Galáxias Flashcards
Porque é que as estrelas Cefeida ajudam na determinação de distâncias?
Estas estrelas têm uma relação período-luminosidade característica. Medindo o período, obtemos a luminosidade e, adicionalmente sabendo a magnitude, conseguimos descobrir a distância.
Quais são os tipos de galáxias existentes?
Galáxias elípticas, espirais, irregulares e espirais barradas.
Galáxias Espirais - Verdadeiro ou Falso: É no centro galáctico que ocorre formação de estrelas.
Falso - Os braços espirais contém regiões de hidrogénio ionizado, e estrelas quentes, jovens e azuis. É neste local que há indicações de formação de estrelas.
As estrelas nos braços de galáxias espirais são de que população?
População I.
Onde se encontram as galáxias de População II, nas galáxias espirais?
No centro galáctico (por isso é que o centro aparenta ser amarelo, dado que as estrelas têm poucos metais pelo que ocorre avermelhamento).
Para espirais de tipo A, B e C, organiza por ordem crescente de acordo com a percentagem de gás e poeira. Que galáxias espirais têm uma maior percentagem de massa a participar na formação de estrelas?
A - B - C - As galáxias espirais de tipo C são as galáxias cuja massa contribui em maior percentagem para a formação de estrelas, dado que têm uma maior percentagem de gases e poeira.
O que são galáxias espirais barradas?
São galáxias espirais cuja matéria escura presente não é suficiente para evitar a formação de uma estrutura tipo barra, como consequência das forças gravitacionais que estrelas exercem umas sobre as outras.
Verdadeiro ou Falso: As galáxias elípticas não possuem braços espirais.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso: As galáxias elípticas são ricas em gás interestelar e poeira, consequentemente sendo constituídas maioritariamente por estrelas da População I.
Falso - há pouco material que permita a formação de estrelas, pelo que são constituídas maioritariamente por estrelas de População I (velhas) e II.
Que tipos de galáxias têm bastantes associações OB e regiões de hidrogénio ionizado?
Galáxias irregulares de tipo I - elas contém quantidades substanciais de gás interestelar. Forças de maré originam formação de estrelas.
O que poderá ter causado o aspeto assimétrico e distorcido das galáxias irregulares de tipo II?
Possíveis colisões com outras galáxias ou atividade violenta no núcleo.
Enuncia o método das velas-padrão. Dá exemplos de boas velas-padrão.
De modo a determinar a distância a uma galáxia remota, os astrónomos procuram ”velas-padrão”- galáxias cuja luminosidade ou magnitude absoluta seja conhecida, de modo a usar a lei inversa quadrática. Bons exemplos de velas-padrão são, por exemplo, Cefeidas variáveis e RR Lyrae.
O que leva à ocorrência de uma supernova Ia?
Uma anã branca acumula matéria suficiente da sua estrela companheira para explodir numa conflagração termonuclear.
Qual é a relação característica das supernovas Ia?
Há uma relação entre o pico de luminosidade e a taxa de diminuição de luz após o pico: quanto mais devagar decresce, mais luminosa é a supernova.
Que outros métodos existem para medir distâncias extragalácticas?
O método de Tully-Fisher e o método do plano fundamental, por exemplo.
Enuncia o método de Tully-Fisher.
Quanto maior for a risca de 21 cm de uma galáxia, mais luminosa é a mesma. Para galáxias com rotação, observa-se os lados blueshifted e redshifted, sabendo que quanto maior for a velocidade, maior é a massa e a luminosidade. Apenas serve para galáxias com rotação.
Enuncia o método do plano fundamental.
Há uma correlação entre o tamanho de uma galáxia, a média das velocidades das suas estrelas e a distribuição do brilho superficial. Torna-se possível medir o tamanho da galáxia. Comparando com o tamanho aparente, obtém-se a distância através da fórmula do ângulo pequeno.