Formação dos biofilmes dentários Flashcards
Explique a adesão inespecífica e reversível dos microrganismos bo biofilme:
Alguns microrganismos carregados pelos fluídos bucais interagem de modo inespecífico com a película adquirida (ligações fracas) essas interações são facilmente rompidas por estresses (ataques imunológicos, compostos tóxicos e carência de nutrientes) não sendo suficiente para formação do biofilme
Explique a adesão específica dos microrganismos no biofilme
Diante de estresses, microrganismos expressam adesinas (proteinas) que interagem fortemente com componentes da película em uma ligação irreversível que iniciará a formação da monocamada.
Colonizadores primários
Microrganismos capazes de estabelecer ligações fortes e irreversíveis com componentes da PA. SÃO RICOS EM ADESINAS E POSSUEM ENZIMAS QUE QUEBRAM ANTICORPOS (NEUTRALIZAÇÃO DO SISTEMA IMUNE)
3 mecanismos de maturação do biofilme
Complexo mediado por adesinas/receptores
sintese de matriz
interações metabólivas microbianas
Microrganismos tardios e suas características
Os microrganismos tardios são aqueles que não conseguem interagir diretamente com PA, porém, possuem adesinas correspondente a componentes superficiais de outros microrganismos (primários, por exemplo).
No geral são GRAM-NEGATIVOS e ANAERÓBICOS, isto pois, apresentam uma tendência a crescer na placa sub-gengival onde a tensão de O2 é menor.
Por que é dificil cultivar os microrganismos tardios?
Por que esses além de necessitar de fatores de crescimento e condições biofísicas específicas, precisam também dos microrganismos antecessores de ligação
Explique a maturação por síntese da matriz extracelular
Na presença de nutrientes, os microrganismos passam a produzir componentes extracelulares (exopolímeros) que contribuirá para aumento da biomassa.
A composição dessa matriz depende dos tipos de microrganismos presentes no biofilme e também das condições ambientais a quais esses microrganismos são expostos
Exopolímeros da matriz extracelular
PECs
DNA extracelular
Amilóide
Outros
Como os polissacarídeos do biofilme podem ser diferenciados?
Através da estrutura, composição e propriedades biológicas. Os diferentes tipos determinam a porosidade (sistema circulatório ancestral), estabilidade e estrutura do biofilme
como os gradientes bioquímicos contribuem para a heterogeneidade das comunidades dos biofilmes (
formação de sub-populações) microbianas.
Os gradientes de O2, nutrientes, pH, etc, promovidos pelo aumento da biomassa dos
biofilmes afetam o metabolismo e a proporção dos tipos microbianos do biofilme, isto pois, os diferentes gradientes criam diferentes microambientes que possibilitam a vida de uma variedade de organismos em diferentes condições biofísicas.
Funções da MEC
Função estrutural Possibilita a difusão de nutrientes reserva extracelular de açúcares e nutrientes diversos proteção contra agentes antimicrobianos reserva de genes úteis (transformação)
Maturação por interações competitiva
Alguns microrganismos devido as suas características particulares e condições biofísicas podem sobresair em relação a outros tornando se a maioria no biofilme (competição).
Essa competição pode ser baixa ou alta.
A competitividade define a proporção de microrganismos no biofilme, e é modulada pelas pressões do ambiente + receptores do hospedeiro.
Competição antagonista
Algumas espécies podem produzir substâncias tóxicas para outras inibindo seu crescimento -> Mutans produz ácidos na presença de sacarose que por sua vez é tóxico para os mitis (primários)
Qorum-sensing
Mecanismo de comunicação química (peptídeos e feromonios) entre microrganismos.
Essa comunicação mediada por sinais químicos é intensificada pelo aumento da densidade celular (biofilme)
Os sinais químicos liberados por quorum-sensing podem modular a expressão de genes:
* Genes de resistência
* Genes de competência (transformação)
* Morte auto-induzida
*Dispersão