Frente C - Associação em Paralelo Flashcards
Na associação em paralelo, a ___ é igual pra todo mundo, diferentemente da associação em série, onde a ___ é igual pra todo mundo.
Frente C - Associação em Paralelo
- DDP
- corrente
obs. na associação em paralelo,
Como calcular a corrente total na associação em paralelo?
Frente C - Associação em Paralelo
Transformar o circuito elétrico em um circuito simples, com uma única resistência (Resistência Equivalente, que pode ser calculada como 1/Req = 1/R1 + 1/R2 ; ou, havendo duas resistências, produto pela soma Req = R1 x R2 / R1 + R2 ). É necessário a resistência equivalente para achar a corrente total.
obs. como na associação em paralelo a tensão é igual, onde houver menor resistência, haverá maior corrente: V = R x i
obs. se um resistor queima, não há qualquer alteração para os demais resistores (ou seja, não haverá aumento de corrente para os resistores remanescentes). Todas as vezes que o circuito for alterado, a corrente total vai mudar. No exemplo abaixo, a queima do R1 vai fazer com que a corrente total seja de 4 A.
Em um circuito elétrico com tensão de 120 V e um disjuntor de 50 A, qual a potência máxima seria suportada pelo circuito?
Frente C - Associação em Paralelo
Em uma associação mista, qual o roteiro a se fazer?
Frente C - Associação em Paralelo
- achar a Resistência Equivalente
- Calcular a Corrente Total
- Voltar no sistema e averiguar a corrente em cada resistor
O que é o curto circuito?
Frente C - Associação em Paralelo
Curto Circuito se dá quando se “mata” alguém no circuito elétrico. Isso se dá quando não tem a diferença de potencial nas extremidades do circuito.
O que acontecerá nesse circuito, com o fusível de 2,5 A?
Frente C - Associação em Paralelo
No primeiro resistor, haverá curto circuito. Assim, o circuito é de 4 ohms e a corrente total de 3 A. Dessa forma, sendo o fusível de 2,5 A, ele queimará.