Flashcards

1
Q

(abdome agudo inflamatório) qual o exame padrão ouro para diagnóstico de colecistite aguda? E o mais realizado?

A

padrão ouro: cintilografia
mais realizado: USG

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que é cintilografia?

A

É um exame de imagem da medicina nuclear que utiliza doses mínimas de substâncias radioativas no diagnóstico de diversas patologias. O exame é realizado através de aplicação intravenosa ou oral de radiofármaco no paciente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que é USG?

A

A ultrassonografia ou ecografia é um método diagnóstico muito recorrente na medicina moderna que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo.

É um exame que, a partir de ondas sonoras, fornece imagens de órgãos e outras estruturas internas do corpo. Ele é feito com um transdutor, aquele aparelho em que o médico aplica um gel e depois desliza sobre a pele do paciente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

(infecções do sistema nervoso central) qual é o agente etiológico de meningite mais importante em pacientes imunossuprimidos e principalmente nos etilistas?

A

listeria monocytogenes

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que é etilista? (pessoa etilista)

A

O etilista — ou alcoólatra — é o indivíduo que possui essa relação de necessidade do álcool e falta de controle com a bebida. Consequentemente, consome grandes quantidades de bebidas alcoólicas em um curto espaço de tempo. Ele poderá ser considerado um etilista social ou crônico, a depender dos seus sintomas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que é ‘listeria monocytogenes’?

A

Listeria monocytogenes são bacilos pequenos, anaeróbios facultativos e Gram positivos, que podem aparecer isolado ou agrupados em pares ou cadeias curtas. É uma espécie de bactéria capaz de provocar doenças em seres humanos, como meningite.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que é uma bactéria Gram positiva?

A

As bactérias Gram-positivas são aquelas que obtêm uma coloração violeta ou azul escura através da técnica de Gram. São o oposto das bactérias Gram-negativas, que são incapazes de fixar a violeta de genciana, retendo em seu lugar o corante de contraste que lhes dá a tonalidade vermelha ou rosa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O que é bebê de proveta?

A

Bebé-proveta ou Bebê de proveta é uma criança proveniente de uma fertilização in vitro, ou seja, não resulta de uma fecundação em condições naturais proveniente de uma relação sexual entre um homem e uma mulher, mas antes da fecundação gerada em laboratório.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que é CRM?

A

Conselho Regional de Medicina

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que é UBS

A

UBS - Unidade Básica de Saúde

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

(sepse neonatal) qual o principal agente etiológico envolvido na sepse neonatal precoce?

A

streptococcus agalactiae
streptococcus agalactiae (grupo b)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

(mastologia) qual a medicação indicada para pacientes com câncer de mama com receptores hormonais positivos?

A

hormonioterapia (tamoxifeno / inibidor de aromatase)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que é carcinoma basocelular?

A

Tipo de câncer de pele que começa nas células basais.
As células basais produzem novas células da pele conforme as antigas morrem. Limitar a exposição ao sol pode ajudar a evitar que essas células se tornem cancerígenas.

Esse tipo de câncer geralmente aparece como um nódulo de cera branco ou uma mancha escamosa marrom em áreas expostas ao sol, como rosto e pescoço.

Os tratamentos incluem prescrição de cremes ou cirurgia para remover o câncer.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O que é “vidro fosco no pulmão”?

A

Vidro fosco é uma alteração vista na tomografia de tórax. É uma alteração que aparece secundária a alguma inflamação pulmonar. Ela pode ser causada por uma infecção, como a Covid, e pode ser secundária a alguma agressão ao pulmão, como o uso do cigarro eletrônico

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O que é mastologia?

A

A mastologia é a especialidade médica que cuida das glândulas mamárias. Portanto, tudo o que for relacionado com as mamas é tratado pelo médico mastologista. Isso inclui quaisquer condições que possam afetar os seios, como dores, inchaços, infecções e, claro, o câncer.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O que é sepse neonatal?

A

A sepse neonatal é uma síndrome clínica com alterações hemodinâmicas e outras manifestações clínicas sistêmicas decorrentes da presença de germe patogênico (bactéria, vírus ou fungo) em fluido normalmente estéril, tais como sangue ou líquor, no primeiro mês de vida

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

O que é broncopneumonia?

A

A broncopneumonia é uma infecção de rápida instalação dos brônquios, que são estruturas importantes para a passagem do ar nos pulmões. Sendo assim, a broncopneumonia geralmente resulta em infecção em todos os componentes pulmonares, diferentemente de uma pneumonia comum, que afeta menos regiões do pulmão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

O que é enfisema pulmonar?

A

O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão devido ao cigarro e outras toxinas no ar. Causa: Fumar cigarro é a causa principal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

O que é pneumonia eosinofílica ?

A

A pneumonia eosinofílica compreende um grupo de doenças pulmonares nas quais os eosinófilos (um tipo de glóbulos brancos) aparecem em maior número nos pulmões e quase sempre na corrente sanguínea. Alguns distúrbios, medicamentos, produtos químicos, fungos e parasitas podem levar ao acúmulo de eosinófilos nos pulmões.

20
Q

O que é Cintilografia Óssea?

A

Cintigrafia óssea ou gamagrafia óssea é uma técnica de diagnóstico por imagem de medicina nuclear usada para diagnosticar várias condições ósseas, incluindo cancro no osso, osteíte, fraturas ou fissuras ósseas e infecção óssea.

A Cintilografia Óssea Convencional é utilizada para pesquisa de envolvimento ósseo, para metástase em pacientes com algum tipo de câncer como próstata e mama; para avaliação de pré-tratamento, em pacientes com metástase exclusivamente nos ossos e pesquisa de envolvimento ósseo em dor generalizada.

21
Q

(SUS) quais são os princípios organizativos do SUS?

A

descentralização e comando único; regionalização e hierarquização; participação popular

22
Q

O que são Amilóides?

A

Amilóides são fibrilas proteicas que podem depositar em vários tecidos (epitelial, ósseo, muscular, etc.), prejudicando a função de vários órgãos (rins, pulmões, coração, intestino, cérebro, etc). Os amilóides não são tão raros como se acredita.

23
Q

O que é Rabdomiossarcoma?

A

Rabdomiossarcoma é um tumor maligno que surge de células que desenvolvem os músculos estriados da musculatura esquelética. Faz parte do grupo de sarcomas de partes moles, sendo o tipo mais comum na infância. Corresponde por 4 a 5% dos tumores malignos na faixa etária pediátrica.

24
Q

O que é cirurgia bariátrica?

A

A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para tratar casos de obesidade grave. Ela ficou conhecida como “redução do estômago” porque muda a forma original do órgão e reduz sua capacidade de receber alimentos, dificultando a absorção de um número exagerado de calorias.

Gastroplastia, também chamada de cirurgia bariátrica, cirurgia da obesidade ou ainda de cirurgia de redução do estômago, é, literalmente, a plástica do estômago que tem como o objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado.

25
Q

O que é videolaparoscopia?

A

Essa técnica cirúrgica consiste em utilizar incisões pequenas (de até cinco milímetros) para realizar intervenções cirúrgicas diversas. Para isso se utiliza um laparoscópio, que nada mais é do que uma câmera de altíssima resolução conectada a uma fibra óptica.

Videolaparoscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva realizada por auxílio de uma endocâmera no abdômen. Para criar o espaço necessário às manobras cirúrgicas e adequada visualização das vísceras abdominais a cavidade peritonial é insuflada com gás carbônico.

26
Q

O que é encefalite herpética?

A

A encefalite herpética é definida como um processo inflamatório agudo do parênquima encefálico em conseqüência da infecção pelo vírus herpes simples.

27
Q

O que é parênquima encefálico?

A

Parênquima encefálico é como se chama o tecido do encéfalo (cérebro).

Os parênquimas são os tecidos localizados entre a epiderme e os tecidos condutores.

28
Q

(hérnia da parede abnominal) qual a hérnia que se apresenta lateralmente na região abdominal, na linha arqueada de douglas?

A

hérnia de spiegel

29
Q

Onde fica e o que é a linha arqueada de douglas?

A

Saliência óssea no limite entre a pelve maior e a pelve menor.

As aponevroses IO e TA posteriores movem-se anteriormente ao reto abdominal (RA) abaixo do umbigo, enquanto viajam posteriormente ao RA acima do umbigo. O ponto de transição é conhecido como a linha arqueada.

30
Q

(doenças exantemáticas) quais os critérios diagnósticos da doença de kawasaki?

A

febre por mais de 5 dias + 4 dos 5 sintomas abaixo:
1. alteração de lábios e cavidade oral
2. hiperemia conjuntival
3. alterações de extremidades (endema/descamação)
4. exantema polimorfo
5. linfadenopatia cevial

31
Q

O que é encefalite?

A

A encefalite ainda é uma condição pouco conhecida entre as pessoas. No entanto, exige muita atenção por conta dos seus riscos e gravidade.

Geralmente, ela é gerada por infecções de vírus ou bactérias, o que faz com que sua incidência seja relativamente comum em comparação com outras doenças tão severas quanto ela.

Se não tratada adequadamente, ela é capaz de gerar lesões cerebrais e levar até a morte. Por isso, é fundamental ficar atento aos seus sintomas, fatores de risco e meios de tratamento.

A encefalite pode ser caracterizada como um tipo de infecção aguda do cérebro, provocada na maioria das vezes como complicação de patologias infecciosas.

32
Q

Como ocorre a encefalite?

A

Ela pode ser obtida por meio de quadros:

Virais;
Bacterianos;
Parasitários e protozoários, que vão desde doenças como sífilis e raiva, até toxoplasmose e malária.
Esses invasores provocam inflamações no cérebro, fazendo com que o tecido cerebral fique inchado e eventualmente destrua células nervosas. Dessa forma, provoca sangramentos e entre outros danos cerebrais.

As inflamações podem ser gerais e afetar todo o sistema nervoso ou ser focais, comprometendo apenas uma região específica. Normalmente, o termo encefalite se refere aos primeiros casos.

Inclusive, as inflamações do cérebro podem atingir as meninges, provocando meningoencefalite, ou mesmo se estender até a medula espinhal, gerando quadros de encefalomielite.

As encefalites normalmente são raras, e podem se agravar quando o cérebro fica inchado ao ponto de comprimir-se no crânio, que pode até ser fatal.

33
Q

Quais são os tipos existentes de encefalite?

A

A encefalite pode ser dividida em dois tipos básicos: o primário e o secundário.

No caso da encefalite primária, ela ocorre quando o vírus, bactéria ou outro agente invasor atinge diretamente o cérebro.

Já a encefalite secundária normalmente acomete o paciente de duas a três semanas depois da infecção inicial.

34
Q

Quais são as principais causas da encefalite?

A

Por mais que seja de conhecimento geral que a encefalite é provocada por infecções, as causas exatas da patologia ainda são desconhecidas.

Inclusive, além dos quadros gerados por vírus, bactérias, parasitas e fungos, ela também pode ser gerada por condições inflamatórias não infecciosas.

Diversos tipos de vírus podem desencadear a encefalite, e a exposição a esses agentes pode ocorrer de diversas formas.

As principais delas incluem a inspiração de gotículas respiratórias de um indivíduo infectado, através de picadas de mosquitos, carrapatos ou outros insetos transmissores, no consumo de alimentos ou bebidas contaminadas e até no contato direto com a pele.

O vírus da herpes simples é o principal causador de casos graves de encefalite em todas as faixas etárias, o que inclui os recém-nascidos.

Porém, diversos agentes virais podem provocar a doença, e muitos deles podem ser prevenidos através da vacinação. São eles:

Poliomielite;
Caxumba;
Rubéola;
Sarampo;
Varicela;
Adenovírus;
Citomegalovírus;
Coxsackievírus;
Echovírus;
Entre muitos outros.

Além das infecções por vírus, a encefalite ainda pode ser provocada por outras causas, como:

Doenças autoimunes;
Reações alérgicas a vacinas;
Bactérias como sífilis, tuberculose ou Lyme;
Efeitos colaterais de tratamentos do câncer;
Parasitas como cisticercose, nematóides e toxoplasmose, especialmente em pacientes com AIDS ou com outras patologias que enfraquecem o sistema imune.

35
Q

Quais são os sintomas mais comuns de encefalite?

A

Os sintomas da encefalite podem variar conforme a patologia vai avançando no organismo do paciente.

Inicialmente, eles se manifestam apenas como consequência da ação do agente infeccioso, como gastroenterite e resfriado.

Outros sinais nessa fase inicial podem incluir manifestações de febre, dores de cabeça e vômitos.

Com o passar do tempo, esses sintomas vão evoluindo, enquanto a encefalite gera lesões cerebrais capazes de provocar quadros mais graves, que incluem:

Confusão mental;
Agitação;
Fraqueza ou até paralisia muscular;
Desmaios;
Convulsões;
Rigidez das costas e do pescoço;
Perda de memória;
Sensibilidade exacerbada à luz.
Também é comum que os sintomas da encefalite viral não sejam próprios da infecção do vírus que a causa.

Nessas situações, é comum que o quadro seja confundido com outras patologias, como resfriados ou mesmo meningite.

36
Q

O que é a técnica SPIKE?

A

É uma técnica utilizada para comunicar ou abordar más notícias.

S “settings” - é necessário marcar, preparar ou arranjar a entrevista. Portanto, esse é o momento de comunicar a notícia.

P “perception” - Aqui, procura-se saber a percepção do paciente ou da família acerca da doença, do diagnóstico e do que está acontecendo. Muitas vezes, há dificuldade no entendimento, devido à complexidade do caso ou porque ninguém explicou a situação de forma clara. Então, é o momento de perguntar para o paciente/familiar qual é o entendimento da doença, o que ele espera da situação, se ele sabe porque tais exames foram feitos, etc.

I “invitation” - Nessa etapa, deixe o paciente convidar para contar a ele sobre a doença. Respeite a vontade do paciente de querer saber detalhes (ou não) do quadro.

K “knowledge” - Nessa fase, é importante ser direto e simples acerca das informações. Não há necessidade de pressa. A informação deve ser passada aos poucos, com pausas para perceber a reação do paciente/familiar sobre as informações passadas. É importante usar palavras de fácil compreensão para facilitar o entendimento do paciente/familiar.

E “emotions” - A reação às notícias ruins é muito individual e varia entre as pessoas. A maioria das pessoas entra em estado de choque, dor, choro, raiva, tristeza, negação, indignação, silêncio. Os médicos devem estar preparados para amparar o receptor da mensagem da melhor maneira possível. Mostre apoio e compaixão, deixando claro que está sempre à disposição para ajudar no que for possível.

37
Q

(prematuridade) até quantas semanas está indicado o uso de corticoide no trabalho de parto prematuro?

A

até 34 semanas

38
Q

O que é íngua e como ela ocorre?

A

O surgimento de caroços na virilha, pescoço ou axilas pode preocupar, mas não é, necessariamente, motivo para pânico. As ínguas ocorrem quando há o aumento dos gânglios linfáticos, ou linfonodos, ocasionado por alguma infecção ou inflamação. Na maioria das vezes, a íngua é uma inflamação leve e passageira, com duração entre 3 e 30 dias.

39
Q

Quando os casos de íngua começam a ficar preocupantes?

A

Fique atento, no entanto, se a íngua durar mais de um mês, crescer mais de 2 cm ou aparecer em vários locais do corpo. Se esses sintomas estiverem acompanhados de febre, suor noturno e mal-estar, é necessário procurar um médico. Elas podem ser um sinal de alerta para doenças mais graves, como o câncer ou doenças autoimunes.

40
Q

Que tipos de doenças podem causar ínguas?

A

Irritação na pele
O uso de substâncias químicas como desodorante pode irritar a pele, e a reação do sistema imunológico é o surgimento de uma íngua, que deve desaparecer nos próximos dias. É comum também após a depilação ou quando um folículo inflama. Nesses casos, não há remédio específico.

Infecções virais
Qualquer tipo de infecção pode provocar uma íngua. As mais comuns são em casos de resfriado, gripe, otite, sinusite, faringite ou qualquer tipo de virose, causando inchaço nos gânglios do pescoço, nuca, mandíbula ou atrás da orelha. Pneumonia e bronquite também podem desencadear ínguas nas axilas. Além disso, infecções na região abdominal, como gastroenterites, e na região genital, como HPV, sífilis ou candidíase, causam gânglios na virilha. Não há remédios específicos para tratar a íngua. Repouso e hidratação são essenciais para amenizar o quadro de infecção.

Câncer
Neste caso, o surgimento das ínguas é prolongado e grave. O aspecto do gânglio é endurecido e não para de crescer, podendo surgir em qualquer lugar do corpo. Qualquer tipo de câncer pode causar ínguas, mas alguns mais característicos são o linfoma, câncer de mama e câncer de pulmão, por exemplo.

41
Q

O que é linfadenopatia cervical?

A

Linfadenopatia é o termo empregado em qualquer alteração em tamanho e consistência de linfonodos. A linfadenopatia cervical é um problema muito frequente nos pacientes da faixa etária pediátrica e, em geral, representa reação transitória a processos inflamatórios ou infecciosos locorregionais ou sistêmicos.

42
Q

O que é hiperemia conjuntival?

A

A hiperemia refere-se a um aumento do fluxo sanguíneo para certos órgãos do corpo. A hiperemia conjuntival ocorre durante a inflamação dos olhos (conjuntivite). Com a conjuntivite, as histaminas são libertadas no sangue, fazendo com que os capilares se expandam

43
Q

O que é Síndrome de Asperger?

A

Transtorno de desenvolvimento que afeta a capacidade de se socializar e de se comunicar com eficiência.
A síndrome de Asperger é um estado do espectro autista, geralmente com maior adaptação funcional.
Pessoas com essa condição podem ser desajeitadas em interações sociais e ter interesse em saber tudo sobre tópicos específicos.
Um treinamento comunicacional e terapia comportamental podem ajudar pessoas com a síndrome a aprender a conviver melhor.

44
Q

(SUS) qual lei trata da participação popular no SUS com a criação das conferências e conselhos de saúde?

A

lei 8.142/90

45
Q

(hérnias) o linfonodo de cloquet está relacionado a qual patologia?

A

hérnia femoral

46
Q

O que é hérnia femoral?

A

Hérnias femorais são protrusões em falhas da parede abdominal que se pronunciam pelo canal femoral. Apesar de menos comuns que as hérnias inguinais, apresentam maior risco de complicações. São mais comuns no sexo feminino, o que pode estar relacionado à gestação.

47
Q

(pneumonia) quais são os critérios do CURB-65?

A

confusão mental;
ureia >50 mg/dL;
respiração >30 irpm;
blood pressure (pressão arterial) <90x60 mmHg;
idade >65