Fisiologia do oócito Flashcards
Quais os componentes do sistema reprodutor feminino que participam na produção de hormonas?
Os ovários
Quais os órgãos que estão envolvidos na ovulação, fertilização e desenvolvimento do embrião?
Ovulação - Ovários, que expulsam o oócito e os ovidutos que o recebem
Fertilização - Oviduto (onde acontece), útero e vagina (onde passam os espermatozóides)
Desenvolvimento do embrião - Útero
Qual a diferença entre os carateres reprodutivos primários e secundários?
Os caratéres sexuais primárias são as estruturas internas do sistema reprodutivo
Os caratéres secundários distinguem fisicamente o sexo feminino do masculino
Qual as principais funções dos ovários?
Produção de gâmetas femininos e a secreção de hormonas como estrogénio, progesterona e inibina.
Como se relacionam os ovários estrutual e funcionalmente com o restante sistema reprodutivo?
Os ovários ligam-se ao útero pelo ligamento ovariano, ao pavimento pélvico pelos ligamentos suspensórios e são cobertos pelo ligamento largo, juntamente com o útero e ovidutos. Funcionalmente, as hormonas produzidas pelos ovários regulam a função dos restantes órgãos ao longo do ciclo e durante a gravidez
Como se caracteriza histologicamente a parede uterina?
O endométrio é caracterizado por um epitélio, glândula uterina, artérias basais e vasos sanguíneos uterinos, sendo que se divide em perimétrio, miométrio e endométrio.
Quais as diferenças entre o córtex e a medula ovarianos?
O córtex é composto por tecido conectivo denso e contém as células germinais femininas, enquanto que a medula ovariana é composta por tecido conectivo menos denso e contém vasos sanguíneos espirais e largos, assim como vasos linfáticos e nervos.
Quantos tipos de folículos são encontrados num ovário e como se relacionam com as fases do ciclo ovárico?
Folículos primordiais, primários, secundários e terciários que se encontram em desenvolvimento ao longo de vários ciclos ováricos, até que um folículo terciário é expulso mensalmente na ovulação
Como se caracteriza estruturalmente a zona pelúcida?
Esta é uma membrana fina transparente que se encontra entre o oócito e a parede folicular e é secretada pelo mesmo, desempenhando um papel importante na fertilização.
Qual a estrutura dos folículos primordiais, onde se localizam e com que frequência sofrem maturação?
Os folículos primordiais consistem num oócito cercado pela membrana granulosa. Estes folículos encontram-se na periferia do córtex ovariano e maior parte nunca sai deste estado de desenvolvimento, mas alguns crescem todos os dias tornando-se eventualmente folículos primários
Em que fase da maturação se forma a teca e qual a sua função?
A teca forma-se no folículo secundário, a partir de células percursoras fibroblásticas encontradas no estroma circundante e encontra-se externamente à membrana granulosa. Quando as células da teca se encontram ativas produzem hormonas cruciais, durante a maturação folicular, para a comunicação hormonal entre a granulosa e os oócitos. Além disso as células da teca também protegem o folículo, dando suporte estrutural e vascular até à ovulação. Após a ovulação as células tornam-se a origem e suporte hormonal para a gravidez.
Qual a estrutura de um folículo terciário e quais os seus diferentes tipos?
Membrana granulosa com várias camadas de células, teca está agora diferenciada em interna e externa. Uma massa de células da granulosa, cumulus oophorus, projeta-se para o líquido antral e acompanha o oócito. Uma esfera de células do cumulos, a corona radiata, permanecerá circundando o oócito durante a ovulação. Os folículos continuam a crescer durante um período de aproximadamente 3 ciclos menstruais e podem ser divididos em categorias com base no tamanho e estado de desenvolvimento. Os folículos terciários iniciais começaram a acumular líquido antral, mas os espaços ainda não se fundiram em uma única cavidade antral. Durante esta fase, os folículos crescem de menos de 1 mm a 5 mm de diâmetro. Os folículos terciários tardios têm um único antro e continuam a aumentar de 10 a 14 mm de diâmetro. Os maiores e mais maduros desses folículos são chamados de folículos de Graaf, que têm 15 a 25 mm de diâmetro. A teca dos folículos de Graaf é extremamente vascularizada. Apenas um desses grandes folículos durante cada ciclo menstrual será “selecionado” para a maturação final. Este folículo pré-ovulatório torna-se tão grande que forma uma protuberância semelhante a uma bolha na superfície do ovário antes de ser ovulado. Todos os outros folículos terciários tornam-se atrésicos e morrem
Após a conversão do colesterol em pregnenolona, a esteroidogénese folicular pode seguir duas vias. Quais são e o que as distingue?
Na via delta 5, que ocorre predominantemente em grandes folículos terciários, a pregnenolona é convertida em 17-hidroxipregnenolona, depois em DHEA (desidroepiandrosterona) e finalmente, em androstenediona.
Na via delta 4, a pregnenolona é convertida em progesterona, depois em 17-hidroxipregnenolna, que é então alterada para androstenediona. Esta via é predominante no corpo lúteo, que é formada no folículo após a ovulação
Para além das enzimas que catalisam a conversão de moléculas esteroides durante o processo de esteroidogénese folicular, há uma proteína que é considerada importante e também limitante para estre processo. Qual é e qual o seu papel?
O primeiro passo (rate limitating step) é o transporte de colesterol da membrana mitocondrial externa para a interna, uma função fornecida por uma proteína chamada StAR (steroid acute regulatory).
Quais as 3 principais classes de hormonas estróides e qual o seu papel?
Estrogénios - importantes no desenvolvimento e funcionalidade do sistema reprodutor feminino
Progesterona - Secretada pelo corpo lúteo, serve como precursor de outros esteróides e também entra na corrente sanguínea e atua em tecidos alvo, como o útero e as glândulas mamárias.
Androgénios - Precursores de estrogénios