicada temporariamente (até correção da hipoK). São 2 principais motivos para isso:
1º) Há uma tendência de haver um déficit corporal total de potássio por diurese osmótica e hiperaldosteronismo secundário à desidratação (que provocam caliurese), mesmo quando a concentração sérica dele está normal (a hiperosmolaridade e acidose tendem a redistribuir o potássio para o meio extracelular e contrapor a hipocalemia);
2º) A infusão de insulina tende a corrigir a acidose e a hiperosmolaridade, levando o potássio sérico a redistribuir para o meio intracelular,
Quais acidoses tendem a associar-se à hipocalemia (diferente do habitual/comum, que seria hipercalemia)?
Acidoses tubulares renais e perdas pós-pilóricas (i.e., diarreia).
Motivo das ATR’s: nas ATR’s tipo 1 e tipo 2, habitualmente há caliurese por inabilidade do rim de reabsorver potássio para que haja para secreção do H+ pelas células intercaladas tipo A (defeito na acidificação urinária distal, na ATR tipo 1) ou por excesso de sódio distal (não reabsorvido proximalmente), levando à secreção de potássio (na ATR tipo 2).
Motivo da diarreia: alta concentração de potássio nas secreções entéricas, pancreáticas e biliares, provocando balanço corporal negativo de potássio.
As acidoses persistentes (que duram meses/anos) tendem a provocar qual efeito ósseo?
Exemplos de acidose persistente: doença renal crônica e acidose tubular renal.
Reabsorção óssea
Motivo: o fosfato do osso “tampona” o H+ em excesso no plasma e provoca desmineralização óssea e redução da densidade mineral óssea, com risco aumentado para desfechos esqueléticos adversos (e.g., fraturas).
As acidoses persistentes (que duram meses/anos) tendem a provocar qual efeito cardiovascular?
Exemplos de acidose persistente: doença renal crônica e acidose tubular renal.
Aumento do risco cardiovascular
## Footnote
Motivo: há **calcificação vascular** relacionada ao aumento de liberação de cálcio pelos ossos durante o **tamponamento do H+ pelo fosfato** (os ossos são ricos em fosfato) - o cálcio liberado no processo **deposita-se em partes moles (principalmente artérias)**. Isso provoca aumento do risco cardiovascular.
As acidoses persistentes (que duram meses/anos) tendem a provocar qual efeito renal?
Exemplos de acidose persistente: doença renal crônica e acidose tubular renal.
Nefrolitíase e nefrocalcinose.
Motivo: o excesso de cálcio liberado pelos ossos durante o tamponamento do H+ pelo fosfato, (abundante nos ossos) provoca excesso de cálcio circulante, que induz hipercalciúria. No caso da doença renal crônica, esse efeito é contrabalanceado pelo hiperparatireoidismo (que tende a provocar hipocalcemia).
Porém no caso da ATR tipo 1, a nefrolitíase e nefrocalcinose são ainda mais frequentes pois a urina tem pH elevado (defeito persistente de acidificação urinária distal), o que provoca redução da solubilidade do fosfato de cálcio, além de a acidemia provocar aumento da reabsorção tubular de citrato, o que induz hipocitratúria e aumento do risco de nefrolitíase/nefrocalcinose (o citrato inibe a formação de cristais de cálcio).
Verdadeiro ou falso?
As acidose metabólica da doença renal crônica está associada a aumento do risco de progressão da doença renal crônica, maior perda mineral óssea e maior perda de massa magra (pior estado nutricional), sendo indicada a reposição de bicarbonato de sódio, com meta de normalização da concentração do HCO3- (bicarbonato) sanguíneo.
Verdadeiro
Há evidência clínica de que a normalização do bicarbonato sanguíneo implica em redução desses desfechos adversos citados.
Verdadeiro ou falso?
O sistema tampão mais abundante do corpo humano é o proteico, porém o mais importante é o sistema bicarbonato.
Verdadeiro
Apesar de numericamente o sistema bicarbonato ser menos abundante do que o sistema tampão das proteínas, ele é fisiologicamente mais relevante pelo fato de estar integrado com a ventilação pulmonar, uma vez que esta amplifica intensamente a capacidade desse sistema mitigar variações significativas do pH sanguíneo.
Verdadeiro ou falso?
O aumento do HCO3- (bicarbonato) tende a aumentar o pH.
Verdadeiro
Verdadeiro ou falso?
A redução do HCO3- (bicarbonato) tende a aumentar o pH.
Falso
A redução do HCO3- (bicarbonato) tende a reduzir o pH.
Verdadeiro ou falso?
A redução da PaCO2 tende a aumentar o pH.
Verdadeiro
Verdadeiro ou falso?
O aumento da PaCO2 tende a aumentar o pH.
Falso
O aumento da PaCO2 tende a reduzir o pH.