Full ahed Flashcards
De acordo com o contido no livro “Arte Naval” (Maurílio M. Fonseca – 7 ª edição: 2005), com relação ao aparelho de governo, assinale a alternativa incorreta:
a) O aparelho de governo constitui-se de roda do leme, transmissão entre a roda do leme e a máquina do leme, máquina do leme ou servomotor, transmissão entre a máquina do leme e o leme e leme;
b) O aparelho de governo mais simples é o chamado leme de madre;
c) O aparelho de governo, do tipo com servomotor elétrico, permite eliminar a roda do leme;
d) No aparelho de governo, do tipo com servomotor elétrico, não há mecanismo compensador; e
e) No aparelho de governo com transmissão hidráulica, se a roda for largada pelo timoneiro depois de levada para um bordo, o leme voltará automaticamente a meio;
b) O aparelho de governo mais simples é o chamado leme de madre;
De acordo com o contido no livro “Arte Naval” (Maurílio M. Fonseca - 7a edição: 2005), referente aos tipos de aparelho de laborar, seu rendimento e distribuição de esforços, assinale a opção incorreta:
a) A estralheira dobrada é formada por um par de cadernais de três gornes. Tirador e arreigada fixa num mesmo cadernal. Multiplicação de potência teórica, 6 vezes, se o tirador gurne no cadernal fixo;
b) Para cálculo aproximado a bordo, as resistências passivas parciais são avaliadas em 10% do peso a manobrar, para cada roldana em que o cabo labora;
c) Quando se iça, a tensão máxima será no tirador da talha, diminuindo deste para a arreigada fixa; quando se arria, a tensão máxima está na arreigada fixa;
d) Se o cabo de laborar é novo ou está molhado, as resistências parciais devem ser avaliadas, para cada roldana, em 10 a 15% do peso a manobrar; e
e) Para diminuir a força aplicada no tirador, durante a utilização de um aparelho de laborar, sempre que for aplicável, devemos ter o maior número de gornes no cadernal fixo.
e) Para diminuir a força aplicada no tirador, durante a utilização de um aparelho de laborar, sempre que for aplicável, devemos ter o maior número de gornes no cadernal fixo.
De acordo com a lei 2.180/54, Recebida a representação ou negado o arquivamento do inquérito, determinará o relator a notificação do acusado. Cumprida a notificação, poderá o notificado oferecer defesa escrita, juntando e indicando os meios de prova que entender convenientes em até:
a) 3 dias.
b) 5 dias.
c) 7 dias.
d) 10 dias.
e) 15 dias.
e) 15 dias.
De acordo com o livro “Navegação: a ciência e a arte”, no que se refere à agulha magnética, assinale a alternativa correta:
( ) O magnetismo permanente depende fundamentalmente da proa em que foi construído o navio e do valor do campo magnético terrestre no local da construção.
( ) O magnetismo induzido depende da proa do navio e do valor do campo terrestre no local onde o navio se encontra, variando, assim, com o rumo do navio e com o lugar onde se navega.
( ) A operação de compensação da Agulha Magnética visa anular ou reduzir as influências dos ferros de bordo, anulando ou, reduzindo os Desvios, que passam a ser chamados Desvios Residuais (após a compensação).
( ) Uma Agulha Magnética deve ser compensada sempre que seus Desvios excederem 4º.
( ) A operação de determinação dos Desvios de uma agulha magnética é denominada de “Conhecimento da Agulha”. Quando se conhecem perfeitamente os Desvios de uma Agulha diz-se que ela está conhecida.
a) V – V – F – F – V
b) V – F – F – V – V
c) F – F – V – V – V
d) V – V – V – F – F
e) V – V – V – V - F
d) V – V – V – F – F
De acordo com o livro “Navegação: a ciência e a arte”, os métodos mais freqüentemente utilizados para determinação dos Desvios e preparo da Tabela e Curva de Desvios da Agulha Magnética são, exceto:
a) Comparação com a Agulha Giroscópica
b) Alinhamentos
c) Marcação de um ponto distante
d) Azimutes de astros
e) Corrida da Milha
e) Corrida da Milha
De acordo com o livro “Navegação: a ciência e a arte”, a respeito da agulha giroscópica, marque a alternativa correta:
( ) Quando o rotor gira em alta velocidade, o giroscópio desenvolve duas propriedades que não apresenta enquanto o rotor está em repouso. Estas duas propriedades são conhecidas como inércia giroscópica (ou rigidez no espaço) e precessão.
( ) A inércia giroscópica faz com que o rotor tenda a conservar sua direção no espaço, por mais variados que sejam os movimentos impostos à sua base.
( ) Precessão pode ser definida como o movimento resultante do rotor, quando é aplicada uma força que tende a alterar a direção do seu eixo de rotação. Em virtude desta propriedade, quando é aplicada ao rotor uma força tendendo a deslocar o eixo de rotação de sua direção no espaço, em vez de eixo se mover na direção da força, o fará num plano perpendicular à direção da força aplicada.
( ) A precessão é uma propriedade útil dos giroscópios. Muitos sistemas (inclusive as Agulhas Giroscópicas) são projetados para aproveitar esta característica. Entretanto, há um tipo de precessão que é indesejável, comumente denominada de “deriva mecânica” (“mechanical drift”)
( ) A deriva mecânica tende a afastar o giroscópio de uma direção determinada. As duas principais causas deste problema são atrito nos mancais (rolamentos) e desbalanceamento do rotor.
( ) Na Agulha Giroscópica orientada, o eixo de rotação do giroscópio é mantido alinhado com o meridiano geográfico Greenwich.
a) V – V – F – F – V – F
b) V – F – F – V – V – V
c) F – F – V – V – V – V
d) V – V – V – F – F – V
e) V – V – V – V – V – F
e) V – V – V – V – V – F
De acordo com o contido no livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens – 1ª edição: 1996) Os odômetros, tal como acontece com todos os instrumentos, têm os seus erros. É necessário, portanto, verificar regularmente as suas indicações, comparando-as com medições efetuadas diretamente. Chama-se CALIBRAGEM DO ODÔMETRO à determinação do seu erro instrumental. Assinale a alternativa correta:
a) Na calibragem as correções não variam proporcionalmente com a velocidade, portanto conhecendo- se a correção para 5 nós é possível obter por interpolação a correção para 10 nós.
b) Na calibragem as correções variam proporcionalmente com a velocidade, por isso é possível interpolar linearmente as velocidades .
c) Na calibragem as correções variam proporcionalmente com a velocidade, por isso é necessário conhecer as correções para uma gama variada de velocidades.
d) Na calibragem as correções não variam proporcionalmente com a velocidade, portanto é necessário obter valores de correção numa gama variada de velocidades para que se possa interpolar os valores sem erro apreciável.
e) Na calibragem as correções variam proporcionalmente com a velocidade o que permite calcular as correções, entre os valores obtidos na corrida, interpolando linearmente, sem erro apreciável.
d) Na calibragem as correções não variam proporcionalmente com a velocidade, portanto é necessário obter valores de correção numa gama variada de velocidades para que se possa interpolar os valores sem erro apreciável.
Num dia qualquer ensolarado, o velho marujo singrando pelas águas verdes varonis contempla a magnânima visão da costa da “Cidade Maravilhosa” e privilegiada pela excelente visibilidade daquele dia nota que esta possui diversos pontos notáveis que se encontram na sua carta e resolve então utilizá-los para auxiliar na sua navegação e ratificar sua passagem tranquila ao largo de um casco soçobrado que embora esteja a pouco menos de 6000 jardas pela amura de bombordo precisa ser considerada para garantir um PMA seguro e concluir a derrota com segurança. De acordo com o contido no livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens – 1ª edição: 1996) A situação descrita caracteriza um tipo de navegação que exige uma certa precisão na plotagem dos pontos, qual alternativa que as menciona ?
a) Navegação Costeira, com precisão melhor que 200 jardas;
b) Navegação Oceânica, com precisão de 400 a 1000 jardas;
c) Navegação em águas restritas, com precisão melhor que 100 jardas;
d) Navegação Costeira, com precisão de 20 a 200 jardas;
e) Navegação em águas restritas, com precisão de 20 a 200 jardas;
c)Navegação em águas restritas, com precisão melhor que 100 jardas;
De acordo com o contido no livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens – 1ª edição: 1996) é incorreto afirmar:
a) Por norma, uma Agulha Magnética deve ser compensada sempre que seus Desvios excederem 3º;
b) As bússolas de fluxo magnético são muito precisas (0,1º) e, além disso, o seu sinal
digitalizado pode ser facilmente transmitido para outros equipamentos
c) Nos problemas de conversão de Rumos e Marcações, os valores da Declinação Magnética,
do Desvio da Agulha, dos Rumos e Marcações devem ser aproximados a 0,5;
d)Na determinação de desvios por marcação de um ponto distante, o ponto escolhido deve estar a uma distância mínima de 6 Milhas;
e) Nas agulhas esféricas, a rosa da bússola, levemente côncava, em conjunto com o dono esférico, permite que este tipo de agulha seja lido com precisão de uma distância de cerca de 3 metros (10 pés).
b) As bússolas de fluxo magnético são muito precisas (0,1º) e, além disso, o seu sinal
digitalizado pode ser facilmente transmitido para outros equipamentos
De acordo com o RIPEAM, marque a alternativa incorreta:
a) O termo “embarcação com capacidade de manobra restrita” (restricted in her ability to manoeuvre) designa embarcação que, pela natureza de seus serviços, está restrita em sua capacidade de manobrar conforme determinado pelo COLREG e, portanto, está incapacitade de se manter fora do rumo de outra embarcação.
b) O termo “embarcação restrita devido a seu calado” (constrained by her draught) designa embarcação de propulsão mecânica que, devido ao seu calado em relação à profundidade e à largura da água navegável disponível, está muito restrita quanto à capacidade de desviar do seu rumo que está seguindo.
c) O termo “em movimento” se aplicam a todas embarcações que não se encontrem fundeadas, amarradas à terra, encalhadas ou paradas sob máquinas.
d) O termo “embarcação sem governo” (not under command) designa uma embarcação que, por qualquer circusntância excepcional, está incapacitada de manobrar de acordo com o COLREG, e, portanto, de se manter safa de outra embarcação.
e) O termo “embarcação engajada na pesca” designa qualquer embarcação pescando com redes, linhas, redes de arrasto ou qualquer outro equipamento de pesca que restrinja a sua manobrabilidade. Não inclui pesca de corrico ou com outro equipamento que não restrinja a sua manobrabilidade.
c) O termo “em movimento” se aplicam a todas embarcações que não se encontrem fundeadas, amarradas à terra, encalhadas ou paradas sob máquinas.
De acordo com o COLREG marque a alternativa incorreta:
a) O risco de albaroamento pode existir mesmo quando for observada apreciável variação na marcação, particularmente quando da aproximação de uma embarcação muito grande ou um reboque, ou quando da aproximação de uma embarcação à distância muito próxima.
b) Não devem ser feitas suposições com bases em informações insuficientes, especialmente informação radar de baixa confiabilidade.
c) Embarcações de menos de 20 metros de comprimento ou embarcações a vela não deverão interferir na passagem de outra embarcação que só possa navegar com segurança dentro de um canal estreito ou via de acesso.
d) Normalmente, uma embarcação não deverá entrar em uma zona de separação de tráfego ou cruzar uma linha de separação, a menos que esteja cruzando, entrando ou
saindo de uma via de separação de tráfego, exceto em caso de emergência, a fim de evitar perigo imediato ou para engajar na pesca dentro da zona de separação.
e) É proibido fundear em canal estreito.
e) É proibido fundear em canal estreito.
De acordo com o COLREG, marque a alternativa correta:
a) Quando houver risco de abalroamente entre duas embarcações a vela e cada uma das embarcações tiver o vento soprando de bordo diferente, a embarcação que recebe o vento por boreste deverá se manter fora do caminho da outra.
b) Quando houver risco de abalroamente entre duas embarcações a vela e ambas as embarcações tiverem o vento soprando do mesmo bordo, a embarcação que estiver a sotavento deverá se manter fora do caminho da que estiver a barlavento.
c) Quando uma embarcação a vela com o vento a bombordo avistar outra embarcação a barlavento e não puder determinar com segurança se essa outra embarcação recebe o vento por bombordo ou por boreste, ela deverá se manter fora do caminho dessa embarcação.
d) Na situação de rumos cruzados entre duas embarcações de propulsão mecânica que envolva risco de abalroamento, a embarcação que avista a outra por bombordo deverá se manter fora do caminho dessa e, caso as circunstâncias o permitam, evitará cruzar sua proa.
e) Uma embarcação engajada na pesca em movimento deverá, tanto quanto
possível, manter-se afastada do caminho de uma embarcação sem governo, de uma embarcação com capacidade de manobra restrita e de uma embarcação a vela em movimento.
c) Quando uma embarcação a vela com o vento a bombordo avistar outra embarcação a barlavento e não puder determinar com segurança se essa outra embarcação recebe o vento por bombordo ou por boreste, ela deverá se manter fora do caminho dessa embarcação.
1/3 - Indique a afirmativa incorreta de aordo com o livro “Navegação: a ciência e a arte”.
a) Os radares de navegação usam as badas S, para navegação costeira e de alto mar.
b) Os radares de navegação de banda X são usados para aterragem e navegação em águas restritas.
c) Quanto mais alta a frequência da portadora de um radar , menor o comprimento de onda e menor a antena requerida para um determinado padão de energia irradiada.
d) Quanto maior o alcance desejado para um sistema radar, menor deve ser a frequencia da portadora.
e) Nos radares de banda X, a imagem é mais detalhada e os contornos são mais bem delineados que nos radares da banda S, além disso são menos afetados que os radares de banda S por fenomenos atmoséricos e meteorológicos.
e) Nos radares de banda X, a imagem é mais detalhada e os contornos são mais bem delineados que nos radares da banda S, além disso são menos afetados que os radares de banda S por fenomenos atmoséricos e meteorológicos.
2/3 – ______________________ é definido como a menor distância entre dois alvos situados na mesma marcação, para que apareção como imagens distintas na tela do radar
a) Poder de discriminação em distância
b) Horizonte-radar
c) Poder de discriminação em marcação
d) Pulso curto
e) Pulso longo
a) Poder de discriminação em distância
3/3 – Os Diversos controles operacionais do Radar permitem uma melhor visualização das informaçoes captadas pelo sistema. O dispositivo Anti-mancha do mar (anti-clustter sea) é um deles e serve para diminuir a interferência das ondas do mar na tela do RADAR. Esse dispósito usa como principio a regulagem do:
a) Controle de Brilho
b) Controle de Ganho
c) Controle da Largura de Pulso
d) Controle de sintonia
e) Controle de Frequência
b) Controle de Ganho
Em relação aos termos empregados na navegação estimada, o livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens - 1ª edição: 1996) afirma que:
(a) Caimento é obtido pelo rebatimento do ponto estimado sobre o rumo no fundo e, consequentemente, igual à diferença das distâncias percorridas no fundo e na superfície.
(b) Velocidade é a distância percorrida pelo navio, em 1 hora, em relação ao fundo. É a resultante da velocidade do navio com a da corrente.
(c) Abatimento é o ângulo entre o rumo e o rumo no fundo. É contado para BE ou para BB, a partir do rumo.
(d) Avanço (ou atraso) é igua à corda compreendida pelo arco do rebatimento.
(e) Posição estimada é a que se prevê que o navio ocupará em horas futuras. Poderá tomar como base uma outra posição estimada ou uma posição estimada corrigida.
(c) Abatimento é o ângulo entre o rumo e o rumo no fundo. É contado para BE ou para BB, a partir do rumo.
Gabarito: Letra C. Os conceitos de Caimento e de Avanço estão trocados. Velocidade no fundo (e não na superfície) que é a distância percorrida pelo navio, em 1 hora, em relação ao fundo. Abatimento é o ângulo entre o rumo na superfície (ou simplesmente rumo) e o rumo no fundo. Posição carteada é a que se prevê que o navio ocupará em horas futuras. Poderá tomar como base uma posição, observada, estimada ou estimada corrigida. Pg. 157 e 158.
Na prática, a determinação do ponto estimado é extremamente simples mas, para que possa satisfazer às exigências de uma boa navegação, deve ter sido precedida de escrupulosas determinações dos erros instrumentais dos equipamentos em que se fundamenta. Por outro lado, o ponto estimado corrigido, a bordo, exige um perfeito conhecimento do navio e um acompanhamento constante das condições em que se processa a sua navegação. De acordo com o contido no livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens - 1ª edição: 1996), analisando os itens abaixo, pode-se afirmar que:
. Em situações perigosas pode-se substituir o ponto estimado por uma zona de probabilidade.
. O raio da circunferência traçada em torno do ponto estimado é denominada consistência do ponto estimado.
. O raio da cinrcunferência da zona de probabilidade é função dos erros prováveis no rumo e na distância percorrida.
. Admite-se empiricamente que a posição estimada tem uma consistência de 0,01 da distância percorrida desde a última posição observada.
(a) Apenas a I e II são verdadeiras.
(b) Apenas a II e III são verdadeira.
(c) Apenas a I e III são verdadeiras.
(d) Apenas a I, II e III são verdadeiras.
(e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
Gabarito: Letra D. Admite-se empiricamente que a posição estimada tem uma consistência de 0,1 (10%) da distância percorrida desde a última posição observada. Pg. 12.
(d) Apenas a I, II e III são verdadeiras.
Gabarito: Letra D. Admite-se empiricamente que a posição estimada tem uma consistência de 0,1 (10%) da distância percorrida desde a última posição observada. Pg. 12.
O prático Safinho, ao concluir a manobra de praticagem na saída do canal da Baía de Todos os Santos, aproveita a oportunidade para demonstrar seus conhecimentos de posicionamento por marcações sucessivas ao praticante de prático Coquinho. Assim, no momento em que a embarcação navegava no rumo verdadeiro 130 ele marca o farol da Barra na marcação polar 45º BB. Após navegar 8,0 milhas, mantendo o mesmo rumo inicial, ele marca novamente o mesmo farol na marcação relativa 300. Ao entrar com os dados na Tabela X da publicação DN 6p-1 TÁBUAS PARA NAVEGAÇÃO ESTIMADA, ele conseguiu os valores de c1 e ct abaixo representados. Em seguida, Safinho fez alguns cálculos e, utilizando corretamente os conhecimento que adquiriu com a leitura do livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens - 1ª edição: 1996), chegou ao valor da distância ao farol da Barra, por ocasião da segunda marcação. Qual foi este valor em milhas náuticas?
Dados: c1 = 2,73 e ct = 2,37.
(a) 8,00
(b) 16,00
(c) 18,96
(d) 21,84
(e) 40,80
Gabarito: Letra D. Pg 178. d2 = c1 x d = 2,73 x 8 = 21,84.
(d) 21,84
Gabarito: Letra D. Pg 178. d2 = c1 x d = 2,73 x 8 = 21,84.
1/3 (X,X PONTO) - Pg. 409
De acordo com o contido no livro “Navegação: A Ciência e a Arte”
(Altineu Pires Miguens - 1ª edição: 1996), analise as afirmativas
abaixo, identifique quais são verdadeiras e assinale a opção correta:
I)Quanto mais alta a frequência da portadora, maior o comprimento de
onda e, assim, menor a antena requerida para um determinado padrão de
energia irradiada.
II)Para uma mesma potência, um radar operando em uma freqüência mais
baixa alcança distâncias maiores que um equipamento que utiliza
freqüência mais alta.
III)Quanto maior o alcance desejado, maior a freqüência e,
conseqüentemente, menor o comprimento de onda e maior a antena
requerida.
IV)Quanto maior o alcance desejado, menor a freqüência e,
conseqüentemente, maior o comprimento de onda e maior a antena
requerida.
(a) Apenas as afirmativas I), II) e IV) são verdadeiras.
(b) Apenas as afirmativas II) e III) são verdadeiras.
(c) Apenas as afirmativas I) e IV) são verdadeiras.
(d) Apenas as afirmativas I), II) e III) são verdadeiras.
(e) Apenas as afirmativas II) e IV) são verdadeiras.
(e) Apenas as afirmativas II) e IV) são verdadeiras.
2/3 (X,X PONTO) Pg. 417
De acordo com o contido no livro “Navegação: A Ciência e a Arte”
(Altineu Pires Miguens - 1ª edição: 1996), com relação às zonas de
desvanecimento, analise as afirmativas abaixo, identifique quais são
verdadeiras e assinale a opção correta:
I) Estão relacionada ao fenômeno da difração.
II) Se essas ondas alcançam um determinado alvo em fase, o efeito
resultante é o de redução do sinal no alvo e, conseqüentemente, do
eco-radar.
III)Quando as ondas reletidas estão defasadas, há uma redução de
energia no alvo e, assim, um enfraquecimento ou, até mesmo, um
desvanecimento do eco.
IV) Entre os fatores que contribuem para o aparecimento de zonas de
desvanecimento acentuadas estão a altura da antena e a freqüência
utilizada.
V) As zonas de desvanecimento mais pronunciadas nos radares de alta
freqüência se devem ao fato de que são menos diretivos, fazendo com
que a parte inferior de seus feixes incida mais fortemente sobre a
superfície do mar.
(a) Apenas as afirmativas I), II) e IV) são verdadeiras.
(b) Apenas as afirmativas II), III) e V) são verdadeiras.
(c) Apenas as afirmativas I) e IV) são verdadeiras.
(d) Apenas as afirmativas I), III) e V) são verdadeiras.
(e) Apenas as afirmativas III) e IV) são verdadeiras.
(e) Apenas as afirmativas III) e IV) são verdadeiras.
3/3 (X,X PONTO) Pg. 421 e 422
De acordo com o contido no livro “Navegação: A Ciência e a Arte”
(Altineu Pires Miguens - 1ª edição: 1996), com relação ao ganho nos
radares, analise as afirmativas abaixo, identifique quais são
verdadeiras e assinale a opção correta:
I) O controle de ganho deve ser ajustado de maneira que a tela apareça
um pouco salpicada, isto é, de forma que uma leve nódoa, ou sinal de
fundo, seja visível. Assim, o equipamento estará na sua condição mais
sensível e os objetos tenderão a ser detectados nas maiores distâncias
possíveis.
II) Com pouco ganho, os ecos fracos serão apresentados. Com ganho
excessivo, o contraste entre os ecos e o fundo da tela é reduzido,
facilitando a observação do radar.
III) Às vezes, é útil aumentar temporariamente o ganho para obter
alvos bem definidos entre outros mais fracos. O controle deve ser
retornado para sua posição normal, tão logo a alteração temporária
tenha servido ao seu propósito e não mais se faça necessária. Em
regiões congestionadas, o ganho pode ser temporariamente reduzido para
clarear a apresentação.
IV) A detecção de alvos além do temporal pode, é claro, necessitar de
um ganho levemente maior que o normal, na medida em que os ecos são
atenuados, porém não completamente obscurecidos.
V) o controle do ganho pode melhorar a discriminação em distância do
radar. Os ecos de dois alvos na mesma marcação podem aparecer como um
único “pip” na tela se o ganho do receptor é excessivo. Com o aumento
do ganho, os ecos aparecerão como “pips” separados no PPI.
(a) Apenas as afirmativas I), II) e IV) são verdadeiras.
(b) Apenas as afirmativas II), III) e V) são verdadeiras.
(c) Apenas as afirmativas I) e IV) são verdadeiras.
(d) Apenas as afirmativas I), III) e V) são verdadeiras.
(e) Apenas as afirmativas III) e IV) são verdadeiras.
(c) Apenas as afirmativas I) e IV) são verdadeiras.
De acordo com o contido no livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens – 1ª edição: 1996), identifique a alternativa que preencha corretamente as lacunas a seguir: A projeção plana é geralmente chamada de __________________ em virtude de ____________________________.
a) Zenital - ser uma projeção conforme
b) Azimutal - não deformar ângulos em torno do ponto de tangência
c) Perspectiva - não deformar pequenas áreas
d) Horizontal - seu ponto de tangência ser inclinado em relação ao eixo de projeção
e) Gnomônica - representar ortodromias como retas
b) Azimutal - não deformar ângulos em torno do ponto de tangência
De acordo com o contido no livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens – 1ª edição: 1996), a Bíblia dos nautas, analise as afirmativas abaixo, identifique as verdadeiras e assinale a opção correta. A compensação da agulha magnética:
) Evita a existência de desvios grandes e muito diferentes de proa para proa.
) Consiste na operação da determinação dos desvios da agulha.
) Evita o inconveniente da existência de desvios muito variáveis com o adernamento do navio e a latitude magnética.
) Coíbe a existência de fracas estabilidade e sensibilidade da agulha, características importantíssimas à navegação.
) Deve ser efetuada sempre que o desvio da agulha ultrapassar 2,5º.
Estão corretas:
a) II, IV e V
b) I, III, IV
c) I e II
d) II, III e IV
e) III, IV e V
b) I, III, IV
De acordo com o contido no livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens – 1ª edição: 1996), mais conhecido como “o velho lobo do mar”, o Desvio da Giro (Dgi):
I) é variável para diferentes velocidades;
II) é o angulo formado entre o norte geográfico e o norte da agulha;
III) é variável para diferentes latitudes;
IV) deve ser determinado com a maior frequência possível; e
V) é constante para todos os rumos.
Estão corretas:
A) I, II e III B) I, IV e V C) II, III e V D) I, II, III e V E) Todas
E) Todas
A precessão é uma propriedade útil dos giroscópios. Muitos sistemas (inclusive as Agulhas Giroscópicas) são projetados para aproveitar esta característica. Entretanto, há um tipo de precessão que é indesejável, comumente denominada de “deriva mecânica”.
Acordo o livro “Navegação: A Ciência e Arte”, (Altineu Pires Miguens - 1 Edição:1996) quais são as possíveis causas dessa deriva:
a) atrito nos mancais (rolamentos) e picos de energia elétrica;
b) desbalanceamento do rotor e fortes choques e vibrações;
c) atrito nos mancais (rolamentos) e desbalanceamento do rotor;
d) picos de energia elétrica e fortes choques e vibrações;
e) atrito nos mancais (rolamentos) e erros nos corretores de latitude e de rumo;
c) atrito nos mancais (rolamentos) e desbalanceamento do rotor;
Questão 2/3
Com base no livro “Navegação: A Ciência e Arte”, (Altineu Pires Miguens - 1 Edição:1996) Em relação às Agulhas Magnéticas, analise as afirmativas abaixo, identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) e assinale a opção correta:
I - A componente horizontal (H) do campo magnético terrestre é a responsável pela orientação da Agulha Magnética. Alcançando seu valor máximo no Equador Magnético e mínimo nos Pólos Magnéticos;
II - O desempenho da Agulha Magnética fica prejudicado nas altas Latitudes, latitudes maiores que 50º;
III - Uma agulha magnética deve ser sensível (acuse variação da proa do navio) e ser estável (indique firmemente a proa, mesmo nas guinadas rápidas ou operando em condição de caturro e balanço). Tal propriedade é obtida dando à agulha um grande momento magnético, pequeno peso e diminuição do atrito (o que se consegue obter mais facilmente agulhas líquidas);
IV - As massas de ferro duro sofrem uma magnetização permanente por ocasião da construção do navio, uma mudança nesse tipo de magnetização ocorre quando um equipamento elétrico é mantido em funcionamento prolongado nas proximidades da agulha magnética;
V - A operação de determinação dos desvios da agulha magnética é denominado “Compensação da Agulha”;
a) (F) (F) (V) (V) (V)
b) (V) (F) (V) (F) (F)
c) (F) (V) (V) (F) (V)
d) (V) (F) (V) (F) (V)
e) (F) (F) (F) (F) (F)
b) (V) (F) (V) (F) (F)
Com base no livro “Navegação: A Ciência e Arte”, (Altineu Pires Miguens - 1 Edição:1996) Em relação aos instrumentos de medida de velocidade e distância percorrida, bem como aos métodos de navegação. Marque a alternativa correta.
a) O Odômetro Doppler e o Odômetro de Fundo são os únicos capazes de medir a distância em relação ao fundo.
b) Admite-se, empiricamente, que a posição estimada tem uma consistência de 1% da distância percorrida, desde a última posição observada.
c) O Odômetro Doppler tem uma precisão nas indicações de 5% da distância navegada.
d) O Sistema Sonar Doppler tem uma precisão nas indicações de 17% da distância navegada.
e) O Sistema Sonar Doppler é o único que consegue determinar, com a precisão requerida, a velocidade transversal de aproximação ao cais para navios de 100.000 tpb ou maiores.
e) O Sistema Sonar Doppler é o único que consegue determinar, com a precisão requerida, a velocidade transversal de aproximação ao cais para navios de 100.000 tpb ou maiores.
Questão 1) Com relação a imo A.1045 marque a opção incorreta:
a) Pilot ladders with more than five steps should have spreaders not less than 1.8 m long, at intervals that will prevent the ladder from twisting.
b) if a trapdoor is fitted in the lower platform the aperture should be not less than 750 x 750 mm.
c) where such passage is by means of a gateway in the rails or bulwark extend not less than 1.2 m above the top of the bulwarks.
d) the point of acess to the ship may be by a single section of pilot ladder.
e) Side ropes should consist of two unconvered ropes not less than 18 mm in diameter on each side.
Questão 1) Com relação a imo A.1045 marque a opção incorreta:
a) Pilot ladders with more than five steps should have spreaders not less than 1.8 m long, at intervals that will prevent the ladder from twisting.
b) if a trapdoor is fitted in the lower platform the aperture should be not less than 750 x 750 mm.
c) where such passage is by means of a gateway in the rails or bulwark extend not less than 1.2 m above the top of the bulwarks.
d) the point of acess to the ship may be by a single section of pilot ladder.
e) Side ropes should consist of two unconvered ropes not less than 18 mm in diameter on each side.
Questão 2) Com relação a normam 12 e aos deveres do pratico opte pela alternativa incorreta:
a) manter se apto a prestar o serviço de praticagem em todos os tipos de embs e em toda a extensão da ZP , observada a restrição prevista no item 0224
b) Estabelecer as comunicações que se fizerem necessárias com outras embarcações em transito na ZP , de modo a garantir a segurança do trafego
c) manter se atualizado quanto as particularidades do governo , da propulsão e das condições gerais das embarcações , a fim de prestar com segurança e eficiência o serviço de praticagem
d) cooperar nas atividades de SAR e de levantamento hidrográficos na sua ZP
e) comunicar qualquer alteração ou irregularidade observadana sinalização náutica á DHN.
Questão 2) Com relação a normam 12 e aos deveres do pratico opte pela alternativa incorreta:
a) manter se apto a prestar o serviço de praticagem em todos os tipos de embs e em toda a extensão da ZP , observada a restrição prevista no item 0224
b) Estabelecer as comunicações que se fizerem necessárias com outras embarcações em transito na ZP , de modo a garantir a segurança do trafego
c) manter se atualizado quanto as particularidades do governo , da propulsão e das condições gerais das embarcações , a fim de prestar com segurança e eficiência o serviço de praticagem
d) cooperar nas atividades de SAR e de levantamento hidrográficos na sua ZP
e) comunicar qualquer alteração ou irregularidade observadana sinalização náutica á DHN.
Questão 3)o senhor é comandante de uma embarcação brasileira que no momento encontra se no porto dos EUA, com base nessa informação responda a correta:
a) no natal , so sr resolve segui com as comemorações devidas.
b) No dia da bandeira segue com o cerimonial preconizado em dias de pequena gala
c) No dia 4 de julio(grande gala americana) comemora seguindo a orientação da capitania dos portos americana.
d) por estar em porto estrangeiro nao segue com o luto nacional apos morte de Jose Wilker
e) acompanhara o cerimonial do brasil mesmo estando nos EUA
Questão 3)o senhor é comandante de uma embarcação brasileira que no momento encontra se no porto dos EUA, com base nessa informação responda a correta:
a) no natal , so sr resolve segui com as comemorações devidas.
b) No dia da bandeira segue com o cerimonial preconizado em dias de pequena gala
c) No dia 4 de julio(grande gala americana) comemora seguindo a orientação da capitania dos portos americana.
d) por estar em porto estrangeiro nao segue com o luto nacional apos morte de Jose Wilker
e) acompanhara o cerimonial do brasil mesmo estando nos EUA
1/3 O Segundo-Tenente “Achoqueestousafando” estava de pau no COC de sua moderna fragata (F-400 Ioretin), quando avista, em seu console, um novo contato aéreo fechando rápido sobre a força. Na dúvida se o contato era singelo ou se estava acompanhado ele recorre ao seu velho conhecido dos gloriosos bancos de Villegagnon, Miguens, sendo que já sabia os seguintes dados:
1) nesse tipo de formatura as aeronaves voam à 35 jardas uma da outra;
2) largura do feixe de seu radar de busca combinada, em graus: 0.5
3) seno de 0.25 graus é : sen 0.25° = 0.0044
Responda a que distância (em milhas) as aeronaves serão discriminadas:
a) 20 MN
b) 12 MN
c) 1,9806 MN
d) 2,0053 MN
e) A uma distância que não adianta mais, a fragata vai a pique!!!
c) 1,9806 MN
2/3) Com base no Miguens, julgue os itens em Verdadeiro ou Falso:
I) ( ) Os RADARES DE NAVEGAÇÃO usam as bandas X (10 centímetros), para navegação costeira e de altomar e S (3 centímetros), para aterragem/aproximação e navegação em águas restritas (canais, portos, baías e enseadas).
II) ( ) Para instalações em que se exige uma imagem extremamente detalhada, como no radar para navegação fluvial, utilizam–se comprimentos de onda maiores, por exemplo: bandas K.
III) ( )Nos radares da banda X, a imagem é mais detalhada e os contornos são mais bem delineados que nos radares da banda S. Em contrapartida, o alcance é menor (para a mesma potência).
IV) ( )Radares da banda X são mais afetados por fenômenos atmosféricos e meteorológicos (chuva, granizo, neve, etc.), que degradam a qualidade da apresentação, podendo até mascarar completamente a imagem.
a) V-V-V-F
b) V-F-V-F
c) F-F-V-F
d) F-F-V-V
e) F-V-F-V
d)F-F-V-V
3/3) Com base no Miguens, associe as colunas:
I) FREQÜÊNCIA DE REPETIÇÃO DE IMPULSOS (FRI)
II) VELOCIDADE DE ROTAÇÃO DA ANTENA
III) FREQÜÊNCIA (FREQÜÊNCIA DA PORTADORA)
IV) LARGURA DO FEIXE
V) LARGURA DO PULSO
A) Faz com que a detecção aumenta com sua redução, pois, assim, um número maior de pulsos de RF irá bater o alvo.
B) É um dos fatores que determina as dimensões físicas da antena do radar.
C) A distância mínima na qual um alvo pode ser detectado por um radar é determinada basicamente por ela.
D) O alcance máximo de um radar depende do intervalo dela.
E) A ela, no plano horizontal, é que vai definir o poder de discriminação em marcação do radar.
a) I-A; II-E; III-C; IV-B; V-D.
b) I-D; II-A; III-B; IV-C; V-E.
c) I-B; II-A; III-E; IV-D; V-C.
d) I-D; II-C; III-B; IV-E; V-A.
e) I-D; II-A; III-B; IV-E; V-C.
e) I-D; II-A; III-B; IV-E; V-C.
De acordo com o contido no livro “Arte Naval” (Maurílio M. Fonseca – 7 ª edição: 2005), Considerando as características das máquinas de suspender, associe os itens abaixo, e marque a opção correta:
1 - Máquina se suspender. 2 - Sistema hidrelétrico. 3 - Cabrestante. 4 - Sistema elétrico. 5 - Sistema a vapor.
A- Uma coroa de Barbotin ou uma saia ou ambas, montadas num eixo vertical operado à mão ou a motor, ou pelos dois meios.
B - Os dispositivos de comando da máquina são a válvula de garganta, regulando a velocidade, e a válvula de distribuição comandada por uma alavanca de mão, que inverte o sentido de rotação ou faz parar a máquina;
C - Muito usado nos navios de guerra modernos. Consiste em um motor elétrico de alta velocidade, portanto pequeno, de corrente contínua ou alternada.
D - Para arrancar a âncora do fundo, o motor deve ser de corrente contínua, grande e pesado.
E - Desenhados e construídos para suspender o ferro do navio e sua amarra; neste caso eles possuem a coroa de Barbotin, como sua peça principal.
a) 1A, 2C, 3E, 4B e 5D
b) 1E, 2C, 3A, 4D e 5B
c) 1E, 2D, 3B, 4C e 5A
d) 1E, 2D, 3A, 4C e 5B
e) 1A, 2C, 3B, 4E e 5D
b) 1E, 2C, 3A, 4D e 5B
De acordo com o DECRETO Nº 2.596, a penalidade de suspensão do Certificado de habilitação para as infrações previstas neste, não poderá ser aplicada a:
a) prático.
b) amador.
c) armador.
d) marítimos.
e) fluviários.
c) armador.
3/3 De acordo com o contido no livro “Arte Naval” (Maurílio M. Fonseca – 7 ª edição: 2005)assinale a opção que NÃO corresponde a uma viga ou chapa transversal: a) cavernas altas. b) hastilhas. c) cambotas. d) sicordas. e) latas.
d) sicordas.
1/3 (V ou F, acordo NORMAM 01) Embarcações “SOLAS” São todas as embarcações mercantes empregadas em viagens marítimas internacionais ou empregadas no tráfego marítimo mercantil entre portos brasileiros, ilhas oceânicas, terminais e plataformas marítimas, com exceção de:
1) ( )navios de carga com arqueação bruta inferior a 600;
2) ( )navios de passageiros com arqueação bruta inferior a 500;
3) ( )todos navios com comprimento de regra inferior a 24 metros;
4) ( )navios sem meios de propulsão mecânica;
5) ( )navios de madeira; e;
6) ( )navios de pesca.
a) F-F-V-F-V-V
b) V-F-V-V-F-V
c) V-V-F-V-V-F
d) F-F-V-V-F-V
e) F-V-F-V-F-F
d)F-F-V-V-F-V
2/3) Acordo Normam 01, no que diz respeito a MARCAS DE BORDA-LIVRE DE EMBARCAÇÕES “NÃO SOLAS” no item 0710 - MARCA DA LINHA DE CONVÉS, correspondência entre colunas:
1 - MARCA DA LINHA DE CONVÉS
2 - MARCA DE LINHA DE CARGA
3 - MARCA DA AUTORIDADE RESPONSÁVEL
4 - MARCA DE ÁGUA DOCE
A) ( ) Nesse caso, deverão ser fixadas, em ambos os bordos da embarcação, as letras “C” e “P”, respectivamente à esquerda e à direita da marca de linha de carga e acima da linha horizontal, cada uma medindo 35 mm de altura e 25 mm de largura,
B) ( )Consiste de um anel de 180 mm de diâmetro externo e 25 mm de largura, cruzado por uma linha horizontal de 300 mm de comprimento e 25 mm de largura, cuja face superior passa pelo centro do anel.
C) ( ) Consiste em duas linhas horizontais e uma vertical, todas com 25 mm de largura, sendo que a linha vertical deve ser posicionada 650 mm a vante do centro da marca de linha de carga, unindo as duas linhas horizontais com 300 mm cada.
D) ( )É uma linha horizontal de 300 mm de comprimento e 25 mm de largura, fixada em ambos os bordos da embarcação, centrada na meia-nau e com aresta superior coincidindo com a interseção entre o prolongamento da face superior do convés da borda livre e a face externa do chapeamento do costado.
a) A-1; B-3; C-2; D-4
b) A-3; B-2; C-4; D-1
c) A-1; B-3; C-4; D-2
d) A-3; B-2; C-1; D-4
e) A-3; B-1; C-4; D-2
b)A-3; B-2; C-4; D-1
3/3) Acordo Normam 01, no que diz respeito a DETALHES DE MARCAÇÃO, responda:
a) Todas as marcas devem estar permanentemente fixadas em ambos os bordos da embarcação, sendo que para os navios de aço devem ser soldadas ou buriladas de forma permanente.
b) As marcas serão pintadas em branco e amarelo quando fixadas em fundo escuro ou em preto com fundo claro.
c) Todas as marcas devem ser facilmente visíveis e, se necessário, qualquer arranjo especial deve ser feitos com este propósito.
d) Todas as marcas devem ser colocados à meia-nau.
e) Todas as marcas devem ter fixadas as letras correspondentes a entidade que atribuiu as marcações.
a) Todas as marcas devem estar permanentemente fixadas em ambos os bordos da embarcação, sendo que para os navios de aço devem ser soldadas ou buriladas de forma permanente.
De acordo com o livro “Navegação: a ciência e a arte”, na propagação das ondas-radar, ocorrem reflexões múltiplas na superfície do mar ocasinam ondas diretas e ondas refletidas na superfície do mar. A repeito do tema, marque a alternativa correta:
a) Se essas ondas alcançam um determinado alvo em fase, o efeito resultante é o de reforço do sinal no alvo, porém não influencia no eco-radar.
b) Quando defasadas, há uma redução de energia no alvo ocasionando um enfraquecimento ou, até mesmo, um desvanecimento do eco.
c) Entre os fatores que contribuem para o aparecimento de zonas de desvanecimento acentuadas estão a altura da antena e a freqüência do impulso utilizada.
d) Quanto mais baixa estiver a antena, mais curtas serão as zonas de desvanecimento.
e) As zonas de desvanecimento são mais pronunciadas nos radares de alta freqüência
b) Quando defasadas, há uma redução de energia no alvo ocasionando um enfraquecimento ou, até mesmo, um desvanecimento do eco.
De acordo com o livro “Navegação: a ciência e a arte”. A respeito da apresentação da imagem radar, marque a alternativa incorreta:
a) Se o radar não recebe informação da agulha giroscópica a representação é não estabilizada. Neste caso, quando há alteração de rumo, a linha de fé, ou marca de proa, fica fixa e a imagem radar é que se movimenta na tela do indicador.
b) Quando o radar recebe informação da agulha giroscópica, a apresentação é estabilizada, ou seja, é orientada de modo que o norte verdadeiro seja representadao para cima, na direção 000° da graduação do perímetro da tela.
c) Na apresentação da imagem radar o navio em que o equipamento radar está instalado fica fixo na tela, no centro da varredura. As outras embarcações, imagem de terra e outros alvos fixo que se movimentam dentro do alcance radar aparecem descrevendo seus movimentos relativos.
d) O número da escala refere-se ao diâmetro da área representada na tela do radar
e) Para maior resolução da imagem, melhor definição do contorno dos alvos e maior precisão de medida, deve ser sempre selecionada a escala mais curta possível.
d) O número da escala refere-se ao diâmetro da área representada na tela do radar
- De acordo com o livro “Navegação: a ciência e a arte”, quanto ao Sistema Sonar Doppler, assinale a alternativa correta:
( ) O padrão configuração Janus do Sistema Sonar Doppler é: o arranjo de 4 transdutores em dois eixos, com feixes transmitidos no eixo longitudinal do navio (para vante e para ré) e no eixo transversal (para boreste e para bombordo), com 90º de afastamento entre feixes, que formam um ângulo de cerca de 30º com a vertical.
( ) Este padrão permite que as variações Doppler para vante e para ré, assim como para boreste e bombordo, sejam continuamente comparadas para eliminar qualquer erro decorrente de movimento vertical do navio ou causado por irregularidades do fundo, proporcionando, assim, uma determinação muito precisa da velocidade horizontal do navio e da profundidade.
( ) O sistema fornece informações contínuas de velocidade (com precisão de 0,1 nó), profundidade (com precisão de 1 metro) e distância navegada (com aproximação de 0,01 milha).
( ) No Sistema Sonar Doppler é possível medir a velocidade de deslocamento nos eixos longitudinal e transversal.
( ) Em muitas aplicações militares e científicas, os transdutores são montados em uma plataforma horizontal estabilizada por giroscópios, que mantém os feixes orientados nas 4 direções cardeais – Norte, Sul, Leste e Oeste, para determinar o rumo no fundo e a velocidade no fundo. Assim, fica criado um sistema de “navegação estimada” de grande precisão.
( ) A maioria dos Sistemas Sonar Doppler utiliza reflexão no fundo do mar até profundidades de cerca de 90 metros. Na operação em profundidades maiores, o sinal acústico é refletido pela massa d’água.
a) V – V – F – F – V – V
b) V – F – F – V – V – V
c) F – F – V – V – V – F
d) V – V – V – V – V – F
e) V – V – V – V – V – V
d) V – V – V – V – V – F
- De acordo com a Regra 1 (Aplicação) do RIPEAM, as Regras não são aplicáveis:
a) Em lagos de grandes proporções, não ligados ao mar aberto, mas navegáveis por navios de alto-mar.
b) Embarcações de pesca em rios navegáveis por embarcações de alto-mar.
c) Às plataformas semi-submersíveis que somente se deslocam rebocadas.
d) Aos navios de guerra em alto mar.
e) Aos veículos sem calado que se deslocam sobre colchão de ar em baías ou nas proximidades de portos.
a) Em lagos de grandes proporções, não ligados ao mar aberto, mas navegáveis por navios de alto-mar.
- De acordo como RIPEAM, é incorreto afirmar que:
a) Uma embarcação engajada na pesca apresentará as mesmas luzes estando ou não fundeada.
b) Uma embarcação com capacidade de manobra restrita apresentará as mesmas luzes estando ou não fundeada.
c) Uma embarcação engajada em operação submarina ou dragagem apresentará as mesmas luzes estando ou não fundeada.
d) Embarcações à vela não possuem luz de mastro.
e) Embarcações sem governo não exibem luz de mastro.
b) Uma embarcação com capacidade de manobra restrita apresentará as mesmas luzes estando ou não fundeada.
- De acordo como RIPEAM é incorreto afirmar que:
a) Em canais estreitos e em um Esquema de Separação de Tráfego (TSS), embarcações engajadas na pesca não têm prioridade sobre nenhuma outra embarcação , nem mesmo sobre embarcações à vela.
b) É permitido ultrapassar, mas é proibido fundear em canais estreitos.
c) Navegar na Zona de Tráfego Costeiro de um TSS é permitido para embarcações com menos de 20 metros, à vela e engajadas na pesca.
d) É permitido cruzar uma linha de separação para pescar na zona de separação.
e) É permitido fundear na zona de separação.
e) É permitido fundear na zona de separação.
Questão 1/3
Quanto a aplicação da publicação: “Normas para inquéritos Administrativos sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN)”. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
Estas normas se aplicam a qualquer acidente ou fato da navegação envolvendo:
I - Embarcações mercantes e de esporte e recreio brasileiras, em águas jurisdicionais brasileiras, em alto mar ou águas estrangeiras.
II - Embarcações estrangeiras em alto mar ou águas estrangeiras, no caso de estarem envolvidas em qualquer acidente, incidente ou fato da navegação, no qual tenha pessoa física brasileira perdido a vida ou sofrido ferimentos graves, ou que tenham provocado danos graves a navios ou a instalações brasileiras ou ao meio marinho, de acordo com normas do Direito Internacional.
III - todos os aquaviários e amadores em território ou águas jurisdicionais brasileiras.
IV - os empreiteiros e proprietários de construções executadas sob, sobre e às margens das águas interiores e do mar territorial brasileiros, sob e sobre a zona econômica exclusiva e a plataforma continental brasileiras e que, por erro, ou inadequação de projeto, ou execução, ou pela não observância de especificações técnicas de materiais, métodos e processos adequados, ou ainda, por introduzir modificações estruturais não autorizadas nas obras originais, principalmente no que concerne a proteção do meio ambiente.
a) I, II e III são verdadeiras.
b) I e III são verdadeiras.
c) II e IV são verdadeiras.
d) II, III e IV são verdadeiras.
e) todas são verdadeiras.
b) I e III são verdadeiras.
A respeito da estrutura da Autoridade Marítima e quanto às delegações de competências da Portaria 156/MB, assinale as alternativas corretas:
I - Compete ao Assessor da Autoridade Marítima contribuir para a formulação e condução de políticas nacionais que digam respeito ao mar.
II - Compete ao Diretor de Portos e Costas, na função de Representante da Autoridade Marítima para a Marinha Mercante estabelecer a Política de Ensino Profissional Marítimo.
III - Compete ao Diretor de Portos e Costas, na função de Representante da Marinha Mercante para a Marinha Mercante, homologar equipamentos e acessórios para uso a bordo, estabelecer a dotação mínima de segurança bem como determinar a tripulação mínima de segurança.
IV - Compete ao Diretor de Portos e Costa coordenar as atividades das Administrações dos Portos no que concerne à Autoridade Marítima.
V - Compete ao Distrito Naval apoiar as ações de defesa civil com pessoal, material e meios de transporte.
a) Somente I e V são verdadeiras
b) Somente I, II e V são verdadeiras
c) Somente I, II, IV e V são verdadeiras
d) Somente II, IV e V são verdadeiras
e) Todas são falsas
a) Somente I e V são verdadeiras
À luz da Lei nº2180, que dispõe sobre o Tribunal Marítimo, qual o decurso de tempo a ser observado na aplicação do agravamento de pena por reincidência?
a) 1 ano
b) 2 anos
c) 3 anos
d) 4 anos
e) 5 anos
e) 5 anos
De acordo com o contido no melhoradíssimo livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens – 1ª edição: 1996), os detalhes dos faróis são omitidos na seguinte ordem, à medida que a escala da carta diminui:
I - Número de grupos
II - Altitude do foco
III - Informação sobre a guarnição
IV – Alcance
V – Período
a) II, III, I, V, IV
b) III, II, I, V, IV
c) II, V, III, I, IV
d) III, II, V, I, IV
e) III, V, II, I, IV
d) III, II, V, I, IV
De acordo com o contido no melhoradíssimo livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens – 1ª edição: 1996), dentre as alternativas abaixo, identifique aquelas que indicam acessórios da agulha magnética, e assinale a opção correta:
I) alidade telescópica;
II) alidade de pínulas;
III)registrador de rumos;
IV) piloto automático; e
V) círculo azimutal;
a) I, II, III e V
b) II, III e V
c) I, II e V
d) I, II e III
e) II e V
c) I, II e V
De acordo com o livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens - 1ª edição: 1996), das características de um sistema radar, assinale a opção que não se relaciona com o alcance de detecção do equipamento:
a) FRI
b) largura do pulso
c) velocidade de rotação da antena
d) frequencia da portadora
e) largura do feixe
e) largura do feixe
1/3 (X,X PONTO)
De acordo com a Lei nº 2.180, de 05 de fevereiro de 1954, no que se refere aos acidentes e fatos da navegação, assinale a opção que não apresenta competência do Tribunal Marítimo.
(a) Julgar os acidentes e fatos da navegação, definindo-lhes a natureza;.
(b) Julgar os acidentes e fatos da navegação, atuando de forma ativa na execução de penas a crimes.
(c) Julgar os acidentes e fatos da navegação, determinando-lhes as causas, circunstâncias e extensão.
(d) Julgar os acidentes e fatos da navegação, indicando os responsáveis e aplicando-lhes as penas estabelecidas nesta lei.
(e) Julgar os acidentes e fatos da navegação, propondo medidas preventivas e de segurança da navegação.
b) Julgar os acidentes e fatos da navegação, atuando de forma ativa na execução de penas a crimes.
De acordo com o contido no livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens - 1ª edição: 1996), com relação aos equipamentos radar que oferecem a apresentação em movimento verdadeiro, analise as afirmativas abaixo, identifique quais são verdadeiras e assinale a opção correta:
I) Alvos em rumo de colisão são facilmente percebidos, porém é mais difícil a determinação precisa da correção para compensar os efeitos de corrente e vento
II) Ocorrem interrupções inevitáveis no controle e avaliação da apresentação radar, toda vez que o navio alcança a extremidade do PPI e tem que ser reposicionado;
III) A apresentação em movimento verdadeiro é adequada para canais estreitos e longos, onde não exista um tráfego intenso de navios e no qual o importante é o reconhecimento de bóias;
IV) Para evitar confusão, devem ser utilizadas duas repetidoras, uma em movimento verdadeiro e outra em relativo;
V) O reposicionamento do navio não deverá ser deixado para o último instante, pois poderá haver coincidência com situações perigosas, que requeiram maior cuidado e acompanhamento.
(a) Apenas as afirmativas I) e III) são verdadeiras.
(b) Apenas as afirmativas II), III) e IV) são verdadeiras.
(c) Apenas as afirmativas I), II) e III) são verdadeiras.
(d) Apenas as afirmativas I), II) e IV) são verdadeiras.
(e) Apenas as afirmativas II), III) e V) são verdadeiras.
e) Apenas as afirmativas II), III) e V) são verdadeiras.
De acordo com o contido no livro “Bridge Team Management - A Practical Guide” Captain A. J. Swift, FNI e Captain T. J. Bailey, FNI - 2ª edição: 2004), analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I) Ocean and Open Water should first be drawn on large-scale charts, according to the decisions made at the appraisal stage regarding the route to be taken .
II) Rhumb lines have to be calculated or obtained from the GPS or from great circle charts.
III) Great Circle and composite great circle tracks may be drawn straight onto the Merchator chart, but all tracks will have to comform to the limits determined at the appraisal stage.
IV) Costal and Estuarial Tracks will also be constrained by the decisions made at the appraisal stage and should be first drawn on the small scale chats covering large portions of the cost line, preferably from the departure port approaches to the arrival port.
a) Apenas a afirmativa I) é verdadeira.
b) Apenas a afirmativa III) é verdadeira.
c) Apenas as afirmativas I) e II) são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativa III) e IV) são verdadeiras.
e) Apenas a afirmativa IV) é verdadeira.
e) Apenas a afirmativa IV) é verdadeira.
Com base no livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens - 1ª edição: 1996), assinale a alternativa correta sobre a determinação da posição por marcações sucessivas.
(a) O transporte de linhas de posição é um processo estimado, devendo ser evitado, na navegação costeira, transporte de LDP com diferenças de tempo superiores à 15 minutos.
(b) Marcações sucessivas constitui um processo aproximado mais preciso que uma determinação de posição por LDP simultâneas.
(c) Conhecendo-se os elementos da corrente, deve-se aplica-los para determinação de distância e posição do navio utilizando a série de Traub .
(d) A série de TRAUB é constituída pela série de marcações verdadeiras 14º, 16º, 22º, 27º, 34º, 45º, 63º e 90º a um mesmo objeto.
(e) Conhecendo-se os elementos da corrente na área, deve-se aplicá-los ao movimento do navio entre as duas LDP, a fim de aumentar a precisão da posição por marcações sucessivas.
e) Conhecendo-se os elementos da corrente na área, deve-se aplicá-los ao movimento do navio entre as duas LDP, a fim de aumentar a precisão da posição por marcações sucessivas.
De acordo com o contido no livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens - 1ª edição: 1996), :
. Qualquer LDP pode ser transportada, não sendo esta possibilidade limitada apenas às retas de marcação e de alinhamento.
. Na determinação da posição do navio por marcações sucessivas, as linhas de posição usadas ou são retas de marcação transportadas ou são retas de marcação resultantes de marcações polares que satisfazem condições especiais.
. A determinação da posição por marcações sucessivas recai em uma das seguintes situações: duas marcações de um mesmo objeto; duas marcações de objetos diferentes; uma série de marcações de um mesmo objeto.
. A determinarção da posição por marcações sucessivas é um processo aproximado, melhor que a navegação estimada pura.
(a) Apenas a I e II são verdadeiras.
(b) Apenas a III é falsa.
(c) Apenas a II é verdadeira.
(d) Apenas a I e IV são falsas.
(e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
Com base no livro “Navegação: A Ciência e a Arte” (Altineu Pires Miguens - 1ª edição: 1996), assinale a alternativa incorreta sobre a série de Traub :
(a) As distâncias navegadas entre duas marcações consecutivas são iguais.
(b) A distância do objeto quando estiver pelo través é o dobro da distância navegada entre duas marcações consecutivas.
(c) É pouco usada em veleiros ou outras pequenas embarcações,devido à falta de precisão na leitura de suas agulhas (bússolas).
(d) Se marcarmos um objeto por 14◦ BB e depois de 10 MN o marcarmos novamente por 90◦BB estaremos a uma distância de 20 MN dele.
(e) A tábua IX publicação DN6-1- Tábuas para navegação estimada fornece coeficientes que multiplicados pela distância entre um par de marcações polares consecutivas da Série de Traub permite calcular a distância a navegar até o través.
Gabarito: Letra D. Incorreta pois a distância do objeto seria 10/7x2 MN. Pg 181.
d) Se marcarmos um objeto por 14◦ BB e depois de 10 MN o marcarmos novamente por 90◦BB estaremos a uma distância de 20 MN dele.
Gabarito: Letra D. Incorreta pois a distância do objeto seria 10/7x2 MN. Pg 181.
1/3 – Segundo a NORMAM08, são de adesão obrigatória ao SISTRAM exceto:
a) Embarcações de bandeira brasileira ou afretados
por armadores brasileiros, em navegação de Longo
Curso ou de Cabotagem, navegando em qualquer área
marítima do mundo.
b) Embarcações de bandeira brasileira e os afretados
por armadores brasileiros, envolvidos em atividades de
apoio marítimo às plataformas de exploração de
petróleo e gás natural localizadas nas AJB (atividades
offshore), quando em trânsito entre portos nacionais.
c) Embarcações estrangeiras, quando navegando no
mar territorial ou em águas interiores brasileiras.
d) Embarcações autorizadas a realizar aquisição de
dados relacionados à atividade do petróleo e do gás
natural, ou quaisquer outras que utilizam reboques de
petrechos em suas atividades nas AJB.
e) Embarcações de carga, inclusive embarcações de
alta velocidade, com AB igual ou maior a 300, de
bandeira brasileira, engajadas ou não em viagens
internacionais.
e) Embarcações de carga, inclusive embarcações de
alta velocidade, com AB igual ou maior a 300, de
bandeira brasileira, engajadas ou não em viagens
internacionais.
2/3 - Segundo a NORMAM08, são obrigados a efetuar o despacho, as segintes embarcações.
a) Embarcações de Arqueação Bruta igual ou inferior a 20 (vinte).
b) Embarcações Pesqueiras obrigadas a participar do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (PREPS), com AB maior ou igual 50 (cinqüenta) ou com comprimento total igual ou superior a 15 (quinze) metros.
c) embarcações de esporte e/ou recreio,
d) Navios de guerra
e) Navios de Estado não exercendo atividade comercial
b) Embarcações Pesqueiras obrigadas a participar do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (PREPS), com AB maior ou igual 50 (cinqüenta) ou com comprimento total igual ou superior a 15 (quinze) metros.
3/3 – Assinale a opção que caracteriza a carta de melhor escala para uma aterragem:
a) 1:2500000
b) 1:25000
c) 1:750000
d) 1:1500000
e) 1:10000
c) 1:750000
1/3 De acordo com o Miguens, marque a alternativa INCORRETA:
a) Para uma mesma potência, um radar operando em uma freqüência mais baixa alcança distâncias maiores que um equipamento que utiliza freqüência mais alta. Assim, quanto maior o alcance desejado, menor a freqüência e, conseqüentemente, maior o comprimento de onda e maior a antena requerida. b) A largura de pulso é a duração de cada pulso de energia de RF transmitido, medida em microssegundos. Esta característica também pode ser expressa em termos de distância (igual à velocidade da luz vezes a duração do pulso), sendo, então, denominada comprimento de pulso (“pulse length”). A distância mínima na qual um alvo pode ser detectado por um determinado radar é determinada basicamente pela sua largura de pulso.
c) O poder de discriminação em distância de um radar é definido como a menor
distância entre dois alvos situados na mesma marcação, para que apareçam como imagens
distintas na tela do radar. Tal como no caso do alcance mínimo, o poder de discriminação
em distância de um radar é ao comprimento de pulso (largura de pulso expressa em termos de distância).
d) A largura do feixe no plano horizontal é geralmente pequena, da ordem de 1° a 2° nos radares marítimos. Esta abertura é que vai definir o poder de discriminação em marcação do radar, definido como a diferença mínima em marcação para que dois alvos situados à mesma distância do radar apareçam como imagens distintas na tela do indicador. O valor angular do poder de discriminação em marcação é igual à largura do feixe no plano horizontal.
e) Normalmente, por convenção, a largura do feixe é medida entre pontos nos quais a intensidade de campo é 71% do seu valor máximo. Expressa em termos de razão de potência, define-se largura do feixe como a abertura angular entre pontos de meia potência. A largura do feixe no plano vertical é relativamente grande, sendo valores típicos entre 15° e 30°. A largura do feixe depende da frequência (ou comprimento de onda) da energia transmitida, da forma e dimensões da antena.
Gabarito: C
Tal como no caso do alcance mínimo, o poder de discriminação em distância de um radar é igual à metade do comprimento de pulso (largura de pulso expressa em termos de distância). Miguuens, pág. 411
c) O poder de discriminação em distância de um radar é definido como a menor
distância entre dois alvos situados na mesma marcação, para que apareçam como imagens
distintas na tela do radar. Tal como no caso do alcance mínimo, o poder de discriminação
em distância de um radar é ao comprimento de pulso (largura de pulso expressa em termos de distância).
Gabarito: C
Tal como no caso do alcance mínimo, o poder de discriminação em distância de um radar é igual à metade do comprimento de pulso (largura de pulso expressa em termos de distância). Miguuens, pág. 411
2/3 De acordo com o Miguens, marque a alternativa INCORRETA:
a) O efeito da super-refração é aumentar a curvatura para baixo da trajetória da onda radar, aumentando, assim, o alcance de detecção. A super-refração ocorre muitas vezes nos trópicos, quando uma brisa terrestre (terral) quente e seca sopra sobre correntes oceânicas mais frias.
b) Difração é o encurvamento da trajetória de uma onda, ao incidir sobre um obstáculo. Por causa da difração, há alguma iluminação pelo feixe radar da região atrás de uma obstrução ou alvo. Os efeitos da difração são maiores nas freqüências altas.
c) Atenuação é o efeito combinado da dispersão e da absorção da energia do feixe radar, conforme se propaga através da atmosfera. A atenuação causa uma redução na intensidade do sinal e do eco, sendo maior nas freqüências mais altas (ou menores comprimentos de onda).
d) Entre os fatores que contribuem para o aparecimento de zonas de desvanecimento acentuadas estão a altura da antena e a freqüência utilizada. No primeiro caso, quanto mais baixa estiver a antena, mais largas serão as zonas de desvanecimento. Para uma determinada altura de antena, quanto mais alta a freqüência, mais tangente à superfície do mar ficará o lóbulo inferior.
e) As zonas de desvanecimento mais pronunciadas nos radares de baixa frequência se devem ao fato de que são menos diretivos, fazendo com que a parte inferior de seus feixes incida mais fortemente sobre a superfície do mar.
Gabarito B
Difração é o encurvamento da trajetória de uma onda, ao incidir sobre um obstáculo. Por causa da difração, há alguma iluminação pelo feixe radar da região atrás de uma obstrução ou alvo. Entretanto, os efeitos da difração são maiores nas freqüências baixas. Miguens, pág 418
b) Difração é o encurvamento da trajetória de uma onda, ao incidir sobre um obstáculo. Por causa da difração, há alguma iluminação pelo feixe radar da região atrás de uma obstrução ou alvo. Os efeitos da difração são maiores nas freqüências altas.
Gabarito B
Difração é o encurvamento da trajetória de uma onda, ao incidir sobre um obstáculo. Por causa da difração, há alguma iluminação pelo feixe radar da região atrás de uma obstrução ou alvo. Entretanto, os efeitos da difração são maiores nas freqüências baixas. Miguens, pág 418
3/3 Controle STC (“SENSITIVITY TIME CONTROL” ou “ANTI-CLUTTER SEA”): é um controle anti-mancha do mar que se destina a melhorar a imagem do radar, pela supressão dos ecos produzidos pelo retorno do mar nas proximidades do navio. O STC é um controle de ganho auxiliar, que permite diminuir o ganho dos ecos mais próximos, sem alterar os ecos mais distantes.De acordo com o Miguens, o alcance máximo em que o controle STC se faz efetivo é de:
a) 1 a 2 milhas, ficando progressivamente menor conforme a distância aumenta, sendo praticamente negligível além de 3 milhas.
b) 2 a 3 milhas, ficando progressivamente menor conforme a distância aumenta, sendo praticamente negligível além de 5 milhas.
c) 3 a 4 milhas, ficando progressivamente menor conforme a distância aumenta, sendo praticamente negligível além de 6 milhas
d) 4 a 5 milhas, ficando progressivamente menor conforme a distância aumenta, sendo praticamente negligível além de 6 milhas.
e) 4 a 5 milhas, ficando progressivamente menor conforme a distância aumenta, sendo praticamente negligível além de 8 milhas.
Gabairto: E
O STC é um controle de ganho auxiliar, que permite diminuir o ganho dos ecos mais
próximos, sem alterar os ecos mais distantes. O alcance máximo em que o controle STC se
faz efetivo é de 4 a 5 milhas, ficando progressivamente menor conforme a distância aumenta,
sendo praticamente negligível além de 8 milhas. Miguens pág 422
e) 4 a 5 milhas, ficando progressivamente menor conforme a distância aumenta, sendo praticamente negligível além de 8 milhas.
Gabairto: E
O STC é um controle de ganho auxiliar, que permite diminuir o ganho dos ecos mais
próximos, sem alterar os ecos mais distantes. O alcance máximo em que o controle STC se
faz efetivo é de 4 a 5 milhas, ficando progressivamente menor conforme a distância aumenta,
sendo praticamente negligível além de 8 milhas. Miguens pág 422
1 – Segundo o RIPEAM indique a opção CORRETA:
A) Estas Regras se aplicarão a todas as embarcações em alto mar e em todas as
águas a este ligadas, da navegação interior e as que operam em águas internacionais da Hidrovia Paraguai – Paraná.
B) Uma emb com comprimento inferior a 12 metros não deverá ter os equipamentos de sinalização Sonora.
C) Uma emb em um esquema de separação de tráfego deve manter-se longe de uma linha ou zona de separação de tráfego, independente das circunstancias.
D) Uma embarcação, com radar, entrando em uma area qualquer tem q verificar a relação de calado e profundidade disponível.
E) A embarcação que tem preferência poderá manobrar, logo q parecer q a manobra da outra embarcação, não cumprirá as regras vigentes.
E) A embarcação que tem preferência poderá manobrar, logo q parecer q a manobra da outra embarcação, não cumprirá as regras vigentes.
2 – Indique a opção errada, segundo o Ripeam:
A) Luz de maestro será uma luz branca continua, setor horizontal de 225 graus da proa até 22,5 graus por ante-a-ré do través em ambos os bordos, em emb com comprimento igual ou superior a 50 m terá visibilidade de 6 milhas.
B) Luzes de bordos será uma luzes contínuas, uma verde a boreste e uma encarnada a bombordo, setores horizontais de 112,5 graus desde a proa até 22,5 graus por ante-a-ré do través de seu respectivo bordo, em emb com comprimento inferior a 12 m terá visibilidade de 1 milha.
C) Luz de alcançado será uma luz branca continua, próximo da popa, setor horizontal de 135 graus, e projeta sua luz sobre um setor de 67,5 graus, de cada bordo, a partir da popa, em emb com comprimento igual ou maior q 12 metros e inferior a 50 metro terá visibilidade de 2 milhas.
D) Luz de reboque será uma luz amarela continua, próximo da popa, setor horizontal de 135 graus, e projeta sua luz sobre um setor de 67,5 graus, de cada bordo, a partir da popa, em emb com comprimento inferior a 12 metros terá visibilidade de 2 milhas.
E) Luz circular será uma luz contínua branca, encarnada, verde ou amarela, visível num arco de horizonte de 360 graus em emb ou objetos parcialmente submersos e difíceis de serem avistados, sendo rebocados, terá visibilidade de 3 milhas.
E) Luz circular será uma luz contínua branca, encarnada, verde ou amarela, visível num arco de horizonte de 360 graus em emb ou objetos parcialmente submersos e difíceis de serem avistados, sendo rebocados, terá visibilidade de 3 milhas.
3- Segundo Lei 2180, indique a opção errada em relação sua organização:
A) O Presidente, um Oficial-General do Corpo da Armada da ativa ou na inatividade, indicado pelo Ministro da Marinha, será de livre nomeação do Presidente da República, com mandato de dois anos, podendo ser reconduzido, respeitando o limite de idade estabelecido para a permanência no Serviço Público.
B) Dois Juízes Militares, Capitão-de-Mar-e-Guerra ou Capitão-de-Fragata da ativa ou na inatividade, sendo um deles do Corpo da Armada e outro do Corpo de Engenheiros e Técnicos Navais, sub especializado em máquinas ou casco.
C) Quatro Juízes Civis, dois bacharéis em Direito, um especialista em armação de navios e navegação comercial e um Capitão-de-Longo-Curso da Marinha Mercante. Todos com idade entre trinta e cinco e quarenta e oito anos.
D) Os Juízes Militares e Civis terão suplentes indicados pelo Ministro da Marinha e nomeados pelo Presidente da República, com mandato de três anos, sendo os Juízes Militares, Oficiais ativa ou na inatividade da Marinha e os Juízes Civis cumprirão todas as condições para a nomeação dos mesmos.
E) Um Vice-Presidente dentre os Juízes Militares e Civis, eleito binalmente em escrutínio secreto.
D) Os Juízes Militares e Civis terão suplentes indicados pelo Ministro da Marinha e nomeados pelo Presidente da República, com mandato de três anos, sendo os Juízes Militares, Oficiais ativa ou na inatividade da Marinha e os Juízes Civis cumprirão todas as condições para a nomeação dos mesmos.