Fundações - Parte I Flashcards
01. CESPE - Perito Criminal - PF - Área 7 - 2018
Durante a execução das sapatas de fundação de um prédio, o engenheiro responsável pela obra constatou que a camada de solo onde uma das sapatas seria assentada correspondia a um bolsão de argila mole. Acerca dessa situação hipotética e das características de fundações com sapatas, julgue o item.
A presença do bolsão de argila logo abaixo de uma das sapatas é condição suficiente para caracterizar um erro de projeto cometido pelo projetista.
( ) Certo ( ) Errado
A existência da camada de argila mole em si não significa que há um erro de projeto, desde que a carga máxima que o solo suporta não seja ultrapassada e o limite de recalque da estrutura seja atendido.
Ademais, é impossível se conhecer 100% do terreno de uma fundação, sendo feitos testes de sondagem em alguns pontos representativos do todo.
Há, portanto, um risco de se ter um solo diferenciado com relação àquele previamente conhecido na sondagem, porém este risco é gerenciável, não se tratando de um erro de projeto.
Gabarito: “errado”.
02. CESPE - TELEBRAS - Especialista em Gestão de Telecomunicações - Eng. Civil - 2022
Na fase de elaboração do projeto de fundações de um edifício, após inspeção no local da obra, o projetista observou que o solo era composto de argila mole, com existência de matacões e, nos terrenos vizinhos, as edificações existentes eram antigas e estavam em estado precário. Com base nessas características locais, julgue o item subsecutivo, a respeito das soluções de fundações para a edificação a ser construída.
Devido à existência de solo mole, a fundação rasa não é a solução mais adequada.
( ) Certo ( ) Errado
Como vimos, solos moles são um problema para fundações em geral.
No caso específico de fundação rasa, não é recomendado que se apoie a fundação sobre este tipo de solo, dada sua baixa resistência mecânica.
Gabarito: “certo”.
03. FUNDEP - Prefeitura de Uberaba - Eng. Civil - 2016
Uma fundação satisfatória para um edifício precisa atender a alguns requisitos gerais. Dentre tais requisitos, é INCORRETO afirmar que está:
(A) a necessidade de a fundação, incluindo o solo e a rocha abaixo, ser segura contra uma falha estrutural, que pode resultar em colapso.
(B) a condição de que, durante a vida útil do edifício, os recalques que porventura ocorrerem na fundação não danifiquem a estrutura ou impeçam seu funcionamento.
(C) o emprego simultâneo de fundações superficiais e de fundações profundas, caso o solo sob o edifício apresente variabilidade em sua composição.
(D) a sua exequibilidade técnica e econômica, sem causar efeitos adversos nas propriedades vizinhas.
Conforme apresentado nesta seção, as fundações devem ser projetadas para suportar os esforços da edificação que elas sustentam sem ultrapassar a tensão limite do terreno em que estão assentadas, o que inclui o solo ou rochas.
Além disso, as fundações devem ainda ser dimensionadas de modo a evitar as deformações (recalques) excessivos que poderiam comprometer o uso ou a integridade da edificação.
A exequibilidade técnica e econômica de um tipo de fundação é fator fundamental para sua utilização em determinado projeto, o qual deve selecionar métodos de execução que não comprometam as estruturas existentes nas áreas vizinhas à obra.
Já o emprego simultâneo de fundações superficiais e profundas, na verdade, não é recomendado devido ao risco de recalques diferenciais, que podem comprometer a integridade estrutural da edificação.
Gabarito: “c”.
04. CESPE - Ministério da Justiça - Eng. Civil - Questão de Fixação
A respeito dos projetos de fundações em uma obra civil, julgue o próximo item.
Em uma fundação em superfície, a carga é transmitida ao terreno predominantemente pela pressão distribuída sob a base da fundação, na qual a profundidade de assentamento é superior, no mínimo, ao dobro de sua menor dimensão em planta.
( ) Certo ( ) Errado
Na verdade, considera-se uma fundação superficial ou rasa como aquela em que a profundidade de assentamento é INFERIOR ao dobro de sua menor dimensão em planta. Afirmativa errada.
Gabarito: “errado”.
05. FGV - CM SP - Eng. Civil - 2024
As fundações indiretas são aquelas que transmitem a carga aos solos:
(A) somente pela base, por tração.
(B) somente pela base, por compressão.
(C) somente por atrito lateral.
(D) pelo atrito lateral e pela base, por tração.
(E) pelo atrito lateral e pela base, por compressão.
Na fundação indireta, temos a transmissão de cargas por atrito lateral e pela base. A transmissão de esforços pela base se dá pelo mero contato do solo com a fundação, sendo possível de se transmitirem estes esforços apenas por compressão. Vejamos as demais opções:
A alternativa A está errada, visto que a transmissão de cargas pela base de uma fundação se dá por mero contato com o solo, o que reduz a transmissão de esforços de tração em face da grande deformabilidade do solo.
A alternativa B está errada, pois a fundação indireta não transmite cargas apenas pela base, mas sim pelo conjunto base e pelo contato lateral da estaca com o solo.
A alternativa C está errada, já que a fundação indireta, mesmo que tenha pouca resistência de ponta, ainda possui um valor que pode ser considerável. Portanto, não se pode dizer que a fundação indireta tem somente resistência por atrito lateral.
A alternativa D está errada, visto que a transmissão de esforços pela base de uma fundação profunda se dá, sobretudo, por compressão, já que ocorre pelo mero contato entre fundação e solo.
Gabarito: letra “e”.
06. CESPE - Câmara dos Deputados - Ana. Legislativo - Eng. Civil - Questão de Fixação
Fundações podem ser definidas como o conjunto de elementos, localizados abaixo do solo, responsáveis por suportar com segurança as cargas provenientes da edificação e transmiti-las ao solo. Com base nessa informação, julgue o item a seguir, relativo a projetos de fundações.
As fundações são convencionalmente classificadas em dois grandes grupos: fundações superficiais, também denominadas diretas, e fundações profundas.
( ) Certo ( ) Errado
As fundações são normalmente classificadas em dois grupos: fundações superficiais ou diretas e fundações profundas. A afirmativa está correta.
Gabarito: “certo”.
07. CESPE - Ministério Público da União - Perícia - Eng. Sanitária - Questão de Fixação - Adaptado
As fundações de uma edificação devem suportar as cargas da estrutura com segurança e adequar-se a fatores tais como o topográfico, o maciço de solos e os aspectos técnicos e econômicos da construção. Com base nos conceitos de fundações, julgue o item.
As fundações superficiais, também chamadas de fundações rasas ou diretas, estão assentadas a uma profundidade menor que duas vezes a sua menor dimensão em planta.
( ) Certo ( ) Errado
Conforme apresentado nesta seção, uma fundação é considerada superficial quando a profundidade de apoio da base da fundação é inferior a duas vezes a menor dimensão em planta. Sendo assim, a afirmativa está correta.
Gabarito: “certo”.
08. AOCP - Pref. Belém - Eng. Civil - 2022
As fundações profundas são elementos de fundação caracterizados por transmitirem a carga ao terreno ou pela base ou por sua superfície lateral ou por uma combinação das duas, sendo sua ponta ou base apoiada em uma profundidade superior a:
(A) quatro vezes a sua menor dimensão em planta e no mínimo dois metros.
(B) seis vezes a sua menor dimensão em planta e no mínimo dois metros.
(C) seis vezes a sua menor dimensão em planta e no mínimo três metros.
(D) oito vezes a sua menor dimensão em planta e no mínimo dois metros.
(E) oito vezes a sua menor dimensão em planta e no mínimo três metros.
A NBR 6122 define que fundação profunda é aquela com profundidade superior a 8 vezes sua menor dimensão em planta e superior a 3 metros. Portanto, a resposta correta é a letra “e”.
Gabarito: letra “e”.
09. IBFC - DPE MT - Eng. Civil - 2022
Analise a figura referente aos tipos de fundações superficiais e correlacione a figura representada por letras com a descrição.
[IMAGEM]
1 - Viga de Fundação: elemento de fundação que recebe pilares alinhados, geralmente de concreto armado; pode ter seção transversal, tipo bloco (sem armadura transversal).
2 - Bloco: elemento de fundação de concreto simples, dimensionado de maneira que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura.
3 - Sapata: elemento de fundação de concreto armado, utilizando armadura para resistir aos esforços de tração.
4 - Radier: elemento de fundação que recebe todos os pilares da obra.
Assinale a alternativa que representa as correlações corretas.
(A) A - 3, B - 1, C - 2, D - 4
(B) A - 2, B - 3, C - 1, D - 4
(C) A - 2, B - 1, C - 4, D - 3
(D) A - 3, B - 1, C - 4, D - 2
Vamos analisar cada figura:
A figura (A) apresenta um elemento de fundação simples e de formato cúbico, o que corresponde ao formato comumente empregado para blocos: item 2;
A figura (B) mostra um elemento de fundação superficial de base retangular, recebendo as cargas de apenas 1 pilar, o que caracteriza uma sapata: item 3;
A figura (C) contém um elemento com base retangular recebendo carga de dois pilares
alinhados. De acordo com a versão atual da NBR 6122, este elemento corresponde a uma sapata associada. Todavia, algumas bancas ainda adotam o termo “viga de fundação” para se referir a elementos lineares recebendo cargas de pilares. Ainda que não seja uma nomenclatura oficial da NBR 6122, trata-se de termo bastante difundido. Sendo assim, por eliminação, o item “c” foi considerado como uma viga de fundação: item 1;
A figura (D) apresenta um elemento em formato de laje recebendo vários pilares, o que corresponde a um radier: item 4.
Então a sequência correta é: A - 2, B - 3, C - 1, D – 4, e a alternativa b é a resposta.
Gabarito: “b”.
10. CONSULPLAN - Prefeitura de Patos de Minas - Eng. Civil - Exercício de Fixação
“Quando as cargas estruturais forem muito altas em relação à tensão admissível, poderá ocorrer o caso de não ser possível projetar-se sapatas isoladas para cada pilar, tornando necessário o emprego de uma única sapata para dois ou mais pilares.” Trata-se de:
(A) Radier.
(B) Sapata de Divisa.
(C) Sapata Associada.
(D) Viga de Fundação.
A descrição apresentada corresponde a uma sapata associada a qual consiste em
uma sapata que recebe os esforços de mais de um pilar.
Não há menção à abrangência de 70% das cargas da estrutura, o que justificaria a alternativa A (radier), tampouco à necessidade de seu uso na divisa do terreno (alternativa B, sapata de divisa).
Sobre a alternativa D, o enunciado não menciona pilares alinhados ou alguma parede descarregando esforços na fundação, o que justificaria o uso de vigas de fundação.
Gabarito: “c”.
11. CESPE - ANATEL - Ana. Administrativo - Eng. Civil - Exercício de Fixação
Acerca de projetos de obras civis, julgue o item que se segue.
As fundações em radier e sapata corrida armada caracterizam-se por resistir à compressão e são utilizadas em situações
similares, em geral, quando a profundidade for superior a 1,0 m ou a largura for excessiva.
( ) Certo ( ) Errado
As sapatas corridas são utilizadas para receber cargas distribuídas linearmente
tais como paredes ou pilares consecutivos alinhados.
Já o radier é utilizado para receber as cargas de todos os pilares ou paredes da edificação. O radier é um elemento plano com a largura e comprimento muito maiores que sua espessura.
Já a sapata corrida é um elemento
predominantemente linear em que seu comprimento é maior que sua largura.
Dessa forma, nem a largura elevada, nem a profundidade de 1 m bastam para caracterizar tais tipos de fundação superficial. A afirmativa está errada.
Gabarito: “errado”.
12. VUNESP - Pref. Sorocaba - Eng. Civil - 2022
Nos projetos e na execução de fundações, quando ocorre uma redução de carga devido à utilização de viga alavanca, a fundação deve ser dimensionada considerando- se apenas X% dessa redução. Quando a soma dos alívios totais puder resultar em tração na fundação do pilar aliviado, sua fundação deve ser dimensionada para suportar a tração total e pelo menos Y% da carga de compressão deste pilar (sem alívio).
Os valores de X e Y, são, respectivamente:
(A) 0 e 20.
(B) 70 e 30.
(C) 60 e 40.
(D) 50 e 50.
(E) 40 e 60.
Em caso de alívio de carga devido ao uso de viga de equilíbrio, considera-se conservadoramente apenas 50% dessa redução.
No caso do alívio anular toda a compressão,
considera-se 50% da compressão inicial, sem alívio.
Gabarito: “d”.
13. CESPE - TRT 8 - Ana. Judiciário - Eng. Civil - Exercício de Fixação
Assinale a opção correspondente ao tipo de fundação rasa que funciona como laje contínua adequada para receber cargas oriundas de pilares e paredes.
(A) Sapata.
(B) Radier Protendido.
(C) Estaca Hélice Contínua.
(D) Estaca-raiz.
(E) Tubulação a céu aberto.
O radier é um tipo de fundação rasa adequado para receber cargas oriundas de
pilares e paredes.
Observe que a questão menciona um tipo particular de radier, denominado radier protendido, que é empregado nos casos em que a espessura do radier pelo método convencional seria muito grande devido os esforços solicitantes presentes, sendo que o
emprego de concreto protendido possibilita significativa redução da espessura da fundação, reduzindo seu custo de execução.
Portanto, a alternativa “b” é a resposta correta.
Gabarito: “b”.
14. CEV UECE - COGE CE - Auditor de Controle Interno - Auditoria em Obras Públicas - Questão de Fixação
Quando todas as paredes ou todos os pilares de uma edificação transmitem as cargas ao solo (figura abaixo), através de uma única sapata cujos elementos são contínuos e podem ser executados em concreto armado, protendido ou em concreto reforçado com fibras de aço,
tem-se o que se denomina uma fundação em:
[IMAGEM]
(A) Sapata Corrida.
(B) Radier.
(C) Sapata Isolada.
(D) Baldrame Plano.
O radier é um elemento de fundação semelhante a uma laje em contato direto
com o solo que recebe as cargas de todos os pilares e/ou paredes da edificação e as transmite para o solo. O radier é feito de concreto armado, concreto protendido ou concreto reforçado com fibras.
Portanto, a resposta correta é a letra B.
Não pode ser a letra A (Sapata Corrida),
pois seu comprimento é muito maior que a largura, além de que seriam necessárias mais de uma sapata corrida para sustentar toda essa edificação, contrariando o enunciado que fala de uma única sapata.
A opção C (Sapata Isolada) é também eliminada pelo mesmo motivo, ou seja, seriam necessárias várias sapatas isoladas.
Quanto à última opção, baldrames são vigas por definição, não existindo na norma o baldrame plano, que seria um radier.
Portanto, fiquem atentos com a criatividade da banca em criar nomes.
Gabarito: “b”.
15. CESPE - MPOG - Analista de Infraestrutura - Área II - Questão de Fixação
Com relação ao projeto de estruturas de concreto e de fundações, julgue o próximo item.
Sapatas, blocos e radiers são considerados fundações diretas ou superficiais.
( ) Certo ( ) Errado
De fato, conforme mostrado nesta seção, sapatas, blocos e radiers são exemplos de fundações diretas ou superficiais. A afirmativa está correta.
Gabarito: “certo”.
16. CESGRANRIO - PETROBRAS - Técnico - Projetos, Construção e Montagem Júnior - Edificações - Questão de Fixação
Em edificações, há vários tipos de fundações. Considere as afirmações abaixo sobre a fundação tipo radier.
I – É uma fundação superficial.
II – Tem função de ligação entre os pilares e as estacas correspondentes.
III – Pode ser pré-moldada.
É correto o que se afirma em:
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
O radier é um tipo de fundação superficial semelhante a uma laje em contato direto com o solo que recebe as cargas de todos os pilares e/ou paredes da edificação e as
transmite para o solo.
O radier é feito de concreto armado ou protendido.
O Radier é moldado in loco, ou seja, não é pré-fabricado e não tem função de ligar pilares as estacas, o que é realizado por blocos de coroamento.
Sendo assim, apenas a afirmativa I está correta e, portanto, a resposta da questão é a letra “a”.
Gabarito: “a”.
17. CESPE - TRE ES - Técnico Judiciário - Edificações - Questão de Fixação
[IMAGEM]
Sabendo que a figura acima apresenta um elemento de fundação com área em planta
retangular com largura B e comprimento (normal ao plano do desenho) igual a L, julgue o item a seguir.
O elemento de fundação recebe o nome de sapata corrida quando recebe cargas de vários pilares e o valor de L é muito maior que B.
( ) Certo ( ) Errado
A sapata corrida consiste em uma sapata que suporta a ação de uma carga distribuída linearmente proveniente, por exemplo, de uma parede ou de vários pilares alinhados.
Sendo assim, a sapata corrida é caracterizada por ser um elemento longo em que seu comprimento é muito maior do que sua largura.
Sendo assim, a afirmativa está correta.
Gabarito: “certo”.
18. CESPE - PETROBRAS - Eng. Civil - 2022
No que se refere às soluções e cuidados no projeto e execução de fundações rasas e profundas, julgue o item subsequente.
Em projeto de fundações rasas, quando o centro de gravidade da sapata não coincide com centro de carga do pilar, a viga de equilíbrio é uma solução viável.
( ) Certo ( ) Errado
De fato, a viga de equilíbrio é uma solução para pilares de divisa, permitindo a execução de tais pilares com a transmissão de sua carga a uma sapata que respeite os limites do terreno, mas que compartilhe os esforços solicitantes com outra sapata.
Gabarito: “certo”.
19. VUNESP - TCM SP - Eng. Civil - 2023
O bloco de fundação de concreto armado de duas estacas, representado na figura a seguir, está submetido a uma carga concentrada de 520 kN.
[IMAGEM]
Para o dimensionamento desse bloco, a força de compressão nas bielas é igual a:
(A) 370 kN.
(B) 325 kN.
(C) 300 kN.
(D) 270 kN.
(E) 255 kN.
Observe que uma biela forma um triângulo retângulo do tipo 3, 4 e 5:
Podemos calcular a hipotenusa deste triângulo por meio da seguinte comparação:
5 está para 1,0
4 está para 0,8
3 está para 0,6
Alternativamente, podemos calcular a hipotenusa por meio da fórmula de Pitágoras:
Hipotenusa² = 0,6² + 0,8²
Hipotenusa = 1,0 m
Uma premissa do método das bielas é que a carga recebida do pilar será transmitida às estacas por meio das bielas (barras).
Sabemos que temos uma força vertical para baixo de 520 kN, confome a seguir:
A questão nos pede a força de compressão nas bielas, ou seja, a força x:
Para saber o valor de x, podemos fazer uma comparação de triângulos equivalentes, conforme a seguir:
x kN está para 1,0
260 kN está para 0,8
Observe uma forma de encontrar x:
( x / 260 ) = ( 1,0 / 0,8 )
x = 325 kN
Gabarito: letra “b”.
20. FUNRIO - CM SJM - Técnico Legislativo - Técnico em Manutenção - 2018
Tubulões, blocos e radier são exemplos, respectivamente, de fundações do tipo:
(A) profunda, rasa e rasa.
(B) profunda, profunda e rasa.
(C) rasa, profunda e rasa.
(D) rasa, rasa e profunda.
(E) profunda, rasa e profunda.
Os tubulões, assim como as estacas, pertencem à categoria de fundações
profundas.
Já os blocos, radiers e sapatas consistem em fundações diretas ou superficiais.
Gabarito: “a”.
21. FGV - SEMSA Manaus - Especialista em Saúde - Fiscal da Saúde - Eng. Civil - 2022
A Figura a seguir ilustra um elemento de fundação.
[IMAGEM]
Fonte: A. P. Moura, “Sistemas de fundação e o projeto de fundações”
Este elemento é denominado:
(A) Caixão.
(B) Bloco Corrido.
(C) Grelha.
(D) Sapata Corrida.
(E) Radier.
A letra “a” está errada, pois o caixão é uma fundação profunda composta por paredes de concreto armado que formam um bloco vazado internamente. Trata-se de fundação bem diferente da mostrada na figura.
A letra “b” está errada, visto que não existe o elemento “bloco corrido”, mas sim “sapata
corrida”.
A letra “c” está errada, já que a grelha é conjunto de elementos lineares de concreto armado (vigas de fundação) interligados e apoiados no solo, os quais recebem tanto cargas concentradas de pilares quanto cargas distribuídas das paredes da edificação. Em geral, temos um conjunto de vigas se cruzando nos pilares, resultando em uma fundação bem diferente daquela da figura, que se apresenta contínua, sem vigas.
A letra “d” está errada, pois a sapata corrida suporta a ação de uma carga distribuída
linearmente ou de 3 ou mais pilares no mesmo alinhamento e que correspondem a menos de 70% da carga da estrutura. Logo, a sapata corrida é caracterizada por ser um elemento longo em que seu comprimento é muito maior do que sua largura, resultando em uma fundação bem diferente da mostrada na figura.
A letra “e” está correta, visto que o radier se manifesta geralmente na forma de uma laje
contínua, recebendo as cargas de praticamente todos os pilares.
Gabarito: letra “e”.
22. FGV - ALERO - Assistente Legislativo - Técnico em Edificações - 2018
A figura a seguir mostra um tipo de fundação utilizada em construção civil.
[IMAGEM]
Esta fundação é conhecida como:
(A) Bloco.
(B) Sapata.
(C) Tubulão.
(D) Radier.
(E) Estaca.
O radier é uma fundação direta caracterizada pela existência de uma laje
assentada sobre o solo que recebe a carga dos vários pilares da edificação, conforme
apresentado na figura acima.
O radier deve possuir rigidez suficiente para resistir a mais do que 70% das cargas da estrutura.
Gabarito: “d”.
23. FGV - SEMSA Manaus - Especialista em Saúde - Eng. Civil - 2022
As fundações podem ser classificadas de duas formas:
I - em diretas ou indiretas, de acordo com a forma de transmissão das cargas;
II - em rasas ou profundas, de acordo com a profundidade da cota de apoio no solo.
Um exemplo de fundação direta e profunda é:
(A) A sapata.
(B) O tubulão.
(C) O radier.
(D) A estaca escavada.
(E) A estaca Strauss.
As letras “a” e “c” são erradas, pois a sapata e o radier, embora sejam fundações diretas por transmitirem as cargas predominantemente pela sua base, são fundações rasas, devido à baixa
profundidade de assentamento.
O tubulão (letra “b”) apresenta grande preponderância de resistência de ponta em relação à resistência lateral, podendo ser classificado como fundação direta. Em relação à cota de apoio no solo, o tubulão é uma fundação profunda, por atingir grandes profundidades. Portanto, a
resposta correta é a letra “b”.
As estacas escavadas (letra “d”) e Strauss (letra “e”) são exemplos de fundações indiretas, devido à transmissão de carga se dar predominantemente pela lateral.
Gabarito: letra “b”.
24. CESPE - PF - Perito - Eng. Civil - 2014
Acerca dos elementos necessários para elaboração de projetos de construção civil, julgue o item subsequente.
De acordo com a NBR 6118, em edifícios residenciais de até cinco pavimentos, deve-se utilizar concreto simples para a execução de blocos de coroamento sobre as estacas de tipo Franki.
( ) Certo ( ) Errado
A afirmativa está errada. De acordo com a NBR 6118, os blocos de coroamento devem obrigatoriamente ser de concreto armado, independentemente do tipo de estaca.
Gabarito: “errado”.
25. FCC - SERGAS - Eng. Civil - Questão de Fixação
NÃO é exemplo de fundação direta:
(A) Estaca Raiz.
(B) Tubulão.
(C) Bloco.
(D) Sapata.
(E) Radier.
Nesta questão o conceito de fundação direta adotado não é o da NBR 6122, mas
sim o de que fundação direta é aquela em que predomina a resistência de ponta,
contemplando tanto fundações superficiais (radier, sapata, bloco, grelha e baldrame) quanto os tubulões, que neste caso são considerados como fundação profunda direta.
Neste tipo de classificação as fundações indiretas agrupam apenas aquelas em que a resistência lateral é mais importante, englobando apenas as estacas. Sendo assim, a resposta “a” representa uma
fundação indireta.
Gabarito: “a”.
26. INAZ do Pará - DPE PR - Eng. Civil - 2017
As fundações são elementos estruturais destinados a transmitir as cargas da estrutura ao terreno. A escolha do tipo de fundação irá depender dos estudos geotécnicos do terreno. Um critério para classificar os vários tipos de fundações é dividi-las em diretas e indiretas. Um tipo
de fundação indireta é a/o:
(A) Sapata.
(B) Tubulão.
(C) Bloco.
(D) Radier.
(E) Placa.
De acordo com a NBR 6122, os tubulões, assim como as estacas, são fundações
profundas ou indiretas.
Já blocos, radier, sapatas e placas são exemplos de fundações diretas.
Placa, conforme veremos, é um ensaio para conhecer o solo, em que a placa simula a ação de uma sapata. Aplicamos uma carga na placa e medimos como o solo se comporta em termos de deformação (recalque).
Gabarito: “b”.
27. IBFC - EMBASA - Ana. de Saneamento - Eng. Civil - 2017
O funcionamento mecânico dos diversos tipos de fundação trabalha de forma diferenciada e devem ser utilizados a favor da obra em andamento. Por exemplo, temos os tipos que trabalham por atrito ao longo do fuste e por mola no ponto, de um modo geral para elementos razoavelmente longos o fuste responde com a totalidade da carga a ser suportada e a ponta com uma carga adicional que garante o coeficiente de segurança. O nome do tipo descrito é:
(A) Sapatas.
(B) Estacas.
(C) Tubulões.
(D) Sapatas Nodulares.
Vejamos cada alternativa:
(A) As sapatas são fundações rasas apoiadas diretamente sobre o solo. Portanto, item errado.
(B) Correto, pois nas estacas a resistência lateral é que é primordial, sendo a ponta apenas uma carga resistente de segurança.
(C) Errado, pois nos tubulões a resistência de ponta é a responsável por suportar
majoritariamente as cargas.
(D) Errado, pois sapatas nodulares são uma criação da banca, não existe essa técnica.
Gabarito: “b”.
28. FEPESE - Prefeitura de Fraiburgo - Eng. Civil - 2017
Assinale a alternativa correta:
(A) O sistema de fundações é formado pelo elemento estrutural do edifício que fica abaixo do solo e pelo maciço de solo envolvente sob a base e ao longo do fuste.
(B) Bloco é o elemento de fundação constituído por um conjunto de vigas que se cruzam nos pilares.
(C) Grelha é o elemento de fundação de concreto simples, dimensionado de maneira que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura.
(D) Estaca é o elemento de fundação, de forma cilíndrica, em que, pelo menos na sua fase final de execução, há a descida do operário por dentro dela. Pode ser feita a céu aberto ou sob ar comprimido (pneumático).
(E) Tubulão é o elemento de fundação, de base triangular, executado com auxílio de ferramentas ou equipamentos, execução esta que pode ser por cravação a percussão, prensagem, vibração ou por escavação.
Vejamos cada alternativa:
(A) Essa definição não está na norma, porém é possível sim falarmos em sistema de fundações: o elemento estrutural do edifício que fica abaixo do solo, ou seja, a fundação; mais o maciço de solo envolvente que recebe diretamente os esforços da fundação.
(B) Errado, o bloco na verdade é o elemento de fundação de concreto simples, dimensionado de maneira que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura.
(C) Errado, pois a grelha é formada por um conjunto de vigas de fundação.
(D) Errado, pois a estaca é o elemento de fundação executado com auxílio de ferramentas ou equipamentos, execução esta que pode ser por cravação a percussão, prensagem, vibração ou
por escavação. A definição dada se refere ao tubulão.
(E) O tubulão é o elemento de fundação, de forma cilíndrica, em que, pelo menos na sua fase final de execução, há a descida do operário por dentro dela. Pode ser feita a céu aberto ou sob ar comprimido (pneumático). Misturaram na definição de tubulão termos que se referem a estacas.
Gabarito: “a”.
29. CPCON UEPB - Prefeitura de Sapé - Técnico - Edificações - 2016
Vários são os tipos de fundações utilizadas para a construção de casas, edifícios, pontes e viadutos, além de outras.
Assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de fundações
superficiais.
(A) Sapatas isoladas, estacas associadas, vigas de fundação e sapatas corridas, os blocos, os radiers.
(B) Sapatas associadas, sapatas isoladas, vigas de fundação e sapatas corridas, os tubulões, os radiers.
(C) Estacas isoladas, sapatas associadas, vigas de fundação e sapatas corridas, os blocos, os radiers.
(D) Sapatas isoladas, sapatas associadas, vigas de fundação e sapatas corridas, os blocos, os radiers.
(E) Sapatas isoladas, estacas associadas, vigas de fundação e sapatas corridas, os blocos, os tubulões.
Alternativas que apresentam itens como estacas ou tubulões estão erradas, pois
estes são exemplos de fundações profundas. As fundações superficiais são as sapatas, os radiers, as vigas de fundação e blocos.
Gabarito: “c” ou “d”.
30. CESGRANRIO - PETROBRAS - Técnico - Projetos, Construção e Montagem Júnior - Edificações - Exercício de Fixação
Uma edificação terá um tipo de fundação que receberá todos os pilares da construção. Sua fundação, portanto, é do tipo:
(A) Radier.
(B) Bloco de Coroamento.
(C) Tubulão Único.
(D) Sapata Corrida.
(E) Sapata Associada.
Analisemos cada alternativa:
(A) O radier é uma fundação superficial em forma de laje assentada sobre o solo que possui rigidez para receber e distribuir mais do que 70% das cargas da estrutura, o que inclui a possibilidade de receber todos os pilares do edifício e transmitir as cargas destes para o solo.
(B) O bloco de coroamento é um elemento estrutural que fica sobre a estaca e recebe os esforços dos pilares e transmite para esta última.
(C) O tubulão é um elemento de fundação profunda do tipo escavada e que possui
normalmente um alargamento de sua base, o qual é executado manualmente.
(D) A sapata corrida é uma fundação superficial do tipo sapata que recebe uma carga distribuída linearmente, ou de três ou mais pilares ao longo de um mesmo alinhamento, desde que representem menos de 70 % das cargas da estrutura.
(E) A sapata associada é um tipo de sapata que recebe a carga de 2 pilares, podendo também se aplicar a sapata comum a mais do que dois pilares, quando não alinhados e desde que representem menos de 70 % das cargas da estrutura.
Sendo assim, a alternativa correta é a opção “a”.
Gabarito: “a”.