Fundamentos do Setor Elétrico Flashcards
Quais são os Agentes do Setor Elétrico?
Geradores, Distribuidoras, Transmissoras, Comercializadoras e Consumidores
Quais são os 3 tipos de Consumidores e quais as diferenças entre eles?
Consumidor Cativo: recebe tanto serviço de distribuição (fio) quanto de energia da distribuidora, e paga uma tarifa regulada pela ANEEL
Consumidor Livre: consumidor que migrou para o ACL e tem liberdade para adquirir qualquer tipo de energia, precisa fazer parte do Grupo A (Alta Tensão)
Consumidor Especial: consumidor que migrou para o ACL mas só pode comprar energia incentivada (eólica, solar, PCHs e térmicas a biomassa); para ser consumidor especial precisa estar no Grupo A (Alta Tensão) e realizar comunhão de carga para atingir a demanda mínima de 500kW de potência instalada.
Quais são os agentes VENDEDORES de energia elétrica (considerando ACL e ACR)?
Geradores, Distribuidoras e Comercializadoras; Transmissoras NÃO realizam compra e/ou venda de energia
OBS.: Os agentes vendedores podem comercializar energia entre si (ex.: Comercializadora com Comercializadora, Distribuidora com Comercializadora, Gerador com Gerador, etc …)
O que é LASTRO e por que ele é tão importante para a comercialização de energia elétrica?
Lastro é o quanto cada agente vendedor precisa contratar para atender 100% de sua carga. Para os agentes geradores, por exemplo, o lastro se dá pela sua Garantia Física (que por sua vez, determina o máximo de energia que a usina pode comercializar - determinada pelo MME mas calculada pela EPE) ou contratação de energia de terceiros, que somadas precisam ser maiores ou iguais a 100% de sua carga. Caso haja insuficiência de lastro - exposição no MCP e penalidades na CCEE por falta de lastro.
OBS.: As Ds precisam atender 100% da sua demanda através da compra de energia (custos repassados aos consumidores; ela não lucra) nos leilões regulados. Os contratos firmados são registrados na CCEE.
O que é MIX de contratos das distribuidoras e PMIX?
MIX de contratos é basicamente toda a energia que a D contratou, pois une todos os contratos feitos em um mesmo leilão regulado ou em outro.
PMix é o preço médio (em R$/MWh) desses contratos.
OBS.: Visto que é difícil da D acertar a projeção de 100% de sua caraga, existe uma tolerância de 5% na qual a exposição no MCP pode ser repassada aos consumidores finais. Caso contrário, a D precisa arcar com os custos.
O que é declaração de necessidade das distribuidoras?
Com o intuito de suprir 100% de sua carga futura, as distribuidoras realizam estudos (que levam em conta crescimento do PIB do país, crescimento da carga, etc …) para saber o montante de energia que vão precisar contratar. Esses estudos são repassados ao MME, órgão que da diretrizes nos leilões regulados, que dessa forma sabe a quantidade exata de energia que precisa ser ofertada no leilão para suprir a carga de todas as distribuidoras do país.
OBS 1.: Os leilões regulados são organizados não só pelo MME, mas também pela CCEE e ANEEL, que possuem outras funções.
OBS 2.: A partir do momento que a distribuidora já declarou a sua necessidade ela não pode alterá-la e assim, se for o caso, precisa se apropriar de mecanismos como MVE ou MCSD para chegar o mais próximo possível de 100% de sua carga.
O que é MCSD e MVE?
Mecanismo de compensação de sobras e déficits: durante os leilões regulados, uma distribuidora que contratou menos que deveria e uma distribuidora que contratou mais podem comercializar essa energia entre si.
Mecanismo de venda de excedentes: uma distribuidora que contratou a mais pode vender o EXCEDENTE de sua energia para outros AGENTES de mercado.
Quais são os principais regulamentos que falam sobre comercialização de energia e explique a frase “cada leilão é um”
Regulamentos:
- Lei
- Decreto
-
O significado da frase “cada leilão é um” é que cada leilão regulado possui REGRAS EXCLUSIVAS, ou seja, cada leilão é diferente um do outro. Os Editais dos Leilões são feitos pela ANEEL e publicados no site da CCEE, onde lá constam todas as regras e especificações de cada leilão.