Formação da dentina Flashcards
Função da dentina
Dar supórte mecânico e estrutural para o esmalte.
Na raiz serve para deposição de cemento
Composição da dentina
65% HA -> cristalitos de HA onde os átomos se organizam em um arranjo ordenado com OH central formando um polígono de base quase hexagonal
23% de colágeno tipo 1
Formado por polímeros de tropocolágeno que por sua vez são formados por 3 cadeias de polipeptídeos.
2% de proteínas
10% de água
Delta apical
porção mais inferior da dentina onde se encontra o forame apical e forames acessórios
Qual caracteristica é atribuida a dentina devido sua composição?
A hidroxiapatita é um mineral duro e friável.
O colágeno I é uma proteína que forma fibrilas resistentes a tração e proteólise. A combinação destas 2 substâncias em proporções corretas confere a dentina dureza e resiliência (capacidade de retornar a forma original após deformação), evitando que esta se frature com os impactos das forças mastigatórias.
A dentina é atravessada por túbulos com 1-3 um de diâmetro, que se orientam perpendicularmente a superfície dentina-polpa. Qual estrutura interconectam os túbulos dentinários?
canalículos, mais numerosos em região próxima a esmalte e cemento
O que está contido no interior dos túbulos dentinários?
prolongamentos citoplasmáticos dos odontoblastos
Pré dentina
primeira camada de dentina sintetizada pelo odontoblasto não calcificada.
descreva o processo de síntese da dentina
O odontoblasto se diferencia de células originadas da papila dentária, a partir de então se dirigem ao centro da polpa secretando uma matriz rica em colágeno tipo I, essa matriz dá origem a pré-dentina.
A pré-dentina mineraliza-se dando origem a dentina. Esta primeira camada de dentina é chamada de dentina do manto. A dentina do manto possui fibras colágenas grossas perpendiculares a junção dentina-esmalte, contribuindo para a adesão entre estes 2
tecidos. A dentina do manto também é um pouco menos mineralizada (-5%) do que o resto da dentina, o que ajuda a absorver e dissipar os impactos da mastigação.
Os odontoblastos quando sintetizam a matriz que dará origem a dentina deixam para trás proongamentos citoplasmáticos que ficam alojados nos túbulos dentinários. Qual nome da porção periférica desses prolongamentos que podem invadir o esmalte?
fuso
Como ocorre a calcificação da pré dentina?
Os odontoblastos liberam vesículas ricas em enzimas importântes na nucleação dos cristais de HA. A fosfatase alcalina, DSSP, DPP e outras proteínas fazem com que cristais se formem e cresçam dentro e na superfície das fibrilas de colágeno I. Essas regiões de nucleação são chamadas de calcosferita que podem se fundir entre si contribuindo para calcificação completa desse tecido
O que é dentina terciária?
Dentina produzida em resposta a estímulos externos oriundos da exposição dos túbulos dentinários. A dentina terciária é feita em velocidade maior que a normal, sendo por isto menos calcificada, possuindo túbulos tortuosos e ocasionais células aprisionadas no interior da dentina. tem a função de apartar o estímulo externo da polpa dentária, funcionando como uma barreira emergencial contra a invasão da polpa dentária, o que pode comprometer a saúde do organismo.
Como ocorre a inervação da dentina e como está inervação está relacionada com a sensação de dor?
A inervação da dentina vem pelo forame apical e canais laterais que invadem a polpa e se ramificam podendo invadir os túbulos dentinários da dentina. A maioria destas terminações transmite a sensação dolorosa. Assim estímulos térmicos (frio, calor), químicos (ácidos, toxinas) e osmolares (jato de ar, alimentos doces) serão traduzidos como dor. As terminações nervosas (axônios) que penetram na dentina são bastante plásticas. Podem proliferar, retrair, ou avançar, dependendo do estímulo.
Como ocorre a sensibilidade dentária?
Com a exposição dos túbulos dentinários, o líquido se movimenta no interior dos túbulos promovendo a estimulação das terminações nervosas no interior dos túbulos.
Dentina primária
sintetizada até a formação completa da raiz do dente (intertubular)
Dentina secundária
sintetizada após formação completa da raiz do dente (intertubular)