Fontes De Energia Não Renováveis Flashcards
QUAL A DIFERENÇA ENTRE FOTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS
RENOVÁVEIS - São as que tem a possibilidade de se renovar (solar, éolica, hidráulica, marés e biomassa, material orgânico em compostagem que, quando em decomposição, liberam gases combustíveis, por exemplo lenha e carvão vegetal).
Muitas dessas fontes renovam-se naturalmente e, se administradas com cuidado (por meio das praticas de conservação), podem durar indefinidamente.
NÃO RENOVÁVEIS - Recebem essa denominação porque se esgotam com o uso.
Compreendem os combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo, gas natural e xisto) e os minerais energéticos e radioativos (como urânio e tório)
Dê exemplos de fontes de energia ANTIGAS (ARCAICAS), MODERNAS e ALTERNATIVAS.
ANTIGAS OU ARCAICAS - Força muscular, tanto animal quanto humana, fogo, etc.
MODERNAS - Carvão mineral, petróleo, hidroeletricidade e energia nuclear)
ALTERNATIVAS - Energia solar, éolica, das marés, geotérmica e outras.
EXTRA OBS
A Primeira Revolução Industrial (a partir de 1750) foi movida pela energia do carvão mineral.
Na Segunda Revolução Industrial (a partir de 1870), além do carvão, empregaram-se o petróleo, o gás natural e a energia hidrelétrica.
Em meados do século XX, utilizou-se a energia nuclear com finalidades não pacíficas, no Japão (1945). Posteriormente, apesar da constante ameaça das bombas atômicas durante a Guerra Fria, energia nuclear tem sido utilizado na geração de eletricidade
Qual a diferença entre matriz energética e matriz elétrica?
MATRIZ ENERGÉTICA REPRESENTA O CONJUNTO DE FONTES DE ENERGIA DISPONÍVEIS PARA SEREM UTILIZADAS NOS DIVERSOS PROCESSOS PRODUTIVOS
A MATRIZ ELÉTRICA É FORMADA PELO CONJUNTO DE FONTES UTILIZADAS PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.
O que é o Sistema Interligado Nacional (SIN)?
É um sistema de coordenação e controle.
É o conjunto de subestações e linhas de transmissão de energia elétrica, que operam em alta tensão, que conecta as usinas geradoras aos centros de consumo de energia e interliga as regiões elétricas do país.
O Sistema Interligado Nacional é constituído por quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e a maior parte da região Norte.
Qual é o maior problema que está relacionado a matriz energética?
Um dos grandes problemas do mundo atual é que, com o aumento da população e da produção, aumentou, também, o consumo de energia.
O petróleo, o gas natural e o carvão respondem por cerca de 80% da produção mundial de energia. Por ser ainda a base energética da sociedade industrial, seu consumo aumentou, principalmente nos países industrializados. Por fazer parte dos recursos não renováveis, o estoque mundial dessas fontes de energia está ficando escasso.
Obs.: A utilização mundial de energia quadruplicou nos últimos cinquenta anos. Apesar disso, aproximadamente um terço da população não dispõe de eletricidade.
Para que serve o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)?
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é um órgão do Governo Federal que tem como responsabilidade a coordenação e o controle das operações relacionadas à geração e, consequentemente, à transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN)
Como é o sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil?
O sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil é um sistema hidro-termo-eólico de grande porte, com predominância de usinas hidrelétricas e com múltiplos proprietários
Para que serve a interconexão dos sistemas elétricos? E para que serve a integração dos recursos de geração e transmissão?
A interconexão dos sistemas elétricos, por meio da malha de transmissão, propicia a transferência de energia entre subsistemas, permite a obtenção de ganhos sinérgicos e explora a diversidade entre os regimes hidrológicos das bacias.
A integração dos recursos de geração e transmissão permite o atendimento ao mercado com segurança e economicidade.
Qual é a matriz elétrica do Brasil?
O Brasil dispõe de uma matriz elétrica de origem predominantemente RENOVÁVEL, com destaque para fonte hídrica que responde por 53,4% da oferta interna.
As fontes renováveis representam 78,1% da oferta interna de eletricidade no Brasil.
Qual é o maior setor responsável pelo consumo final de energia no Brasil?
O SETOR DE TRANSPORTES.
O que é Petróleo e como ele se forma?
O petróleo é uma substancia oleosa constituída basicamente por uma combinação de hidrogênio e carbono (hidrocarboneto), de densidade inferior à da água.
De origem orgânica, formou-se pela deposição de restos de animais e vegetais junto com a lama no fundo de ambientes marinhos.
Pode ser encontrado em bacias sedimentares, em profundidades que variam desde algumas dezenas ate centenas ou milhares de metro
Quais são as desvantagens no uso do petróleo?
A exploração, o fracionamento e o transporte do petróleo podem provocar graves danos ao meio ambiente.
A queima do petróleo, através da gasolina e do oleo diesel, também provoca danos ambientais graves, dentre eles a poluição atmosférica.
Alguns derivados do petróleo, como o plástico, não são biodegradáveis, portanto, um sério problema para o meio ambiente.
Quem criou a Petrobras? Por que? Onde, no Brasil, é explorado o petróleo?
No dia 3 de outubro de 1953 ‘fundada, no governo de Getúlio Vargas a Petróleo Brsileiro S.A (Petrobras).
Essa empresa começou com o objetivo de executar em nome da União, as atividades do setor petrolífero no território brasileiro.
A exploração e produção do petróleo no Brasil é realizada, basicamente, em plataformas continentais.
Os principais são:
- BACIA DOS CAMPOS (litoral que se estende desde o Espírito Santo até o Rio de Janeiro) - compreende cerca de 80% da produção total nacional
- BACIA DE SANTOS (Rio de Janeiro até Santa Catarina) - possui o maior potencial de crescimento do País e, onde iniciou, a partir de 2012, a exploração do pré-sal.
O que é o gás natural? Qual sua vantagem?
O gás natural é um combustível fóssil, ou seja, uma fonte não renovável de energia. É definido como uma porcentagem do petróleo que se encontra na fase gasosa ou em solução, nas condições de reservatório.
O gás natural é um composto formado pela mistura de hidrocarbonetos que foram originados por pequenas frações de organismos marinhos e plantas que foram retiradas a presença do oxigênio.
- A vantagem do gás natural em relação a outros combustíveis fósseis é que, em seu processo de queima, ele gera baixo teor de enxofre.
O que é o carvão mineral? Como ele foi formado? Quais são os tipos de carvão?
Carvão mineral, uma das primeiras formas de energia utilizadas em larga escala pelo homem, é um combustível fóssil resultado de uma complexa e variada mistura de componentes orgânicos sólidos que, foram fossilizados em um processo que durou milhões de anos.
- Sua formação ocorreu por meio da ação de altas pressões e temperaturas, em um ambiente sem o contato com o ar. Nesse caso, devido ao soterramento e às atividades orogênicas, os restos vegetais ao longo do tempo geológico se solidificam, perdem o oxigênio e hidrogênio, e se enriquecem em carbono.
Esse processo é denominado CARBONIFICAÇÃO.
(Quanto maior a duração desse processo, maior sera o grau de carbonificação atingido e, consequentemente, maior a qualidade do carvão) - Os tipos de carvão são:
A TURFA, o LINHITO, o CARVÃO BETUMINOSO (HULHA) e o ANTRACITO
Diferencie o nível de qualidade do carvão mineral e cite qual é o melhor e o pior.
A TURFA - do período quaternário.
- De baixo conteúdo carbonífero, constitui um dos primeiros estágios do carvão, com teor de carbono na ordem de 45%.
LINHITO - da era mesozóica.
- apresenta um índice que varia entre 60% a 75%.
CARVÃO BETUMINOSO (HULHA) - da está paleozóica.
- é o mais utilizado como combustível.
- Contém cerca de 75% a 85% de carbono, e é o mais puro dos carvões.
ANTRACITO - é o mais antigo (paleozóica) e o mais raro.
- apresenta um conteúdo carbonífero superior a 90%.
- o mais caro, que não compensa
Qual a principal aplicação do carvão mineral
A principal aplicação do carvão mineral, em âmbito mundial, esta relacionada à geração de energia elétrica, por meio de usinas termoelétricas.
Em segundo lugar, o carvão mineral é utilizado na aplicação industrial voltada para a geração de calor, ou seja, de energia térmica que é fundamental em vários processos e produção.
Como sao as reservas de carvão mineral no Brasil?
As reservas brasileiras de carvão mineral sao compostas pelo carvão dos tipos LINHITO e SUB-BETUMINOSO.
As maiores jazidas estão localizadas no Rio Grande do Sul (89,6%) e em Santa Catarina (10,1%).
Jazidas de menor porte estão localizadas no Paraná e em São Paulo.
Obs.: O Brasil possui a decima maior reserva mundial dessa fonte de energia, com um total aproximado de 3,8 bilhões de toneladas, o que corresponde a 1% das reservas totais.
Quais sao os impactos ambientais do carvão mineral?
O CARVÃO MINERAL É UMA DAS FORMAS DE PRODUÇÃO DE ENERGIA QUE MAIS AGRIDEM O MEIO AMBIENTE.
- No transporte do carvão mineral ocorre a poluição sonora.
- Na abertura dos poços de acesso sao utilizados maquinários pesados, gerando, assim, a emissão de oxido de enxofre, oxido de nitrogênio e monóxido de carbono.
- No processo de drenagem das minas, a utilização de bombas para a retirada de água acaba lançando no ambiente grandes quantidades de sulfato de ferro, acarretando uma redução no PH do local de drenagem.
- Os rejeitos sólidos gerados no beneficiamento do carvão e que são armazenado nos locais próximos às atividades, como barragens, geralmente entram em contato com os cursos de água, afetando bacias hidrográficas localizadas nas proximidades
Como ocorre a obtenção de energia nuclear?
A obtenção de energia nuclear ocorre por intermédio da fissão nuclear, ou seja, pela quebra do átomo de urânio em átomos menores. A partir dai, sao liberadas grandes quantidades de energia.
Obs.: O território brasileiro possui uma das maiores reservas mundiais de urânio.
O consumo é maior em países com
A) produção de bens intermediários para exportação e transição demográfica inicial
B) elevada produção na industria de base e transição demográfica concluída
C) produção de bens de consumo não duráveis para exportação e elevado crescimento vegetativo
D) elevada produção na industria de base e elevado crescimento vegetativo
E) produção de bens de consumo não duráveis para exportação e predomínio de população jovem
B) elevada produção na industria de base e transição demográfica concluída
Sobre a energia nuclear, pode-se afirmar que:
1. Os países que ocupam a melhor posição em termos de energia eletrica gerada por usinas nucleares são, respectivamente: EUA, Japão e Russia.
2. As usinas nucleares localizam-se, apenas, em países desenvolvido economicamente.
3. As usinas nucleares concentram-se na Europa, principalmente pela carência de outros recursos energéticos.
Com relação às afirmações, acima, estão corretos os itens
A) apenas 1
B) apenas 2
C) apenas 3
D) todas
E) nenhuma
C) apenas 3
“O que era medo se tornou esperança - duas décadas após o desastre de Chernobyl, a energia nuclear está novamente em expansão para enfrentar o preço do petróleo e o aquecimento global.”
Acerca de energia nuclear, é correto afirmar que:
I. Apesar dos riscos de acidentes, a disseminação das centrais nucleares na África foi grande, principalmente para abastecer a Europa.
II. A elevação no preço do petróleo e gás natural impulsiona a retomada da energia nuclear.
III. Um forte argumento a favor da energia nuclear é o combate ao aquecimento global.
IV. A França é o país da Europa Ocidental com menor emissão de carbono por habitante, onde cerca de três quartos da energia provêm de fissão nuclear.
Está (ão) correta (s)
A) apenas I.
B) apenas I e II.
C) apenas Ill e IV.
D) apenas II, Ill e IV.
E) l, ll, Ill e IV.
D) apenas II, Ill e IV.