filosofia da arte (p.171- 192) Flashcards
quais são os dois problemas da definição da arte?
o que é arte?
o que distingue um objeto artístico de um não artístico?
como é que se deve de definir arte
uma boa definição terá de identificar uma ou varias características que todas as obras de arte possuam e que só elas possuam
o que defendem as teorias essencialistas? e quais são?
as teorias essencialistas defendem que existe uma essência na arte, isto é características intrínsecas que existem em todas as obras de arte (condições necessárias) e só nelas (condições suficientes). As teorias são a representativa, expressiva e formalista
o que defendem as teorias não essencialistas? e quais são?
as teorias não essencialistas defendem que não existe essência na arte, mas que existem condições necessárias e suficientes na arte. Estas não são intrínsecas à obra (não observáveis).
As teorias são a institucional e a histórica
explica a teoria representacional
a teoria representacional é uma teoria de Aristóteles e Platão, e ambos viam a arte como uma representação imitativa da realidade. E como eles muitos artistas do século consideravam que o valor das obras dependia da sua fidelidade ao original
indica e explica as 2 objeções à teoria representacional
1- a teoria não apresenta uma definição de arte, pois não indica uma condição suficiente
2- A representação não é uma condição necessária, porque há obras de arte que não representam nada em concreto
explica a teoria expressivista
a teoria expressivista é uma teoria de Collingwood, e esta defende que a essência da arte é a expressão clarificadora de emoções. A teoria também defende que ao criar a obra o artista deve de expressar as suas emoções de modo a clarifica-las.
indica a diferença entre arte e oficio
Collingwood defende que existem dois tipos de classificação para a as “artes ou atividades” que nos rodeiam. Segundo este, a arte autentica (genuína) é a arte que tem a capacidade de fazer o artista e o publico clarificarem as suas emoções.
Já o oficio é usado para caracterizar atividades (ex. olaria), neste é necessário seguir um plano e utilizar algumas técnicas, para que se consiga transformar um material num produto.
Artes como o cinema e a musica são consideradas oficio porque promovem o entretenimento e não a clarificação de emoções.
indica e explica as 2 objeções à teoria expressivista
1- Nem sempre é possível saber o quê é que os artistas sentiram ao fazerem as obras.
2- definir a arte como clarificação de emoções é restritivo e exclusivo a muitas obras
explica a teoria formalista
a teoria formalista é a teoria de Clive Bell, e esta defende que um objeto ou atividade só é arte se tiver forma significante. A forma significante provoca uma emoção estética, e esta emoção é especial (pois só se sente perante obras de arte, e para ser sentida é necessário conter sensibilidade estética). A forma significante combina vários elementos (ex. pintura: linhas, formas, cores). Bell considera que uma obra não necessita de representar algo para ser considerado arte, pois pode conter alguma representação e esta não despertar nenhuma emoção estética, logo não é arte. para Bell é mais importante que as obras apresentem forma.
Em suma, segundo Bell, qualquer objeto que tenha forma significante e provoque emoção estética pode ser considerado arte
indica e explica as 2 objeções à teoria formalista
1- A teoria é circular, pois explica a forma significante e a emoção estética remetendo uma para a outra.
2- Há contra exemplos pois existem objetos artísticos que não se distinguem dos não artísticos, logo a formas significante não permite distinguir arte de não arte.