Fisiologia da visão - Parte I - Olho e retina Flashcards
Qual o comprimento de onda da de maior energia para a de menor energia?
400nm (azul) a 700nm (vermelhor).
O que é o disco óptico?
Também conhecido como ponto cego, é a região onde o nervo óptico e os vasos sanguíneos saem do olho.
O que é fóvea central?
Localizada no centro da retina é a parte mais sensível, mais precisa da retina.
Qual a função da lente?
Desvia a luz para focá-la na retina.
Como acontece o processo de conformação da lente?
Os músculos ciliares são responsáveis pela contração que vai alterar a forma da lente. Esse processo é feito pela tensão ou relaxamento da zônula ciliar que fixa o músculo ciliar à lente.
Qual mecanismo adotado pelo olho para visão à distância?
O músuclo ciliar fica relaxado garantindo que a zônula ciliar (ligamentos) fiquem distendidos e mantenha a lente aplanada.
Qual mecanismo adotado pelo olho para uma visão aproximada?
Os músculos ciliares se contraem garantindo que a zônula ciliar (ligamentos) se relaxem e, portanto, a lente tenha uma conformação arredondada.
Explique a presbiopia:
A presbiopia acontece pela dificuldade em ajustar o cristalino (a lente) para garantir nitidez às imagens próximas. Isso acontece pois com o envelhecimento, a lente fica mais rígida e os músculos ciliares têm mais dificuldade para garantir sua defermação adequada para enxergar de perto, por isso, é comum que pessoas com essa condição enxerguem melhor de longe onde a lente tem uma conformaçao aplanda e com os músculos ciliares relaxados.
Qual a problema ocasiona a hipermetropia e como fazer a correção?
Na hipermetropia a distância entre a córnea e a retina é mais curta que o habitual, ocasionando problemas para ajustar a lente de modo arredondado a atingie a retina, sendo assim, a imagem é projeta atrás da retina o que causa distorção.
A correção é feita com uma lente convexa que ajuda a projetar a imagem na retina de forma adequada. Converge os feixes de luz de maneira adequada para atingir a fóvea central.
Qual problema ocasiona a miopia e como é feita a correção?
Na miopia a luz é focalizada antes da retina em razão de a região ocular ser mais extensa que o adequado. A luz nao chega à retina, onde deveria ser processada o que implica em dificuldade para enxergar objetos ditântes uma vez que a conformação plana da lente nao é suficiente para fazer a luz chegar à fóvea central.
A corração é feita com o uso de uma lente côncava que amplia os feixas de luz para que ao chegarem na lente, estejam ampliados e ao serem convergidos para a retina, consiga atingir o fundo de maneira correta.
Qual o mecanismo afetado no astigmatismo e como é feita a correção?
No astigmatismo não há a concentração do feixe de luz em uma único ponto da retina, mas sim vários pontos em razão de uma deformidade ná córnea, no cristalino ou em ambos. Esse fenômeno confere uma visão distorcida.
A correção é feita com o uso de lente cilíndrica para a formação de um único feixe de luz na retina.
Qual nervo craniano controla a contraçao da pupila?
III - Nervo Oculomotor.
Como é a organização em camadas da retina (células neurais) partindo da região nervosa para o epitélio?
Camada de células ganglionares (extensões de axônios dos nervos);
Camada plexiforme interna (conexão das células ganglionáres com as pós ganglionares);
Camada nuclear interna (neurônio bipolar);
Camada plexiforme externa (ligação das células pós ganglionares com os cones e bastonetes);
Camada de segmentos externos de fotorreceptores (cones e bastonetes);
Epitélio pigmentar.
O que é mácula lútea?
A mácula lútea é uma área especializada da retina localizada no centro da parte posterior do olho. Ela é uma pequena região amarela, ovalada e altamente pigmentada que desempenha um papel fundamental na visão central e detalhada. A mácula lútea é especialmente importante para atividades como leitura, reconhecimento facial e percepção de cores.
Dentro da mácula lútea, há uma pequena depressão chamada de fóvea central, que é a parte mais sensível da retina. A fóvea central contém uma alta densidade de cones, células fotorreceptoras que são responsáveis pela visão de cores e detalhes. É por meio da mácula lútea e, em particular, da fóvea central, que conseguimos ver objetos de forma clara e nítida quando os fixamos diretamente em nossa linha de visão.
A mácula lútea também é rica em pigmentos carotenoides, como a luteína e a zeaxantina, que ajudam a proteger a retina dos danos causados pela luz intensa e pelo estresse oxidativo. Manter a saúde da mácula lútea é essencial para manter uma visão de alta qualidade e reduzir o risco de doenças oculares, como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
Descreva o que acontece com a luz que chega à retina:
A luz é concentrada na fóvea central, atinge os bastonetes e o epitélio pigmentar que absorve o excesso de luz.
Os bastonetes fazem o processo de transdução, as células bipolares, o refinamento e a célula ganglionar gera o potencial de açao que é transmitido ao nervo óptico.
Quais as características do bastonetes?
Mais numerosos;
Mais sensíveis à luz;
Preto e branco.
(mais longos)