Fundações - Parte I Flashcards

1
Q

01. CESPE - Perito Criminal - PF - Área 7 - 2018

Durante a execução das sapatas de fundação de um prédio, o engenheiro responsável pela obra constatou que a camada de solo onde uma das sapatas seria assentada correspondia a um bolsão de argila mole. Acerca dessa situação hipotética e das características de fundações com sapatas, julgue o item.

A presença do bolsão de argila logo abaixo de uma das sapatas é condição suficiente para caracterizar um erro de projeto cometido pelo projetista.

( ) Certo ( ) Errado

A

A existência da camada de argila mole em si não significa que há um erro de projeto, desde que a carga máxima que o solo suporta não seja ultrapassada e o limite de recalque da estrutura seja atendido.

Ademais, é impossível se conhecer 100% do terreno de uma fundação, sendo feitos testes de sondagem em alguns pontos representativos do todo.

Há, portanto, um risco de se ter um solo diferenciado com relação àquele previamente conhecido na sondagem, porém este risco é gerenciável, não se tratando de um erro de projeto.

Gabarito: “errado”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

02. CESPE - TELEBRAS - Especialista em Gestão de Telecomunicações - Eng. Civil - 2022

Na fase de elaboração do projeto de fundações de um edifício, após inspeção no local da obra, o projetista observou que o solo era composto de argila mole, com existência de matacões e, nos terrenos vizinhos, as edificações existentes eram antigas e estavam em estado precário. Com base nessas características locais, julgue o item subsecutivo, a respeito das soluções de fundações para a edificação a ser construída.

Devido à existência de solo mole, a fundação rasa não é a solução mais adequada.

( ) Certo ( ) Errado

A

Como vimos, solos moles são um problema para fundações em geral.

No caso específico de fundação rasa, não é recomendado que se apoie a fundação sobre este tipo de solo, dada sua baixa resistência mecânica.

Gabarito: “certo”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

03. FUNDEP - Prefeitura de Uberaba - Eng. Civil - 2016

Uma fundação satisfatória para um edifício precisa atender a alguns requisitos gerais. Dentre tais requisitos, é INCORRETO afirmar que está:

(A) a necessidade de a fundação, incluindo o solo e a rocha abaixo, ser segura contra uma falha estrutural, que pode resultar em colapso.

(B) a condição de que, durante a vida útil do edifício, os recalques que porventura ocorrerem na fundação não danifiquem a estrutura ou impeçam seu funcionamento.

(C) o emprego simultâneo de fundações superficiais e de fundações profundas, caso o solo sob o edifício apresente variabilidade em sua composição.

(D) a sua exequibilidade técnica e econômica, sem causar efeitos adversos nas propriedades vizinhas.

A

Conforme apresentado nesta seção, as fundações devem ser projetadas para suportar os esforços da edificação que elas sustentam sem ultrapassar a tensão limite do terreno em que estão assentadas, o que inclui o solo ou rochas.

Além disso, as fundações devem ainda ser dimensionadas de modo a evitar as deformações (recalques) excessivos que poderiam comprometer o uso ou a integridade da edificação.

A exequibilidade técnica e econômica de um tipo de fundação é fator fundamental para sua utilização em determinado projeto, o qual deve selecionar métodos de execução que não comprometam as estruturas existentes nas áreas vizinhas à obra.

Já o emprego simultâneo de fundações superficiais e profundas, na verdade, não é recomendado devido ao risco de recalques diferenciais, que podem comprometer a integridade estrutural da edificação.

Gabarito: “c”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

04. CESPE - Ministério da Justiça - Eng. Civil - Questão de Fixação

A respeito dos projetos de fundações em uma obra civil, julgue o próximo item.

Em uma fundação em superfície, a carga é transmitida ao terreno predominantemente pela pressão distribuída sob a base da fundação, na qual a profundidade de assentamento é superior, no mínimo, ao dobro de sua menor dimensão em planta.

( ) Certo ( ) Errado

A

Na verdade, considera-se uma fundação superficial ou rasa como aquela em que a profundidade de assentamento é INFERIOR ao dobro de sua menor dimensão em planta. Afirmativa errada.

Gabarito: “errado”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

05. FGV - CM SP - Eng. Civil - 2024

As fundações indiretas são aquelas que transmitem a carga aos solos:

(A) somente pela base, por tração.

(B) somente pela base, por compressão.

(C) somente por atrito lateral.

(D) pelo atrito lateral e pela base, por tração.

(E) pelo atrito lateral e pela base, por compressão.

A

Na fundação indireta, temos a transmissão de cargas por atrito lateral e pela base. A transmissão de esforços pela base se dá pelo mero contato do solo com a fundação, sendo possível de se transmitirem estes esforços apenas por compressão. Vejamos as demais opções:

A alternativa A está errada, visto que a transmissão de cargas pela base de uma fundação se dá por mero contato com o solo, o que reduz a transmissão de esforços de tração em face da grande deformabilidade do solo.

A alternativa B está errada, pois a fundação indireta não transmite cargas apenas pela base, mas sim pelo conjunto base e pelo contato lateral da estaca com o solo.

A alternativa C está errada, já que a fundação indireta, mesmo que tenha pouca resistência de ponta, ainda possui um valor que pode ser considerável. Portanto, não se pode dizer que a fundação indireta tem somente resistência por atrito lateral.

A alternativa D está errada, visto que a transmissão de esforços pela base de uma fundação profunda se dá, sobretudo, por compressão, já que ocorre pelo mero contato entre fundação e solo.

Gabarito: letra “e”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

06. CESPE - Câmara dos Deputados - Ana. Legislativo - Eng. Civil - Questão de Fixação

Fundações podem ser definidas como o conjunto de elementos, localizados abaixo do solo, responsáveis por suportar com segurança as cargas provenientes da edificação e transmiti-las ao solo. Com base nessa informação, julgue o item a seguir, relativo a projetos de fundações.

As fundações são convencionalmente classificadas em dois grandes grupos: fundações superficiais, também denominadas diretas, e fundações profundas.

( ) Certo ( ) Errado

A

As fundações são normalmente classificadas em dois grupos: fundações superficiais ou diretas e fundações profundas. A afirmativa está correta.

Gabarito: “certo”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

07. CESPE - Ministério Público da União - Perícia - Eng. Sanitária - Questão de Fixação - Adaptado

As fundações de uma edificação devem suportar as cargas da estrutura com segurança e adequar-se a fatores tais como o topográfico, o maciço de solos e os aspectos técnicos e econômicos da construção. Com base nos conceitos de fundações, julgue o item.

As fundações superficiais, também chamadas de fundações rasas ou diretas, estão assentadas a uma profundidade menor que duas vezes a sua menor dimensão em planta.

( ) Certo ( ) Errado

A

Conforme apresentado nesta seção, uma fundação é considerada superficial quando a profundidade de apoio da base da fundação é inferior a duas vezes a menor dimensão em planta. Sendo assim, a afirmativa está correta.

Gabarito: “certo”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

08. AOCP - Pref. Belém - Eng. Civil - 2022

As fundações profundas são elementos de fundação caracterizados por transmitirem a carga ao terreno ou pela base ou por sua superfície lateral ou por uma combinação das duas, sendo sua ponta ou base apoiada em uma profundidade superior a:

(A) quatro vezes a sua menor dimensão em planta e no mínimo dois metros.

(B) seis vezes a sua menor dimensão em planta e no mínimo dois metros.

(C) seis vezes a sua menor dimensão em planta e no mínimo três metros.

(D) oito vezes a sua menor dimensão em planta e no mínimo dois metros.

(E) oito vezes a sua menor dimensão em planta e no mínimo três metros.

A

A NBR 6122 define que fundação profunda é aquela com profundidade superior a 8 vezes sua menor dimensão em planta e superior a 3 metros. Portanto, a resposta correta é a letra “e”.

Gabarito: letra “e”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

09. IBFC - DPE MT - Eng. Civil - 2022

Analise a figura referente aos tipos de fundações superficiais e correlacione a figura representada por letras com a descrição.

[IMAGEM]

1 - Viga de Fundação: elemento de fundação que recebe pilares alinhados, geralmente de concreto armado; pode ter seção transversal, tipo bloco (sem armadura transversal).

2 - Bloco: elemento de fundação de concreto simples, dimensionado de maneira que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura.

3 - Sapata: elemento de fundação de concreto armado, utilizando armadura para resistir aos esforços de tração.

4 - Radier: elemento de fundação que recebe todos os pilares da obra.

Assinale a alternativa que representa as correlações corretas.

(A) A - 3, B - 1, C - 2, D - 4

(B) A - 2, B - 3, C - 1, D - 4

(C) A - 2, B - 1, C - 4, D - 3

(D) A - 3, B - 1, C - 4, D - 2

A

Vamos analisar cada figura:

A figura (A) apresenta um elemento de fundação simples e de formato cúbico, o que corresponde ao formato comumente empregado para blocos: item 2;

A figura (B) mostra um elemento de fundação superficial de base retangular, recebendo as cargas de apenas 1 pilar, o que caracteriza uma sapata: item 3;

A figura (C) contém um elemento com base retangular recebendo carga de dois pilares
alinhados. De acordo com a versão atual da NBR 6122, este elemento corresponde a uma sapata associada. Todavia, algumas bancas ainda adotam o termo “viga de fundação” para se referir a elementos lineares recebendo cargas de pilares. Ainda que não seja uma nomenclatura oficial da NBR 6122, trata-se de termo bastante difundido. Sendo assim, por eliminação, o item “c” foi considerado como uma viga de fundação: item 1;

A figura (D) apresenta um elemento em formato de laje recebendo vários pilares, o que corresponde a um radier: item 4.

Então a sequência correta é: A - 2, B - 3, C - 1, D – 4, e a alternativa b é a resposta.

Gabarito: “b”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

10. CONSULPLAN - Prefeitura de Patos de Minas - Eng. Civil - Exercício de Fixação

“Quando as cargas estruturais forem muito altas em relação à tensão admissível, poderá ocorrer o caso de não ser possível projetar-se sapatas isoladas para cada pilar, tornando necessário o emprego de uma única sapata para dois ou mais pilares.” Trata-se de:

(A) Radier.

(B) Sapata de Divisa.

(C) Sapata Associada.

(D) Viga de Fundação.

A

A descrição apresentada corresponde a uma sapata associada a qual consiste em
uma sapata que recebe os esforços de mais de um pilar.

Não há menção à abrangência de 70% das cargas da estrutura, o que justificaria a alternativa A (radier), tampouco à necessidade de seu uso na divisa do terreno (alternativa B, sapata de divisa).

Sobre a alternativa D, o enunciado não menciona pilares alinhados ou alguma parede descarregando esforços na fundação, o que justificaria o uso de vigas de fundação.

Gabarito: “c”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

11. CESPE - ANATEL - Ana. Administrativo - Eng. Civil - Exercício de Fixação

Acerca de projetos de obras civis, julgue o item que se segue.

As fundações em radier e sapata corrida armada caracterizam-se por resistir à compressão e são utilizadas em situações
similares, em geral, quando a profundidade for superior a 1,0 m ou a largura for excessiva.

( ) Certo ( ) Errado

A

As sapatas corridas são utilizadas para receber cargas distribuídas linearmente
tais como paredes ou pilares consecutivos alinhados.

Já o radier é utilizado para receber as cargas de todos os pilares ou paredes da edificação. O radier é um elemento plano com a largura e comprimento muito maiores que sua espessura.

Já a sapata corrida é um elemento
predominantemente linear em que seu comprimento é maior que sua largura.

Dessa forma, nem a largura elevada, nem a profundidade de 1 m bastam para caracterizar tais tipos de fundação superficial. A afirmativa está errada.

Gabarito: “errado”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

12. VUNESP - Pref. Sorocaba - Eng. Civil - 2022

Nos projetos e na execução de fundações, quando ocorre uma redução de carga devido à utilização de viga alavanca, a fundação deve ser dimensionada considerando- se apenas X% dessa redução. Quando a soma dos alívios totais puder resultar em tração na fundação do pilar aliviado, sua fundação deve ser dimensionada para suportar a tração total e pelo menos Y% da carga de compressão deste pilar (sem alívio).

Os valores de X e Y, são, respectivamente:

(A) 0 e 20.

(B) 70 e 30.

(C) 60 e 40.

(D) 50 e 50.

(E) 40 e 60.

A

Em caso de alívio de carga devido ao uso de viga de equilíbrio, considera-se conservadoramente apenas 50% dessa redução.

No caso do alívio anular toda a compressão,
considera-se 50% da compressão inicial, sem alívio.

Gabarito: “d”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

13. CESPE - TRT 8 - Ana. Judiciário - Eng. Civil - Exercício de Fixação

Assinale a opção correspondente ao tipo de fundação rasa que funciona como laje contínua adequada para receber cargas oriundas de pilares e paredes.

(A) Sapata.

(B) Radier Protendido.

(C) Estaca Hélice Contínua.

(D) Estaca-raiz.

(E) Tubulação a céu aberto.

A

O radier é um tipo de fundação rasa adequado para receber cargas oriundas de
pilares e paredes.

Observe que a questão menciona um tipo particular de radier, denominado radier protendido, que é empregado nos casos em que a espessura do radier pelo método convencional seria muito grande devido os esforços solicitantes presentes, sendo que o
emprego de concreto protendido possibilita significativa redução da espessura da fundação, reduzindo seu custo de execução.

Portanto, a alternativa “b” é a resposta correta.

Gabarito: “b”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

14. CEV UECE - COGE CE - Auditor de Controle Interno - Auditoria em Obras Públicas - Questão de Fixação

Quando todas as paredes ou todos os pilares de uma edificação transmitem as cargas ao solo (figura abaixo), através de uma única sapata cujos elementos são contínuos e podem ser executados em concreto armado, protendido ou em concreto reforçado com fibras de aço,
tem-se o que se denomina uma fundação em:

[IMAGEM]

(A) Sapata Corrida.

(B) Radier.

(C) Sapata Isolada.

(D) Baldrame Plano.

A

O radier é um elemento de fundação semelhante a uma laje em contato direto
com o solo que recebe as cargas de todos os pilares e/ou paredes da edificação e as transmite para o solo. O radier é feito de concreto armado, concreto protendido ou concreto reforçado com fibras.

Portanto, a resposta correta é a letra B.

Não pode ser a letra A (Sapata Corrida),
pois seu comprimento é muito maior que a largura, além de que seriam necessárias mais de uma sapata corrida para sustentar toda essa edificação, contrariando o enunciado que fala de uma única sapata.

A opção C (Sapata Isolada) é também eliminada pelo mesmo motivo, ou seja, seriam necessárias várias sapatas isoladas.

Quanto à última opção, baldrames são vigas por definição, não existindo na norma o baldrame plano, que seria um radier.

Portanto, fiquem atentos com a criatividade da banca em criar nomes.

Gabarito: “b”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

15. CESPE - MPOG - Analista de Infraestrutura - Área II - Questão de Fixação

Com relação ao projeto de estruturas de concreto e de fundações, julgue o próximo item.

Sapatas, blocos e radiers são considerados fundações diretas ou superficiais.

( ) Certo ( ) Errado

A

De fato, conforme mostrado nesta seção, sapatas, blocos e radiers são exemplos de fundações diretas ou superficiais. A afirmativa está correta.

Gabarito: “certo”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

16. CESGRANRIO - PETROBRAS - Técnico - Projetos, Construção e Montagem Júnior - Edificações - Questão de Fixação

Em edificações, há vários tipos de fundações. Considere as afirmações abaixo sobre a fundação tipo radier.

I – É uma fundação superficial.

II – Tem função de ligação entre os pilares e as estacas correspondentes.

III – Pode ser pré-moldada.

É correto o que se afirma em:

(A) I, apenas.

(B) II, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.

A

O radier é um tipo de fundação superficial semelhante a uma laje em contato direto com o solo que recebe as cargas de todos os pilares e/ou paredes da edificação e as
transmite para o solo.

O radier é feito de concreto armado ou protendido.

O Radier é moldado in loco, ou seja, não é pré-fabricado e não tem função de ligar pilares as estacas, o que é realizado por blocos de coroamento.

Sendo assim, apenas a afirmativa I está correta e, portanto, a resposta da questão é a letra “a”.

Gabarito: “a”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

17. CESPE - TRE ES - Técnico Judiciário - Edificações - Questão de Fixação

[IMAGEM]

Sabendo que a figura acima apresenta um elemento de fundação com área em planta
retangular com largura B e comprimento (normal ao plano do desenho) igual a L, julgue o item a seguir.

O elemento de fundação recebe o nome de sapata corrida quando recebe cargas de vários pilares e o valor de L é muito maior que B.

( ) Certo ( ) Errado

A

A sapata corrida consiste em uma sapata que suporta a ação de uma carga distribuída linearmente proveniente, por exemplo, de uma parede ou de vários pilares alinhados.

Sendo assim, a sapata corrida é caracterizada por ser um elemento longo em que seu comprimento é muito maior do que sua largura.

Sendo assim, a afirmativa está correta.

Gabarito: “certo”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

18. CESPE - PETROBRAS - Eng. Civil - 2022

No que se refere às soluções e cuidados no projeto e execução de fundações rasas e profundas, julgue o item subsequente.

Em projeto de fundações rasas, quando o centro de gravidade da sapata não coincide com centro de carga do pilar, a viga de equilíbrio é uma solução viável.

( ) Certo ( ) Errado

A

De fato, a viga de equilíbrio é uma solução para pilares de divisa, permitindo a execução de tais pilares com a transmissão de sua carga a uma sapata que respeite os limites do terreno, mas que compartilhe os esforços solicitantes com outra sapata.

Gabarito: “certo”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

19. VUNESP - TCM SP - Eng. Civil - 2023

O bloco de fundação de concreto armado de duas estacas, representado na figura a seguir, está submetido a uma carga concentrada de 520 kN.

[IMAGEM]

Para o dimensionamento desse bloco, a força de compressão nas bielas é igual a:

(A) 370 kN.

(B) 325 kN.

(C) 300 kN.

(D) 270 kN.

(E) 255 kN.

A

Observe que uma biela forma um triângulo retângulo do tipo 3, 4 e 5:

Podemos calcular a hipotenusa deste triângulo por meio da seguinte comparação:

5 está para 1,0
4 está para 0,8
3 está para 0,6

Alternativamente, podemos calcular a hipotenusa por meio da fórmula de Pitágoras:

Hipotenusa² = 0,6² + 0,8²
Hipotenusa = 1,0 m

Uma premissa do método das bielas é que a carga recebida do pilar será transmitida às estacas por meio das bielas (barras).

Sabemos que temos uma força vertical para baixo de 520 kN, confome a seguir:

A questão nos pede a força de compressão nas bielas, ou seja, a força x:

Para saber o valor de x, podemos fazer uma comparação de triângulos equivalentes, conforme a seguir:

x kN está para 1,0
260 kN está para 0,8

Observe uma forma de encontrar x:

( x / 260 ) = ( 1,0 / 0,8 )
x = 325 kN

Gabarito: letra “b”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

20. FUNRIO - CM SJM - Técnico Legislativo - Técnico em Manutenção - 2018

Tubulões, blocos e radier são exemplos, respectivamente, de fundações do tipo:

(A) profunda, rasa e rasa.

(B) profunda, profunda e rasa.

(C) rasa, profunda e rasa.

(D) rasa, rasa e profunda.

(E) profunda, rasa e profunda.

A

Os tubulões, assim como as estacas, pertencem à categoria de fundações
profundas.

Já os blocos, radiers e sapatas consistem em fundações diretas ou superficiais.

Gabarito: “a”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

21. FGV - SEMSA Manaus - Especialista em Saúde - Fiscal da Saúde - Eng. Civil - 2022

A Figura a seguir ilustra um elemento de fundação.

[IMAGEM]

Fonte: A. P. Moura, “Sistemas de fundação e o projeto de fundações”

Este elemento é denominado:

(A) Caixão.

(B) Bloco Corrido.

(C) Grelha.

(D) Sapata Corrida.

(E) Radier.

A

A letra “a” está errada, pois o caixão é uma fundação profunda composta por paredes de concreto armado que formam um bloco vazado internamente. Trata-se de fundação bem diferente da mostrada na figura.

A letra “b” está errada, visto que não existe o elemento “bloco corrido”, mas sim “sapata
corrida”.

A letra “c” está errada, já que a grelha é conjunto de elementos lineares de concreto armado (vigas de fundação) interligados e apoiados no solo, os quais recebem tanto cargas concentradas de pilares quanto cargas distribuídas das paredes da edificação. Em geral, temos um conjunto de vigas se cruzando nos pilares, resultando em uma fundação bem diferente daquela da figura, que se apresenta contínua, sem vigas.

A letra “d” está errada, pois a sapata corrida suporta a ação de uma carga distribuída
linearmente ou de 3 ou mais pilares no mesmo alinhamento e que correspondem a menos de 70% da carga da estrutura. Logo, a sapata corrida é caracterizada por ser um elemento longo em que seu comprimento é muito maior do que sua largura, resultando em uma fundação bem diferente da mostrada na figura.

A letra “e” está correta, visto que o radier se manifesta geralmente na forma de uma laje
contínua, recebendo as cargas de praticamente todos os pilares.

Gabarito: letra “e”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

22. FGV - ALERO - Assistente Legislativo - Técnico em Edificações - 2018

A figura a seguir mostra um tipo de fundação utilizada em construção civil.

[IMAGEM]

Esta fundação é conhecida como:

(A) Bloco.

(B) Sapata.

(C) Tubulão.

(D) Radier.

(E) Estaca.

A

O radier é uma fundação direta caracterizada pela existência de uma laje
assentada sobre o solo que recebe a carga dos vários pilares da edificação, conforme
apresentado na figura acima.

O radier deve possuir rigidez suficiente para resistir a mais do que 70% das cargas da estrutura.

Gabarito: “d”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

23. FGV - SEMSA Manaus - Especialista em Saúde - Eng. Civil - 2022

As fundações podem ser classificadas de duas formas:

I - em diretas ou indiretas, de acordo com a forma de transmissão das cargas;

II - em rasas ou profundas, de acordo com a profundidade da cota de apoio no solo.

Um exemplo de fundação direta e profunda é:

(A) A sapata.

(B) O tubulão.

(C) O radier.

(D) A estaca escavada.

(E) A estaca Strauss.

A

As letras “a” e “c” são erradas, pois a sapata e o radier, embora sejam fundações diretas por transmitirem as cargas predominantemente pela sua base, são fundações rasas, devido à baixa
profundidade de assentamento.

O tubulão (letra “b”) apresenta grande preponderância de resistência de ponta em relação à resistência lateral, podendo ser classificado como fundação direta. Em relação à cota de apoio no solo, o tubulão é uma fundação profunda, por atingir grandes profundidades. Portanto, a
resposta correta é a letra “b”.

As estacas escavadas (letra “d”) e Strauss (letra “e”) são exemplos de fundações indiretas, devido à transmissão de carga se dar predominantemente pela lateral.

Gabarito: letra “b”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

24. CESPE - PF - Perito - Eng. Civil - 2014

Acerca dos elementos necessários para elaboração de projetos de construção civil, julgue o item subsequente.

De acordo com a NBR 6118, em edifícios residenciais de até cinco pavimentos, deve-se utilizar concreto simples para a execução de blocos de coroamento sobre as estacas de tipo Franki.

( ) Certo ( ) Errado

A

A afirmativa está errada. De acordo com a NBR 6118, os blocos de coroamento devem obrigatoriamente ser de concreto armado, independentemente do tipo de estaca.

Gabarito: “errado”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

25. FCC - SERGAS - Eng. Civil - Questão de Fixação

NÃO é exemplo de fundação direta:

(A) Estaca Raiz.

(B) Tubulão.

(C) Bloco.

(D) Sapata.

(E) Radier.

A

Nesta questão o conceito de fundação direta adotado não é o da NBR 6122, mas
sim o de que fundação direta é aquela em que predomina a resistência de ponta,
contemplando tanto fundações superficiais (radier, sapata, bloco, grelha e baldrame) quanto os tubulões, que neste caso são considerados como fundação profunda direta.

Neste tipo de classificação as fundações indiretas agrupam apenas aquelas em que a resistência lateral é mais importante, englobando apenas as estacas. Sendo assim, a resposta “a” representa uma
fundação indireta.

Gabarito: “a”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
26
Q

26. INAZ do Pará - DPE PR - Eng. Civil - 2017

As fundações são elementos estruturais destinados a transmitir as cargas da estrutura ao terreno. A escolha do tipo de fundação irá depender dos estudos geotécnicos do terreno. Um critério para classificar os vários tipos de fundações é dividi-las em diretas e indiretas. Um tipo
de fundação indireta é a/o:

(A) Sapata.

(B) Tubulão.

(C) Bloco.

(D) Radier.

(E) Placa.

A

De acordo com a NBR 6122, os tubulões, assim como as estacas, são fundações
profundas ou indiretas.

Já blocos, radier, sapatas e placas são exemplos de fundações diretas.

Placa, conforme veremos, é um ensaio para conhecer o solo, em que a placa simula a ação de uma sapata. Aplicamos uma carga na placa e medimos como o solo se comporta em termos de deformação (recalque).

Gabarito: “b”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
27
Q

27. IBFC - EMBASA - Ana. de Saneamento - Eng. Civil - 2017

O funcionamento mecânico dos diversos tipos de fundação trabalha de forma diferenciada e devem ser utilizados a favor da obra em andamento. Por exemplo, temos os tipos que trabalham por atrito ao longo do fuste e por mola no ponto, de um modo geral para elementos razoavelmente longos o fuste responde com a totalidade da carga a ser suportada e a ponta com uma carga adicional que garante o coeficiente de segurança. O nome do tipo descrito é:

(A) Sapatas.

(B) Estacas.

(C) Tubulões.

(D) Sapatas Nodulares.

A

Vejamos cada alternativa:

(A) As sapatas são fundações rasas apoiadas diretamente sobre o solo. Portanto, item errado.

(B) Correto, pois nas estacas a resistência lateral é que é primordial, sendo a ponta apenas uma carga resistente de segurança.

(C) Errado, pois nos tubulões a resistência de ponta é a responsável por suportar
majoritariamente as cargas.

(D) Errado, pois sapatas nodulares são uma criação da banca, não existe essa técnica.

Gabarito: “b”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
28
Q

28. FEPESE - Prefeitura de Fraiburgo - Eng. Civil - 2017

Assinale a alternativa correta:

(A) O sistema de fundações é formado pelo elemento estrutural do edifício que fica abaixo do solo e pelo maciço de solo envolvente sob a base e ao longo do fuste.

(B) Bloco é o elemento de fundação constituído por um conjunto de vigas que se cruzam nos pilares.

(C) Grelha é o elemento de fundação de concreto simples, dimensionado de maneira que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura.

(D) Estaca é o elemento de fundação, de forma cilíndrica, em que, pelo menos na sua fase final de execução, há a descida do operário por dentro dela. Pode ser feita a céu aberto ou sob ar comprimido (pneumático).

(E) Tubulão é o elemento de fundação, de base triangular, executado com auxílio de ferramentas ou equipamentos, execução esta que pode ser por cravação a percussão, prensagem, vibração ou por escavação.

A

Vejamos cada alternativa:

(A) Essa definição não está na norma, porém é possível sim falarmos em sistema de fundações: o elemento estrutural do edifício que fica abaixo do solo, ou seja, a fundação; mais o maciço de solo envolvente que recebe diretamente os esforços da fundação.

(B) Errado, o bloco na verdade é o elemento de fundação de concreto simples, dimensionado de maneira que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura.

(C) Errado, pois a grelha é formada por um conjunto de vigas de fundação.

(D) Errado, pois a estaca é o elemento de fundação executado com auxílio de ferramentas ou equipamentos, execução esta que pode ser por cravação a percussão, prensagem, vibração ou
por escavação. A definição dada se refere ao tubulão.

(E) O tubulão é o elemento de fundação, de forma cilíndrica, em que, pelo menos na sua fase final de execução, há a descida do operário por dentro dela. Pode ser feita a céu aberto ou sob ar comprimido (pneumático). Misturaram na definição de tubulão termos que se referem a estacas.

Gabarito: “a”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
29
Q

29. CPCON UEPB - Prefeitura de Sapé - Técnico - Edificações - 2016

Vários são os tipos de fundações utilizadas para a construção de casas, edifícios, pontes e viadutos, além de outras.

Assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de fundações
superficiais.

(A) Sapatas isoladas, estacas associadas, vigas de fundação e sapatas corridas, os blocos, os radiers.

(B) Sapatas associadas, sapatas isoladas, vigas de fundação e sapatas corridas, os tubulões, os radiers.

(C) Estacas isoladas, sapatas associadas, vigas de fundação e sapatas corridas, os blocos, os radiers.

(D) Sapatas isoladas, sapatas associadas, vigas de fundação e sapatas corridas, os blocos, os radiers.

(E) Sapatas isoladas, estacas associadas, vigas de fundação e sapatas corridas, os blocos, os tubulões.

A

Alternativas que apresentam itens como estacas ou tubulões estão erradas, pois
estes são exemplos de fundações profundas. As fundações superficiais são as sapatas, os radiers, as vigas de fundação e blocos.

Gabarito: “c” ou “d”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
30
Q

30. CESGRANRIO - PETROBRAS - Técnico - Projetos, Construção e Montagem Júnior - Edificações - Exercício de Fixação

Uma edificação terá um tipo de fundação que receberá todos os pilares da construção. Sua fundação, portanto, é do tipo:

(A) Radier.

(B) Bloco de Coroamento.

(C) Tubulão Único.

(D) Sapata Corrida.

(E) Sapata Associada.

A

Analisemos cada alternativa:

(A) O radier é uma fundação superficial em forma de laje assentada sobre o solo que possui rigidez para receber e distribuir mais do que 70% das cargas da estrutura, o que inclui a possibilidade de receber todos os pilares do edifício e transmitir as cargas destes para o solo.

(B) O bloco de coroamento é um elemento estrutural que fica sobre a estaca e recebe os esforços dos pilares e transmite para esta última.

(C) O tubulão é um elemento de fundação profunda do tipo escavada e que possui
normalmente um alargamento de sua base, o qual é executado manualmente.

(D) A sapata corrida é uma fundação superficial do tipo sapata que recebe uma carga distribuída linearmente, ou de três ou mais pilares ao longo de um mesmo alinhamento, desde que representem menos de 70 % das cargas da estrutura.

(E) A sapata associada é um tipo de sapata que recebe a carga de 2 pilares, podendo também se aplicar a sapata comum a mais do que dois pilares, quando não alinhados e desde que representem menos de 70 % das cargas da estrutura.

Sendo assim, a alternativa correta é a opção “a”.

Gabarito: “a”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
31
Q

31. FCC - DPE RS - Técnico - Edificação - Questão de Fixação

Durante a vistoria em obra constituída por uma edificação térrea em formato retangular de cinco cômodos e com área total de 6,00 m x 12,00 m, constatou-se que o tipo de fundação utilizada forma uma placa contínua de concreto armado sob toda a área da construção, cujo objetivo é distribuir a carga em toda a superfície. Tais características referem-se à fundação do
tipo:

(A) Sapata Isolada.

(B) Sapata Contínua.

(C) Radier.

(D) Sapata Associada.

(E) Bloco de Coroação.

A

O radier é uma fundação superficial em forma de laje assentada sobre o solo que
recebe os pilares do edifício e transmite as cargas destes para o solo. Os pilares que se apoiam no radier devem responder por, no mínimo, 70% das cargas da estrutura.

Gabarito: “c”.

32
Q

32. CESPE - Ministério Público da União - Analista - Perícia - Eng. Sanitária - Questão de Fixação

As fundações de uma edificação devem suportar as cargas da estrutura com segurança e adequar-se a fatores tais como o topográfico, o maciço de solos e os aspectos técnicos e econômicos da construção. Com base nos conceitos de fundações, julgue o item.

Sapata é o elemento de fundação de concreto simples, dimensionado de maneira que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura.

( ) Certo ( ) Errado

A

Conforme visto, a descrição acima apresentada corresponde a definição do
elemento de fundação rasa denominado bloco e não a sapata.

De fato, a sapata é feita de concreto armado de forma que os esforços de tração são resistidos pela armadura. Sendo
assim, a afirmativa está errada.

Gabarito: “errado”.

33
Q

33. CESPE - Câmara dos Deputados - Ana. Legislativo - Eng. Civil - Questão de Fixação

Fundações podem ser definidas como o conjunto de elementos, localizados abaixo do solo, responsáveis por suportar com segurança as cargas provenientes da edificação e transmiti-las ao solo. Com base nessa informação, julgue o item a seguir, relativo a projetos de fundações.

Os principais tipos de fundações profundas incluem as estacas, os radiers e os tubulões.

( ) Certo ( ) Errado

A

As principais fundações profundas são as estacas e tubulões. As sapatas, os radiers e os blocos são tipos de fundações rasas. Sendo assim, a afirmativa está errada.

Gabarito: “errado”.

34
Q

34. CETRO - Prefeitura de Manaus - Técnico Municipal - Eng. Civil - Edificações - Questão de Fixação

Assinale a alternativa correta em relação a fundações.

(A) Incluem-se no tipo de fundação profunda as sapatas, os blocos, os radiers, as sapatas associadas, as vigas de fundação e as sapatas corridas.

(B) No tipo de fundação superficial (ou rasa ou direta) incluem-se as estacas, os tubulões e os caixões.

(C) Sapata é um elemento de fundação superficial de concreto, dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura. Pode ter faces verticais, inclinadas ou escalonadas e apresentar normalmente em planta seção quadrada ou retangular.

(D) Bloco é o elemento de fundação superficial de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas não sejam resistidas pelo concreto, mas sim pelo
emprego da armadura. Pode possuir espessura constante ou variável, sendo sua base em planta normalmente quadrada, retangular ou trapezoidal.

(E) Os materiais empregados na produção de estacas podem ser: madeira, aço, concreto prémoldado, concreto moldado in situ ou mistos.

A

Vamos analisar cada alternativa:

A afirmativa “a” está errada, pois nesta frase são apresentados exemplos de fundações rasas.

A afirmativa “b” é falsa, pois nesta frase são apresentados exemplos de fundações profundas.

A afirmativa “c” está errada, pois a descrição nela apresentada refere-se ao elemento de
fundação denominado bloco.

A afirmativa “d” está errada, pois a descrição nela representada refere-se ao elemento de fundação denominado sapata.

A afirmativa “e” está correta, pois ela lista corretamente os materiais utilizados na produção de estacas.

Gabarito: “e”.

35
Q

35. CESPE - ABIN - Agente Técnico de Inteligência - Edificações - Questão de Fixação

[IMAGEM]

Na figura acima, que representa elementos estruturais de edifícios de concreto, o componente “A” corresponde a um bloco de alvenaria.

( ) Certo ( ) Errado

A

O componente apresentado corresponde ao bloco de coroamento de concreto
armado sobre um grupo de estacas. Sendo assim, a afirmativa está errada.

Gabarito: “errado”.

36
Q

36. FGV - DNIT - Analista de Infraestrutura de Transportes - 2024

Em um projeto de fundações profundas para pontes, é indispensável a existência de uma peça estrutural denominada bloco de coroamento, que tem como função:

(A) absorver as vibrações do bate-estacas.

(B) transferir as cargas para a superestrutura.

(C) servir de forma para a concretagem dos pilares.

(D) transferir a carga do pilar para as estacas ou tubulões.

(E) proteger a cabeça das estacas.

A

A função do bloco de coroamento é transferir a carga do pilar para as estacas ou tubulões e demais elementos de fundação presentes (letra “d”).

É assim a definição da NBR 6122, senão vejamos como aparece: “bloco estrutural que transfere a carga dos pilares para os elementos da fundação profunda”.

A letra “a” está errada, pois, como veremos posteriormente, se refere a amortecedores que dotam alguns bate-estacas, reduzindo as vibrações produzidas pelo equipamento.

A letra “b” está errada, visto que a transferência de cargas para a superestrutura em pontes, embora não seja nosso tema de estudo, está a cargo da pista de rolamento, que recebe as cargas do tráfego de veículos.

A letra “c” está errada, visto que os pilares em pontes podem ter diversos tipos de formas, sem relação com a sua superestrutura.

A letra “e” está errada, já que a proteção à cabeça de estacas é empregada em alguns
estaqueamentos, tal como estacas de madeira na forma de capacete metálico, para evitar seu rompimento durante a cravação.

Não se preocupe, veremos as estacas em uma aula própria mais a frente.

Gabarito: letra “d”.

37
Q

37. CESPE - Superior Tribunal Militar - Ana. Judiciário - Eng. Civil - 2018

No que se refere a projetos de obras civis, inclusive os arquitetônicos e estruturais (concreto, aço e madeira.), julgue o item.

No dimensionamento das fundações superficiais de um edifício de vinte andares, para melhor distribuir as pressões na interface fundação-solo e uniformizar os recalques, o projetista deve optar por sapatas de estrutura flexível.

( ) Certo ( ) Errado

A

As sapatas flexíveis tendem a apresentar uma distribuição de tensões menos uniforme em sua base, necessitando maiores cuidados no seu dimensionamento e execução.

Além disso, as sapatas de estrutura flexível são destinadas a edificações de menor porte, diferentemente do prédio da questão, que possui vinte andares. Portanto, afirmativa errada.

Gabarito: “errado”.

38
Q

38. CESPE - SLU/DF - Analista de Gestão de Resíduos Sólidos - Eng. Civil - 2019

A respeito de projeto e execução de fundações, escavações e contenção de taludes, julgue o item subsecutivo.

Ao projetar as fundações de um edifício residencial, o engenheiro civil responsável deverá optar por sapatas de estrutura rígida caso deseje uniformizar os recalques.

( ) Certo ( ) Errado

A

As sapatas rígidas proporcionam transmissão de cargas ao solo mais uniforme, por se deformarem menos. O resultado são recalques mais homogêneos.

Gabarito: “Certo”.

39
Q

39. FGV - DPE/MT - Analista - Eng. Civil - 2015

Com relação à fundação em radiers, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) É adotada quando as áreas das sapatas se aproximam umas das outras ou mesmo se interpenetram.

( ) Um tipo de sistema estrutural é a fundação em radiers nervurados.

( ) Os esforços internos em radiers podem ser calculados por métodos estáticos.

As afirmativas são, respectivamente,

(A) F, V e F.

(B) V, V e V.

(C) V, F e V.

(D) F, F e F.

(E) F, F e V.

A

Os radiers são utilizados quando o solo superficial oferece capacidade de carga compatível com o edifício e os pilares apresentam-se relativamente próximos uns dos outros de modo que o uso de sapatas resultaria em uma sobreposição destas.

Sendo assim, é feita uma laje única que recebe a carga de todos os pilares.

Uma variante são os radiers nervurados, os quais apresentam vigotas ao longo de toda sua extensão visando aumentar a rigidez do radier e reduzir o volume de concreto necessário a sua execução.

Os esforços em radiers podem ser calculados por vários métodos tais como: o método estático, método dos elementos finitos, método da placa e método da base elástica.

Sendo assim, a alternativa b corresponde a resposta correta.

Gabarito: “b”.

40
Q

40. CESGRANRIO - PETROBRAS - Engenheiro Civil Júnior - Questão de Fixação

Uma determinada fundação superficial tem base quadrada de lado 1,50 m e está solicitada por carga excêntrica.

De acordo com a NBR 6122:2010 (Projeto e execução de fundações), no dimensionamento dessa fundação, a área comprimida, em m², deve ser de, no mínimo:

(A) 0,75.

(B) 1,13.

(C) 1,50.

(D) 1,69.

(E) 2,25.

A

A área mínima comprimida no caso de fundações superficiais submetidas a cargas excêntricas é de 2/3 da área da base segundo a referida NBR 6122.

Sendo assim, como a área da sapata é
igual a 2,25 m², obtendo-se 2/3 dessa área chegaremos ao valor de 1,5 m², o qual corresponde à área comprimida.

Logo, a alternativa “c” é a resposta correta.

Gabarito: “c”.

41
Q

41. FGV - TCE/PA - Auditor de Controle Externo - Eng. Civil - 2024

As fundações podem ser de vários tipos, apresentando graus distintos de suporte aos esforços exigidos pela estrutura da obra.

O principal esforço que motiva a adoção de uma sapata corrida é o de:

(A) Tração.

(B) Torção.

(C) Flexão.

(D) Compressão.

(E) Cisalhamento.

A

As sapatas corridas são destinadas a suportar um carregamento linear ou de 3 ou mais pilares, situação que se aproxima de um carregamento linear.

Ambos casos ocasionam esforços de flexão na fundação, devendo a sapata corrida ser dimensionada para resistir a estes esforços, que geralmente geram tração em um dos lados e compressão em outro.

Vemos esta análise estrutural na aula de concreto armado, quando pertinente.

Gabarito: letra “c”.

42
Q

42. VUNESP - SAP/SP - Eng. Civil - Questão de Fixação

Em planta, as sapatas ou os blocos não devem ter dimensão inferior a x cm. Nas divisas com terrenos vizinhos, salvo quando a fundação for assente sobre rocha, tal profundidade não deve ser inferior a y m.

Os valores de x e y são, respectivamente:

(A) 30 e 1,00.

(B) 45 e 1,20.

(C) 60 e 1,50.

(D) 60 e 1,60.

(E) 75 e 1,50.

A

Conforme apresentado nesta seção, a dimensão horizontal mínima das sapatas e blocos é de 60 cm e, nas divisas com terrenos vizinhos, a profundidade mínima deve ser de 1,5 m.

Sendo assim, a letra “c” é a alternativa correta.

Gabarito: “c”.

43
Q

43. VUNESP - Pref. Itapevi - Eng. Civil - 2019

Em divisa com terrenos vizinhos, no projeto de fundações superficiais assentes sobre solo não rochoso, os blocos ou sapatas com dimensões em planta de 1,00 m devem ter profundidade mínima de:

(A) 0,50 m.

(B) 1,00 m.

(C) 1,20 m.

(D) 1,50 m.

(E) 1,80 m.

A

Nas divisas com terrenos vizinhos, salvo quando a fundação for assente sobre rocha, a profundidade de apoio não pode ser inferior a 1,50 m.

Apenas no caso de obra cujas sapatas ou blocos tenham, em sua maioria, dimensões inferiores a 1,00 m, essa profundidade mínima pode ser reduzida.

Gabarito: “d”.

44
Q

44. VUNESP - Docas/PB - Eng. Civil - 2022

Considere que o projeto de fundação rasa (direta ou superficial) de um galpão destinado ao depósito de produtos perecíveis preveja fundações próximas, porém situadas em cotas diferentes, conforme a figura a seguir.

[IMAGEM]

A partir do conhecimento que o terreno de fundação é constituído por solos resistentes, a reta de maior declive que passa pelos bordos da fundação deve fazer, com a vertical, um ângulo (α) cujo valor é maior ou igual a:

(A) 30º.

(B) 45º.

(C) 55º.

(D) 60º.

(E) 72º.

A

Para solos resistentes, a NBR 6122 fala em se adotar o ângulo de 45º, portanto, alternativa “b”.

Em solos pouco resistentes, a NBR 6122 recomenda o ângulo de 60º, letra “d”.

Já, para rochas, a norma fala em ângulo de 30º, letra “a”.

As letras “c” e “e” apresentam valores que nem são abordados pela NBR 6122.

Assim, a resposta correta é a letra “b”.

Gabarito: letra “b”.

45
Q

45. CETRO - ANVISA - Analista Administrativo - Área 4 - Questão de Fixação

Considerando a implantação de fundações próximas, em solos pouco resistentes e situadas em cotas diferentes, como mostrado na figura abaixo, assinale a alternativa que apresenta o valor que deve corresponder ao ângulo α, o qual é formado pela reta de maior declive que passa pelos seus bordos com a vertical.

[IMAGEM]

(A) α ≥ 60º.

(B) α = 45º.

(C) α = 30º.

(D) α = 90º.

(E) α =15º.

A

Conforme preconizado pela NBR 6122 o ângulo formado pela reta de maior declive entre duas sapatas em cotas diferentes assentadas em solo pouco resistentes deve ser maior ou igual a 60°.

Sendo assim, a letra “a” é a alternativa correta.

Gabarito: “a”.

46
Q

46. CESPE - CEF - Eng. Civil - 2014

[IMAGEM]

A figura acima ilustra uma sapata de concreto executada na construção de uma edificação, em que as armaduras de aço são indicadas pelos números 1 e 2 e a base de concreto magro, pelo número 3.

Considerando essa figura, julgue o item a seguir.

A armadura indicada pelo número 2 é denominada armadura de espera.

( ) Certo ( ) Errado

A

Afirmativa errada. A armadura 1 é denominada de armadura de espera, a armadura 2 é a armadura de flexão.

Gabarito: “errado”.

47
Q

47. CESPE - CEF - Eng. Civil - Exercício de Fixação

[IMAGEM]

A figura acima ilustra uma sapata de concreto executada na construção de uma edificação, em que as armaduras de aço são indicadas pelos números 1 e 2 e a base de concreto magro, pelo número 3.

Considerando essa figura, julgue o item a seguir.

A armadura de aço indicada pelo número 2 está sujeita a esforços de compressão, pois é responsável por transmitir o carregamento de parte da edificação diretamente para o solo.

( ) Certo ( ) Errado

A

A armadura 2 está submetida ao esforço de flexão devido a transmissão ao solo da carga recebida pela sapata.

Gabarito: “errado”.

48
Q

48. FCC - PGE/AM - Técnico em Gestão Procuratorial - Eng. Civil - 2022

O projeto de fundações para um edifício público resultou no emprego de fundação rasa em contato com o solo, fazendo uso, para tanto, de sapatas e vigas de equilíbrio. Como a cota de apoio da fundação no terreno é em solo, todas as partes da fundação rasa que estiverem em contato com o solo devem ser concretadas sobre um lastro de:

(A) argamassa de cimento e areia com no mínimo 10 cm de espessura, a ser lançada sobre toda a superfície de contato solofundação.

(B) concreto não estrutural com no máximo 3 cm de espessura, a ser lançado sobre toda a superfície de contato solo-fundação.

(C) concreto estrutural com no máximo 2,5 cm de espessura, a ser lançado sobre toda a superfície de contato solo-fundação.

(D) argamassa de cimento e areia com no mínimo 20 cm de espessura, a ser lançada sobre toda a superfície de contato solofundação.

(E) concreto não estrutural com no mínimo 5 cm de espessura, a ser lançado sobre toda a superfície de contato solo-fundação.

A

Todo o contato solo-fundação deve receber concreto não estrutural com, no mínimo, 5 cm de espessura.

Logo, a alternativa correta é a letra “e”.

Gabarito: letra “e”.

49
Q

49. FGV - ALERJ - Especialista Legislativo - Eng. Civil - 2017

Sapata é elemento de fundação superficial, de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim.

Quanto aos procedimentos de execução desse elemento, é correto afirmar que:

(A) antes da concretagem, o solo ou rocha de apoio das sapatas deve ser vistoriado com penetrômetro de barra manual ou outros ensaios expeditos de campo.

(B) o fundo da cava da sapata deve ser regularizado com concreto estrutural, em espessura mínima de 2 cm.

(C) caso se utilizem equipamentos mecânicos para escavação em solo, deve-se paralisá-la a no mínimo 80 cm acima da cota de assentamento prevista, finalizando-a manualmente.

(D) imediatamente após a concretagem, deve ser procedido o reaterro compactado da cava.

(E) nas divisas com terrenos vizinhos, salvo quando a fundação for assente sobre rocha, a profundidade mínima não deve ser inferior a 60 cm.

A

De acordo com a NBR 6122, tem-se que:

O item A está correto, pois é essencial
a verificação da capacidade carga previamente à concretagem, o que se dá pelo método do penetrômetro ou por outro ensaio expedito.

O item B está errado, pois a espessura mínima do concreto de regularização é de 5 cm e este pode ser não estrutural.

O item C está errado, pois a profundidade de escavação com equipamentos deve ser paralisada com 30 cm de espessura.

O item D está errado, porque o reaterro das sapatas deve ser realizado após a cura do concreto.

O item E está errado, pois a profundidade mínima na divisa é de 1,5 m conforme apresenta na seção relativa a detalhes construtivos.

Sendo assim, a resposta correta é a alternativa “a”.

Gabarito: “a”.

50
Q

50. CESPE - TELEBRAS - Especialista em Gestão de Telecomunicações - Eng. Civil

Com base nas especificações dos serviços de execução de fundações, o engenheiro fiscal fez as seguintes observações:

  • O fundo foi apiloado nas cotas de assentamento das fundações diretas;
  • Os tubos de cravação, nas estacas moldadas no local, eram retirados rapidamente;
  • As estacas eram cravadas imediatamente ao lado das recentemente cravadas.

Com referência a essas observações do fiscal, julgue o item que se segue.

Apiloar o fundo da fundação direta antes da concretagem é uma prática inadequada, adotada por alguns empreiteiros para economizar formas.

( ) Certo ( ) Errado

A

A prática é recomendada, pois o apiloamento do fundo da cava melhora a resistência do material de apoio, bem como uniformiza esta camada de fundo.

Logo, a afirmativa está errada.

Gabarito: “Errado”.

51
Q

51. CESGRANRIO - TRANSPETRO - Profissional Faixa de Dutos - 2023

Nos procedimentos executivos de fundações rasas, diretas ou superficiais, no caso de serem utilizados equipamentos mecânicos para escavação em solos, a profundidade de escavação com esses equipamentos deve ser interrompida a uma certa altura acima da cota de assentamento prevista, devendo a parcela final da escavação ser removida manualmente.

Essa altura mínima acima da cota de assentamento, recomendada por norma de execução de fundações, em centímetros, é de:

(A) 10.

(B) 20.

(C) 30.

(D) 40.

(E) 50.

A

A NBR 6122 fixa que, caso a escavação do terreno para se executar uma fundação
superficial seja feita com auxílio de maquinário, o uso destes equipamentos deve ser encerrado ao se atingir uma profundidade que esteja a, no mínimo, 30 cm acima da cota de assentamento da fundação.

O restante da escavação deve ser realizado manualmente.

Logo, a resposta certa é a letra “c”.

Gabarito: “c”.

52
Q

52. FGV - Prefeitura de Salvador - Técnico Nível Superior - Suporte Administrativo - Eng. Civil - 2017

Com relação ao projeto e à execução de sapatas de concreto, analise as afirmativas a seguir.

I - Devem ser concretadas sobre um lastro de concreto não estrutural com no mínimo 5 cm de espessura.

II - A camada de solo de, no mínimo, 30 cm acima da cota de assentamento prevista, deve ser removida manualmente.

III - Em planta, não devem ter dimensões inferiores a 100 cm.

Está correto o que se afirma em:

(A) I, apenas.

(B) II, apenas.

(C) III, apenas.

(D) I e II, apenas.

(E) I, II e III.

A

O item I está correto, de fato as sapatas devem ser concretadas sobre um lastro de concreto não estrutural de 5 cm.

O item II também está correto, pois os últimos 30 cm de escavação das sapatas devem ser executados manualmente.

O item III está errado, pois, de acordo com a NBR 6122, as sapatas em planta não devem ter dimensões inferiores a 60 cm.

Portanto, os itens I e II estão corretos e alternativa “d” é a resposta correta.

Gabarito: “d”.

53
Q

53. FCC - TRT 20 - Ana. Judiciário - Eng. Civil - 2016

Nos projetos de fundações todas as partes da fundação superficial (rasa ou direta) em contato com o solo (sapatas, vigas de equilíbrio, etc.) devem ser concretadas sobre um lastro, a ser lançado sobre toda a superfície de contato solo-fundação, de:

(A) concreto não estrutural com no mínimo 2,5 cm de espessura.

(B) concreto não estrutural com no mínimo 5 cm de espessura.

(C) concreto estrutural com no mínimo 10 cm de espessura.

(D) concreto estrutural com no mínimo 12 cm de espessura.

(E) brita com no mínimo 7,5 cm de espessura.

A

De acordo com a NBR 6122, deve-se utilizar concreto não estrutural com, no mínimo, 5 cm de espessura para o concreto de regularização da cava.

Gabarito: “b”.

54
Q

54. CESPE - CEF - Eng. Civil - Exercício de Fixação

[IMAGEM]

A figura acima ilustra uma sapata de concreto executada na construção de uma edificação, em que as armaduras de aço são indicadas pelos números 1 e 2 e a base de concreto magro, pelo número 3.

Considerando essa figura, julgue o item a seguir.

A base de concreto magro indicada pelo número 3, apesar de estar sujeita a esforços, não tem função estrutural.

( ) Certo ( ) Errado

A

O concreto magro não tem função estrutural sendo utilizado para regularização da cava em que a sapata será concretada.

Gabarito: “certo”.

55
Q

55. FGV - Pref. São José dos Campos - Eng. Civil - 2024

Para a execução das fundações diretas, como por exemplo as sapatas, é comum realizar uma base de concreto magro.

Com relação a esse tipo de concreto, analise os itens a seguir.

I - Possui baixa taxa de armadura, com bitola de diâmetro inferior a 5mm.

II - Possui baixa resistência mecânica, por não ter função estrutural.

III - Tem, como uma de suas finalidades, facilitar a absorção, pelo solo, de água do concreto da fundação.

Está correto o que se afirma em:

(A) I, apenas.

(B) II, apenas.

(C) I e II, apenas.

(D) I e III, apenas.

(E) II e III, apenas.

A

Vamos analisar cada assertiva:

A afirmativa I está errada, visto que o concreto magro não possui armação, visto que não possui função estrutural, mas sim de regularização e de proteção da fundação, seja durante a concretagem, seja durante sua vida útil, para lhe proteger de contaminantes do solo.

A assertiva II está correta, pois a resistência do concreto magro é baixa, já que sua função não é resistir como um elemento estrutural. Assim, por razões econômicas, não se gasta muito cimento neste concreto, já que cimento é caro e não é a resistência que se busca neste caso.

A assertiva III está errada, já que uma das finalidades do concreto magro é dificultar a absorção da fundação de água e outros contaminantes pelo solo, e não facilitar, como aduz a assertiva.

Gabarito: letra “B”.

56
Q

56. CESPE - SUFRAMA - Eng. Civil - Exercício de Fixação

No que se refere às sondagens de simples reconhecimento de solo e à execução de fundações superficiais, julgue o item subsequente.

Anteriormente à execução das sapatas corridas que não se apoiam em rocha, deve-se fazer uma camada de concreto simples de regularização com, no mínimo, cinco centímetros de espessura e que ocupe toda a área da cava da fundação.

( ) Certo ( ) Errado

A

De acordo com a NBR 6122, de fato o local de execução das sapatas deve ser regularizado com uma camada de 5 cm de concreto não estrutural, devendo ocupar toda a área da cava da fundação.

Gabarito: “certo”.

57
Q

57. FGV - INEA - Assistente Técnico - Técnico em Engenharia Civil - Questão de Fixação

A partir das determinações da NBR 6122:2010, Projeto e Execução de Fundações, analise o fragmento a seguir.

Todas as partes da fundação ___________ em contato com o solo devem ser concretadas sobre um lastro de ________ com no mínimo _________ de espessura, a ser lançado sobre toda a área de contato solo/fundação.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

(A) superficial – concreto não estrutural – cinco centímetros.

(B) superficial – brita – três centímetros.

(C) profunda – concreto não estrutural – três centímetros.

(D) profunda– brita – cinco centímetros.

(E) superficial– areia grossa – cinco centímetros.

A

De acordo com a NBR 6122, deve-se utilizar concreto não estrutural com no mínimo 5 cm de espessura para o concreto de regularização da cava o qual deve ser aplicado em todas áreas passíveis de contato entre fundação e solo.

Sendo assim, as lacunas devem ser
completadas por: “superficial”, “concreto não estrutural” e “cinco centímetros”.

Dessa forma, a resposta correta é a alternativa “a”.

Gabarito: “a”.

58
Q

58. CESPE - SLU/DF - Analista de Gestão de Resíduos Sólidos - Eng. Civil - 2019

A respeito de projeto e execução de fundações, escavações e contenção de taludes, julgue o item subsecutivo.

Na execução de uma sapata em concreto armado, em primeiro lugar, antes da concretagem, deve-se realizar a limpeza e, em seguida, a compactação com compactador de solo tipo sapo; por fim, procede-se à escarificação do terreno compactado, para o adequado contato solo-fundação.

( ) Certo ( ) Errado

A

Lembre-se! Não se prevê, na execução de sapatas, a escarificação do terreno onde se apoiará a fundação.

A questão também fala de “adequado contato solo-fundação”, dando a entender
que não há uma camada de concreto magro nessa zona, o que também está errado.

Gabarito: “Errado”.

59
Q

59. CESPE - Tribunal de Contas/DF - Auditor de Controle Externo - Questão de Fixação - Adaptado

Em relação às especificações dos serviços de fundações e estruturas em concreto, julgue o item que se segue.

Após a escavação das fundações diretas, remove-se o material solto e coloca-se um lastro de concreto magro na superfície de assentamento.

( ) Certo ( ) Errado

A

Conforme apresentado nesta seção, durante a execução de sapatas a remoção de material solto da cava e o uso de concreto magro de regularização são procedimentos recomendados pela NBR 6122.

Gabarito: “certo”.

60
Q

60. CESPE - ITAIPU - Técnico em Edificações - 2024

[IMAGEM]

A fim de evitar o uso de fôrma na construção da sapata da estrutura ilustrada na figura 24A2, o ângulo α deve ser, preferencialmente, igual ou inferior a:

(A) 10°.

(B) 15°.

(C) 20°.

(D) 30°.

(E) 35°.

A

Em geral, o ângulo de inclinação da sapata para dispensar forma está em torno de 30°, no máximo.

Gabarito: letra “d”.

61
Q

61. CESGRANRIO - PETROBRAS - Técnico - Projetos, Construção e Montagem Júnior - Questão de Fixação

No procedimento executivo de uma fundação superficial (rasa ou direta), ao se utilizar uma retroescavadeira, a profundidade de escavação deve ser paralisada, em relação à cota de
assentamento prevista, no mínimo, a:

(A) 10 cm.

(B) 20 cm.

(C) 30 cm.

(D) 40 cm.

(E) 50 cm.

A

Conforme apresentado nesta seção, na escavação da vala de uma fundação superficial, caso ela seja executada com auxílio de maquinário, o uso destes equipamentos deve ser encerrado ao se atingir uma profundidade que esteja a no mínimo 30 cm acima da cota de assentamento da sapata.

O restante da escavação deve ser realizado manualmente.

Sendo assim a resposta correta é a letra “c”.

Gabarito: “c”.

62
Q

62. CESGRANRIO - PETROBRAS - Técnico - Projetos, Construção e Montagem Júnior - Questão de Fixação

Em uma obra serão executadas 20 sapatas iguais, de base quadrada com 0,90 m de lado. Para a regularização do fundo da cava, será executada uma camada de concreto não estrutural com 5 cm de espessura e com 5 cm a mais para cada lado da sapata.

O volume geométrico total desse concreto, em m³, é:

(A) 0,05.

(B) 0,81.

(C) 1,00.

(D) 5,00.

(E) 100,00.

A

A sapata é quadrada com largura de 0,90 m, porém como o concreto irá ocupar
5 cm a mais para cada lado da sapata a largura final de concreto magro ocupará um quadrado de 1,00 m.

Como a sapata é quadrada a área total de concreto magro é de 1,00 m x 1,00 m,
resultando em 1 m².

Dado que a espessura de concreto magro é de 5 cm ou 0,05 m, obtém-se o volume total de concreto magro para uma sapata multiplicando a espessura deste pela sua área obtendo-se 0,05 m³.

Multiplicando este valor pelo número total de sapatas (20) constata-se que o volume total é 1 m³.

Sendo assim a alternativa “c” é a resposta correta.

Gabarito: “c”.

63
Q

63. CESPE - TCU - Auditor Federal de Controle Externo - Auditoria de Obras Públicas - Questão de Fixação

Considerando que as fundações são os primeiros elementos estruturais executados em uma obra de edificação, e que os possíveis erros de dimensionamento e execução desses elementos afetam consideravelmente a qualidade da construção, julgue o item que se segue.

Em fundações diretas, se as condições do terreno o permitirem, a fiscalização poderá aprovar a execução da concretagem sem a utilização de fôrmas laterais.

( ) Certo ( ) Errado

A

A necessidade de formas laterais durante a execução das fundações superficiais dependerá das características do solo, principalmente no que tange a coesão.

Solos coesivos permitem a realização de escavações em pequenas profundidades sem a necessidade de contenções ou formas.

Sendo assim, as fôrmas laterais podem ser dispensadas com base nas observações da fiscalização da obra dependendo das características do solo.

A afirmativa está correta.

Gabarito: “certo”.

64
Q

64. CESPE - ITAIPU - Técnico em Edificações - 2024

[IMAGEM]

Com base na sapata da estrutura ilustrada na figura acima, é recomendável que o lastro de concreto não estrutural a ser lançado sobre toda a superfície de contato solo-fundação tenha espessura de, no mínimo:

(A) 1 cm.

(B) 2 cm.

(C) 3 cm.

(D) 4 cm.

(E) 5 cm.

A

A NBR 6122 fixa que a espessura mínima do lastro de concreto estrutural em 5 cm.

Portanto, a alternativa “e” é a resposta correta.

Gabarito: letra “e”.

65
Q

65. CETRO - ANVISA - Analista Administrativo - Área 4 - Questão de Fixação

É correto afirmar que a definição dos valores-limite de projeto para os deslocamentos e deformações das fundações deve considerar:

(A) a velocidade dos recalques e movimentos do terreno de fundação; o tipo de estrutura e o material de construção; o tipo de fundação; a natureza do solo; a finalidade da obra; a influência nas estruturas, utilidades e edificações vizinhas.

(B) as características geomecânicas do subsolo; a profundidade da fundação; as dimensões e forma dos elementos de fundação; a influência do lençol d’água; as sobrecargas externas.

(C) a perda de estabilidade global; a ruptura por esgotamento da capacidade de carga do terreno; a ruptura por deslizamento; a ruptura estrutural em decorrência de movimentos da fundação; o arrancamento ou insuficiência de resistência por tração; a ruptura do terreno
decorrente de carregamentos transversais; a ruptura estrutural por compressão, flexão, flambagem ou cisalhamento.

(D) os resultados do ensaio de prova de carga sobre placa que devem ser interpretados de modo a considerar a relação modelo-protótipo (efeito de escala), bem como as camadas influenciadas de solo.

(E) dimensões da seção e comprimento útil; desaprumo e desvio de locação; características e identificação do equipamento de cravação; negas ou repiques no final de cravação e na recravação, quando houver; especificação dos materiais; deslocamento por efeito de cravação de estacas vizinhas; observações e anormalidades de execução.

A

Esse é um tipo de questão para o qual não basta bom senso nem experiência, pois se refere a literalidade da NBR 6122.

Como fazemos uma preparação de alto nível, é bom que saiba que eventuais trechos da norma podem ser cobrados no detalhe, assim como acontece com as disciplinas de direito.

A norma diz que os valores-limites de projeto para os deslocamentos e deformações devem considerar:

  • A confiabilidade com a qual os valores de deslocamentos aceitáveis podem ser estabelecidos;
  • Velocidade dos recalques e movimentos do terreno de fundação;
  • Tipo de estrutura e material de construção;
  • Tipo de fundação;
  • Natureza do solo;
  • Finalidade da obra;
  • Influência nas estruturas, utilidades e edificações vizinhas.

A opção que mais se aproxima da norma é a letra “a”.

Gabarito: “a”.

66
Q

66. UFMT - Eng. Civil - 2017

Sobre recalques de fundações diretas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Recalques absolutos elevados, mas da mesma ordem de grandeza em todas as partes da fundação de um edifício, podem ser tolerados na construção.

( ) O recalque absoluto, que dá origem ao recalque diferencial e aos movimentos do edifício, pode ser decomposto em duas parcelas: o recalque imediato e o recalque de adensamento.

( ) Os recalques imediatos, também chamados de recalques elásticos, são totalmente recuperados com a retirada do carregamento.

( ) Nas argilas saturadas, o adensamento se processa com a dissipação das pressões neutras, lentamente no decorrer do tempo.

Assinale a sequência correta.

(A) V, V, F, F.

(B) V, F, V, V.

(C) F, V, F, V.

(D) F, F, V, F.

A

Analisemos cada uma das alternativas:

1º item: Errado, pois os recalques são, no mínimo, limitados pelo nível de serviço da edificação, não importando se ocorrem de forma homogênea na fundação. Portanto, há sempre um limite para o recalque, não importando de que tipo seja.

2º item: Basta lembrarmos do conceito de recalque, que envolve a parcela imediata, primária e secundária. O item chamou a parcela primária de “adensamento”, o que remete ao fenômeno que ocorre nesse recalque, estando portando correta a menção.

3º item: é muito forte a afirmação de que os recalques imediatos são “totalmente
recuperáveis”. A teoria da elasticidade é uma aproximação, porém sabemos que a aplicação de um esforço vai sempre gerar algum nível de deformação permanente (também chamada residual) em um corpo. Se isso não ocorresse, não existiria o rompimento por fadiga, que é o caso de corpos solicitados por esforços de pequena magnitude, mas repetitivamente ao longo
de grande período de tempo. Assim, a afirmação é errada.

4º item: Esse é o conceito de recalque primário, que é diferido (distribuído) no tempo, justamente porque depende da expulsão de água dos vazios do solo para dissipação do excesso de pressão neutra. Item correto.

Gabarito: “c”.

67
Q

67. CESPE - TRE - Ana. Judiciário - Eng. Civil - Questão de Fixação

Com relação a solos, fundações e estruturas de contenção dos solos, julgue o item.

Os recalques por escoamento lateral ocorrem de maneira mais acentuada nos solos não coesivos sob fundação rasa.

( ) Certo ( ) Errado

A

Correto, pois materiais não coesivos apresentam pouca ligação entre os grãos,
sendo o atrito o principal mecanismo de estabilização.

Caso haja redução do confinamento lateral de uma coluna de areia ou uma determinada vibração sobre ela, haverá risco de rolamento e ocorrência de escoamento lateral.

Gabarito: “certo”.

68
Q

68. CESPE - TRE/ES - Técnico Judiciário - Edificações - Questão de Fixação

[IMAGEM]

Sabendo que a figura acima apresenta um elemento de fundação com área em planta
retangular com largura B e comprimento (normal ao plano do desenho) igual a L, julgue o item a seguir.

O deslocamento vertical do elemento, decorrente da aplicação da carga P, é denominado recalque.

( ) Certo ( ) Errado

A

Correto, recalque é a deformação descendente sofrida pelo solo quando
submetido à ação de cargas externas.

A carga P mostrada na figura só poderia produzir uma deformação descendente, a menos que a questão trouxesse mais elementos para uma outra interpretação.

Gabarito: “certo”.

69
Q

69. CESPE - TRE/ES - Ana. Judiciário - Eng. Civil - Questão de Fixação

Julgue o item a seguir, relativo a fundações superficiais de construções civis.

O valor do recalque elástico ou imediato de uma sapata corrida depende da largura da sapata.

( ) Certo ( ) Errado

A

A tensão solicitante sobre o solo dependerá de cargas (tais como o peso da estrutura) divididas pela área da sapata, ou seja, comprimento e largura da sapata corrida.

Quanto mais fina a sapata, maior a concentração de tensões, logo, maior o recalque.

Gabarito: “certo”.

70
Q

70. FGV - Pref. São José dos Campos - Agente Operacional - 2024

Com relação à estrutura de fundação em radier, avalie se as afirmativas a seguir são
verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) É uma fundação direta, do tipo profunda.

( ) Devido a sua estrutura monolítica, minimiza os efeitos de recalques diferenciais.

( ) A armação no centro é colocada na face superior da placa, enquanto a armação no apoio dos pilares é colocada na face inferior da placa.

As afirmativas são, respectivamente:

(A) V – V – V.

(B) V – F – V.

(C) V – F – F.

(D) F – V – F.

(E) F – V – V.

A

Vamos analisar cada assertiva:

A primeira assertiva está errada, pois embora o radier seja uma fundação direta, ele não é uma fundação profunda, visto que esta necessita de ter sua ponta ou base assentada em uma profundidade maior do que 8 vezes sua menor dimensão em planta e com um valor de profundidade de pelo menos 3 m, características ausentes no radier.

A segunda assertiva está correta, pois o radier consegue uniformizar recalques, pois agrupa pilares com cargas diversas e redistribuir essas cargas ao solo de forma mais uniforme.

A terceira assertiva está correta, já que a armação no centro dos radiers é geralmente colocada na sua porção superior, enquanto no apoio dos pilares, onde o radier está travado devido a esses pilares, temos a armação na parte inferior do radier.

Gabarito: letra “E”.

71
Q

71. FGV - ALERJ - Especialista Legislativo Nível Superior - Eng. Civil - 2017

Em uma prova de carga, o recalque elástico sofrido pela placa quadrada do equipamento de 300 mm de dimensão, em um solo argiloso sobre o qual será assentada uma sapata retangular de 1500 mm x 2500 mm de dimensões, foi igual a 10 mm. Considerando-se que o módulo de deformabilidade do solo é constante ao longo da profundidade, a placa e a sapata apoiam-se na mesma profundidade e aplicam a mesma tensão no solo, e a deformação em qualquer profundidade é proporcional ao acréscimo de carga devido à pressão aplicada pela sapata, o recalque elástico da sapata de fundação, em mm, é igual a:

(A) 2.

(B) 20.

(C) 35.

(D) 50.

(E) 65.

A

Observemos primeiramente o que não muda da situação da placa para a situação da sapata:

1) Módulo de deformabilidade (módulo elástico), logo o solo é o mesmo para as 2 situações (E e μ na fórmula não se alteram);

2) Profundidade de apoio e tensão aplicada (σ0 é constante).

Resta-nos o parâmetro dimensional B.

Sabemos, pela equação que relaciona recalques entre sapata e placa, que o recalque é proporcional a B; logo, se a sapata é mais larga que a placa de ensaio, a sapata recalcará mais que a placa.

Assim, para a conversão do recalque de uma pequena placa no de uma sapata, consideramos inicialmente a menor dimensão retangular da sapata, ou seja, 1.500 mm.

Logo, pela fórmula que acabamos de ver, desprezando a tensão, já que é constante, teremos:

Ssapata = Splaca x (σsapata x Bsapata)
——————————
(σplaca x Bplaca)

Ssapata = Splaca x Bsapata
————
Bplaca

Vamos então calcular Ssapata:

Ssapata = (10mm) x (1,5 m)
———–
(0,3 m)

Ssapata = 50 mm

Vejam como o comportamento é bem linear: se a sapata tem uma largura 5 vezes maior que a placa e ambas estão submetidas à mesma tensão, quer dizer que a sapata recalcará 5 vezes mais que a placa.

Gabarito: “d”.

72
Q

72. CESPE - Analista de Controle Externo - TCU - Questão de Fixação

Julgue o item a seguir relativo a recalques.

O método de Schmertmann para o cálculo de recalques de fundações superficiais, que só é aplicável no caso de sapatas flexíveis apoiadas em solos predominantemente argilosos, baseia- se em valores de índices de resistência à penetração obtidos em sondagens à percussão.

( ) Certo ( ) Errado

A

O método de Schmertmann é utilizado para sapatas rígidas apoiadas em solos arenosos e baseia-se, sobretudo, em dados do ensaio CPT.

Gabarito: “errado”.

73
Q

73 CESPE - MPU - Analista - Perícia - Eng. Civil - Questão de Fixação

No item a seguir, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada acerca de inspeções em obras de engenharia.

Considere que, em inspeção a uma construção com fundação do tipo radier sobre solo argiloso saturado, seja constatado pequeno recalque na fundação.

Nessa situação, espera-se que o referido recalque ocorra de forma lenta; além disso, para o estudo do recalque da argila, uma
opção seria a realização de ensaios de compressão edométrica.

( ) Certo ( ) Errado

A

O item está correto. Fique atento para o tipo de fundação, radier, que tem a
vantagem de distribuir as cargas incidentes em todo o solo subjacente, por isso, é lógico
esperarmos o desenvolvimento lento do recalque.

Além disso, trata-se de argila saturada, cujo
adensamento é famoso pelo lento progresso.

O ensaio utilizado também está correto, visto que o ensaio de compressão edométrica tem, entre suas múltiplas finalidades, avaliar a evolução do recalque no solo.

A questão foi anulada apenas porque o ensaio deveria ter sido escrito como de compressão “edométrica”.

Gabarito: “certo”.

74
Q
  1. CESPE - Polícia Federal - Perito Criminal Federal - Área 7 - 2018**

Acerca dos dados apresentados e de aspectos diversos relacionados a obras de terra, julgue o item seguinte.

O ensaio edométrico visa a obtenção de parâmetros de compressibilidade e de adensamento, que podem ser utilizados na estimativa de recalques totais e diferenciais de uma estrutura ou de um aterro, bem como da velocidade desses recalques.

( ) Certo ( ) Errado

A

Como vimos, o ensaio edométrico nos permite obter parâmetros de
compressibilidade (por exemplo, o índice de compressão) e de adensamento, como o grau de adensamento em um dado momento.

Por meio das soluções para a equação diferencial da teoria do adensamento, obtemos os recalques em cada ponto no espaço e no tempo, o que nos permite calcular não só recalques diferenciais como os absolutos e suas taxas de variação no tempo.

Gabarito: “certo”.

75
Q

75. FCC - Consultor Técnico Legislativo - Eng. Civil - 2018

Considere o perfil geotécnico a seguir sobre o qual um aterro de solo arenoso aplica instantaneamente, ao nível do terreno, uma sobrecarga de 200 kPa:

[IMAGEM]

O valor do acréscimo de poropressão no meio da camada de argila mole após passados dois anos e seis meses é, em kPa:

(A) 500.

(B) 70.

(C) 80.

(D) 380.

(E) 190.

A

Vamos lembrar a fórmula do fator tempo:

T = Cv x t
———
(Hd)²

A questão ainda fornece Cv = 1 m²/ano e t = 2,5 anos (dois anos e 6 meses).

A questão nos pede o valor da poropressão no meio da camada de argila mole.

Sabemos que, no meio da argila, a água percorre a máxima distância para ser drenada (Hd).

Percebe-se que há solo arenoso acima e abaixo da argila, logo a água do material que queremos analisar (argila) pode sair por ambos os lados da argila (acima e abaixo dela).

Assim, a máxima distância que a água percorrerá na drenagem (Hd) será a metade da espessura de solo argiloso, ou seja: 10/2
= 5 m.

Com isso, calculamos o fator de tempo (T).

T = (1m²/ano x 2,5 anos) = 0,1
——————————
(5m)²

A questão disse que busca o valor da poropressão no meio da camada de argila.

Pelo desenho a seguir, temos as cotas verticais, o que corresponde, por convenção, ao eixo z:

[IMAGEM]

No meio da camada de argila mole, a cota z é -5 metros. Porém, o ábaco (figura a seguir) não considera sinal positivo ou negativo na relação z/Hd. Logo, trabalhamos com a cota z igual a 5 m. Assim, a relação z/Hd será:

z = 5 m = 1
—- ——
Hd 5m

Olhamos, então, no ábaco da questão qual o ponto da isócrona com T = 0,1 que corta z/Hd = 1, sendo essa relação correspondente ao meio da amostra:

[IMAGEM]

Sabemos que o grau de consolidação nesse ponto, Uz, corresponde a 5%; logo os outros 95% do acréscimo de carga no solo correspondem à pressão neutra (devido a água).

No início do adensamento, a pressão neutra chega a 100% e vai se dissipando com o tempo, enquanto Uz vai aumentando na mesma proporção até chegar a 100%.

A questão nos pede o acréscimo de
poropressão (u0). Então:

u0 = 95% x 200 = 190 KPa

Gabarito: “e”.

76
Q
A