Fisiologia Celular Flashcards
Qual célula humana é desprovida de núcleo? E por que?
A hemácia, permite com que ela carregue mais oxigênio, permite a expansão da hemoglobina
Qual é a função e a composição do núcleo celular?
É o centro de controle celular, possui 46 cromossomos(DNA+Histonas), sendo 44 desses autossômicos e 2 deles sexuais, possui uma membrana celular com 2 membranas com a externa se conectando com o Retículos endoplasmatico, é poroso o que permite a saída de RNAm, possui um nucléolo que não possui membrana e produz ribossomos.
Qual é a função e a composição da mitocôndria?
Formada por uma bicamada lipídica e proteica(reforça a teoria da endossimbiose), no espaço intermembranoso a concentração de íons e proteínas é similar ao meio externo, na membrana interna temos cristas que aumentam a área de contato favorecendo a atuação das enzimas oxidativas atreladas as cristas. Na Matriz possui grande quantidade de enzimas envolvidas no ciclo do ácido cítrico, tem DNA disperso e ribossomos.
Qual é a função e a composição do retículo endoplasmatico Rugoso?
É uma rede de membranas interligaras a ribossomos, muito desenvolvidas em células relacionadas a produção proteica, é o principal local de tradução do RNAm, síntese proteica, modificações pós-tradicionais das proteínas, e direcionamento proteico, podendo ser enviado a endossomos, complexo de golgi, ou outras organelas.
Qual é a função e a composição do Complexo de Golgi?
Recebe proteínas na face CIS e envia na face TRANS, composto por 4 ou mais sacos empalhados denominados cisternas, promove mudanças pós-traducionais, distribui e empacota proteínas.
Qual é a função e a composição do Retículo Endoplasmatico Liso? E como são elas nos miocitos?
Sua principal função é a síntese lipídica, além do processo de metabolização e modificação por meio de enzimas, pode converter moléculas hidrofóbicas em hidrofilicas. Nos miocitos são denominados retículo sarcoplasmatico, são especializados no armazenamento de íons de cálcio.
Qual é a função e a composição dos lisossomos? Onde são proeminentes? E como funcionam?
São vesículas derivadas do aparelho de Golgi, relacionadas com a digestão de organelas, partículas e bactérias. São compostas por uma bicamada lipídica com interior ácido(pH de cerca de 4,5), repleto de hidrolases(fosfatases, proteases, nucleases, glicosidases, lipases, fosfolipases, sulfatases), na membrana existe a presença de H+-ATPase(responsável por manter a acidez do meio interno). São proeminentes em fagocitantes. Funcionam a partir de um processo de marcação com proteínas denominadas chaperonas.
Qual é a função dos proteassomos? Explicar a funcionalidade do “beijo da morte”.
Os proteassomos tem função de degradar proteínas que tenham sido marcadas. A função “beijo da morte” funciona da seguinte maneira: As proteínas que devem ser degradadas são marcadas pela molécula Ubiquitina, essa molécula encaminha a proteína até o proteassomo e se separa da proteína um pouco antes de sua degradação.
Qual é a função e a composição dos Peroxissomos? E como são formados?
São bem parecidos com os lisossomos fisicamente, são formados por autorreplicação ou brotamento do retículos endoplasmatico liso, contém oxidases em vez de hidrolases(nos lisossomos), essas oxidases combinam oxigênio e H+ formando peróxido de hidrogênio(H2O2), que éuna substancia oxidante e é usado com catalães para oxidar ácidos graxos e cadeia longa e substâncias tóxicas.
Como funciona e qual é a composição do citoesqueleto?
O citoesqueleto é composto por uma rede proteica organizada em filamentos ou túbulos. Ele participa da divisão celular, na formação do fuso mitótico, no transporte intracelular de vesículas, no movimento flagelar ou ciliar, na mobilidade celular e na fagocitose. Ele é composto por filamentos de actina(micro filamentos), filamentos intermediários e microtúbulos. Os micro filamentos são os de menor diâmetro, são formados a partir da polimerização de proteínas G, participam do aparelho contrátil de células musculares, está relacionado a locomoção, compõe microvilosidades, forma junções celulares. Os filamentos intermediários estão relacionados a sustentação celular e junções celulares. Os Microtubulos são os mais espessos, forma os centriolos, o fuso mitótico, ajuda no tráfego de vesículas, forma cílios e flagelos, são formados a partir da polimerização de proteínas alfa e beta, se formam no centrossomo, ele permite movimento vesicular a partir de proteínas motoras, a cinesina move para periferias e a dineína para o centro.
Qual é a função e a composição da membrana plasmática?
A função dela é: transporte seletivo, reconhecimento celular, comunicação celular, organização tecidual, atividade enzimática, determinação da forma celular. É composta por uma bicamada lipídica formada por fosfolipídios majoritariamente, esfingolipideos(principalmente em neurônios), colesterol e proteínas.
Explique os lipídeos da membrana plasmática.
Os mais abundantes são os fosfolipídios que são moléculas anfipaticas, com o glicerol e o álcool representando a parte hidrofílica, e com as duas caudas de ácidos graxos representando a parte hidrofóbica. Esse álcool pode ser colina, etanolamina, serina, inositol, glicerol. A parte hidrofóbica se atrai formando a bicamada. O colesterol estabiliza a membrana. Os esfingolipidos ajudam a proteger contra fatores prejudiciais, transmissão de sinais, sítio de adesão pra proteínas extracelulares.pode formar bolsas que segregam moléculas de sinalização.
Explique as proteínas da membrana plasmática.
As proteínas estão relacionadas com o transporte de substâncias que pode ocorrer no sentido simporte(2 moléculas mesmo sentido), uniporte(1 molécula um único sentido) ou antiporte(2 moléculas sentidos opostos) . Elas são divididas em: periféricas(extrínsecas) são ligadas com outras proteínas ficam nas periferias, tem forças de van der waals bem fraca, as ancoradas covalentemente ancoradas, proteínas integrais( intrínsecas) interagem com a parte hidrofóbica e hidrofilica da membrana, transporta substâncias( carregadores e canais icônicos) e transmitem sinais(receptores), pode atravessar uma ou várias vezes a bicamada lipídica.
Como funciona os carboidratos da membrana plasmática?
Forma as glicoproteínas e os glucolipideos, forma o glicocalice( que pode ter carga negativa favorecendo a negatividade da superfície da membrana, os receptores ativam proteínas internas ativando casamatas enzimáticas, pode participar de reações imunes também)
Como funciona o gradiente eletroquímico?
É uma força mediada pelas concentrações de substâncias osmol efetivas e pela carga de íons em determinada porção.
Descreva a difusão simples.
Movimento de uma substância do meio com maior concentração de substâncias para o de menor. Ou seja, a favor do gradiente eletroquímico e sem gasto de energia.