FORMAÇÃO DO ESPAÇO E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Flashcards
Oque é Geografia?
É uma ciência que tem como objeto de estudo o espaço geográfico, isto é, o espaço natural modificado permanentemente pelo homem por meio do seu trabalho e das técnicas por ele utilizadas.
Oque é o meio Natural?
Corresponde ao momento em que o ganho era determinado pela natureza, isto é, a produção dependia do tempo da natureza.
Oque é meio técnico?
A partir da Revolução Industrial (mudança abrupta na forma de produzir), o ganho passou a ser determinado pela capacidade de produzir. É nesse sentido que os países pioneiros no processo de
industrialização conseguiram uma grande acumulação de capital e, por isso, até pouco tempo, esses países eram sinônimos de países ricos.
Oque é método-científico-informacional?
A constante evolução das formas de produzir levou as novas fases da Revolução Industrial e à expansão dessa atividade. Atualmente, no contexto do MTCI, é a
capacidade de produzir tecnologia (informação) o fator mais importante. Os tecnopolos são os principais centros de produção de tecnologia e informação na Terceira Revolução Industrial.
Oque foi a Revolução primária?
Consiste em uma mudança radical no modo de transformar a matéria.
Oque é o setor primário?
Corresponde à agricultura, à pecuária e ao extrativismo, atividades relacionadas à obtenção/produção de matéria-prima.
Oque é o setor secundário?
Corresponde à indústria, isto é, a transformação da matéria-prima.
Oque é o setor terciário?
Corresponde ao comércio, bancos e serviços.
1- O espaço geográfico é resultado da interação entre os sistemas de ações e os sistemas de objetos, que expressam diferentes práticas sociais dos grupos que nele vivem. É nesse sentido, possibilidade de realização do homem e não apenas seu determinante.
Tomando como base o conhecimento geográfico e suas preocupações com o homem e o planeta é correto afirmar que:
a) Uma das preocupações exclusivas da ciência geográfica é a busca de soluções para os problemas sociais e o desenvolvimento econômico.
b) A Geografia é uma ciência que se preocupa com a complexa relação homem-natureza, contudo, esta preocupação está restrita à dimensão regional e global.
c) O possibilismo geográfico é uma corrente da Geografia que defende a possibilidade de a ação humana modificar o meio natural.
d) A Geopolítica é um ramo da Geografia Cultural que busca explicar a ação do Estado e seu papel como agente modificador de padrões culturais.
e) A Geografia Política estuda a relação entre os Estados sendo a categoria de lugar o principal conceito que explica as relações de poder.
GABARITO: C
2- A história da incorporação das técnicas no espaço geográfico passou por três etapas distintas: o meio natural, o meio técnico e o meio técnico-científico-informacional. Este é um meio geográfico onde o território inclui necessariamente ciência, tecnologia e informação.
Ainda sobre o meio técnico-científico-informacional, pode-se afirmar:
a) inicia-se antes da Segunda Guerra Mundial e apresenta uma divisão técnica e social do trabalho baseada na utilização intensiva de energia e de matéria-prima.
b) começa após a Segunda Guerra Mundial e organiza o espaço sob a estruturação de redes, integradas virtualmente por meio das tecnologias da informação.
c) surge no início do século XX e apresenta uma produção de objetos técnicos e culturais por meio de uma interação no espaço da ciência e da técnica.
d) emerge nas últimas décadas do século XX e considera o espaço como produto exclusivo de reprodução da técnica e do uso de tecnologias de bases virtuais e digitais.
e) surge no início do século XVIII a partir da Revolução Industrial e corresponde à capacidade do homem alterar o meio natural a partir da técnica.
GABARITO: B
3- “A poluição e outras ofensas ambientais ainda não tinham esse nome, mas já eram largamente notadas no século XIX, nas grandes cidades inglesas e continentais. E a própria chegada ao campo das estradas de ferro suscitou protestos. A reação antimaquinista, protagonizada pelos diversos luddismos, antecipa a batalha atual dos ambientalistas. Esse era, então, o combate social contra os miasmas urbanos.”
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2002 (adaptado).
O crescente desenvolvimento técnico-produtivo impõe modificações na paisagem e nos objetos culturais vivenciados pelas sociedades. De acordo com o texto, pode-se dizer que tais movimentos sociais emergiram e se expressaram por meio
a) das ideologias conservacionistas, com milhares de adeptos no meio urbano.
b) das políticas governamentais de preservação dos objetos naturais e culturais.
c) das teorias sobre a necessidade de harmonização entre técnica e natureza.
d) dos boicotes aos produtos das empresas exploradoras e poluentes.
e) da contestação à degradação do trabalho, das tradições e da natureza.
GABARITO: E
4- “Esse autor, porém, traria a grande contribuição para a formulação esquemática do conhecimento geográfico, com seu livro Antropogeografia e com a propagação das ideias deterministas, que consideravam a existência de uma grande influência do meio natural sobre o homem. De formação antropológica, ele foi bastante influenciado pelas ideias evolucionistas de Charles Darwin e Ernest Haeckel, admitindo que, na luta pela vida, venceriam sempre os mais fortes e que a vitória dos mais fortes, dos mais aptos sobre os mais fracos era o resultado lógico da luta pela vida”
(ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia Econômica. São Paulo: Ed. Atlas, 1987).
O texto está se referindo ao seguinte pensador da Geografia
a) Friedrich Engels.
b) Pierre George.
c) André Cholley.
d) Alexander von Humboldt.
e) Friedrich Ratzel.
GABARITO: E