Fisiologia Capítulo 46 Flashcards
Como estão classificados os receptores sensorias?
1-Mecanorreceptores
2-Termorreceptores (detectam alterações da temperatura)
3-Nociceptores (receptores da dor, detectam danos que ocorrem nos tecidos)
4-Receptores electromagnéticos (detectam a luz que incide na retina dos olhos) 5-Quimiorreceptores (gosto na boca, cheiro no nariz… E outros factores que compõem a quimica do corpo)
No que consiste a sensibilidade diferenciada?
Cada tipo de receptor é muito sensível a tipo de estímulo para o qual ele é especializado e ao mesmo tempo é praticamente insensível a outros estímulos sensoriais
Como as diferentes fibras nervosas transmitem as diferentes modalidades sensoriais?
Cada trato nervoso termina em área específica no sistema nervoso central e o tipo de sensação percebida, quando a fibra nervosa é estimulada, é determinada pela região no sistema nervoso para onde as fibras se dirigem.
Princípio das vias rotuladas?
Especificidade das fibras nervosas para transmitir apenas uma modalidade sensorial.
Potencial receptor?
Alteração do potencial eléctrico da membrana do receptor
Mecanismos para geração do potencial receptor?
Deformação mecânica dos receptores.
Aplicação de substância química na membrana. Alteração da temperatura da membrana que altera a permeabilidade da membrana. Efeito de radiações electromagnéticas. (Em todos esses casos a causa é alteração da permeabilidade)
Adaptação dos receptores?
Quando estímulo sensorial é aplicado, o receptor responde inicialmente com alta frequência de impulsos, seguida por frequência progressivamente menor, seguido de PA muito baixo ou cessam os impulsos.
Receptores de adaptação rápida? De adaptação lenta?
Corpúsculo de paccini. Receptor do folículo piloso.
Receptores da cápsula articular, fuso muscular (Receptores q não se adaptam, pois necessitam de horas ou dias para fazê-los)
Adaptação dos receptores nos corpusculos de paccini?
1- Quando força de compressão é aplicada rapidamente de um lado do corpúsculo, está força é transmitida pelo componente visceral do corpúsculo, para o mesmo lado da fibra nervosa central, desencadeando um potencial receptor. Em alguns centesimos de segundo o liquido do interior do corpusculo se redistribui e o potencial receptor não é mais provocado.
2- Acomodação. Mesmo que a fibra nervosa continua a ser deformada, a terminação da fibra passa a ser acomodada ao estímulo. (Inactivação progressiva dos canais de sódio)
Quanto a adaptação. Receptores de adaptação lenta (Receptores tônicos)?
Continuam a transmitir impulsos para o SNC durante todo o tempo em que o estímulo estiver presente (mantêm o SNC informado sobre o estado do corpo e sua relação com o meio ambiente) (ex: quimiorreceptores dos corpos carotideos e aorticos, barorreceptores do leito arterial, receptores da dor)
Receptores de adaptação rápida? Receptores fasicos)
São estimulados apenas quando a força do estímulo se altera. Reagem quando está acontecendo alteração. Não podem ser usados para transmitir sinais contínuos.
Somação espacial?
Aumento da intensidade do sinal é transmitida usando progressivamente número maior de fibras.
Somação temporal?
Aumento da frequência dos impulsos nervosos em cada fibra.
Divergência?
Sinais fracos que entram em um grupamento neuronal, promovam a excitação de grande número de fibras nervosas que deixam esse grupamento. (Existem dois tipos: amplificadora e em tratos múltiplos)
Convergência?
Sinais de aferencias múltiplas excitam um só neurónio. (Convergência de fonte única, Convergência de fontes múltiplas)
Circuito reverberante? (Ou oscilatório)
Tais circuitos são causados por feedback positivo dentro do circuito neuronal, quando o estímulo retorna excitando novamente uma aferencia desse circuito. Uma vez estimulado, o circuito pode descarregar-se repetidamente por longo período.
O que acontece na fadiga sináptica?
Transmissão sináptica fica mais fraca quanto mais prolongado e mais intenso for o período de excitação.