Fisiologia Celular Flashcards

1
Q

Qual célula humana é desprovida de núcleo? E por que?

A

A hemácia, permite com que ela carregue mais oxigênio, permite a expansão da hemoglobina

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual é a função e a composição do núcleo celular?

A

É o centro de controle celular, possui 46 cromossomos(DNA+Histonas), sendo 44 desses autossômicos e 2 deles sexuais, possui uma membrana celular com 2 membranas com a externa se conectando com o Retículos endoplasmatico, é poroso o que permite a saída de RNAm, possui um nucléolo que não possui membrana e produz ribossomos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual é a função e a composição da mitocôndria?

A

Formada por uma bicamada lipídica e proteica(reforça a teoria da endossimbiose), no espaço intermembranoso a concentração de íons e proteínas é similar ao meio externo, na membrana interna temos cristas que aumentam a área de contato favorecendo a atuação das enzimas oxidativas atreladas as cristas. Na Matriz possui grande quantidade de enzimas envolvidas no ciclo do ácido cítrico, tem DNA disperso e ribossomos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual é a função e a composição do retículo endoplasmatico Rugoso?

A

É uma rede de membranas interligaras a ribossomos, muito desenvolvidas em células relacionadas a produção proteica, é o principal local de tradução do RNAm, síntese proteica, modificações pós-tradicionais das proteínas, e direcionamento proteico, podendo ser enviado a endossomos, complexo de golgi, ou outras organelas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual é a função e a composição do Complexo de Golgi?

A

Recebe proteínas na face CIS e envia na face TRANS, composto por 4 ou mais sacos empalhados denominados cisternas, promove mudanças pós-traducionais, distribui e empacota proteínas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual é a função e a composição do Retículo Endoplasmatico Liso? E como são elas nos miocitos?

A

Sua principal função é a síntese lipídica, além do processo de metabolização e modificação por meio de enzimas, pode converter moléculas hidrofóbicas em hidrofilicas. Nos miocitos são denominados retículo sarcoplasmatico, são especializados no armazenamento de íons de cálcio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Qual é a função e a composição dos lisossomos? Onde são proeminentes? E como funcionam?

A

São vesículas derivadas do aparelho de Golgi, relacionadas com a digestão de organelas, partículas e bactérias. São compostas por uma bicamada lipídica com interior ácido(pH de cerca de 4,5), repleto de hidrolases(fosfatases, proteases, nucleases, glicosidases, lipases, fosfolipases, sulfatases), na membrana existe a presença de H+-ATPase(responsável por manter a acidez do meio interno). São proeminentes em fagocitantes. Funcionam a partir de um processo de marcação com proteínas denominadas chaperonas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual é a função dos proteassomos? Explicar a funcionalidade do “beijo da morte”.

A

Os proteassomos tem função de degradar proteínas que tenham sido marcadas. A função “beijo da morte” funciona da seguinte maneira: As proteínas que devem ser degradadas são marcadas pela molécula Ubiquitina, essa molécula encaminha a proteína até o proteassomo e se separa da proteína um pouco antes de sua degradação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual é a função e a composição dos Peroxissomos? E como são formados?

A

São bem parecidos com os lisossomos fisicamente, são formados por autorreplicação ou brotamento do retículos endoplasmatico liso, contém oxidases em vez de hidrolases(nos lisossomos), essas oxidases combinam oxigênio e H+ formando peróxido de hidrogênio(H2O2), que éuna substancia oxidante e é usado com catalães para oxidar ácidos graxos e cadeia longa e substâncias tóxicas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Como funciona e qual é a composição do citoesqueleto?

A

O citoesqueleto é composto por uma rede proteica organizada em filamentos ou túbulos. Ele participa da divisão celular, na formação do fuso mitótico, no transporte intracelular de vesículas, no movimento flagelar ou ciliar, na mobilidade celular e na fagocitose. Ele é composto por filamentos de actina(micro filamentos), filamentos intermediários e microtúbulos. Os micro filamentos são os de menor diâmetro, são formados a partir da polimerização de proteínas G, participam do aparelho contrátil de células musculares, está relacionado a locomoção, compõe microvilosidades, forma junções celulares. Os filamentos intermediários estão relacionados a sustentação celular e junções celulares. Os Microtubulos são os mais espessos, forma os centriolos, o fuso mitótico, ajuda no tráfego de vesículas, forma cílios e flagelos, são formados a partir da polimerização de proteínas alfa e beta, se formam no centrossomo, ele permite movimento vesicular a partir de proteínas motoras, a cinesina move para periferias e a dineína para o centro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Qual é a função e a composição da membrana plasmática?

A

A função dela é: transporte seletivo, reconhecimento celular, comunicação celular, organização tecidual, atividade enzimática, determinação da forma celular. É composta por uma bicamada lipídica formada por fosfolipídios majoritariamente, esfingolipideos(principalmente em neurônios), colesterol e proteínas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Explique os lipídeos da membrana plasmática.

A

Os mais abundantes são os fosfolipídios que são moléculas anfipaticas, com o glicerol e o álcool representando a parte hidrofílica, e com as duas caudas de ácidos graxos representando a parte hidrofóbica. Esse álcool pode ser colina, etanolamina, serina, inositol, glicerol. A parte hidrofóbica se atrai formando a bicamada. O colesterol estabiliza a membrana. Os esfingolipidos ajudam a proteger contra fatores prejudiciais, transmissão de sinais, sítio de adesão pra proteínas extracelulares.pode formar bolsas que segregam moléculas de sinalização.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Explique as proteínas da membrana plasmática.

A

As proteínas estão relacionadas com o transporte de substâncias que pode ocorrer no sentido simporte(2 moléculas mesmo sentido), uniporte(1 molécula um único sentido) ou antiporte(2 moléculas sentidos opostos) . Elas são divididas em: periféricas(extrínsecas) são ligadas com outras proteínas ficam nas periferias, tem forças de van der waals bem fraca, as ancoradas covalentemente ancoradas, proteínas integrais( intrínsecas) interagem com a parte hidrofóbica e hidrofilica da membrana, transporta substâncias( carregadores e canais icônicos) e transmitem sinais(receptores), pode atravessar uma ou várias vezes a bicamada lipídica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Como funciona os carboidratos da membrana plasmática?

A

Forma as glicoproteínas e os glucolipideos, forma o glicocalice( que pode ter carga negativa favorecendo a negatividade da superfície da membrana, os receptores ativam proteínas internas ativando casamatas enzimáticas, pode participar de reações imunes também)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Como funciona o gradiente eletroquímico?

A

É uma força mediada pelas concentrações de substâncias osmol efetivas e pela carga de íons em determinada porção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Descreva a difusão simples.

A

Movimento de uma substância do meio com maior concentração de substâncias para o de menor. Ou seja, a favor do gradiente eletroquímico e sem gasto de energia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Explique a difusão facilitada

A

Consiste em um movimento de substâncias, geralmente hidrofilicas, que não conseguem atravessar a membrana celular e por isso precisam de sistemas de transporte.

18
Q

(Proteínas transportadoras) explique o que, o como, o quando, o onde, e o por que dos canais de água ou aquaporinas.

A

As aquaporinas são proteínas transportadoras, envolvidas no transporte passivo, que sao subdivididas em dois tipos as que transportam exclusivamente agua e as que transportam agua e substâncias de baixo peso molecular(aquagliceroporinas). Elas fazem isso pelo controle da permeabilidade da membrana por meio da abertura ou fechamento dos canais. Elas se abrem quando existe uma alteração no pH por exemplo, entre outras coisas. Elas ficam nas membranas de praticamente todas as células do corpo. E esse mecanismo é importante para manter a homeostase celular.

19
Q

(Proteínas transportadoras) explique o que, o como, o quando, o onde, e o por que dos canais iônicos.

A

Os canais icônicos são proteínas transportadoras envolvidas no transporte passivo que reagem de acordo com a carga da membrana, por agonistas ou antagonistas, por mensageiros intracelulares e pelo estiramento mecânico. Podem ser altamente seletivos ou não-seletivos. São caracterizados de acordo com a sua condutância, que é avaliada em picosiemens, quanto maior a probabilidade do canal estar aberto, maior a condutância. Eles são encontrados em praticamente todas as células do corpo e atua no mecanismo de geração de potencial de ação, ajudam a alterar a voltagem interna mais rapidamente.

20
Q

(Proteínas transportadoras) explique o que, o como, o quando, o onde, e o por que dos carreadores de solutos. Quais os tipos? (3)

A

Os carreadores são proteínas transportadoras e estão envolvidos tanto na difusão facilitada quanto no transporte ativo primário e secundário. Elas funcionam a partir da ligação com proteínas carreadoras capazes de alterar o formato das proteínas transportadoras, permitindo a entrada da substância na célula. Existem mais de 40 tipos de carreadores, eles são extremamente específicos e podem ser divididos em 3 tipos os transportadores: os uniporte que transportam uma unica molecula por vez, como as GLUT2(transportam glicose para dentro da celula por difusão facilitada), os simporte, que transportam duas ou mais moléculas/íons por vez na mesma direção como as SGLT1 ou SGLT2 encontrada nas células epiteliais dos túbulos renais e do intestino, que funcionam a partir da acoplagem com Na+, existem também os antiportes que associam o movimento de duas ou mais moléculas em sentidos opostos.

21
Q

explique o que, o como, o quando, o onde, e o por que do transporte ativo.

A

O transporte ativo é um tipo de transporte através da membrana que funciona contra o gradiente eletroquímico consistindo então de um transporte com gasto de energia. O transporte é dividido em primário ou secundário, sendo o primário a partir de da degradação de compostos baseados em trifosfato, como o ATP, e o secundário sendo baseado em uma energia que consiste em diferentes concentrações iônicas, ou seja um íons se move contra o gradiente eletroquímico a partir do acoplamento com uma outra substância que se move a favor, podendo ir no sentido simporte ou antiporte, é necessário que seja gerada uma diferença no gradiente eletroquímico a partir do transporte ativo primário para que ocorra o transporte ativo secundário. Esse tipo de transporte ocorre quando é necessário uma variação na concentração de determinada substância entre o meio intra e extracelular para o funcionamento pleno da célula. Esse tipo de transporte ocorre tanto nas membranas externas das células quanto as internas nas organelas.

22
Q

explique quem(2), o que, o como, o quando, o onde, e o por que dos grupos ATPases.

A

Eles são divididos em dois tipos os P e os V. Os P são da membrana plasmática e os V são da membrana das organelas. Eles funcionam a partir da fosforilação do ATP em ADP+Pi, são extremamente específicos com mais de 40 tipos, funcionando de acordo com as necessidades celulares, ajudando a manter a homeostase.

23
Q

explique o que, o como, o quando, o onde, e o por que dos transportadores ABC.

A

São transportadores encontrado tanto em células eucarióticas quanto procarióticas. Funcionam a partir da ligação com ATP. Funcionam de acordo com a necessidade energética da célula.

24
Q

explique o que, o como, o quando, o onde, e o por que do transporte vesicular.

A

Outro tipo de transporte consiste na maleabilidade da membrana plasmática sendo endocitose quando entra exocitose quando sai e transcitose quando entra e depois sai em um movimento contínuo. A endocitose pode ser dividida em pinocitose na entrada de moléculas extremamente pequenas(muito comum nos capilares), fagocitose que é bem parecida com a endocitose, consiste em pseudopodes, é utilizado em moléculas maiores(muito comum em macrófagos e neutrófilos), o terceiro e último tipo é a endocitose mediada por receptores( o nome sugere o mecanismo) é utilizada mais em moléculas específicas. Isso tudo para manter a homeostase.

Já a exocitose é classificada como constitutiva ou regulada. Na constitutiva ela é na formação de algo como no caso da secreção de colágeno ou de imunoglobulinas. Já na regulada esta ocorre em células endócrinas, neurais, gladulares exocrinas, o produto é produzido no retículo endoplasmatico rugoso, alterado no complexo de golgi, e armazenado em vesículas celulares denominadas endossomos, quando a célula recebe o estímulo apropriado é liberado o produto para o meio extracelular com ajuda de proteínas como as SNAREs.

25
Q

O que é osmose?

A

Quando duas substâncias em concentrações diferentes de solvente, estão separadas por uma membrana semipermeável(permeável só a água), e ocorre o movimento da água do meio de menor concentração de solvente para o de maior. “Tenta cobrir a superfície”. Essa concentração é medida com base na osmolaridade.

26
Q

O que é osmolaridade?

A

Concentração X número de partículas dissociáveis. Avalia o número de partículas osmoticamente ativas.
MOsm/L=mmol/L X Número de partículas/mol

27
Q

Qual é a diferença entre osmolaridade e osmolalidade?

A

A concentração de soluto e solvente sofre alteração de acordo com a temperatura no caso da osmolaridade, já na osmolalidade, este não é o caso. Por isso a osmolaridade é melhor para avaliar estudos fisiológicos enquanto a osmolalidade é utilizada mais em sistemas biológicos.

28
Q

O que é a pressão oncótica?

A

É a pressão exercida por grandes moléculas como moléculas de proteínas como a albumina.

29
Q

O que é o Kwashiorkor? Onde ele é predominante? Por que ele ocorre?

A

Kwashiorkor é uma condição predominante em países subdesenvolvidos, onde é causada por uma deficiência proteica. Assim, sem proteínas como a albumina, a pressão oncótica fica deprimida, sendo superada pela força hidrostática, assim causando extravasamento de líquidos e causando edemas.

30
Q

O que é gravidade específica?

A

É o peso de determinada substância em comparação com o peso da água, que equivale a 1. O plasma tem cerca de 1,008-1,010, pelo fato de conter moléculas que aumentam o peso do plasma.

31
Q

Quais são os 3 participantes do processo de sinalização celular?

A

Uma célula sinalizadora(libera a substância ligante), uma célula-alvo(É uma célula com os receptores específicos para a substância ligante) , e uma substância ligante(pode ser desde óxido nítrico até lipídeos entre outros…)

32
Q

Qual é a processo do sinal a partir da recepção do sinal na célula-alvo?

A

Molécula-Proteína receptora- Moléculas de sinalização intracelulares- proteínas efetoras(enzima metabólica/ proteína do citoesqueleto/ regulador transcricional)- Resposta celular(Alteração no metabolismo/ Alteração na forma ou no movimento celular/ Alteração na expressão gênica)

33
Q

Quais são os possiveis sinais externos para as células? Macronomicamente.

A

Existem os químicos divididos em hormônios, neurotransmissores, fatores de crescimento, produtos do metabolismo celular. Podem ser também estímulos luminosos, mecânicos, térmicos.

34
Q

Quais são as 4 características das vias de sinalização?

A

(1) etapas hierárquicas e multiplas-(2)Amplificação do evento hormônio-receptor ligante-(3) Ativação de multiplas vias de regulação e de múltiplas funções celulares-(4)Antagonismo, um mecanismo de retroalimentação que regula o mecanismo/Feedback negativo.

35
Q

Quais são os tipos de sinalização celular e como eles funcionam? Micronomicamente.

A

Sinalização dependente de contato( a célula tem uma proteína na membrana que se conecta a outra célula receptora na membrana, por contato direto, não há liberação de substância alguma), sinalização parácrina (uma sinalização a uma curta distância, que ativa somente os vizinhos, alguns exemplos disso são a histamina e as citocinas), sinalização autócrina( liberação da substância que afeta a mesma célula ou células do mesmo tipo), sinalização sináptica ( aquele processo de passagem da corrente elétrica pelo axônio chegando a outra celula esta podendo ser outro neurônio ou qualquer outra célula), sinalização endócrina (molécula é liberada no meio extracelular e atinge a corrente sanguínea).

36
Q

Qual é o efeito da acetilcolina na musculatura esquelética, na musculatura cardíaca e nas glândulas salivares?

A

Na musculatura cardíaca promove o relaxamento, na musculatura esquelética a contração e nas glândulas salivares a excreção de saliva.

37
Q

Quais são os motivos da “down regulation” dos receptores? (São 5 motivos)

A

Inativação de algumas moléculas de receptores, inativação de algumas das moléculas de sinalização das proteínas intracelulares, sequestro temporário do receptor para o interior da célula, destruição dos receptores por lisossomos após sua interiorização, diminuição da produção de receptores.

38
Q

O que é “up e down regulation” dos receptores?

A

Up regulation esta relacionado com o aumento do numero de receptores, aumentando a sensibilidade da célula, e o down regulation a diminuição.

39
Q

Quais são os 4 tipos de receptores de membrana e como eles funcionam?

A

Receptores ligados a canais iônicos(células eletricamente excitáveis, com o contato com o ligante, causa a abertura de proteínas transportadoras consequentemente permitindo a passagem de íons e alterando a carga da membrana celular causando a abertura dos canais iônicos dois exemplos disso são a acetilcolina e os canais de sódio e o GABA e os canais de cloreto), receptores acoplados à proteína G{GPCRs}( Geralmente composto por proteínas multipasso, que, a partir da ligação com o ligante, é alterada a sua estrutura conformacional e isso ativa uma proteínas intracelular denominada proteína G{mesma que forma a GTP e GDP}, esta proteína propaga o sinal dentro da célula podendo ativar proteínas como a adenilil-ciclase, fosfolipase C ou pela indução da abertura de canais iônicos. O receptor pode ativar tanto proteínas G estimulantes Ge, quanto inibitórias Gi, podendo aumentar ou diminuir a atividade das enzimas intracelulares), receptores catalíticos( ligados diretamente a enzimas), quarta classe( liberam fatores proteolíticos que liberam fragmentos no citosol que penetram o núcleo e modulam a expressão gênica)

40
Q

Quando os níveis de colesterol estão baixos, qual é o papel do elemento regulatório esterol-proteína ligante e da proteólise?

A

O elemento regulatório esterol-proteína ligante(é uma proteína) , passa pela clivagem na proteólise e esse fragmento penetra o núcleo e permite a biossíntese de colesterol.

41
Q

O que é SREB?

A

Elemento regulatório esterol-proteína ligante, ele atua na expressão genética, é ativado quando os níveis celulares de colesterol estão baixos. Ele atua passando por proteólise intramembrana regulada é o fragmento acaba sendo translocado para o núcleo onde ative genes que estimulam a biossíntese de colesterol.