Fotossíntese Flashcards
Qual o conceito de fotossíntese?
O processo que ocorre a captura de CO₂ para a síntese de matéria orgânica.
Quais as fases da fotossíntese? Onde elas ocorrem?
1) Etapa fotoquímica (fase clara) - Tilacoides
2) Etapa química (fase escura) - Estroma
Qual a reação básica e NÃO balanceada da fotossíntese?
Luz + CO₂ + H₂O → O₂ + Glicose
O que ocorre na fase clara/etapa fotoquímica?
É a fase que depende diretamente de luz. A luz ativa e desativa algumas enzimas, fazendo com que a clorofila e carotenos agitem e percam elétrons, tornando-se instáveis. Envolve a ação de conjuntos de proteínas (fotossistemas I e II) e seu principal produto é a molécula de ATP e a NADPH
Explique o fotossistema II.
Pega os elétrons perdidos dos pigmentos devido à agitação da luz e envia esses elétrons ao longo da membrana do tilacoide. Esses elétrons são encaminhados ao fotossistema I e ao fazer esse percurso bobeiam prótons para o interior do tilacoide que posteriormente serão responsáveis por gerar ATP.
Também ocorre a fotólise da água, ou seja, a quebra da molécula de H₂O para REPOR ELÉTRONS PARA O FOTOSSISTEMA II.
Explique o fotossistema I.
Recebe os elétrons encaminhados pelo fotossistema II e pode enviá-los para dois “caminhos”: o cíclico e o acíclico (fotofosforilação)
Acíclico: o elétron continua seguindo e vai para a NADP redutase, onde gerará o NADPH.
Cíclico: o elétron repete o caminho feito para continuar bombeando prótons para dentro do tilacoide. Quando esses prótons ficam em maior quantidade na parte de dentro, eles tendem a se igualar, por isso se deslocam para cima pela ATP sintase. Ao passarem geram movimento que produz o ATP (ADP + Pi). É mais recorrente, pois a necessidade de ATP é maior.
O que ocorre na fase escura/etapa química?
Os ATP e a NADPH produzidos na fase clara são utilizados para a fixação do CO₂ (enzima Rubisco) e produzir PGAL (fosfogliceraldeído) → glicose (Ciclo de Calvin).
Explique detalhadamente o Ciclo de Calvin.
Composto inicial: 6 ribulose-1,5-bifosfato (6 RuBP) [5 C (carbonos) e 2 fosfatos] se junta com o 6 CO₂ através da enzima rubisco ⇾ 12 PGA [3 C e 1 fosfatos]. Entrada de 12 ATP’s que adicionam um fosfato no PGA ⇾ 12 [3 C e 2 fosfato]. Entrada de 12 NADPH’s que arranca um fosfato e coloca H e elétrons ⇾ 12 PGAL [3 C e 1 fosfato]. Desses 12 PGAL, APENAS 2 saem do ciclo para virar glicose. Os outros 10 com a ação de 6 ATP’s ⇾ 6 RuBP.
ISSO É UMA REPRESENTAÇÃO DE DOIS CICLOS DE CALVIN. CADA CICLO DE CALVIN GERA 6 PGAL ONDE 1 SAI PARA VIRAR GLICOSE.
A taxa de respiração dos seres autótrofos é constante em relação a intensidade luminosa?
Sim.
O que é o ponto de compensação fótico?
Quando a taxa da respiração celular e da fotossíntese são iguais. Ou seja, nele tudo produzido pela fotossíntese é consumido na respiração celular.
O que acontece se a taxa de fotossíntese ficar abaixo da taxa de respiração celular?
O organismo não terá matéria orgânica suficiente para fornecer a respiração, pois o consumo de glicose será maior que a produção. Permanecer nesse estado por muito tempo leva a morte do organismo.
O que acontece quando a taxa de fotossíntese é maior que a taxa de respiração?
O organismo terá excesso de matéria orgânica, podendo armazená-la e garantir seu crescimento e desenvolvimento.