Fisiologia Flashcards
O que é dor fisiológica?
A dor fisiológica é aquela que induz respostas protetoras, como o reflexo de retirada, com intuito de interromper a exposição ao estímulo nocivo.
Quais os tipos de dor crônica?
Nociceptiva , neuropática e nociplastica
Defina: Nociceptor, Limiar à dor, Alodinia, Hiperalgesia.
● Nociceptor: receptor periférico que responde a estímulos nocivos.
● Limiar à dor: a menor intensidade de estímulo que permite ao indivíduo perceber a dor.
● Alodinia: dor que surge como resultado de estimulação não-nociva sobre a pele normal.
● Hiperalgesia: aumento da resposta dolorosa produzida por um estímulo nocivo.
Defina : Hiperalgesia primária, Hiperalgesia secundária ,Analgesia, Hiperestesia, Neuralgia ou nevralgia.
● Hiperalgesia primária: hiperalgesia na região da lesão tecidual.
● Hiperalgesia secundária: hiperalgesia na região que circunda a lesão tecidual.
● Analgesia: redução ou anulação da dor.
● Hiperestesia: sensibilidade aumentada à estimulação.
● Neuralgia ou nevralgia: dor localizada eu uma região inervada por nervo específico ou grupo de nervos
No que consite o componete fisiológico da dor chamado de nocicepção?
Consiste dos processos de transdução, transmissão e modulação de sinais neurais gerados em resposta a um estímulo nocivo externo.
Quais são os principais receptores do sistema de modulação da dor nociceptiva?
Neceptores NMDA (N-Metil-D-Aspartato) e opióides
Quais os três subtipos de receptores opióides?
Entre os três principais subtipos de receptores opióides, os receptores µ e δ podem inibir ou potencializar eventos mediados pelos receptores NMDA, enquanto o receptor κ antagoniza a atividade mediada por receptores NMDA.
Em quantos grupos são classificados os neurônios de primeira ordem, quais os parâmetros utilizados para essa classificação? Descreva-os.
Os neurônios de primeira ordem são classificados em três grandes grupos, segundo seu diâmetro, seu grau de mielinização e sua velocidade de condução.
- Fibras A beta (maior que 10 µm), mielinizadas e de condução rápida, responsáveis por sensações inócuas
- Fibras A delta: são de diâmetro intermediário (2 a 6 µm), mielinizadas. Sua velocidade de condução é intermediária, modulando a primeira fase da dor: mais aguda ou semelhante à pontada.
- Fibras C: são fibras de diâmetro pequeno (0,4 a 1,2 µm), não mielinizadas e de velocidade de condução lenta, responsáveis pela segunda dor ou dor difusa, queimação persistente.
Quais são as 6 laminas da coluna dorsal da medula e quais aferências elas recebem?
A lâmina marginal (lâmina I) e a substância gelatinosa (lâmina II). A maioria desses neurônios recebem conexões diretas de fibras Aδ e C. Muitos dos neurônios da lâmina I respondem exclusivamente a estímulos nociceptivos e projetam-se para centros superiores. Alguns neurônios dessa lâmina, denominados neurônios de faixa dinâmica ampla (WDR), respondem de maneira gradativa a estimulação mecânica nociva e inócua. A substância gelatinosa (lâmina II) é formada quase que exclusivamente por interneurônios, tanto inibitórios quanto excitatórios
As lâminas III e IV possuem neurônios que se conectam diretamente com terminais centrais de fibras Aβ, que respondem predominantemente a estímulos inócuos.
A lâmina V possui neurônios WDR que se projetam ao tronco encefálico e certas regiões do tálamo
Os neurônios da lâmina VI estão conectados de forma monossináptica com aferentes A de músculos e articulações e respondem a estímulos inócuos.
Quais os tipos de neurônios que que os neuroônios de primeira ordem fazem conexão?
1) interneurônios, subdivididos em excitatórios e inibitórios.
2) neurônios proprioespinhais que extendem-se por múltiplos segmentos espinhais e estão envolvidos com a atividade reflexa.
3) neurônios de projeção (WDR) que participam na transmissão rostral através da medula espinhal até centros supraespinhais como o mesencéfalo e córtex.
Quais os principais aminoácidos exitatórios?
Glutamato e o aspartato porém, em f ibras aferentes do tipo C também encontra-se uma variedade de neuropeptídeos como a substância P, neurotensina, peptídeo intestinal vasoativo, peptídeo relacionado com o gene da calcitonina e colecistocinina
Quais os aminoácidos inibitórios?
GABA e glicina
Quais as vias ascendentes?
- Trato espinotalâmico.
- Trato espinorreticular.
- Trato espinomesencefálico.
- Trato espinocervical.
- Trato espinohipotalâmico
Como ocorre a sensibilização periférica?
Células lesadas e fibras aferentes primárias liberam uma série de mediadores químicos, incluindo substância P, neurocinina A e peptídeo relacionado com o gene da calcitonina, que têm efeitos diretos sobre a excitabilidade de fibras sensoriais e simpáticas.
É formada a “sopa sensibilizadora” que efetivamente desencadeia a resposta para ativação das fibras Aδ e C.
O que a sensibilização central e como ela ocorre?
As alterações dinâmicas na excitabilidade dos neurônios do corno dorsal (sensibilização central), que modifica suas propriedades nos campos receptivos
Primeiro ocorre a soma dde potenciais de baixa freqüência repetidos em nociceptores estimulados, gerando uma despolarização progressiva e de longa duração (LTP – long term potentioation) nos neurônios do corno dorsal.
Este evento, chamado “Wind-up”, é mediado por receptores NMDA (N-metil-D-aspartato), que ligam-se ao glutamato; e receptores da taquicinina, que ligam-se à substância P e à neurocinina A. A ativação de receptores NMDA resulta em influxo de cálcio e ativação da proteína cinase C, que modifica estruturalmente o canal de NMDA, aumentando sua sensibilidade ao glutamato.
As fibras Aβ que antes respondiam apenas à sensações inócuas, são agora recrutadas gerando dor como resultado do processamento central alterado no corno dorsal da medula espinhal.