Fisiologia - absorção Flashcards

1
Q

Explique os passos para a digestão e absorção de gorduras?

A

Primeiramente, tem ação discreta de lipases(lingual e gástrica) no estômago. No duodeno é onde começa realmente com a ação das lipases do sulco pancreático que tem ação efetiva em razão da emulsão dos sais biliares. Assim, as lipases e colipases quebram gorduras em monoacilglicerois e ácidos graxos, formando micelas. Essas moléculas entram na célula por difusão simples e o colesterol inteiro mesmo. Há uma combinação desses lipídeos com proteínas e colesterol, formando quilomicrons. Esses deixam a célula por exocitose e vão para os capilares linfáticos das vilosidades, para depois irem p o sangue venoso, enquanto ácidos graxos livres e pequenos podem ir direto para os capilares sanguíneos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Como se dá a digestão e absorção de proteínas?

A

Digestão inicia no estômago sobre ação da pepsina quebra as proteínas em peptídeos menores. Quando chegam ao duodeno o suco pancreático contém mais proteases que vão reduzir cada vez mais as proteínas e os peptídeos Dipeptidases, carboxipeptidases e outras enzimas que agem nas extremidades clivam peptídeos e liberam seus aminoácidos. As enzimas para a digestão de proteínas são endopeptidases(proteases- tripsina, pepsina e quimiopepsina) e exopeptidases( aminopeptidase e carboxipeptidase). Respectivamente, quebram em peptideos menores e liberam aminoácidos. Assim, os aminoácidos livres são carregados ppr cotransportadores dependentes de Na+; os dipeptídeos/tripeptideos são traportados por PepT1, dependente de H+. Dentro das células epitelias os oligopeptideos são digeridos por peptidases em aminoácidos e alguns vão intactos por trocador dependente de H+.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quanto a alergia ao glúten em recém-nascidos, na maioria das vezes se deve ao q?

A

Ao fato dos pais colocarem p as crianças cereais a base de glúten, sendo que elas ainda não possuem criptas desenvolvidas para que não haja tanta entrada de peptídeos intactos, logo, quando há essa entrada excessiva o corpo ver como antígeno, estimulando formação de anticorpos e resultam em reações alérgicas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual a importância da descoberta de absorção intacta de peptídeos para a indústria farmacêutica?

A

Pois assim elas puderam desenvolver fármacos com peptídeos indigeríveis (absorvidos intactos), que podem ser administrados oralmente, sem precisar de injeção. Um exemplo disso é o análogo da vasopressina com estruturaalterada para um peptídeo sintético.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Como se dá a reabsorção de água?

A

A maior parte ocorre no intestino delgado. A absorção de nutrientes move o soluto do lúmen para o LEC, arrastando água junto. Transporte de ions também cria gradientes osmóticos para a absorção de água.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como se dá a absorção de íons?

A

Os enterocitos (intestino delgado) e colonocitos (colo do instestino grosso) absorvem por meio de três proteínas de membrana: canais apicais de Na (como o enac), transportador simporte de NaCl-, e o trocador Na+H+ (NHE). Na membrana basolateral, o principal transportador é a NaKatpase. Já o Cl- a absorção é pelo trocador apical (ClHCO3) e passa na basolateral por um canal de Cl. Quanto ao potássio, assim como a água, ocorre por via paracelular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Como se dá a absorção de ferro e cálcio?

A

Ferro- heme é absorvido por um transportador apical no enterocitos. E o ferro ionizado por meio de cotransporte de H+. Deixam as células por ferropotina. Cálcio- a maior parte por meio do movimento passivo e não regulado por via paracelular. E pela membrana basolateral é transportado ativamente por uma ATPase ou por antiporte com Na+.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Como ocorre a digestão e absorção de carboidratos?

A

Inicia na boca pela ação da amilase salivar (desnaturada pela acidez do estômago). A amilase pancreática retorna a digestão de amido em maltose. No intestino, a maltose e outros dissacarídeos são quebrados pelas enzimas de borda de escova intestinal; dissacardidases. Os produtos finais são glicose, galactose e frutose. A celulose não é possivel ocorrer esse processo de digestão. Glicose e galactose tem transportador Na-glicose SGLT e basolateral GLUT2. A frutose se transporta por difusão facilitada com transportadores GLUT, tanto na membrana apical como na basolateral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Intolerância à lactose?

A

Gene dominante que permite produzir lactase após a infância. Adultos sem esse gene sintetiza menos lactase intestinal, o que causa intolerância à lactose. Podendo levar a quadros de diarreia, e fermentação de bactérias no intestino grosso, levando ao inchaço.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Como se comporta o fluxo sanguíneo na alimentação ?

A

Quando se tem alimento eu tenho uma maior taxa de perfusão. As regiões mais altas das vilosidades estão em atividade e exige uma maior demanda de O2. Assim, cria-se um gradiente de oxigênio, gerando hiperfusao nas áreas mais altas. Na fase de jeju, não há essa variação nas porções do vilo. Esse gradiente também encontra-se pós prandial(refeição).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Como se dá a atuação do sistema nervoso simpático e o parassimpático quando se alimenta?

A

Quando há a alimentação, tenho uma queda do retorno venoso, devido ao umente de perfusão gerada pela vasodilatação dos capilares. Tal situação causa uma resposta simpática aumentado o retorno venoso/ pressão arterial, o que gera um contrabalanço entre os dois sistemas, mas com predomínio do parassimpático. O simpático faz vasoconstrição sistêmica, mas tem o contrabalanço local.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que se come importa para o direcionamento do fluxo?

A

Sim, pois, por exemplo, muita gordura aumenta a perfusão. A bile também aumenta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Hiperemia pós-prandial ?

A

Aumento da perfusão após a alimentação. Atuação de alça longa e alça curta (Libera acetilcolina).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Qual a resposta para uma lesão na mucosa?

A

Estimula nocioceptores( receptores de danos) pela via central, a secreção de óxido nítrico e prostaglandina localmente, gerando hiperemia e a produção aumentada de muco para proteger o tecido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Hipertensão porta hepática?

A

Pode ser por estenose hepática (proloferação das células devido à processos inflamatórios como hepatite e cirrose); por esteatose hepática (aumento da gordura, gera um problema na filtração capilar. Essa dificuldade acarreta um aumento da musculatura abdominal. A perfusão vai aumentar muito, devido ao congestionamento, que pode acarretar edemas; ou hipertensão local, que leva dilatada mas sem haver perfusão, gerando uma redução do retorno venoso -> taquicardia. Estímulo de vasoconstritores renais e produção de vasopressina, pois o corpo entende como se tivesse faltando sangue.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Por que a hipotensão pôs prandial é mais comum em indivíduos idosos?

A

Há, normalmente, um aumento de hiperemia, seguido de ação de barorreceptores, causando uma queda exagerada de pressão durante a digestão. Contudo, nos idosos essa ação é mais lenta. Por isso, recomenda-se o consumo de água antes de comer para essa categoria.